Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação
Você está aqui: Página Inicial / Notícias

Notícias

Notícias deste site

Edição eletrônica disponível

Leia nesta edição: mais de 500 pessoas por ano frequentam cursos profissionalizantes oferecidos pelo GEB; público lotou o auditório para os 14 encontros do XIII Ciclo de Palestras Espíritas e aproveitou as promoções da Feira do Livro; prédio novo quase pronto em Vila Brasilândia. Confira estas e outras notícias na edição eletrônica. Faça o download acessando a aba Batuíra Jornal neste site. Saiba mais.

Edição eletrônica disponível

Seminário alerta para o risco de suicidio infantil; detalhes da Distribuição Semestral de fim de ano; Samaritanos completam 40 anos de atendimento: estes são os principais destaques desta edição. Faça o download acessando a aba Batuíra Jornal neste site. Saiba mais!

Edição eletrônica do Batuíra Jornal

103ª Distribuição Semestral vai atender 350 famílias com alimentos, roupas, sapatos e brinquedos; Bazar do GEB oferece opções de presentes a baixo custo e homenagem ao prof. Apolo Oliva Filho pela biblioteca do GEB são os destaques da edição nº 114 - Novembro e Dezembro de 2015 do Batuíra Jornal, que se encontra à disposição dos frequentadores do GEB. A edição eletrônica do jornal pode ser acessada neste site. Confira na aba Batuíra Jornal. Boa leitura!

Edição eletrônica do Batuíra Jornal

Com destaque para o trabalho realizado pelo programa Família Assistida do GEB, que agora atende além das fronteiras da Unidade Assistencial Dona Aninha, em Vila Brasilândia, o Batuíra Jornal deste bimestre traz também as matérias que enfocam as oficinas de arte no Lar Transitório, a formação de novo grupo de passistas para atuar na Casa e o Ciclo de Palestras Espíritas. A edição eletrônica do jornal pode ser acessada neste site. Confira na aba Batuíra Jornal. Boa leitura!

Edição extra: 40 anos de COEEM

Edição extra de Batuíra Jornal retrata a emoção vivida na festa de 40 anos de existência do COEEM, que celebrou a memória e fortaleceu sementes para o futuro. A edição eletrônica está à disposição na aba Batuíra Jornal. Saiba mais.

Edição histórica

Meio século da Unidade Assistencial Dona Aninha. Edição especial sobre a história e o trabalho de amor, caridade e solidariedade do GEB, iluminando vidas na Vila Brasilândia. Faça o download acessando a aba Batuíra Jornal, neste site. Saiba mais.

Edição online

Festa diferente: o Lar Transitório comemorou sua maioridade. São 18 anos de trabalho com o amor de sempre. Grupos de estudos, cursos de capacitação, tudo online. A criatividade de atendimento do GEB em tempos de isolamento social. Faça o download acessando a aba Batuíra Jornal, neste site. Saiba mais!

Edição recheada de emoção!

GEB celebra seis décadas de fundação, fiel aos ensinamentos de Jesus. Festa de aniversário teve ensinamentos, música e muita emoção. Eleitos os novos membros da Diretoria executiva, Conselho de Administração e Conselho Fiscal. Unidade Dona Aninha: Distribuição Semestral e o primeiro ano do AA. Acesse a aba Batuíra Jornal e faça o download.

Edital de Convocação

O Grupo Espírita Batuíra está convocando todos os seus associados, fundadores e efetivos, para comparecerem na sua 74ª AGO, no dia 10 de outubro próximo, às 14h30, na sua sede da rua Caiuby nº 1306, para conhecer, apreciar, discutir e votar a aprovação do relatório de atividades e das contas da atual diretoria e acompanhar a apresentação do parecer do conselho fiscal referentes ao exercício de 2019. Clique para conhecer o edital de convocação.


Imagem no tamanho completo: 137.3 KB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download

Educação e Amor

O que realmente faz a diferença é o amor, que perdoa, confia, sabe estabelecer limites e transmitir valores. Essa foi uma das conclusões do 13° Encontro de Educadores da Escola de Moral Cristã do Grupo Espírita Batuíra (EEIJ/GEB), que reuniu no dia 27 de agosto monitores e familiares dos alunos da EEIJ. O encontro promoveu dinâmicas diferentes de representações dos vários tipos de família e teve a palestra de Robson Ferreira, um dos membros do Conselho Fiscal do GEB, que abordou o tema “Espiritismo e Família”. Saiba Mais

A Diferença é o amor, que perdoa, confia e estabelece limites e transmite valores.

Em que família fomos chamados a trilhar na atual encarnação? Pode ser uma tradicional, de um pai e uma mãe, ou a de um pai ou uma mãe sozinha ou ainda dois pais ou duas mães. Ou ainda outras listadas pelo IBGE em um total de 19 arranjos diferentes de famílias existentes no Brasil. Mas não importa qual é o nosso tipo de família. O que realmente faz a diferença é o amor, que perdoa, confia, sabe estabelecer limites e transmitir valores.

Essa foi uma das conclusões do 13° Encontro de Educadores da Escola de Moral Cristã do Grupo Espírita Batuíra (EEIJ/GEB), que reuniu no dia 27 de agosto monitores e familiares dos alunos da EEIJ. O encontro promoveu dinâmicas diferentes de representações dos vários tipos de família e teve a palestra de Robson Ferreira, um dos membros do Conselho Fiscal do GEB, que abordou o tema “Espiritismo e Família”.  

Amor na Vivência Familiar


Ferreira, que exaltou o papel do amor na vivência familiar, comentou o parecer do ministro Ayres Britto, relator no julgamento do Supremo Tribunal Federal que equiparou as relações entre pessoas do mesmo sexo às uniões estáveis entre homens e mulheres. “Esse ministro, em seu parecer, recorreu a Chico Xavier para dizer que a família não é só uma questão jurídica, mas uma relação de afetividade. Isso porque Chico é um humanista e influencia todo o mundo. Então, o juiz citou um texto atribuído a Chico que diz: “A gente pode morar numa casa mais ou menos, numa rua mais ou menos, numa cidade mais ou menos, e até ter um governo mais ou menos. O que a gente não pode mesmo, nunca, de jeito nenhum, é amar mais ou menos, sonhar mais ou menos, ser amigo mais ou menos. Senão a gente corre o risco de se tornar uma pessoas mais ou menos”, relatou Ferreira.” 

O palestrante afirmou que vê a paternidade como uma grande prova de confiança de Deus em nós, e que a Doutrina Espírita nos mostra que os laços de família – às vezes tão fortes e em outras tão frágeis, que logo se desfazem – têm origem em encarnações passadas. São os laços espirituais, desenvolvidos em outras vidas, que criam as simpatias e a comunhão de ideias, que fortalecem as relações entre os Espíritos e as perpetuam, para além de uma encarnação.

  

Dessa forma, a parentela corporal é uma oportunidade que Deus nos dá, mas não é um vínculo permanente. E, na família, os Espíritos mais adiantados, sejam pais ou filhos, se esforçam para fazer com que os retardatários progridam. “Trata-se de uma afeição real, de alma para alma. Uma afeição que é a única a sobreviver à destruição do corpo físico. Cabe a nós, sabermos exteriorizar esse amor, principalmente em relação a nossos filhos, sabendo não só transmitir valores, mas dar limites, para não criar jovens tiranos, como tantos que vemos hoje mandando nos pais”, destacou.

Ele lembrou ainda uma oração, de autoria de Emmanuel, chamada “Oração pelos entes queridos”, psicografada por Chico Xavier, que ressalta a importância de não projetarmos nossos sonhos em nossos filhos e de aceitarmos as escolhas deles quando sejam diferentes das nossas, para não escravizá-los nos nossos pontos de vista. Segundo ele, os principais desafios das famílias são: ciúme, competição, posse, distribuição de tarefas do dia-a-dia, alienação infantojuvenil, drogas, alcoolismo, divórcio, violência e depressão. Entre as soluções, ele cita respeito mútuo, fraternidade, desapego, tolerância, disciplina, e educação evangélico-espírita. Porém, o mais importante é sempre o amor.

“A Doutrina Espírita é o arcabouço moral para que entendamos os fundamentos da família que não foi formada aqui, mas no plano espiritual. Ela também nos dá os instrumentos para que entendamos que os desafios familiares são transformadores. Ela nos dá o conhecimento e ferramentas essenciais para que convivamos em família: a oração, o Evangelho no Lar e a Escola de Moral Cristã”, concluiu.

Segundo Moema Melani, uma das coordenadoras da Escola de Moral Cristã do GEB, a proposta desse encontro de educadores foi a de preparar os monitores e familiares de crianças e jovens para a convivência com outras crianças e jovens que tenham famílias diferentes das tradicionais. “Precisamos nos preparar à luz da Doutrina para receber os alunos que trazem realidades e vivências diferentes das que estamos acostumados a lidar. E a Doutrina nos dá vários instrumentos nos levando sempre ao diálogo, à compreensão e à aceitação dessas novas famílias”,
explica.

Texto de Rita Cirne, publicado no Batuíra Jornal nº 119

 


 

Educação Espírita Infantojuvenil: Inscrições abertas

O Grupo Espírita Batuíra convida as famílias a participarem com seus filhos da Escola de Moral Cristã Pedro de Camargo - "Vinicius". As inscrições estão abertas e podem ser feitas online neste site ou nas unidades do GEB. Saiba mais.

Educandário do Amor, uma colônia espiritual

Maria Ângela Rímoli Costa fez palestra dia 8 de março no auditório do GEB sobre o processo de concepção do livro Educandário do Amor, Uma Colônia Espiritual, ditado pelo espírito Cícero Centurião e psicografado por ela. Colaboradora da casa por muitos anos, em várias frentes de trabalho, o projeto teve a orientação do Espírito de Spartacco Guilardi, fundador do GEB, com quem trabalhou quando ele era encarnado. Saiba mais.

O Educandário do Amor é uma colônia para onde se dirigem os que desencarnam em algumas cidades de Minas Gerais e do interior de São Paulo contou ela. Acolhidos após o desenlace, é onde os Espíritos se preparam para os novos desafios, agora em outro plano.

Maria Ângela explicou que o projeto foi apresentado no final de uma reunião desobsessão no Centro Mocidade Espírita de Mococa, onde ela desenvolve intenso trabalho desde que se mudou de São Paulo para aquela cidade do interior paulista.

Segundo ela um amigo espiritual se apresentou por meio de uma mensagem relatando os encaminhamentos de irmãos necessitados após tratamento nas sessões mediúnicas de Mococa para uma colônia espiritual de nome Educandário do Amor. Na ocasião, disse que estavam preparando um médium para escrever sobre esta colônia. Passado algum tempo, manifestou-se pela psicografia o espírito Cícero Centurião se responsabilizando pelo trabalho.

Para minha surpresa, o médium que estavam preparando para receber as mensagens era uma médium, e essa médium sou eu, disse emocionada Maria Ângela.

O trabalho que teve a duração de um ano e nove meses em sua preparação, de novembro de 2017 a agosto de 2019. As psicografias sempre ocorreram após os encaminhamentos feitos pela médium através da psicofonia, todas acontecidas uma vez por semana.

Psicóloga clínica e oradora espírita, Maria Ângela trouxe ao público batuirense informações sobre a concepção do livro.

Cícero Centurião

    

Ela explicou que Cícero Centurião é um espírito indicado por Superiores Espirituais para trabalhar na equipe de guardiães de casas de oração na crosta terrestre e no Plano Espiritual.

Na Educandário do Amor é guardião da colônia e, segundo ele, “sei de tudo o que ocorre sem interferir nos tratamentos, terapêuticas e encaminhamentos".

A médium explicou que Cícero Centurião se apresenta com cabelos compridos até o ombro ao estilo nazareno, repartido ao meio, de estatura mediana, forte, mas não muito alto. Ela informou que ele se encontra no Educandário do Amor há 200 anos na contagem terrestre.

Cícero contou em uma mensagem que consta na apresentação da obra psicografa que cuida da região de Mococa aprendendo e vivendo lições dos Mestres que passam por aqui. Segundo ele, o processo de aperfeiçoamento moral e espiritual é longo para todos. Tudo evolui no Mundo Espiritual como no planeta Terra material. Estamos todos a caminho da Luz e este caminho só é possível trilhar nas vivências dos ensinamentos de Jesus, arrematou.

Mensagem de Spartaco

Datada de 30 de agosto de 2019, o Espírito Spartaco Ghilardi começa sua mensagem, incluída como apresentação do livro de Maria Ângela, relatando sua profunda consideração pela médium e a recomendação feita por Batuíra para tutela-la em sua mediunidade, quando ela chegou ao GEB, em 1978.

Na mensagem, Spartaco ressalta que, quando encarnado, estiveram juntos no exercício da mediunidade com Jesus na casa de pedra da rua Caiubi por quase três décadas.

Quando a nossa Maria Ângela se desligou do GEB, mudando-se para o interior paulista, de volta à sua cidade natal de Mococa, junto de seu esposo, nós a acompanhamos como Espírito, explicou.

E complementa Spartaco: colaboramos no atendimento fraterno que ela realiza na Mocidade Espírita de Mococa, nos cursos doutrinários da Casa e, recentemente, no trabalho de cura como médium integrante da equipe.

Este volume é apenas o primeiro de um planejamento de três livros que deverão somar a conclusão desta tarefa, junto a Cícero Centurião, também companheiro de longínquas jornadas,finaliza a mensagem de Spartaco.

 

A manhã de reencontros e ensinamentos ainda teve sessão de autógrafos.

EEIJ: Crianças florescendo na escola presente

Criada em 1964, a Escola de Moral Cristã Pedro de Camargo “Vinícius” - EEIJ – Educação Espírita Infantojuvenil comemorou 50 anos de existência no último dia 17 de Agosto, no auditório do GEB, em clima de viva emoção. O tema escolhido para o encontro foi escola de moral cristã, educação espírita em ação, cinquenta anos de história, semeando amor e união. Saiba mais.

Cinquenta anos plantando sementes. Sentindo desabrochar nas almas a flor da divindade, fruto da bondade e de amor e liberdade. Crianças florescendo na escola do presente. Com estes versos de Moacir Camargo e Dora Incontri um coro mais de cinquenta vozes interpretou a canção “É tempo”, espalhando emoção e alegria no auditório do Grupo Espírita Batuíra ao abrir o encontro festivo de comemoração dos 50 anos de fundação da Escola de Moral Cristã Pedro de Camargo – “Vinícius” domingo (17 de Agosto).

Na tela, um passeio iconográfico da Educação Espírita Infantojuvenil a partir de 1964 aos dias de hoje mostrando uma seleção de imagens de todas as épocas, revelando o intenso trabalho de desenvolvimento moral do ser, o estímulo ao sentimento de religiosidade e assimilação da filosofia espírita, ao proporcionar aos educandos uma perspectiva filosófica de amplitude espiritual, aproximando do Evangelho e abrindo o caminho para evolução. Enfim, 50 anos semeando o amor!

A prece de abertura coube a Maria Cristina Ferreira dos Santos, que dedicou 20 anos de sua vida ao trabalho educacional na EEIJ, tendo sido sua diretora nos anos de 1980 a 1984.

Moema Hottum Melani e Sylvana Menezes Fioretti, coordenadoras atuais, foram as âncoras da apresentação especial.
O momento foi de homenagens e de reconhecimento ao trabalho de educadores, voluntários, colaboradores e amigos ao longo destes 50 anos de trabalho da EEIJ.

Vanda do Nascimento dos Santos e Neide Oliva, que transformaram em 1964 a ideia da Escola de Moral Cristã em realidade no GEB foram lembradas com muito carinho. Dona Vanda, como era carinhosamente chamada, não pode comparecer por razões de saúde, sendo representada por seu filho Dr. Marco Antônio, ele um de seus integrantes como educando e, depois, incentivador da EEIJ.

Uma homenagem especial coube a Sylvana dedicar ao patrono Pedro de Camargo “Vínicius”, o “seu” Pedrinho, como ele era conhecido em Piracicaba, interior de São Paulo, onde nasceu e era muito respeitado por seu trabalho junto às crianças e jovens. Vinicius, pseudônimo que ele adotou para si, foi um educador e divulgador espírita brasileiro, uma verdadeira referência no campo da educação.

Moema, com a voz embargada pela emoção, dedicou outra reverência ao fundador do GEB Spartaco Ghilardi, grande incentivador do trabalho e contou que em uma reunião realizada em 13 de abril de 2002 com colaboradores da EEIJ ele agradeceu a todos e reconheceu o caminho certo da tarefa, dizendo : Esta casa é uma lâmpada acesa em todo o Brasil e vocês são os culpados, fizeram o bem, estão fazendo o bem e tudo que prometeram, tudo que a espiritualidade pede, que o nosso Vinicius pede, que nossa Meimei pede, estão fazendo tudo direitinho. Moema contou ainda que Spartaco foi intérprete de mensagem mediúnica do Espírito Vinicius que assim se expressou: peço que diga que continuo sendo o mesmo Vinícius de quando aí pertenceu, sempre procurando educar aqueles os quais têm ouvidos de ouvir, olhos de ver e coração para sentir.

Ronaldo Lopes, presidente executivo do GEB, disse, afável, que o instante se comparava a uma festa de família, como se estivesse na casa da vovó, vendo as imagens projetadas na tela e as crianças presentes. Sentia-se emocionado em testemunhar o enorme trabalho da EEIJ em ajudar os pais a educar os seus filhos na formação moral e social.

Geraldo Ribeiro, diretor de doutrina, também enalteceu o trabalho dos educadores, monitores e evangelizadores que continuam dando tudo de si para plantar a semente do bem e do evangelho na mente das crianças.

Festa de comemoração não pode faltar bolo.Moema inovou: mostrou uma tela com bolo virtual e 50 velinhas acessas. Todos cantaram parabéns. E o bolo especial, feito pela nossa padaria da Unidade Dona Aninha, fez muito sucesso ao ser servido no hall da unidade Caiubi.



 Mensagem de Spartaco Ghilardi em reunião com os educadores da EEIJ em 12 de Abril de 2002.

Tive uma inspiração quando imaginei o que não tinha feito como adolescente e jovem: gostaria de ver aqueles que estão fazendo aquilo que não fiz e disse: - Eu quero uma reunião com os educadores, os tais chamados evangelizadores, e vou desafiá-los. E hoje, aqui, estou humilhado, com uma vergonha que vocês não imaginam... Eu fiquei que... eu queria me desmaterializar, depois de tudo que aqui eu vi hoje. 

No entanto, depois do que aqui vi hoje, eu preciso agradecer essa gente, por fazer o que eu não fiz quando adolescente e jovem. Eu quero beijar os pés de cada uma dessas meninas, porque elas são realmente escolhidas pela espiritualidade superior, para ornamentar essa Casa de pedras. Vocês não imaginam como a Espiritualidade se sente agradecida a vocês, que deixam o lazer, que deixam o sábado e o domingo, para aqui comparecer. Como vocês são maravilhosas! (Desculpe, essa palavra, não deve existir no vocabulário espírita)

... Esta casa é uma lâmpada acesa em todo o Brasil e vocês são os culpados, fizeram o bem, estão fazendo o bem e tudo que prometeram, tudo que a espiritualidade pede, que o nosso Vinicius pede, que nossa Meimei pede, estão fazendo tudo direitinho. Eu vim hoje, depois de 38 anos, conhecer vocês e agradecer por tudo que fazem, porque vocês foram escolhidos para participar dessa tarefa no Grupo Espírita Batuíra.

Fotos e Fatos: 

 

 

 

Pedro de Camargo Vinicius, “seu Pedrinho”, como era chamado em Piracicaba, onde nasceu, patrono da EEIJ, escreveu um poema onde no seu final destaca a criança: “existe algo no mundo mais maravilhoso que o pôr-do-sol; mais encantador que a noite de luar, mais importante que o oceano, mais admirável que as árvores seculares, mais garrido que os pássaros; mais majestoso e arrebatador que o céu recamado de estrelas; mais belo que as flores; mais solene que a aurora. É a criança sorrindo no regaço materno, batendo palmas em sinal de aplauso ao doce chamamento de Jesus: Deixai vir a mim os pequeninos.”



Jogral reunindo os voluntários coordenadores e educadores das unidades Caiubi e Brasilândia, da Educação Espírita Infantojuvenil, encerrou o encontro em prosa e verso, cujo tema foi "50 anos Semeando Amor". O texto assinala: Kardec nos deu a direção; aprendizado é fruto de relação; que se torna mais rico e produtivo; quanto mais rica e produtiva for essa relação, recitaram todos, com emoção.


 

Conselheiros e diretores marcaram presença no evento: Ronaldo Lopes, Geraldo Ribeiro, Sonia Lopes, Elias S. Neto, Dr. Eduardo Barato, José Carlos Zaninotti, Claudio Luiz de Flório, Oneide Rose Mille, Ricardo Pastori e Dr. Marco Antonio dos Santos.

 



Maria Cristina Ferreira dos Santos (na foto com Moema), que por vinte anos atuou na EEIJ, sendo inclusive sua diretora no período de 1980 até 1984, foi homenageada e escolhida para fazer a prece inicial do encontro do jubileu de ouro da EEIJ.


 

 

 

Hermegildo Pastori, um dos fundadores do Grupo Espírita Batuíra, também prestigiou, ao lado de sua esposa, Dona Dinorah Pastori, o evento. Fez emocionante prece de encerramento, agradecendo ao Pai, que deu nova oportunidade de reencarnação para os Espíritos crianças que ali se encontravam, para que a renovação se faça a todo instante no processo de evolução.

 

 

Ronaldo Lopes e Geraldo Ribeiro estavam muito felizes e se rejubilaram com as atuais coordenadoras Moema Melani e Sylvana Fioretti, aplaudindo o evento que reuniu pais, voluntários, admiradores, amigos, dirigentes e os jovens e as crianças, que são a esperança de um futuro melhor do planeta.

 

 

 

 

As marcas do futuro. Os educandos deixaram marcas de suas mãos impressas em um painel instalado na frente do Núcleo Spartaco Ghilardi, na Unidade Caiubi, registrando este momento histórico de 50 anos da criação da EEIJ.

 

  • Fotos: Luiz Augusto Melani

EEIJ: emoção no encerramento do ano letivo de 2016

Pais, educadores e coordenadores viveram momentos de muita emoção nas apresentações artísticas que os alunos da Escola de Moral Cristã Pedro de Camargo "Vinicius" fizeram no dias 26 e 27 de novembro último, no auditório da Unidade Spartaco Ghilardi, do GEB, na Caiubi. Saiba mais.

Nestes dois dias os alunos da Escola de Moral Cristã Pedro de Camargo "Vinicius" trouxeram ao público apresentações artísticas utilizando os conteúdos trabalhados durante o ano. As exibições, como sempre, superaram as expectativas dos educadores, dos pais, da coordenação, emocionando a todos que estiveram presentes naquelas manhãs, onde temas com foco em tolerância, fraternidade, natureza, respeito, amor ao próximo foram tratados de forma lúdica e inteligente.

   

Talentos foram revelados no canto, no piano, na poesia e o Grupo de Pais, mais uma vez, deu o exemplo de união da família reunida no aprendizado da Doutrina Espírita.

A EEIJ entra em férias até o final de janeiro de 2017. As atividades retornam a partir de fevereiro: dia 04 dia para a equipe de sábado e dia 05 para a equipe de domingo.

Inscrições para a Escola de Moral Cristã

Já estão abertas as inscrições para as turmas da Escola de Moral Cristã, em 2017. Os pais podem acessar este site ou preencher a ficha nas unidades do Grupo Espírita Batuíra. Alunos com idades entre 4 e 16 anos podem participar. Na unidade Caiubi, há turmas aos sábados ( 9h - 10h30m) e domingos ( 10h - 11h30m ). Em Vila Brasilândia, aos domingos ( 9h30m – 10h45m).

Fotos: Simone Queiroz

Eleita nova diretoria do GEB para o triênio 2024/2027

O Grupo Espírita Batuíra elegeu novos membros para o Conselho de Administração, Diretoria-Executiva e Conselho Fiscal. A eleição se deu em assembleia ordinária, após edital de convocação, conforme determina o Estatuto Social do GEB. Foi no auditório da Unidade Doutrinária Spartaco Ghilardi, em Perdizes, em 6 de fevereiro de 2024. Saiba mais.

A 81ª Assembleia Geral Ordinária foi instalada às 19h30 do dia 6 de fevereiro de 2024, em segunda chamada, no auditório da Unidade Spartaco Ghilardi, sob a presidência de Marco Antonio Pereira do Santos, presidente do Conselho de Administração do GEB.

Após a leitura do edital de convocação, o plenário elegeu uma mesa diretora constituída pelos associados Ronaldo Martins Lopes, a quem coube a presidência e Elias de Souza Neto (primeiro secretário) e Claudio Luiz de Florio (segundo secretário), que conduziram a pauta da ordem do dia.

Após o plenário aprovar a antecipação da data de eleição dos dirigentes da gestão 2024-2027 e mantida a posse para o dia 21 de março do corrente ano, quando vence o mandato da atual gestão, passou a seguir a eleição dos novos membros da Diretoria Executiva, do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal, de acordo com a chapa única apresentada.

Após a leitura dos nomes e os respectivos cargos, a mesa diretora submeteu à votação ao plenário, sendo a chapa eleita por unanimidade.

Ao encerramento da Assembleia, o presidente do Conselho de Administração Marco Antonio dos Santos usou a palavra e agradeceu a presença de todos. Realçou aos novos membros eleitos e reeleitos a importância das aquisições espirituais como suporte desta nova etapa de trabalho para vida de cada um, citando como inspiração a mensagem de autoria de Emmanuel, obtida pela psicografia de Francisco Cândido Xavier, publicada no livro “Pão Nosso”, no capítulo 18, sob o título Provas de Fogo.

Com esta eleição, chegam novos nomes aos três grupos, tendo em comum o fato de serem todos associados e  voluntários da casa, que a partir de agora assumem ainda mais responsabilidades, renovando o compromisso com a Doutrina Espírita e o Evangelho de Jesus.

Da esquerda para a direita: Hildebrando, Sergio, Geraldo, Luis Mello, Ricardo, Simone, Gabriel, Francisco, Cristian e Silvio.

A Diretoria-executiva do Grupo Espírita Batuíra que tomará posse em 21 de março para um mandato de 3 anos (2024/ 2027) está assim constituída:

Presidente: Ricardo Silva Pastori; 1º Vice-Presidente: Luiz Garcia de Mello; 2º Vice-Presidente: Geraldo Ribeiro da Silva; 1°Secretário: Silvio Luís Gonzalez; 2º Secretário: Sergio Assad Ibri; 1º Tesoureiro: Francisco Marcos Colloca; 2º Tesoureiro: Cristian Battocchio; 3º tesoureiro: Hildebrando Leocadio Vieira Filho; Diretor Jurídico: Gabriel Branchini da Silva; Diretor de Assistência à Saúde: Eduardo Barato; Diretor da Unidade CEI Batuíra: Sonia Judite Lopes e  Diretora de Comunicação e RP: Simone Queiroz M. da Cruz Nieto.

Da esquerda para a direita: Adriano, Claudio, Zaninotti, Iraci, Marco Antonio, Denisarth e Jailton.

Esta é a composição do novo Conselho de Administração do Grupo Espírita Batuíra: Conselheiros: Marco Antonio Pereira dos Santos (Presidente), Iraci Maria Padrão Branchini, Jailton da Silva, Claudio Luiz de Florio, José Carlos Zaninotti, Adriano Marin de OLliveira e Denisarth Steagall

Da esquerda para a direita:Daniel, Ronaldo, Robson, Elias e Roberto.

O Conselho Fiscal do Grupo Espírita Batuíra ficou assim configurado: Membros efetivos: Conselheiros Robson Ferreira (Presidente), Ronaldo Martins Lopes e Elias de Souza Neto. Membros suplentes: Conselheiros Roberto Garcia Filho, Daniel Branchini da Silva e Jorge Chrypko.




Imagem no tamanho completo: 63.3 KB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download

Em uma tarde especial, Festiva faz sucesso!

A esperada festa que reúne voluntários, frequentadores, colaboradores, diretores, funcionários e amigos do Grupo Espírita Batuíra, permitindo o reencontro dessas pessoas queridas, foi um sucesso, em uma tarde especial. A XXVII Festiva, com o tema “Trabalho & Evolução”, aconteceu no domingo, dia 04 de Outubro, no Bulls Club, no bairro do Tatuapé, em São Paulo. Saiba mais.

Uma alegria contagiante tomou conta do Bulls Club, no bairro do Tatuapé, combinando a celebração da amizade e da participação com a graça e a beleza do ambiente, transformando a XXVI Festiva em um momento de reencontro da família batuirense.

Entre sorrisos, abraços e a conversa fraterna, voluntários, freqüentadores, colaboradores, diretores, funcionários e amigos do GEB festejaram a oportunidade de reunirem-se e fortalecerem os laços que unem esta grande família, que utiliza como bússola a doutrina espírita e a efetiva prática da solidariedade como exercício da caridade.

Luiz Mello, segundo vice-presidente e diretor da Unidade Dona Aninha, da Vila Brasilândia, comentou a organização da Festiva 2015, expressou parabéns especial à equipe organizadora e arrematou: "tudo foi muito legal!". Elias Souza Neto, voluntário do GEB, disse que a festa foi abençoada e uma oportunidade impar de confraternização. Lembrou, com saudade, a prece de abertura que o nosso querido Spartaco Ghilardi pronunciava na abertura de todas Festivas e complementou: certamente ele a fez no mundo espiritual, o outro lado da vida. Rosely Marotta, dos trabalhos de passes e da reunião evangélica, de quarta-feira, à noite, revelou que o clima esteve alegre, fraterno, tranquilo, com uma comida deliciosa. Foi uma tarde especial, disse. Francisco Colloca, da equipe de Captação, agradeceu a todos os envolvidos presentes, de corpo e de espírito, no sucesso da Festiva, ressaltando que este encontro marca a amizade de velhos e novos amigos.

Os presentes saborearam um delicioso churrasco, o pastel de Araras, uma novidade que agradou a todos, pela sua qualidade, e participaram de várias brincadeiras, com distribuição de mimos. O colorido especial ficou por conta do som do conjunto “Simplesmente Amigos”, que deu o tom musical ao encontro.

Vários estandes foram montados no local onde voluntários puderam oferecer o “Pão do Batuíra”, artesanato confeccionado pelos assistidos do Lar Transitório, o tradicional doce preparado pelo grupo “Mocidade do Batuíra”, exposição de quadros e livros espíritas da Livraria Novos Caminhos.

 

 

Flagrantes 

   

   

  

Fotos: Carol Kurcis.

Emoção no encerramento do ano da Escola de Moral Cristã do GEB

Alunos, pais e educadores da Escola de Moral Cristã, equipes de sábado e domingo, participaram do encerramento do ano letivo com dramatização de temas, muita festa e alegria, em clima de emoção na Unidade Spartaco Ghilardi. Saiba mais

Alunos, pais e educadores da Escola de Moral Cristã, equipe do sábado, encerram o ano em festa que teve como tema o livro trabalhado durante o semestre" Brasil, coração do mundo, Pátria do Evangelho".

Os alunos e suas famílias confeccionaram cartazes com o tema "Ser Brasileiro" expondo o conteúdo das criações. No final da festa, todos cantaram juntos a música "A nossa voz".

Equipe de Domingo

A equipe de domingo da Escola de Moral Cristã, encerrou o ano com festa que teve apresentações musicais e dramatização de uma história criado pelos pais e filhos no Dia da Família, comemorado recentemente. 

A historia encenada, valorizava a amizade entre as cores. No final todos cantaram e dançaram a música "Arco-íris".

  

Os pais também prepararam uma apresentação, convidando todos a cantarem a música "Não custa nada", que nos conduz a valorizar os momentos simples da vida.

Por fim, alguns pais que participam do Grupo de Pais, apresentaram uma propaganda sobre o trabalho realizado durante 2018.

Música, bolo e muita alegria para a criançada da Vila Brasilândia

Alunos, educadores e pais da Escola de Moral Cristã do Núcleo Assistencial Dona Aninha em Vila Brasilândia, encerram o ano com festa que teve muita música, bolo e salgados deliciosos e grande alegria e entusiasmo.

  

Encontro de Educadores da EEIJ

Com o tema “Educar não é repetir palavras, é criar ideias, é encantar” a Educação Espírita Infantojuvenil do GEB realizou na manhã do sábado, dia 11 de fevereiro, o Encontro de Educadores no auditório da Unidade Spartaco Ghilardi, em um clima descontraído e de muito acolhimento. Saiba mais.

O reencontro presencial foi o diferencial, causando nas equipes de educadores de sábado e domingo da Caiubi e a da Brasilândia momento de entusiasmo e de alegria, depois de 3 anos de reuniões virtuais, em razão das restrições sanitárias.

Com a frase “Educar não é repetir palavras, é criar ideias, é encantar” do educador Augusto Cury, a Coordenação da EEIJ planejou atividades através das quais os educadores puderam, de forma lúdica, analisar, perceber, sentir e, principalmente despertar neles próprios novas ideias e o encantamento de educar tendo como base a Doutrina Espírita.

    

O encontro, marcado de intenso interesse dos participantes, teve a duração de 4 horas de atividades, com intervalo de 20 minutos para um lanche. Foi uma manhã de sábado que trouxe a todos: coordenação, assessorias das equipes da EMC e grupo de pais, a certeza de reiniciar o trabalho com as crianças e adolescentes envolvidos pelo amparo da equipe espiritual de Pedro de Camargo - “Vinicius”.

Epístolas de Paulo à luz do Espiritismo

Antonio Cesar Perri de Carvalho, ex-presidente da Federação Espírita Brasileira (FEB), esteve dia 23 de novembro último no auditório da Unidade Caiubi, às 20h, onde fez reflexões sobre as Epístolas de Paulo à luz do Espiritismo, tema de seu último livro publicado. Saiba mais.


Imagem no tamanho completo: 115.4 KB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download

Está pronto o novo prédio em Brasilândia

Novo prédio em Vila Brasilândia abriga projetos educacionais e profissionalizantes; o legado do XIII Ciclo de Palestras Espíritas; assistidos do Lar Transitório ganham aulas de alfabetização e reforço escolar; vem aí a Distribuição Semestral de inverno. Confira estas e outras notícias na edição eletrônica. Faça o download acessando a aba Batuíra Jornal neste site. Saiba mais.

Estude a Doutrina Espírita

Sigamos o conselho do Espírito Verdade, expressado em 1860, na mensagem publicada em O Evangelho Segundo o Espiritismo: Espíritas! Amai-vos, este é o primeiro ensinamento; instrui-vos, este o segundo. O nosso site oferece, gratuitamente, para download, os livros da codificação e os exemplares da Revista Espírita. Acesse a aba “Doutrina Espírita”. Boa leitura!

Acesso fácil da bibliografia do codificador neste site: aba Doutrina Espírita => Livros da Codificação e Revista Espírita.

Festiva 2013: festa de congraçamento do GEB

O Grupo Espírita Batuíra realizará no próximo dia 6 de outubro (domingo), das 12h às 16h, no Espaço Cabral, a Festiva 2013, a grande festa de congraçamento entre voluntários, freqüentadores, colaboradores, diretores, funcionários e amigos da Casa, permitindo o reencontro dessas pessoas queridas. Para participar, basta adquirir convite com os líderes dos trabalhos do GEB ou na livraria da Unidade Caiubi. Saiba mais.

A XXVI Festiva deste ano terá como tema principal “Confraternização & Participação” e acontecerá no domingo dia 6 de outubro, das 12h às 16h, no Espaço Cabral, localizado na Avenida Salim Farah Maluf nº 1500, no Tatuapé, que gentilmente cedeu o local para que o Grupo Espírita Batuíra pudesse realizar a Festiva 2013.

Os convidados saborearão um delicioso churrasco com espetinhos de carne, frango, lingüiça e desfrutarão de um programa especial que está sendo preparado, reunindo atrações, shows e som ambiente.

E o mais importante: a oportunidade do reencontro entre os voluntários, freqüentadores, colaboradores, diretores, funcionários e amigos, celebrando o tema confraternização e participação entre pessoas queridas do GEB.

Transporte e Estacionamento.

Para os convidados que se utilizarem do metrô, o GEB vai disponibilizar transporte gratuito, no período das 11h30 às 14h, por meio de van, entre a Estação do Belém ao local do evento.

Para quem for de carro próprio, haverá estacionamento gratuito no local, com seguro.

Convites

Os convites estão sendo vendidos a R$ 25,00 por pessoa e está incluído o almoço, acompanhado de refrigerante. Para adquirir o seu convite, procure os líderes do trabalho que você freqüenta ou, então, na recepção da Livraria na Unidade Doutrinária Spartaco Ghillardi, na rua Caiubi nº 1306.

Espaço Cabral

O Espaço Cabral fica na Avenida Salim Farah Maluf nº 1500, no Tatuapé, próximo a Radial Leste.  É um local agradável e reservado aos bons eventos.

Festiva foi um sucesso!

A esperada festa de congraçamento entre voluntários, freqüentadores, colaboradores, diretores, funcionários e amigos do Grupo Espírita Batuíra, permitindo o reencontro dessas pessoas queridas, foi um sucesso. A XXVI Festiva, com o tema “Confraternização & Participação”, aconteceu no domingo, dia 06 de Outubro, no Espaço Cabral, no bairro do Tatuapé, em São Paulo.

Uma alegria contagiante tomou conta do Espaço Cabral, no bairro do Tatuapé, combinando a celebração da amizade e da participação com a graça e a beleza do ambiente, transformando a XXVI Festiva em um momento de reencontro da família batuirense.

Entre sorrisos, abraços e a conversa fraterna, voluntários, freqüentadores, colaboradores, diretores, funcionários e amigos do GEB festejaram a oportunidade de reunirem-se e fortalecerem os laços que unem esta grande família, que utiliza como bússola a doutrina espírita e a efetiva prática da solidariedade como exercício da caridade.

Para Vivian e Cândido Valada, ambos voluntários do GEB, este momento foi impar. “Poder reunir todos da Vila Brasilândia, Caiubi, Lar Transitório e Apinagés, é a melhor oportunidade de confraternizar com velhos e novos amigos”, disseram.

Os presentes saborearam um delicioso churrasco e participaram de várias brincadeiras, com distribuição de mimos. O colorido especial ficou por conta do som do conjunto “SNP - Só no Pagode”, que deu o tom musical ao encontro.

Vários estandes foram montados no local onde voluntários puderam oferecer o “Pão do Batuíra”, artesanato confeccionado pelos assistidos do Lar Transitório, o tradicional doce preparado pelo grupo “Mocidade do Batuíra”, algodão doce e frutas caramelizadas, exposição de quadros e livros da Livraria Novos Caminhos.

 

 

Flashes

Os estandes atrairam o público presente. O tradicional "Pão do Batuíra" foi um dos mais procurados e, em pouco tempo, esgotou.

Os voluntários do Lar Transitório trouxeram bijuterias, trabalhos artesanais em madeiras e outros, todos preparados pelos assistidos, que têm nesta tarefa o papel de aumentar a sua autoestima e autoconfiança.

A Livraria Novos Caminhos, do GEB, trouxe uma diversidade de livros da doutrina espírita, que foram ofertados a preços especiais durante a Festiva.

Estandes com exposição de quadros, algodão doce, frutas caramelizadas e doces especiais preparados pelo grupo da Mocidade do GEB completaram o sucesso da Festiva.

Fotos: Danilo Ramos

Festival da Caridade

O Grupo Espírita Batuíra arrecadou doações e distribuiu cerca de 10 toneladas de alimentos diversos, mais de 12 mil peças de roupas, cinco mil brinquedos, quase 4 mil pares de sapatos para 343 famílias em sua 111ª Distribuição Semestral na Unidade Assistencial Dona Aninha, em Vila Brasilândia, neste último domingo. Saiba mais.


Imagem no tamanho completo: 64.8 KB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download

GEB celebra 53 anos de fundação

O Grupo Espírita Batuíra, ao ser fundado em janeiro de 1964, inspirou-se no pensamento de Chico Xavier, de quem o médium Spartaco Ghilardi já era amigo há quase dez anos. O GEB abre suas portas durante a semana inteira. Acolhe com bondade e amor todos que o procuram, sem qualquer tipo de discriminação. Clique: veja painel fotográfico e saiba mais!

A prática mediúnica e o estudo da Doutrina Espírita sempre fizeram parte de seus princípios desde a fundação. Ao completar 53 anos, neste 2017, o GEB é uma casa que se notabiliza pelo estudo, divulgação e prática da Doutrina Espírita, no seu tríplice aspecto: filosófico, científico e religioso.

É uma casa amável, alegre, feliz; quem chega, sente-se logo como a ela pertencesse há muitos anos.

Geraldo Ribeiro, autor do livro "GEB: 50 Anos de Mais Luz", obra onde relata detalhes da história, narra como as pedras foram se juntando para a construção desta casa de amor e trabalho, que antes mesmo de ser erguida na Terra, já existia na espiritualidade algumas décadas antes. 

Em mensagem recebida pelo médium Francisco Cândido Xavier, em 1955, na cidade de Pedro Leopoldo (MG), doutor Bezerra de Menezes se dirige a Spartaco: “Seu Espírito não estaria colocado, sem razão de ser, no campo das responsabilidades que agora lhe enriquecem a vida”.

Era a primeira das muitas comunicações da espiritualidade relembrando a Spartaco os compromissos assumidos na fundação de novo grupo que deveria ser endereço de estudo e trabalho, explica Geraldo.

Cinco anos depois, já na cidade de Uberaba (MG), recordou outra comunicação do doutor Bezerra através de Chico Xavier reiterando: “Tudo caminha para que nossa família espiritual decida pela formação de um lar próprio...”.

Finalmente em 31 janeiro de 1964, nossa casa foi fundada, mas ainda sem nome. Spartaco aguardava orientação, e ela veio. Mais uma vez, Bezerra de Menezes nos assistiu e trouxe mais do que informação! Estabeleceu o elo carinhoso e eterno com Antonio Gonçalves da Silva, o Batuíra, (1839-1909), que aceitou ser o patrono da casa, que o próprio Bezerra na mensagem indicou, deveria se chamar Grupo Espírita Batuíra.

Verdadeira certidão de nascimento! 

Eis os termos da mensagem:

Spartaco, meu filho, Jesus em nossas tarefas. Compreendemos suas inquietações na hora em curso, quando responsabilidades maiores repontam na estrada, compelindo-lhes o coração de trabalhador para mais amplos compromissos. Tranquilize-se, porém, e caminhemos para adiante. Reunamos todos os companheiros do conjunto, em exame aberto das novas obrigações que o trabalho nos impõe, definindo posições e aclarando rumos. Dividir os serviços para que as atividades não se concentrem demasiado em sua mente é imperativo a que não podemos fugir. Carecemos de suas forças mediúnicas, libertas de preocupações materiais, tanto quanto possível, isso em favor de nossas próprias realizações. Abramos os corações a todos os nossos irmãos de tarefa. Forçoso é que saibam que a obra espera e solicita esforço máximo de cada um de nós.

Com respeito à legenda de nossa instituição que, pouco a pouco, se consolida na esfera da emancipação necessária, não nos será lícito esquecer que Batuíra – o Apóstolo da Caridade – abraçou de início a responsabilidades que lhe requisitamos, convertendo-se em fiador abnegado e ativo de nossos empreendimentos perante o Senhor. O Grupo Espírita Batuíra é uma entidade agora inarredável de nossa confiança. Perseveremos com ele e apoiemo-nos nele, o amigo constante de sempre. Ser-nos-á o irmão e o mentor, a inspiração e a diretriz que o evangelho de Jesus ilumina para a garantia dos valores espírita-cristãos em nossos braços.

Quanto às dificuldades de ordem econômicas a serem superadas nos próximos dias da nossa organização, em nova fase, limitemos todas as despesas até que se equilibre a receita, guardando a certeza de que Jesus nos suprirá com o necessário.

Serviço, meu filho, é o apelo dos que trabalham com Jesus e por Jesus. O serviço de nossa equipe, fielmente mantido, falará por nós aos corações generosos e novos cooperadores surgirão, amparando-nos as necessidades, até que nossa casa possa, por fim, sediar-se em terreno próprio na Terra, tanto quanto já está localizada no plano espiritual.

Meu filho, diga aos nossos irmãos do Grupo, de nossas esperanças e alegrias, aguardando mais segurança e mais facilidade para o avanço de nossa bandeira de fraternidade – o serviço espírita-cristão que nos foi conferido – e repita a todos eles que estamos todos nós, juntos na mesma luta, na mesma edificação, convencidos de que Jesus nos sustentará hoje e sempre.

  • Mensagem do Dr. Bezerra de Menezes transmitida pela mediunidade Francisco Cândido Xavier, em 31 de janeiro de 1964, em Uberaba, MG.

53 anos depois, trabalho, trabalho e trabalho!

 

São cerca de 600 voluntários divididos entre atividades doutrinárias, assistenciais e administrativas.

Nestes 53 anos, foram dados mais de 4 milhões de passes, servidos 7,6 milhões de pratos de sopa, 15.800 alunas participaram do curso de gestantes.

São realizados por ano cerca de 900 palestras. Em pouco mais de meio século, cerca 35 mil famílias foram beneficiadas nas Distribuições, alcançando um universo de 175 mil pessoas. E ainda temos o Lar Transitório, fundado há 15 anos, que prestou atendimento a cerca de 1200 pacientes até hoje.

O dever de continuar todo este trabalho é a parte mais importante. Por isso o aniversário não é apenas para lembrarmos o nosso passado, mas pensarmos no nosso futuro e nas responsabilidades que temos pela frente, acentuou Ronaldo Lopes, presidente do GEB.

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

       

 

53 anos de fundação

Leia na edição 121, de janeiro e fevereiro deste ano, no Batuíra Jornal, completa matéria sobre a história dos 53 anos de fundação do Grupo Espírita Batuíra. Acompanhe as publicações sobre ao sucesso da Distribuição de Natal em Vila Brasilândia; a repercussão da palestra do escritor e juiz de direito José Carlos De Lucca; a tabela completa com todos os Grupos de Estudos oferecidos pelo GEB. Basta entrar na aba Batuíra Jornal e fazer o download do arquivo. Saiba mais.

GEB celebra os 160 anos de “O Evangelho Segundo Espiritismo”

A partir de 7 de abril, teremos uma programação especial, que começará na Unidade Dona Aninha, em Vila Brasilândia, e prosseguirá até dia 14, na Unidade Doutrinária Spartaco Ghilardi, em Perdizes. Os palestrantes são: Marco Antonio Santos, Marcus Renato Ribeiro, Américo Sucena, Pedro Cavalheiro, Angela Bianco, Walteno Santos da Silva e Sergio Felipe de Oliveira. Clique aqui e conheça a programação completa.

GEB colabora com a vacinação contra a covid

Desde abril deste ano a Unidade Dona Aninha, em Vila Brasilândia, a pedido da UBS Santa Terezinha, cedeu seu espaço para aplicação de vacinas contra covid, influenza e outras moléstias do calendário de vacina infantil. Saiba mais.

Nossa Unidade Dona Aninha, em Vila Brasilândia, abrigou, desde abril último, equipes da UBS Santa Terezinha para aplicação de vacinas contra covid, influenza e outras do calendário de vacinação infantil.

A cessão de espaço no Grupo Espírita Batuíra se deu a pedido dos diretores da Unidade Básica de Saúde, que vem passando por reformas, há muito tempo necessárias para melhor atendimento à população local. A escolha das instalações do GEB não se deu por acaso.

Somos um ponto de referência conhecido por todos em Brasilândia, facilitando o acesso dos moradores. Além disso, as autoridades de saúde da região conhecem as condições de manutenção, preservação e limpeza de nossa casa, ideais para o trabalho.

Desde 12 de abril, mais de 12 mil doses de vacinas foram aplicadas no local. As equipes foram separadas em locais diferentes. A vacina contra Covid é dada no estacionamento, enquanto que as demais são aplicadas no nosso ambulatório. Assim, o público não se mistura e muito menos se aglomera.

Os responsáveis pela UBS Santa Terezinha escreveram um carta de agradecimento ao GEB pela disponibilidade do espaço que possibilitou levar a vacina, tão necessária, aos moradores de uma região da cidade severamente atingida pelo coronavírus e consequências da pandemia.

Nós, do Grupo Espírita Batuíra, nos sentimos felizes no cumprimento do dever para com a sociedade e para com cada um de nossos irmãos de Vila Brasilândia.

  •  Texto de Simone Queiroz.
  • Publicado no Batuíra Jornal nº 145

GEB: 57 anos de fundação

O Grupo Espírita Batuíra (GEB) é uma entidade voltada para o compromisso social e o bem comum. Desde sua criação, em 15 de janeiro de 1964, aos dias de hoje, tem sido exemplo de prática da solidariedade e fraternidade. Famílias e pessoas que necessitam de ajuda encontram, no GEB, estudo doutrinário, recursos, esclarecimento, reinserção social e esperança de um futuro melhor. Saiba mais.

No início de suas atividades, o GEB era apenas uma casinha que assistia a um pequeno grupo de pessoas. Mas o tempo foi passando, as atividades se multiplicando e novos desafios sendo almejados. Hoje, o GEB compreende cinco unidades de trabalho: 

 

A Unidade Doutrinária Spartaco Ghilardi, que é a matriz e sede administrativa/educacional  e o Espaço Apinajés. 

A Unidade Assistencial Dona Aninha e o Centro de Educação Infantil Batuíra .

A Casa de Cuidados Lar Transitório Batuíra.

Essas cinco unidades mobilizam atualmente algumas centenas de voluntários, além de um pequeno grupo de funcionários contratados.

As frentes de trabalho são muitas, entre as quais se destacam a Distribuição Semestral, a Sopa Diária, a Família Assistida, as áreas de Higiene e Saúde, o Atendimento à Gestante, o Brasa Mais, o Atendimento ao Morador de Rua, o Centro de Educação Infantil (Creche) e os diversos Cursos Profissionalizantes (que possibilitam ao assistido a recolocação no árduo mercado de trabalho).

A filosofia do GEB não é apenas socorrer pessoas em dificuldades, dando-lhes apoio material. A entidade busca, acima de tudo, permitir a melhora gradativa da autoestima, oferecendo a possibilidade do desenvolvimento pessoal e, conseqüentemente, a reinserção social.

Mas é claro que todo esse trabalho é feito, respeitando-se as crenças e valores de cada um. Afinal, todo o trabalho do GEB é baseado no respeito ao próximo.

O GEB é uma instituição sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública federal, estadual e municipal, além de possuir os devidos registros no Serviço Social do Estado, no Conselho Nacional de Serviço Social, no Conselho Estadual de Auxílio e Subvenções.

A primeira reunião

A reunião de fundação do GEB aconteceu em 15 de janeiro de 1964, uma quarta-feira à noite, na Rua Rosa e Silva, bairro de Santa Cecília, em São Paulo, residência dos pais de Spartaco Ghilardi, que liderou o grupo de 62 abnegados espíritas. Os convidados se comprimiam, em pé, no amplo espaço da garagem da casa. A emoção e a confiança na mensagem do Cristo: Ide e pregai, eram visíveis no olhar de cada um. Uma nova casa espírita esta sendo projetada, como uma ponte entre a terra e o céu.

Segundo Geraldo Ribeiro, em sua obra "Grupo Espírita Batuíra: 50 Anos de Mais Luz", Spartaco revelara que a casa que estava se materializando na Terra em 1964 já existia no mundo espiritual por mais de 40 anos.  A iniciativa de fundá-la já vinha sendo objeto de cogitação, no mundo espiritual, há alguns anos, por Dr. Bezerra de Menezes e reforçada aqui na Terra por Francisco Cândido Xavier. Chico entendia que o médium Spartaco precisa de uma casa própria para poder ajudar mais os necessitados. A primeira mensagem de Dr. Bezerra, sinalizando a criação da nova casa, data de 30 de setembro de 1955.

     

Dr Bezerra de Menezes, Batuíra, Chico Xavier e Spartaco Ghilardi.

Batuíra, no mundo espiritual, trabalhava na sua sementeira de luz. Continuava o trabalho que fazia quando encarnado, auxiliando os pobres e os estropiados da alma. Quando convidado pelo Dr. Bezerra de Menezes para ser o mentor espiritual da nova casa espírita, que estava se erguendo na Terra, aceitou sem reticências, conta Geraldo.

Após o aceite, Dr Bezerra chamou para si a autoria da nova casa espírita. Chamar-se-ia Grupo Espírita Batuíra. A revelação está documentada numa mensagem psicografada por Francisco C. Xavier, em 31 de janeiro de 1964, dirigida a Spartaco Ghilardi. Foi esta mensagem que deu grande motivação e otimismo aos fundadores do GEB.

Em 15 de janeiro de 1964, o Grupo Espírita Batuíra se materializa na Terra, como uma fonte de luz a iluminar alguns quarteirões do bairro de Perdizes, da cidade São Paulo, com o propósito de trabalhar na seara do bem.

  • Bibliografia: Grupo Espírita Batuíra: 50 Anos de Mais Luz. Autor: Geraldo Ribeiro da Silva.

GEB completa 60 anos de fundação!

Auditório lotado para a celebração dos 60 anos do Grupo Espírita Batuíra! Palestra de Marco Antonio Pereira dos Santos sobre “O Olhar de Jesus”, dia 14 de janeiro último, na Unidade Doutrinária Spartaco Ghilardi. Alegria, descontração e muita emoção! Saiba mais.

O Coral Interlúdio, sob a regência da maestrina Eliana Galassi, fez a abertura comemoração, preparando e harmonizando o ambiente, com músicas maravilhosas. 

O Olhar de Jesus

       

Logo após, Marco Antonio Pereira dos Santos, presidente do Conselho de Administração do GEB trouxe uma reflexão profunda com o tema “O Olhar de Jesus”, emocionando a plateia numerosa que compareceu ao evento. A integra da palestra está neste site no acessando o ícone "Palestra ao Vivo - #GEBnaWEB".

Os Fundadores

Em 19 de novembro de 1960, pela mediunidade de Francisco C. Xavier, o médium Chico Xavier, transmitiu uma mensagem do Dr. Bezerra de Menezes para o médium Spartaco Ghilardi, que mudaria a vida de cada um de nós pelos anos seguintes.

Destacamos o teor um trecho da mensagem:

"Spartaco, meu filho... tudo caminha para que a família espiritual decida pela formação de um lar próprio, a fim de que as nossas tarefas sejam desdobradas..."

Em 15 de janeiro de 1964, na residência dos pais de Spartaco Ghilardi, na rua Rosa e Silva 247, no bairro de Santa Cecília, os presentes celebravam o surgimento de uma nova casa espírita, ponte entre a terra e o céu, tal como recomendava Dr. Bezerra de Menezes em 1960.

Embora já existisse no plano espiritual há cerca de 40 anos como instituição de socorro aos Espíritos necessitados, naquele dia materializava-se na Terra o Grupo Espírita Batuíra, com o apoio incondicional de 62 pessoas e a proteção dos benfeitores espirituais.

Homenagem

Um dos pontos altos da celebração foi a homenagem feita a Hermenegildo Pastori, um dos fundadores da casa de Batuíra no dia 15 de janeiro de 1964. “Seu” Hermenegildo, como é conhecido entre todos, é um incansável trabalhador do GEB. Por mais de três décadas foi o coordenador da reunião evangélico doutrinária aos domingos no Núcleo Doutrinário Spartaco Ghilardi e responsável pela equipe de desobsessão da casa.

 Em 1991 criou e coordenou até pouco tempo atrás a reunião de educação da mediunidade na Unidade Dona Aninha, em Vila Brasilândia. Pertenceu à equipes de orientação fraterna e foi o responsável pela implantação da reunião de desobsessão na Casa de Cuidados Lar Transitório Batuíra.

       

Hermenegildo, fiel aos compromissos assumidos, aos 91 anos de idade, somente as limitações do corpo físico agora o afastaram do serviço diário do GEB. Mas o seu Espírito continua ágil e atuante como nunca. Casado com D. Dinorah, com quem teve cinco filhos: Deborah, Ricardo, Reinaldo, Eliane e Fernando, nove netos e oito bisnetos. 

Com a música do pianista Eduardo Lemos, que levou todos os presentes a cantarem parabéns a você, foi servido um delicioso bolo no saguão da Unidade.

 

Linha do Tempo

Um painel com 5,50 metros de comprimento foi inaugurado ao final da celebração no saguão do núcleo da Caiubi. Ele retrata resumidamente os 60 anos de história do GEB contada através de seus trabalhos em favor do próximo e da divulgação da Doutrina Espírita.

A linha do tempo começa com Batuíra, nosso patrono, Dr. Bezerra de Menezes, Francisco Cândido Xavier e Spartaco Ghilardi e vem até os nossos dias de hoje.

Uma trajetória que mergulha na história que se iniciou em 1964 na constituição do Núcleo Doutrinário Spartaco Ghilardi, na Unidade Assistencial Dona Aninha e no Centro de Educação Infantil Batuíra, em Vila Brasilândia, no Espaço Apinagés, em Perdizes e na Casa de Cuidados Lar Transitório Batuíra, na Bela Vista.

Uma história construída sobre uma base sólida, em uma pedra angular que permite que continuemos o nosso trabalho de acolhimento e de amor ao próximo, mesmo enfrentando a diversidade de vicissitudes.

Para ter acesso à linha do tempo é só direcionar a câmera do celular para o QR Code ao lado para ter acesso ao Instagram do GEB e passear pela linha do tempo da casa de pedra de Batuíra.

 

Contas de 2020 aprovadas pela AGO

A 77ª Assembleia Geral Ordinária do Grupo Espírita Batuíra aprovou, por unanimidade, em reunião realizada na Unidade Spartaco Ghilardi no dia 28 de Setembro de 2021, às 20h, o relatório de atividades, prestação de contas da diretoria e parecer do conselho fiscal referentes ao exercício de 2020. Saiba mais.

A reunião da AGO iniciou-se às 20 horas no auditório da unidade Spartaco Ghilardi e foi híbrida: presencial e virtual, obedecendo todos os protocolos sanitários em razão da pandemia.

A mesa diretora foi dirigida pelo conselheiro Jailton da Silva e contou com a participação de Claudio Luiz de Florio e Ronaldo Martins Lopes, que atuaram como secretários da AGO.

         

Aberta a Assembleia, o presidente da mesa convocou o secretário Ronaldo Lopes para a leitura do relatório de atividades do ano de 2020.

Coube ao secretário da AGO Cláudio Luiz de Florio apresentar aos presentes os relatórios e a prestação de contas do exercício de 2020.

Conselho Fiscal recomenda aprovação das contas

Logo após, o presidente da mesa Jailton da Silva convidou a sra. Thatiana Ghenis Viana, representante  do Conselho Fiscal do GEB, para divulgar o parecer e a recomendação explícita para a aprovação, sem nenhuma ressalva, das contas da diretoria referente ao exercício de 2020.

A matéria foi colocada em votação e foi aprovada por unanimidade pela 77ª Assembleia Geral Ordinária. 

 

Abaixo, o edital de convocação:

GEB convoca AGO

O GEB realizará no dia 2 de fevereiro próximo, às 19 horas, a 75ª Assembleia Geral Ordinária para deliberar a antecipação da eleição da diretoria gestão 2021-2024, bem como, após a aprovação, realizar a eleição para os novos dirigentes, que tomarão posse no dia 21 de março corrente. Clique aqui e conheça o edital de convocação e suas justificativas.

GEB publica Folder com novo modelo de gestão.

A diretoria do Grupo Espírita Batuíra divulgou a implantação de um novo modelo de gestão, com a criação de um Conselho Fiscal, modelo organizacional moderno que contempla a constituição de cinco diretores de unidade, um programa de planejamento de sucessão abrigando novos talentos em posição de diretores adjuntos e assessores e, por meio de alterações estatutárias, faz sua adequação às normas da Lei 13.019 de 31/07/2014 e da Portaria COMAS 528, de 03/03/2011. Saiba mais.

O Grupo Espírita Batuíra, com suas cinco unidades, revela-se como uma entidade de dimensão considerável, atuando simultaneamente na consecução de seus objetivos através de múltiplas atividades voltadas para as áreas de estudo e divulgação da Doutrina e Cultura Espíritas, além de ações de profunda relevância pública e social nas áreas de Assistência e Promoção Social, Educação e Saúde. A excelente imagem desfrutada pelo GEB, conquistada gradualmente desde sua fundação em 1.964, visível em suas comunidades de entorno, junto a órgãos públicos ou até em diversas camadas da sociedade, foi construída graças a um esforço contínuo, muito suor e trabalho ininterruptos de seus dirigentes.

Estes têm se esforçado para se deslocar ao longo das semanas por entre todas essas frentes e unidades de trabalho, não sem esbarrar nas dificuldades de tentar conciliar a exiguidade de tempo que lhes é disponível, uma vez que são todos voluntários, realizando suas atividades incansavelmente, pelo único prazer de ser útil ao próximo, sacrificando muitas vezes seu tempo de lazer e à própria família.

Novos Talentos

Por este motivo, desde 2011, quando do início da implementação de seu projeto de Sustentabilidade "Nosso Futuro Comum", a Diretoria tem se preocupado com o tema da preparação de novos talentos que possam substituir, no tempo certo, com uma preparação devida e antecipada, aqueles que hoje dirigem a Casa de Pedra de Batuíra, além de ajudá-los em suas tarefas cotidianas.

Modelo Moderno de Gestão

Desta feita, no início da gestão 2015-2018, além da criação do Conselho Fiscal com a eleição de 6 novos membros (3 efetivos e 3 suplentes), chegou-se a um consenso de se implementar um novo modelo de gestão, que pretende conferir à nossa entidade uma característica de modernidade pela adoção de metas que perseguem uma contínua melhoria de desempenho, medida pela adoção de indicadores de gestão, somadas à arregimentação, em suas fileiras, de 10 novos diretores adjuntos que reunirão cerca de 40 assessores recém-nomeados nesse esforço comum .

Organogramas e Alterações Estatutárias

Este folder visa exatamente dar conhecimento aos diretores, conselheiros, dirigentes de departamento e de frentes de trabalho, assessores, funcionários, enfim todos aqueles que ajudam de alguma forma na condução do GEB, desse novo modelo de estrutura organizacional. Igualmente, em sua parte final, este folder tem a finalidade de esclarecer sobre detalhes das diversas alterações de estatuto aprovadas na assembleia extraordinária de 17 de março de 2015, devido à necessidade de adequar nossa entidade à legislação em curso.

Organograma Estatutário Gestão 2015/2018

Organograma da Diretoria - Gestão 2015/2018

Organograma da Unidade Doutrinária Spartaco Ghilardi e das Diretorias Adjuntas/Líderes

Organograma do Centro de Educação Infantil Batuíra

Organograma de Assistência à Saúde 

Organograma da Unidade Assistencial Dona Aninha e das Diretoria Adjuntas - Vila Brasilândia

Informativo Sobre Alteração do Estatuto

Última página do folder

GEB realiza primeiro atendimento jurídico-fraterno externo

O Grupo Espírita Batuíra, por meio de seu Grupo de Orientação Jurídico-Fraterna, realizou, no último sábado de Julho (25), o primeiro atendimento jurídico fraterno externo, propiciando noções de direito e cidadania aos moradores da ocupação Nova Atração, em Vila Brasilândia. Esta ação pioneira tem o objetivo de ampliar o auxílio aos mais necessitados que habitam geograficamente regiões mais distantes da Unidade Assistencial Dona Aninha. Saiba mais!

Ao longo de oito anos de existência desse serviço no GEB, algumas tentativas de atendimento avançado foram desenvolvidas, mas não houve sucesso. Segundo o coordenador do grupo de Orientação Jurídico-Fraterna Paulo Henrique Batimarchi, em fevereiro deste ano, durante a reunião de planejamento dos trabalhos para o ano de 2015, na Unidade Doutrinária Spartaco Ghilardi (Caiubi), foi levantada novamente e necessidade de inserir esse novo projeto. Três meses depois, a equipe da visitação verificou a necessidade e sugeriu que o trabalho jurídico fosse realizado junto aos moradores da ocupação Nova Atração, no entorno da região da Brasilândia.

“Como toda boa ideia, esse atendimento é simples, composto por voluntários do Jurídico e pela equipe de apoio da visitação do programa Família Assistida que nos ajuda com a logística e o local para atendimento. Avisamos a comunidade algumas semanas antes, com o objetivo de organização e divulgação junto aos habitantes da comunidade ”, explica.

Superação das expectativas

O barro e as poças formadas pela forte chuva não impediram os sete advogados e os quatro voluntários das equipes da visitação externa e da triagem de concretizarem este sonho.

Foram realizados 31 atendimentos jurídicos nas áreas criminal, trabalhista, previdenciária e cível nessa primeira experimentação avançada, número 2,5 vezes maior comparado aos atendimentos realizados em um sábado normal de atendimento interno no GEB.

Os voluntários fizeram os atendimentos em dois barracos cedidos por moradores da ocupação, que formaram uma extensa fila em busca de esclarecimento jurídico.

“Para nós, é uma honra representar o Batuíra na comunidade, em um mesmo ideal de fazermos o bem sem olhar a quem”, comenta a advogada e uma das organizadoras da iniciativa, Ana Paula Freitas.

Ela ressalta que os assistidos foram orientados a comparecerem na Unidade Assistencial Dona Aninha para continuarem o atendimento, sendo que, no sábado seguinte, nove pessoas se dirigiram ao GEB. “Tudo isso é muito importante para o resgate da cidadania deles”, afirma.

 

Construção de uma nova ponte

Esta experiência pioneira difere muito do trabalho do mutirão interno promovido, pois se trata de um atendimento a pessoas desassistidas realizado em novos locais, que desconhecem o trabalho de reinserção social promovido pelo Grupo Espírita Batuíra.

“Estabelecemos uma ponte, onde levamos um serviço tão especializado para dentro da comunidade mais carente, amassando barro, com os pés, literalmente. Esta ação certamente convidará essas pessoas a adentrarem a Unidade Assistencial do GEB, onde poderemos atendê-las com mais infraestrutura e proporcionar apoio para que cheguem à solução dos seus problemas”, destaca Batimarchi.

Voluntários: a chave do sucesso!

  

Ao final da manhã, os voluntários foram tomados por uma forte emoção, com energias multiplicadas e renovadas, tendo a certeza de que este modelo de trabalho é muito positivo.

 “O trabalho externo nos trouxe uma experiência ímpar. Mais importante para nós: pudemos colocar em prática um dos mais célebres mandamentos de Jesus que é amar ao nosso próximo como a nós mesmos. E, para mim, estar próximo deles é entendermos nossa condição de aprendizes do Evangelho do Cristo, como nos ensina Bezerra de Menezes: Aprendamos a servir, merecendo servir cada vez mais”, avalia Leslyer Delgado, advogado e voluntário do Jurídico.

Batimarchi finaliza dizendo que, agora, a equipe tem a responsabilidade de seguir com este projeto: “Estamos ávidos por mais trabalho e novos atendimentos, para continuarmos a crescer juntos a cada passo, a cada irmão acolhido e a cada caso que chega até nós, na certeza de que o plano maior nos dará absolutamente todos os recursos necessários”.

  • Texto: Talita Caetano - Fotos: Leslyer Delgado, Ana Paula Freitas e Luís Bruin.


GEB recebe doação da SODEXO na campanha para o Dia Mundial da Alimentação

Incluído na iniciativa Stop Hunger, promovida mundialmente pela Sodexo, o Grupo Espírita Batuíra foi contemplado com doação de R$ 10.129,00, em forma de depósito bancário, recurso utilizado para ampliar a oferta de alimentos às famílias inscritas em nosso programa Família Assistida. Saiba mais!

Sodexo apresenta resultados da campanha para o Dia Mundial da Alimentação

 

Com o objetivo de cooperar para a melhoria de qualidade de vida das pessoas e para o desenvolvimento das comunidades locais, a Sodexo Benefícios, que concede cartões de vale-alimentação e vale-refeição, dentre outras opções, promoveu a seguinte ação: No Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro), para cada transação efetuada com os cartões Sodexo Refeição Pass e Sodexo alimentação Pass foram doados R$ 0,15.

O valor total foi dividido igualmente entre 19 Instituições Beneficentes de diversas cidades do Brasil. A doação é uma das ações para despertar a população para o tema e, juntos, agirmos a fim de mudar essa realidade, uma das iniciativas STOP Hunger para minimizar a fome e a má nutrição”, destaca Elisana Lucchesi, diretora de Sustentabilidade da Sodexo Benefícios e Incentivos.

Uma das instituições atendidas foi o Grupo Espírita Batuíra que recebeu uma doação no valor de R$ 10.129 (Dez mil, cento e vinte e nove reais), em forma de depósito bancário, para que seus objetivos e melhorias sejam colocados em prática.

Para a Sodexo é um imenso prazer contribuir com esta evolução. Outro ponto de gratidão também está nos Stakeholders que ajudam a reafirmar, constantemente,  o compromisso social que a Sodexo possui. 

O Grupo Espírita Batuíra, por sua diretoria, agradece a solidariedade da Sodexo Benefícios, doação financeira que foi revertida em alimentos para o atendimento aos nossos assistidos. 

    

GEB se confraterniza com casas espíritas vizinhas, em comemoração ao seu 50º aniversário de fundação.

No último sábado, dia primeiro de fevereiro, em nossa sede da Caiubi, foi dado início ao Programa de Reuniões Setoriais com 25 casas espíritas pertencentes à Distrital da USE LAPA , todas elas coirmãs e vizinhas de nossa entidade, em um encontro de confraternização pela passagem do jubileu de ouro de fundação do Grupo Espírita Batuíra. Clique e saiba mais.

Não poderia ter começado melhor esta primeira reunião; logo no início as 25 pessoas presentes se entusiasmaram pela interpretação marcante da vibrante pianista – nossa voluntária – Isabel, que mesclou peças clássicas com  músicas que puseram todos cantando, como “Gente Humilde” e “Carinhoso”. Desta forma, Sonia Lopes, nossa Diretora Terceira-Vogal e responsável também pelo CEI/Creche Batuíra, já tinha o ambiente preparado para a prece de abertura, a seu cargo, salpicada aqui e ali de silêncios e lágrimas de emoção.

Nosso presidente da Diretoria, Ronaldo Lopes, deu as boas vindas aos representantes das entidades presentes, Sociedade Espírita de Estudos da Lapa, Lar Espírita da Prece, Sociedade Espírita Frei Carmelo de Aguiar e Museu Espírita de São Paulo, este pertencente à FEB e, por último, USE LAPA. Ele agradeceu a todos pelo atendimento ao convite feito, apresentando, em seguida, por meio de slides, sob o nome “GEB, uma obra dos Espíritos”, a comprovação que o plano espiritual, cerca de 10 anos antes da fundação da casa, já acenava com concretas manifestações do Dr. Bezerra de Menezes, pelas mãos do mais famoso médium do mundo, Chico Xavier, que a nossa entidade estaria concretizando sua filial terrena, o que veio a acontecer no início de 1964.

Certidão de Nascimento do GEB

Tendo em mãos uma portentosa encadernação de dezenas comunicações datadas do período de 1955 a 1971, todas elas entregues pelas mãos de Chico Xavier  ao nosso saudoso Spartaco Ghilardi, em torno de quem nossa casa foi fundada, frases nelas pinçadas por Ronaldo se sucederam em sua apresentação, surpreendendo a platéia, por se constituíram elas no anúncio e na verdadeira certidão de nascimento do GEB, destacando ser Batuíra nosso mentor e fiador, digno da inarredável confiança de Bezerra, por isso mesmo transformado em patrono e que cedeu por empréstimo seu nome e imagem à nossa casa.

Depois da fundação outras mensagens se sucederam ainda, dos anos 60 e 70, trazendo algumas diretrizes a serem seguidas, comentando a necessidade de assiduidade e perseverança pelos voluntários, anúncios constantes de lutas e dificuldades no porvir, constituindo-se, portanto, todas elas, em sinalização concreta de apoio e suporte do plano espiritual para com a nossa entidade, não foi à toa que 50 anos se passaram com tantas realizações.

Após esse módulo, vários dos presentes se revezaram à frente, testemunhando cada um deles, por meio de lembranças antigas, casos por ele vividos junto ao Sr. Spartaco, atestando que sua mediunidade nem precisava que as pessoas lhe narrassem os problemas, pois ele já tinha a resposta ao entrarem em sua sala.

Antes de passar para o módulo final, a cargo do presidente da USE LAPA, Osmar Fantinato, Ronaldo destacou a importância do trabalho conjunto das casas espíritas da região. Para uma média de 4% de espíritas no Brasil segundo o ultimo Censo do IBGE de 2011, a região das Perdizes, Lapa, etc., apresentam estupendos 10% de espíritas. Dividir essa responsabilidade, segundo ele, significa também definir a necessidade de uma integração cada vez maior entre os dirigentes, daí a presença da USE no encontro, perseverando na busca desta meta, retratada em seu slogan “aproximando ainda mais, quem já está perto”.

Osmar apresentou em seu módulo, pela USE LAPA, a estratégia que baseia esse projeto de reuniões setoriais, envolvendo as 25 casas, ordenadas segundo proximidade física, de forma a facilitar o trabalho de intercâmbio entre elas, passando em seguida a palavra aos dirigentes presentes que sugeriram diversas medidas, entre eles:

  • Possibilidade de realização conjunta da campanha Auta de Souza (Sonia/Frei Carmelo);
  • Promover a troca de experiências das equipes das áreas assistenciais através de visitas entre as casas;
  • Necessidade de renovação dos diretores e lideranças;
  • Promover a atração de jovens através da criação de setores de Mocidade Espírita;
  • Implantação de Corais de jovens, a exemplo do coral Baccarelli;
  • Necessidade de curso de culinária aos domingos.

No encerramento, Ronaldo destacou a presença dos diretores do GEB que o acompanharam neste evento, Dr.Tufi Jubran, Diretor jurídico e Primeiro-Vogal; Luiz Mello, Segundo Vice-Presidente e Diretor da Unidade Dona Aninha e Sonia Lopes, Terceira-Vogal e Diretora da Unidade  CEI/Creche Batuíra. Aproveitou igualmente para destacar o trabalho daqueles que o ajudaram na montagem do evento: Dulce (Recepção), Flavio (registro fotográfico), Isabel (Piano), Carlos  (Padaria) e Sonia (Organização).

Antes da prece final o plano espiritual se fez presente, com mensagem significativa, destacando que “... Hoje o Grupo Batuíra inicia a tarefa de unir e ajudar as nossas coirmãs a se desenvolverem. Para que o Movimento Espírita da região possa crescer, e mais irmãos possam se unir nessa jornada. Peço-lhes atenção a esse momento, pois a tarefa é grande, o trabalho é muito, mas a realização será maior ainda.” 

A prece final esteve a cargo do Dr.Tufi Jubran, encerrando com chave de ouro o evento.

A próxima reunião com casas vizinhas está agendada para o dia 15 de fevereiro próximo, com as entidades dos setores 6, 7 e 8 abaixo indicadas:

Casas Espíritas
NKAPS
Irmã Caridade
Jesus e Kardec
Batuíra
José de Andrade
Redenção
  • Fotos: Flavio Della Torre e Érika Correia Lopes.

 

 

GEB sempre presente

Marmitas, cestas básicas, cobertores e roupas chegam aos assistidos em diferentes frentes de trabalho. É o GEB sempre presente! Leia também: Lar Transitório completa mais um ano de existência, acolhendo e acalentando almas necessitadas. Faça o download acessando a aba Batuíra Jornal, neste site. Saiba mais.


Imagem no tamanho completo: 523.8 KB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download


Imagem no tamanho completo: 197.2 KB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download


Imagem no tamanho completo: 14.9 KB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download

Gripe H1N1 - Previna-se! E evite a propagação da doença.

O Grupo Espírita Batuíra está em campanha para orientar seus frequentadores contra o contágio do vírus H1N1, por meio de campanha de prevenção, afixando cartazes e distribuindo folhetos explicativos a todos que nos visitam, nas cinco unidades. Saiba mais.

O Grupo Espírita Batuíra orienta seus frequentadores contra o contágio do vírus H1N1.

 


Grupo de estudo: faça sua inscrição

O GEAK - Grupos de Estudo Allan Kardec do GEB abriu inscrições para o estudo sistemático do livro O Evangelho Segundo Espiritismo. São dois anos de imersão nesta importante obra. Os encontros serão sempre às terças-feiras, com duas turmas: tarde e noite, a partir de 13 de agosto próximo. As inscrições estão abertas na Livraria do Unidade Caiubi ou neste site. Clique e saiba mais.

Grupo de Estudos A Gênese: Inscrições abertas

O Grupo Espírita Batuíra abriu inscrições para nova turma que vai estudar o livro "A Gênese". Os interessados poderão se inscrever na Unidade Doutrinária Spartaco Ghilardi, na rua Caiubi nº 1306 ou aqui no site. Veja abaixo, no box A Gênese, o link para acessar o formulário de inscrição online. Saiba Mais.

Após a inscrição, o interessado deverá passar por uma entrevista em uma das duas datas colocadas à sua escolha: 26 de janeiro ou 02 de fevereiro de 2016.

As reuniões do grupo acontecerão na Unidade Caiubi, às terças-feiras, no horário das 20h às 21h30, a partir de 16 de fevereiro de 2016. A duração do grupo de estudos está prevista para onze meses.

Grupo de Estudos de O Livro dos Médiuns: Entrevistas

Os interessados inscritos para o grupo de estudos de O Livro dos Médiuns deverão comparecer, nos dias 24 ou 27 de abril (conforme a escolha feita), a partir das 19h, ao Grupo Espírita Batuira e procurar a recepção da Unidade Doutrinária Spartaco Ghilardi, na rua Caiubi nº 1306, em Perdizes, para as entrevistas de admissão. Saiba mais.

Entrevista para admissão ao Grupo de Estudos O Livro dos Médiuns

O candidato deverá passar por uma entrevista obrigatória, que acontecerá em duas datas, à escolha do pretendente: 24 ou 27 de Abril de 2015, a partir das 19h, na recepção da Unidade Caiubi.

O início das reuniões de estudo de O Livro dos Médiuns está agendada para o dia 04 de Maio, no horário das 20h às 21h30, na Unidade Caiubi e se repetirá todas as segundas-feiras, no mesmo horário, pelo prazo de 12 meses.


  • Inscrições esgotadas.

Grupo de Estudos - Inscrições Abertas

O Grupo Espírita Batuíra abriu inscrições para o grupo de estudos do livro Mecanismos da Mediunidade, ditado pelo Espírito André Luiz. Com duração de dois anos, as entrevistas com os interessados serão realizadas no dia 13 de agosto próximo, às 20 horas, na Unidade Doutrinária Spartaco Ghilardi, na rua Caiubi. As reuniões iniciarão-se no dia 20 de agosto. Saiba mais.


Imagem no tamanho completo: 142.1 KB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download


Imagem no tamanho completo: 169.5 KB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download

Heloisa Pires no GEB

Evolução espiritual do ser é o tema da palestra de Heloisa Pires, que acontecerá no dia 28 de setembro próximo (quarta-feira), às 14h30, no auditório da Unidade Spartaco Ghilardi, na rua Caiubi nº 1306, em Perdizes. Saiba mais.






Heloisa Pires é licenciada em matemática, física e pedagogia, possuindo especialização em deficiências visuais e físicas. Filha de J. Herculano Pires, é um considerada elemento-chave no movimento espírita. Apresenta na Rádio Boa Nova o programa "O espírito e o tempo", onde estuda as obras de seu pai com os ouvintes. Como escritora, publicou sobre seu pai o livro Herculano Pires – o homem no mundo. Seu mais recente lançamento é o romance Maria Antonieta – o retorno da rainha.

Hermógenes Augusto Batalha Siqueira

Hermógenes Siqueira, aos 82 anos de idade, retornou à pátria espiritual no último dia 26 de novembro. De 1970 a 1991, foi diretor do departamento jurídico do GEB. Médium atuante, monitor do COEEM, orientador fraterno e expositor espírita, assessorou também o departamento doutrinário/mediúnico por três gestões. Saiba mais.

Nascido em Caçapava (SP) em 18 de janeiro de 1938, foi casado com Diva Soares Lara de Siqueira e residia em São José dos Campos (SP).

Ingressou na diretoria do GEB em 1970 como diretor do departamento jurídico.Nos 21 anos em que permaneceu nesta função, foi um dedicado voluntário, orientando a diretoria executiva em todas as questões ligadas à área de sua atuação. 

Assessorou, também, o departamento doutrinário/mediúnico do GEB, tendo atuado ao lado de Geraldo Ribeiro da Silva e Djalma Pereira Novo. Participou como monitor do COEEM - Centro de Orientação, Estudo e Educação Mediúnica.

Como expositor, sempre trouxe os conceitos da Doutrina Espírita e do Evangelho de Jesus de maneira clara e objetiva. Foi orientador fraterno, sempre seguindo as diretrizes de Spartaco Ghilardi, na época, diretor de doutrina.

  • Extraído da obra Grupo Espírita Batuíra - 50 anos de Mais Luz, de autoria de Geraldo Ribeiro da Silva.

 

Imagens do Ciclo de Palestras

Foram 13 palestras que proporcionaram estudo e reflexão sobre a Doutrina Espírita, enriquecendo os frequentadores do XI Ciclo de Palestras do GEB no último mês de abril. Clique aqui e veja algumas imagens registradas durante o evento.

Orson Peter Carrara é ouvido com atenção pela platéia durante a sua apresentação no dia 09 de abril (domingo).

  

         Geraldo Ribeiro                                       Pedro Cavalheiro                                Anete Nalin

          Coral Interlúdio encantou os frequentadores com uma seleção  musical primorosa .      

  

   Rosely, Ronaldo e Marco Antonio.                   Rosana Mancini                          Antonio Cesar Perri de Carvalho

 Feira do Livro Espírita foi um grande sucesso do evento.

 

      Marina, Hermes e Adriana.                                                     Adriana Spernega.

   

          Claudio Luiz de Florio                     Lolita Deamo e Robson Monteiro                       Pedro Nakano

Terezinha Noce e Heloisa Pires, no primeiro plano e a platéia que a prestigiou na última sexta-feira (07) de abril no GEB.

 

Maestrina Eliana Galassi recebe homenagem pelo Coral Interlúdio                 Elias S. Neto

  

            Ronaldo Lopes                     Auditório lotado todos os dias.                Heloisa Pires e Rosely Marotta


  • Fotos: Flavio Della Torre.

Inscrições abertas

Com início em maio próximo, estão abertas as inscrições para o grupo de estudos do livro O Céu e o Inferno, de Allan Kardec. As vagas são limitadas. Veja abaixo o link para a inscrição online. Saiba mais.

Inscrições abertas para curso de Educação Espírita Infantojuvenil

O Grupo Espírita Batuíra abriu inscrições para o curso de Educação Espírita Infantojuvenil da Escola de Moral Cristã Pedro de Camargo “Vinicius” que atende crianças e jovens na faixa etária de 4 a 16 anos. As aulas são realizadas aos sábados (das 9h às 10h30) e aos domingos (das 10h às 11h30) e acompanham o ano letivo escolar. Há, também, atividades para os pais no Grupo de Pais. As inscrições podem ser feitas na recepção da Unidade Caiubi (Rua Caiubi nº 1306), na Unidade Dona Aninha (Vila Brasilândia) ou online. Saiba mais.

A Educação Espírita Infantojuvenil se orienta no propósito de transcendência, baseada no desenvolvimento das potencialidades do Espírito. Tem por objetivo o desenvolvimento moral do Ser, o estímulo ao sentimento de religiosidade e assimilação da Filosofia Espírita, proporcionando aos educandos uma perspectiva filosófica de amplitude espiritual aproximando-os do Evangelho e abrindo caminho para a evolução.

Nas Escolas de Moral Cristã, os alunos são inscritos e divididos em turmas estruturadas da seguinte forma:
  • Iniciantes: 4 a 7 anos.
  • Intermediários: 8 a 11 anos.
  • Pré-mocidade : 12 a 16 anos.

A organização das turmas não guarda relação com a capacidade de escrita que a criança já tenha desenvolvido.

Os conteúdos trabalhados podem ser desenhados, escritos, cantados, dramatizados, etc. O princípio da solidariedade é amplamente vivenciado através da troca de experiências entre os elementos do grupo, sendo que, o aprendizado se torna fruto da relação onde os mais adiantados ajudam os companheiros a progredir.

Nas atividades da EEIJ, tanto na Caiubi quanto na Brasilândia, os alunos e seus pais permanecem conosco em uma hora e meia de atividades, visando seu fortalecimento moral (através de estudos doutrinários), intelectual (através de atividades pedagógicas) e físico (através de alimentação fornecida pelo GEB em Vila Brasilândia). Ao iniciar as atividades diárias com pais e filhos oferecemos também a oportunidade de receberem o passe e participarem da prece envolvendo a todos em elementos fluídicos harmônicos.

Horário e início das aulas
Para aulas aos sábados, das 9h às 10h30: início 08/Fevereiro/2014
Para aulas aos domingos, das 10h às 11h30: início 09/Fevereiro/2014

Grupo de Pais.

As atividades com os Grupos de Pais objetivam sensibilizá-los em seu papel de educadores, focando os relacionamentos dentro da família, debatendo assuntos da atualidade sob a luz do Espiritismo, possibilitando troca de experiências ligadas à vivência com os filhos e participação em palestras sobre temas de interesse comum.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas na recepção da Unidade Caiubi (Rua Caiubi nº 1306), na Unidade Dona Aninha (Vila Brasilândia) ou online

Curso de Auxiliar de Escritório na Brasilândia

O Grupo Espírita Batuíra iniciou nova turma do curso de Auxiliar de Escritório em sua Unidade Assistencial Dona Aninha, em Vila Brasilândia, em parceria com o SENAC. As aulas são destinadas para jovens entre 14 e 21 anos de idade e acontecem no horário das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira. Saiba mais.

O Curso de Auxiliar de Escritório é realizado em parceria com o SENAC e objetiva preparar jovens entre 14 a 21 anos de idade para o mercado de trabalho.

São oferecidas noções básicas que vão desde a confecção do currículo até a forma de apresentar-se e comportar-se em uma entrevista de emprego.  

Esse curso proporciona ao jovem, ainda, reforço em Português e Matemática, além de propiciar a oportunidade de aprender a desenvolver projeto em grupo.

O requisito básico para se inscrever é o interessado estar cursando o Ensino Fundamental II, no mínimo.  

O curso iniciou-se no dia 24/03/2014 e irá até 22/05/2014, no horário das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira. 

 

                                                         

Inscrições abertas para o Curso de Informática e Auxiliar de Escritório na Unidade Brasilândia

Com objetivo de inserir no mercado de trabalho jovens moradores da Vila Brasilândia e de seu entorno, o Grupo Espírita Batuíra abre inscrições para os cursos de informática e de auxiliar de escritório que serão realizados na Unidade Assistencial Dona Aninha. Saiba mais.

Inscrições abertas para Curso de Informática

A Unidade Brasilândia abriu inscrições para o Curso de Informática, cujo objetivo é capacitar para o mercado de trabalho os jovens de 15 a 21 anos que tenham o Ensino Fundamental II completo e, de preferência, estejam cursando o Ensino Médio. Após entrevista, poderão ser aceitas até quatro pessoas fora dessa faixa etária, desde que tenham o trabalho como motivador da procura.

Os interessados devem se dirigir ao Núcleo Assistencial Dona Aninha, na Unidade Brasilândia, no dia 05, às 08h30, onde receberão senhas. No caso de o número de candidatos superar a quantidade de vagas, será respeitada a ordem de chegada para definir os admitidos. A coordenadora de cursos do GEB Sylvia Bruin explicou que em caso de não se atingir o número de vagas destinadas ao curso no dia 5, haverá uma nova oportunidade para inscrição no dia 19 de Julho, às 8h30.

As aulas serão realizadas aos sábados, terão quatro horas de duração e serão iniciadas em 02 de agosto e finalizadas em 06 de dezembro.

A GREEN Informática é parceira do curso e fornece a metodologia, apostilas e certificados para os alunos.



Brasilândia oferece Curso de Auxiliar de Escritório

Como mais uma forma de contribuir para a inserção de jovens no mercado de trabalho, a Unidade Assistencial Dona Aninha de Vila Brasilândia está com inscrições abertas para o Curso de Auxiliar de Escritório, entre os dias 14 de julho e 23 de agosto. As vagas são limitadas e recebidas por ordem de chegada dos interessados. Assim, os candidatos devem procurar fazer sua inscrição logo nos primeiros dias da semana de 14 de julho para garantir presença no curso.

Voltado para jovens, entre 14 e 21 anos, que estejam matriculados, no mínimo, no Ensino Fundamental II, a partir do 6º ano, o curso oferece aos alunos oportunidade de vivenciar situações cotidianas do universo do trabalho, além de aprenderem a confeccionar um currículo, portar-se e apresentar-se em uma entrevista de emprego e reforçar seus conhecimentos em português e matemática.

Os interessados devem retirar as fichas de inscrição na Unidade Dona Aninha da Vila Brasilândia. O curso é ministrado por professores do SENAC, que segue metodologia própria, oferece material didático e expede certificado de conclusão. As aulas iniciarão no dia 01 de setembro, pelo período de dois meses, com aulas de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30.

Apoio:  

 

Texto de Talita Caetano.

 

 

Inscrições Abertas para o Grupo de Estudos

Estão abertas as inscrições para o grupo de estudos de A Gênese, promovido pelo GEAK - Grupo de Estudos Allan Kardec do GEB. As reuniões acontecerão todas as terças-feiras do ano de 2019 em dois períodos: tarde e noite, a partir do dia 19 de fevereiro. A entrevista obrigatória para admissão acontecerá dia 12 de fevereiro. Clique para mais informações.

Inscrições abertas para o grupo de estudos do livro O Céu e o Inferno

O Grupo Espírita Batuíra está com inscrições abertas para o grupo de estudos sobre o livro O Céu e o Inferno, que será realizado toda segunda-feira, das 20h às 21h30, a partir de 19 de Outubro próximo, com duração de 12 meses. Os interessados poderão se inscrever na recepção da Unidade Doutrinária Spartaco Ghilardi (rua Caiubi nº 1306 - Perdizes) ou online. Saiba mais.

Entrevista

Para ser admitido no grupo de estudos o candidato deverá passar por uma entrevista no dia 05 de Outubro próximo, a partir das 19 horas, na Unidade Caiubi.

Início dos estudos

19 de Outubro de 2015

Horário

Toda segunda-feira, das 20h às 21h30.

Frequência

12 meses

Inscrição

Faça sua inscrição no GEB ou aqui no site.

Novos grupos de estudos do livro "O Evangelho Segundo Espiritismo"

O Grupo Espírita Batuíra constituiu dois novos grupos de estudos do livro "O Evangelho Segundo o Espiritismo" que vão iniciar em 04 de Agosto próximo, às terças-feiras, em dois horários: tarde e noite. Clique e saiba mais.

Grupos 

São dois novos grupos, em dois horários distintos, ambos funcionando às terças-feiras, a partir de 04 de Agosto próximo

  • Tarde: das 15h às 16h30
  • Noturno: das 20h às 21h30.
  • Duração das reuniões dos grupos: 24 meses

Inscrições abertas para oficinas de violão e teatro.

Se você tem de 12 a 25 anos de idade, pode participar das oficinas gratuitas de violão básico e de teatro oferecidas na unidade Dona Aninha, em Vila Brasilândia, pelo grupo Brasa do GEB. As inscrições vão de 18 a 31 de janeiro. Saiba mais.

Inscrições Abertas. Vagas Limitadas!

Duas novas turmas para estudo de O Livro dos Médiuns estão com inscrições abertas na Unidade Spartaco Ghilardi, na Caiubi. As reuniões começam no dia 24 de setembro e sua duração será de 12 meses. São dois horários: 14h30 e 20h. Vagas limitadas. Saiba mais.

Integração de voluntários da Fluidoterapia

Encontro de integração reuniu na manhã de sábado, dia 10, no Espaço Apinagés, voluntários da Fluidoterapia de segunda-feira. Em clima de alegria, os trabalhadores fizeram reflexão sobre a vivência dos trabalhos desenvolvidos, que ocorrem semanalmente, na Unidade Doutrinária Spartaco Ghilardi. Saiba mais.

A equipe de trabalhadores aproveitou o clima festivo do reencontro e desenvolveu atividades relacionadas ao entrosamento das várias etapas que compõem a realização da tarefa, no sentido de melhor atender e acolher o público frequentador das reuniões.   

O encontro foi coordenado pelas responsáveis da reunião de segunda-feira, que ocorre toda semana às 18 horas, que com muito carinho e atenção, preocuparam-se com os detalhes mínimos para transformar a união dos voluntários em um clima de camaradagem e de compromisso com as funções desenvolvidas na Fluidoterapia. Na foto ao lado, da esquerda para a direita,  Patricia Cogliati Boccardo, Beth Pedroso e Maria Luiza Zilio Ferreira, coordenadora geral das reuniões de Fluidoterapia, no GEB.  

 

  

 

Os voluntários dividiram-se em grupos de estudos, onde fizeram reflexões importantes sobre os princípios que norteiam o trabalho de Fluidoterapia. O resultado foi produtivo e os trabalhadores, ao final do encontro de integração, comemoraram o momento, pois revelaram, com muita alegria, que a finalidade foi alcançada e todos puderam rever e aprimorar os fundamentos de atendimento e acolhimento aos frequentadores que procuram a reunião de segunda-feira no GEB.

 

 

Fluidoterapia

A Fluidoterapia é uma atividade aberta ao público, que objetiva proporcionar alívio físico e espiritual através de passes e exposições doutrinárias e evangélicas.

O trabalho de Fluidoterapia consiste de duas palestras e passes (com água fluidificada) realizadas 3 (três) vezes por semana, no período da noite, na unidade Caiubi e uma vez por semana, aos sábados à tarde, na unidade Brasilândia e nas quartas-feiras, também à noite, na unidade Lar Transitório, esta exclusiva para seus internos e voluntários.

Horário das reuniões (abertas ao público):

UNIDADE CAIUBI (Rua Caiubi nº 1306/Perdizes)Horário
Segundas, Quartas e Quintas-Feiras Das 18h00 às 19h00.
UNIDADE BRASILÂNDIA (Rua Jorge Pires Ramalho nº 70 – Vila Brasilândia)Horário
Sábados Das 16h00 às 17h00



Intercâmbio entre Casas Espíritas: Káritas e Batuíra se ajudam mutuamente.

Neste último sábado (02/08) Luis Fernando A. Penteado e Giancarlo Grecco, na foto, da esquerda para a direita, representantes da Sociedade Espírita Káritas, estiveram na unidade Dona Aninha em Vila Brasilândia. Saiba mais.

Recebemos a visita, neste sábado (02/08), do psicólogo Luiz Fernando A. Penteado, que ministrou uma palestra sobre “Pais Formadores” para cerca de 25 pais e mães inscritos no programa Família Assistida. Ele ressaltou como é importante a transmissão de valores neste mundo globalizado, além de mostrar, quase que numa conversa informal com todos os presentes, como a canalização dos sentimentos e emoções pode facilitar o relacionamento entre pais e filhos.

Juntamente se fez acompanhar de Giancarlo Greco, atual presidente do Káritas, o qual ficou positivamente surpreso com a estrutura do GEB naquela unidade. "O trabalho que voces fazem e extremamente inspirador. Foi uma experiência para mim marcante. A alegria e comprometimento de todos são impressionantes, juntamente com o alinhamento e foco” , afirmou.

Ao final da palestra, Luiz Fernando, que além de ser um dos fundadores do Káritas é também presidente da USE Regional de S.Paulo, foi convidado a preparar um seminário com maior profundidade sobre o tema “Família ", que será apresentado no final de outubro próximo, para todos os voluntários do Batuíra que se relacionam com pais, sejam da Família Assistida,Grupos de Pais,Educadores Espíritas ou monitores do Curso Básico de Doutrina Espírita e correlatos.

Luiz Fernando e Giancarlo percorreram as instalações de nossa unidade Dona Aninha, quando receberam explicações de nossos diretores presentes,sobre as diversas atividades , a saber, Luiz Mello, 2° Vice Presidente e Ronaldo Lopes,presidente da Diretoria do GEB. Este,na qualidade de vice-presidente da USE LAPA tentará inclusive incorporar o seminário acima citado, previsto para outubro, no calendário de eventos deste órgão. Desta forma as possibilidades de intercâmbio entre as casas espíritas desta região tornar-se-ão cada vez mais realidade.

Justa homenagem

A biblioteca da unidade Dona Aninha, em Vila Brasilândia, ganhou nome numa justa homenagem a um dos fundadores do Grupo Espírita Batuíra: Apolo Oliva Filho. A inauguração da placa contou com a presença de 3 dos 4 filhos do professor Apolo, que desencarnou em 2012 e foi o primeiro presidente interino do GEB, após sua fundação em janeiro de 1964. Saiba mais.

Os filhos do professor Apolo, tendo Eurídice à frente, cortam a fita de inauguração da biblioteca.

A cerimônia marcou a doação pela família Oliva dos livros que pertenceram ao professor, e que agora ganharam um novo armário em nossa biblioteca em Brasilândia. A sala ainda recebeu novas mesas e cadeiras de forma a oferecer maior conforto aos que desejam consultar os livros na biblioteca.

Da esquerda para a direita: Ricardo Oliva, Apolo Oliva Neto, Eurídice Oliva Pereira e o presidente do GEB Ronaldo Lopes.

Os filhos do professor, que também foi um dos fundadores da USE – União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo – se emocionaram na cerimônia.

Esta homenagem é uma maneira de manter a memória de meu pai para sempre na casa que ele ajudou a fundar – disse Apolo Oliva Neto. Eurídice Oliva Pereira ressaltou o valor dos livros da vida do pai: - Ele lutou, desejou, plantou tudo que diz respeito à cultura.

Biblioteca Apolo Oliva Filho:  Aberta aos sábados, das 15h30 às 17h


  • Texto e fotos de Simone Queiroz.

Lar Transitório: A volta aos bancos escolares

Ter a oportunidade de aprender a ler. Ou de reaprender o que foi esquecido ao longo da vida onde a prioridade foi a sobrevivência. Esse sonho vem se tornando realidade para os assistidos da Casa de Cuidados Lar Transitório Batuíra, com o Programa de Inserção através da Arte e da Educação. Saiba mais.

Para a professora Valéria Aparecida do Amaral a experiência tem o mesmo encanto. 

As aulas de alfabetização são lúdicas, com jogos de rimas, caça-palavras, bingo de multiplicação, leitura de poesias. E incluem lição de casa, que nenhum dos 12 assistidos em tratamento na Casa deixa de fazer. 

“Fiz uma sondagem com os assistidos e verifiquei que a maioria tinha frequentado a escola, mas desistido antes da quinta série. Elaborei um projeto lúdico, motivacional, que busca resgatar a autoestima. Eles aprendem e relembram língua portuguesa e matemática, além de refletirem sobre a importância de continuar aprendendo”, explica Valéria.

Valéria teve varíola quando pequena e frequentou uma escola especial, abandonou os estudos quando se casou, mas voltou a estudar e se formou em pedagogia no ano passado, aos 63 anos. 

De acordo com a gerente Lar, Rosa, o reforço na alfabetização é importante para a reinserção social dos assistidos que estão em situação de exclusão social e são tratados após terem se submetido a intervenções cirúrgicas. 

“Eles recebem aqui tratamento com psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais com o intuito de iniciarem um novo projeto de vida. O curso de alfabetização vem somar ao que já é feito em outras terapias”, afirma.

 

Com a palavra, os assistidos:

 

José Luis de Oliveira                                                   Jefferson da Silva

José Luiz de Oliveira, de 43 anos, está no Lar se recuperando da amputação de um dedo do pé esquerdo e um do pé direito. “Estudei até a quarta-série. Trabalhei com serralheria industrial, aprendendo a calcular e medir. Sabia ler, mas tenho dificuldade para escrever.  E a primeira palavra que quero aprender a colocar no papel é gratidão”.

Reginaldo Costa Carvalho, de 32 anos, fraturou a perna esquerda e o braço esquerdo após cair do muro. “Estudei até a sexta série e agora estou relembrando português e matemática.  É importante estar informado para fazer entrevistas de emprego” 

Jefferson da Silva, de 39 anos, se recupera de uma fratura no calcanhar. “Estudei até o terceiro colegial, e frequento as aulas para relembrar e ajudar os outros. Está sendo de grande ajuda.  Quero fazer faculdade de turismo no futuro”.

  • Texto de Rita Cirne.
  • Publicado no Batuíra Jornal nº 135.

Lar Transitório Batuíra: 13 anos de contínuo trabalho

A Casa de Cuidados Lar Transitório Batuíra, do Grupo Espírita Batuíra, comemorou 13 anos de existência. Com atividades iniciadas em 2002, faz um ininterrupto trabalho de reinserção social ao acolher e oferecer assistência médica, psicológica e social a pessoas em situação de exclusão social submetidas a intervenções cirúrgicas que necessitam, após a alta hospitalar, de cuidados pós-operatórios. Saiba mais.

Depoimento de ex-assistido emociona!

O presente de aniversário que o Lar Transitório recebeu na comemoração de seus 13 anos de existência foi o depoimento do ex-assistido Felinho Fernandes da Silva.

Felinho, 46 anos, natural de Araguacema (GO), trabalhava como cozinheiro e devido a explosão de um botijão de gás sofreu queimaduras em 70% do corpo. Visando melhores condições de tratamento, veio para São Paulo e vinculou-se ao Hospital São Paulo , onde foi submetido a várias cirurgias reparadoras, inclusive no rosto. Morava em albergues e, após cada cirurgia, era encaminhado ao Lar Transitório, para o período de convalescença.

Felinho disse que sempre demonstrou ter muita fé e coragem para enfrentar as dificuldades. Na ocasião tinha apenas o primeiro grau. Referia, nesta época, ter como projeto de vida concluir seu tratamento, voltar a ter alguma atividade e,  principalmente, retomar os estudos.

Contou que conseguiu um benefício no valor de um salário mínimo e saiu da situação de albergado. Feliz e emocionado, revelou que hoje está conseguindo alcançar seus objetivos de vida, inclusive, está cursando o 3º ano da Faculdade de Direito.

Foi um depoimento que mexeu com as fibras íntimas de todos os presentes e comprovou o acerto do plano Espiritual que indicou ao Sr. Spartaco Ghilhardi, pela mediunidade de Chico Xavier, a criação do Lar Transitório como uma unidade assistencial para atendimento aos mais necessitados.

13 anos de atividades 

O Lar Transitório, que completou 13 anos de atividades ininterruptas, dispõe de estrutura física e de recursos humanos adequados para o atendimento, em período de 24 horas, a treze usuários/dia, adultos,do sexo masculino.

O quadro de efetivos, do qual fazem parte uma coordenadora (assistente social), orientadores sócio-educativos e pessoal de apoio,  mais uma equipe multiprofissional de voluntários das áreas médica, psicológica, fisioterapêutica, enfermagem, nutrição, odontológica e serviço social, entre outros, dão apoio regular aos assistidos.

A recuperação dos assistidos pelo Lar é garantida pelo acompanhamento médico da evolução de seu quadro e a execução das recomendações pós-alta hospitalar (dietas especiais, curativos,medicações, controle de sinais vitais, repouso relativo, etc.).

    

Durante o período de permanência no Lar, os assistidos são acompanhados e transportados pela equipe de voluntários a consultas externas. Procura-se cobrir todas as suas necessidades médicas, tais como retornos médicos, consultas ao dentistas, confecção de próteses dentárias, programas de reabilitação.

Há monitoramento do trabalho de elaboração psicosocial do assistido frente a sua situação, contribuindo para a reorganização e responsabilidade pessoal, afetiva e social, no encaminhamento de suas questões e novos projetos de vida. Apoio para que seja protagonista de sua vida.

A rotina é quase uma reprodução de experiências do cotidiano. O que se faz ali diariamente reconstitui ambientes de convívio social, tais como atividades de lazer, estabelecimento de horários para refeições, hábitos de higiene, repouso noturno, comemoração de datas significativas, como Natal, Dia dos Pais, etc..

O Lar motiva, ainda, a participação dos assistidos em atividades sócio-educativas, visando o conhecimento e a prevenção para melhoria da qualidade de vida do indivíduo.

Procura identificar e atuar sobre a possibilidade de ações que visem à restauração de vínculos afetivos e a reinserção familiar ou colocação dos assistidos em modalidades de moradia que exclua a situação de rua (albergues, abrigos para idosos, comunidade terapêutica, moradia provisória etc.).

Propicia articulação da rede de apoio social e de saúde, promovendo encaminhamento dos assistidos aos equipamentos, para a continuidade do trabalho iniciado (tratamento médico, odontológico, psiquiátrico para dependência de drogas, álcool, reabilitação, cursos profissionalizantes, assistência jurídica, documentos, entrevista para emprego, etc.).

      

As oficinas de trabalhos manuais, orientadas por voluntários qualificados, cumprem os papéis de aumentar a auto-estima e a auto-confiança, diminuir a ansiedade, facilitar a comunicação e a criatividade dos assistidos.

Programa de inserção social através da arte, com a sensibilização dos sentidos pelos diversos segmentos artísticos como pintura, desenho,música, mosaico,que auxiliam no alivio do stress , no equilíbrio e na expressão dos sentimentos,além da conscientizaçãode suas habilidades e conhecimentos através das atividades propostas.

Celebração dos 13 anos do Lar Transitório em fotos

  

 

 

Lar Transitório comemora 15 anos

1300 assistidos em 15 anos de funcionamento numa casa. É o resultado de muito amor, dedicação, compromisso e trabalho. O aniversário de fundação da Casa de Cuidados Lar Transitório foi tão alegremente comemorado por assistidos, funcionários, voluntários e frequentadores do Grupo Espírita Batuíra. Saiba mais!

1300 assistidos em 15 anos de funcionamento numa casa. É o resultado de muito amor, dedicação, compromisso e trabalho. Por isso, o aniversário de fundação da Casa de Cuidados Lar Transitório (29 de agosto), foi tão alegremente comemorado por assistidos, funcionários, voluntários e frequentadores do Grupo Espírita Batuíra.  

O presidente-executivo do GEB, Ronaldo Lopes, lembrou que somos todos como uma grande família, unidos por um ideal comum, mesmo trabalhando em diferentes frentes na Casa de Batuíra. Douglas Bellini, que presidente o Conselho de Administração, relembrou os esforços para a expansão do Lar graças à compra do imóvel ao lado. 

Eduardo Barato, diretor-médico do Lar, aproveitou o dia de festa para fazer um balanço desses 15 anos e também homenagear todos - encarnados e desencarnados - que ao longo desse tempo colaboraram para que a casa fosse erguida e se mantenha aberta recebendo e cuidando de homens em situação de rua e que estão em período de convalescença após passarem por cirurgias. 

" Lembro-me bem do discurso de Spartaco  Ghilardi, no dia da inauguração do Lar,  também data de nascimento do dr. Adolfo Bezerra de Menezes . Spartaco, que teve papel fundamental na construção do Lar, pediu a ajuda do médico, que se notabilizou pelo atendimento aos pobres, e disse aos que aqui estavam que estávamos todos assumindo um compromisso com Batuíra, como que assinando um contrato com data de início, mas não de término." 

Doutor Eduardo completou:

"Precisamos do espaço físico da moradia, mas afeto e amor é que transformam os limites das paredes num lar!!! " 

  • Texto: Simone Queiroz

Publicado no Batuíra Jornal nº 125 - Setembro e Outubro de 2017.

Lar transitório completa 12 anos

A Casa de Cuidados Lar Transitório Batuíra do Grupo Espírita Batuíra completou o seu décimo segundo aniversário neste ano do jubileu de ouro. Localizada na região da Bela Vista, em um verdadeiro trabalho modelar, desde 2002, faz atendimento de pessoas em situação de exclusão social, principalmente moradores de rua recém-egressos de cirurgias hospitalares, que necessitam, após a alta, de cuidados pós-operatórios. Saiba mais.

No calendário espírita 29 de agosto é a data de nascimento de Dr. Bezerra de Menezes, médico que se notabilizou por sua dedicação aos pobres e, no Movimento Espírita, por trabalhar intensamente em defesa da união dos espíritas.

Na fundação do Grupo Espírita Batuíra, Dr. Bezerra de Menezes (Espírito) teve participação decisiva. Através da mediunidade de Chico Xavier, enviou várias mensagens incentivando a criação e manutenção da Casa de Pedra de Batuíra. 

No Grupo Espírita Batuíra, os espíritos Bezerra e Batuíra são lembrados frequentemente. Nas distribuições semestrais realizadas pela casa, desde seus primórdios, uma delas homenageia Bezerra e outra, Batuíra.

Batuíra e Bezerra, quando encarnados, foram grandes amigos, um divulgando o Espiritismo em São Paulo e o outro no Rio de Janeiro.

A data de inauguração do Lar Transitório, que tem o nome de Batuíra, é a data de nascimento de Bezerra. Acaso? Não. Tudo foi planejado para que esses dois irmãos espirituais e muito queridos de todos nós fossem homenageados pela nossa instituição.

Neste último dia 29 de agosto, o Lar Transitório Batuíra completou 12 anos de existência. A comemoração foi simples, como era o desejo de seu diretor, Dr. Eduardo Barato, membro da diretoria do GEB.

Na comemoração, Dr. Eduardo foi econômico, limitando-se a cumprimentar todas as pessoas presentes e agradecer a colaboração dos funcionários e voluntários que compareceram em grande número. Segundo ele, desde cedo, quando realizava a visita tradicional aos assistidos, já sentia a presença dos Benfeitores Espirituais abraçando todos os colaboradores da casa.


Em seguida, pediu ao presidente do GEB, Ronaldo Lopes, para dizer algumas palavras. Ronaldo, então, destacou o cinquentenário do GEB e, por conta desse fato, os eventos realizados na casa até agora: comemoração no dia 15 de janeiro (data de fundação do GEB), palestras especiais ao longo do ano, reuniões com casas espíritas vizinhas, etc. Mencionou também a comemoração dos 150 anos de lançamento do Evangelho Segundo o Espiritismo. Lembrou ainda o Espaço Apinajés, que neste ano também completa 12 anos e a creche 30.

Em seguida, Dr. Eduardo convidou Dr. Francisco Lucas Neto - presente no evento, com a esposa e filhos - para um diálogo fraterno. Ele foi o doador do terreno que hoje abriga o Lar Transitório. Dr. Eduardo revelou ao Dr. Francisco que se encontra com ele de tempo em tempo (referindo-se às várias encarnações). E continuou, dizendo que há 2000 anos esses encontros começaram e permanecem até hoje.

 

Quando Dr. Eduardo perguntou ao Dr. Francisco se poderia nos ajudar em outros projetos, ele declarou que sim, para em seguida arrematar que é ajudando que somos ajudados.

A diretoria se fez representar no ato, além do seu presidente, por Claudio Luiz de Florio, Geraldo Ribeiro da Silva e o conselheiro Ricardo Pastori.

Após comovente prece, Dr. Eduardo deu por encerrada a pequena festa comemorativa dos 12 anos de existência do Lar Transitório.


Texto de Geraldo Ribeiro

Lar Transitório completa 14 anos de existência

Alegria e um contagiante sentimento de gratidão tomaram conta da comemoração pelos 14 anos da Casa de Cuidados Lar Transitório - unidade do Grupo Espírita Batuíra, localizada na Bela Vista. Funcionários, voluntários, e claro, assistidos reuniram-se para agradecer pela casa, que atende homens convalescentes de cirurgias, e que vivem em situação de exclusão social, em geral, moradores de rua. Saiba Mais.

O lar foi inaugurado no dia 29 de agosto, data de nascimento do dr. Bezerra de Menezes, que se notabilizou pelo atendimento médico aos pobres, e tem papel importante da história do GEB, através de mensagens psicografadas por Chico Xavier. Em 14 anos, 1.214 homens passaram pela casa, onde encontraram ajuda e amparo para se recuperar física e espiritualmente das feridas, e seguir adiante.

14 anos de atendimento e muitas histórias de amor e superação.

Josué Cardoso dos Santos, 51 anos, é um deles. Quando conversamos com ele, fazia 6 dias que havia chegado ao Lar Transitório, após realizar uma cirurgia no olho. Ele perdeu a visão do olho direito ainda criança e já precisou de 4 operações. É a terceira vez que é acolhido na casa: “Eu pedi para vir para cá porque cuidam muito bem da gente”, conta Josué ao lado de Daniel José Batista, de 44 anos, que está há 3 meses no Lar Transitório, recuperando-se de uma queimadura sofrida nas costas.

No Lar, os assistidos recebem atendimento médico, alimentação, participam de oficinas e terapias que buscam fortalecer a autoestima e trabalhar noções de cidadania. Assim, ao receberem alta, estão mais preparados para enfrentar os novos desafios da vida. Os que querem, também participam das atividades religiosas oferecidas na casa.

Durante a comemoração dos 14 anos, que teve prece, músicas ao piano, parabéns e bolo, claro, impossível não notar a presença de um senhor de barba espessa e branquinha divertindo-se com os companheiros.

Era José dos Santos Domingues, 60 anos. “Eu vivo em albergue, mas sofri um acidente, quebrei a perna, precisei de cirurgia. Aí não dava para voltar para o albergue, então fui encaminhado para cá. Só pedi para não cortarem o cabelo e a barba. Todo final de ano eu trabalho como Papai Noel, é o meu ganha-pão”.

Ronaldo Lopes e Douglas Bellini, respectivamente presidente-executivo e presidente do Conselho de Administração do Grupo Espírita Batuíra, lembraram a importância do trabalho dos voluntários, fundamental para a realização de todas as atividades do Lar Transitório. Referindo-se aos assistidos, Ronaldo disse: “Vocês são a grande razão de ser do Lar Transitório. Mesmo depois de partirem, deixam marcas em todos nós”, afirmou Ronaldo.

Douglas falou de gratidão: “Temos muito a agradecer pela ajuda que recebemos, e peço que tenhamos sempre condições para realizarmos os presentes e os futuros sonhos”, disse Douglas.

Eduardo Barato, diretor médico da Casa de Cuidados, explicou que o Lar Transitório, pelo modelo de trabalho que realiza, é uma obra única em todo País, e acrescentou, emocionado: “ Somos nós os grandes beneficiados. Os assistidos representam a oportunidade de trabalho, de crescimento e de aprendizado. É por isso que mais que comemorar, temos muito a agradecer pela ajuda, amparo, e intuição oferecidos pelo plano espiritual.”

Texto de Simone Queiroz, publicado no Batuíra Jornal nº 119

Lar Transitório completa 20 anos

Vinte anos de continuidade do sonho de Spartaco Ghilardi, que em 29 de agosto de 2002 viu materializar na inauguração da Casa de Cuidados Lar Transitório Batuíra o seu compromisso assumindo há 38 anos atrás com a Espiritualidade: atender moradores do sexo masculino moradores de área livre, recém-saídos de cirurgias hospitalares necessitados de cuidados especiais. Saiba mais!

Assistidos da Casa de Cuidados Lar Transitório Batuíra no jardim de recreio.

A comemoração dos 20 anos ocorreu no último sábado de julho (27) de 2022 em um clima muito simples, como gostava Spartaco, mas com toque de acolhimento, fraternidade e muito amor entre os presentes e os assistidos de hoje.

O médium Spartaco Ghilardi, ladeado pelo presidente do GEB da época Nabor Bernardes Ferreira e Douglas Musset Bellini, presidente do Conselho de Administração, na inauguração.

Com um sorriso nos lábios e com o coração cheio de emoção, Spartaco confessou naquele dia "que a Casa de Pedra de Batuíra havia cumprido todas suas promessas com a Espiritualidade e emancipou-se, ao inaugurar o Lar Transitório Batuíra, um sonho há muito tempo acalentado em nossos corações. Daqui em diante, vamos investir na melhoria das frentes de trabalho existentes na casa, pois vivemos numa época em que as exigências são maiores."

Com a singeleza de sempre, após breve apresentação do diretor do Lar Dr. Eduardo Barato, todos puderam confraternizar-se. Claro, não poderia faltar o tradicional bolo de aniversário.

Lar Transitório continua fiel aos seus ideais e de olho em novos desafios

 No dia 29 de agosto de 2002, a Casa de Cuidados Lar Transitório Batuíra abriu suas portas para um trabalho inédito dentro do Grupo Espírita Batuíra: oferecer acolhimento amoroso e fraterno aos irmãos doentes em situação de exclusão social. Passados 20 anos dessa data histórica para a Casa, o Lar se mantém fiel à orientação da espiritualidade superior, através da mediunidade de Spartaco Ghilardi:  atender moradores do sexo masculino moradores de área livre, recém-saídos de cirurgias hospitalares necessitados de cuidados especiais. E mais do que tratar das feridas do corpo físico, busca também tratar das chagas da alma dos que se distanciaram da família e se encontram, muitas vezes, sem esperanças.


Situado à rua Maria José, 311, na Bela Vista, o Lar mantém uma estrutura com 13 leitos, por onde foram acolhidos e tratados nesses 20 anos 1603 moradores de área. Até hoje, conta  com a maioria dos integrantes do grupo de trabalhadores da primeira hora, que se mantém unido e motivado em dar continuidade a essa missão. São 50 voluntários e 11 funcionários. O resultado é que o Lar conseguiu um reconhecimento no meio hospitalar da cidade de São Paulo. Os hospitais da rede pública e as unidades de assistência social reconhecem a excelência dos cuidados que a Casa oferece e encaminham para lá os recém-operados que não têm familiares a quem recorrer.

Para explicar o sucesso dessa jornada, o Dr. Eduardo Barato, que é diretor do Lar desde que foi inaugurado, destaca que a orientação de Spartaco e a proteção da espiritualidade fizeram toda a diferença.

“O Sr. Spartaco nos mostrou que o trabalho devia estar alicerçado nos ensinamentos de Jesus. E foi isso que nós sempre fizemos, pois não tratamos só dos traumas físicos dos que saíram de cirurgias. Tratamos também das chagas da alma: as mágoas, a revolta, os vícios que adquiriram como fuga dos problemas, como o álcool e as drogas. Eles chegam aqui com o coração amargurado. E além do tratamento médico e psicológico, oferecemos o acolhimento com o Evangelho e o tratamento que a Doutrina Espírita oferece: fluidoterapia, passe, água fluidificada e trabalho de desobsessão. Eles adquirem o conhecimento sobre o que aconteceu com a vida deles, e criam condições para promoverem uma mudança mental que se reflete em suas vidas”, explica.

Francisco José Lucas Neto foi o doador do terreno em 2002 que possibilitou a construção do Lar Transitório. Foi recebido com muita alegria por todos e, especialmente, pelo diretor do Lar Dr. Eduardo Barato, nesta ocasião especial na qual  comemoramos 20 anos de fundação de trabalho junto aos moradores de área livre atendidos na Casa.

O Dr. Barato afirma que quando olha para trás e recorda o dia da inauguração do Lar, lembra nitidamente que se via numa estrada que estava começando. Era uma jornada onde tudo podia acontecer.  E embora afirme que se sente alegre e agradecido pelo caminho trilhado, percebe também que a responsabilidade só aumenta. Segundo ele, o primeiro aspecto da tarefa foi cumprido, que era a materialização e consolidação do trabalho. Mas agora, a preocupação da Casa é com o segundo aspecto: a continuidade do trabalho.

“O atendimento no Lar é feito em conjunto com a espiritualidade. Nós somos o instrumento desse trabalho, mas muitos do grupo estão avançando na idade. Precisamos nos preocupar com a sucessão dos trabalhadores para mantermos a qualidade do que oferecemos. Muitos grupos de trabalho semelhantes ao nosso não se preparam adequadamente e, por isso, encerram suas atividades. Nós já estamos preparando pessoas para que assumam esse trabalho. É uma tarefa que não pode perder força nem depender do personalismo de alguns, mas precisa passar de geração para geração tanto de encarnados como de desencarnados”, acrescenta.

Segundo ele, há um terceiro aspecto a considerar. Trata-se do fortalecimento da instituição como um todo, para que a experiência adquirida com esse trabalho sirva de plataforma para o início de novas tarefas baseadas nesse mesmo alicerce. O Dr. Barato afirma que é preciso olhar para a frente e ver o que pode ser feito, sem se contentar com o que já foi realizado.

“Estamos aptos e em condições de dar motivação e a nossa experiência e entendimento para novos trabalhos, tanto do ponto de vista assistencial, mas e também de ideal e de moral. Podemos aumentar a nossa capacidade de trabalho e a instituição irá se fortalecer, ampliando sua atuação na seara de Jesus. Tudo isso sem deixar de lado o que está sendo feito, mas estendendo mais o nosso compromisso”, afirma.

Assistidos tendo aula  na oficina de Jardinagem com a professora Lucia Gatti, onde aprendem a técnica kokedama.

Ele explica que a espiritualidade que sustentou as atividades do Lar até agora, dando inspiração e auxiliando na superação das dificuldades - inclusive na busca de recursos financeiros e no enfrentamento das influenciações espirituais que tentavam desequilibrar os trabalhos - , vai também mostrar as oportunidades que existem para os novos desafios da Casa.

“Esse trabalho que fazemos com a ajuda da espiritualidade é muito lindo. Ao mesmo tempo que somos instrumento na recuperação dos assistidos, nós também somos auxiliados, pois também estamos em processo de aprendizado e melhoria. Confiamos em Jesus, na espiritualidade e no trabalho sério e alicerçado que desenvolvemos. Sabemos que com calma, perseverança e persistência, continuaremos nos fortalecendo e seguindo em frente”, concluiu.

Flagrantes da comemoração dos 20 anos

Luiz Mello, Geraldo, Dr Eduardo, Robson, Ronaldo Lopes e Dr. Sandro prestigiaram a comemoração no Lar Transitório.

    

Junior, Hildebrando e Eduardo                     Parabéns ao Lar não poderia faltar             Assistidos participaram da festividade

Equipe valorosa de trabalho da Casa do Lar Transitório Batuíra, que não mede esforços para atender com amor os assistidos.

  • Texto e fotos: Rita Cirne e JCZaninotti

Lar Transitório completa mais um ciclo de amor

19 anos se passaram desde que foi criada a Casa de Cuidados Lar Transitório Batuíra, em 29 de agosto de 2002. Nesse período, 1.565 moradores em situação de rua recém-saídos de cirurgias hospitalares foram acolhidos com muito cuidado e afeto. Saiba mais.

Já se passaram 19 anos desde que foi criada a Casa de Cuidados Lar Transitório Batuíra, em 29 de agosto de 2002. Nesse período, 1.565 moradores em situação de rua recém-saídos de cirurgias hospitalares foram acolhidos ali por médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, dentistas, nutricionistas, assistentes sociais, e outros voluntários, nas áreas de música e artesanato, que conseguiram dar o que todo convalescente necessita: cuidados e afeto.  Um trabalho exemplar que consegue oferecer o ambiente acolhedor de um lar e criar condições, não só para a recuperação física do assistido, mas também para a sua reintegração ao convívio social.

- Não foram poucas as dificuldades que passamos nesses anos, mas elas nos trouxeram experiências que nos permitiram chegar hoje a um momento de maturidade. Quando olho para trás e recordo o dia da inauguração do Lar, lembro nitidamente que me via numa estrada que estava começando. Era uma jornada onde tudo podia acontecer. Agora, me vejo nessa estrada com tanto percurso já percorrido e isso dá serenidade e confiança - explica o Dr. Eduardo Barato, que é o diretor do Lar desde que foi inaugurado.

Segundo ele, todos desafios enfrentados, como dificuldades financeiras, influenciações espirituais que tentavam desestabilizar os trabalhos e até desentendimentos entre os internos, foram superados com confiança e grande proteção da espiritualidade. A harmonia e o entendimento conquistados ao longo desses anos permitiram, em sua opinião, passar pela pandemia de forma equilibrada, mantendo os atendimentos médicos com profissionais e voluntários. Só algumas atividades, como a fluidoterapia e reuniões clínicas e também as de desobsessão, passaram a ser remotas.

O Dr. Eduardo destaca que desde que foi criado, o Grupo Espírita Batuíra tinha recebido a orientação da espiritualidade de criar um local para atender pessoas operadas que não tivessem para onde ir. Inicialmente, esse trabalho seria feito em Vila Brasilândia e destinado a homens e mulheres, mas o projeto acabou sendo abandonado e quando iria ser retomado foi feita a doação do terreno na Bela Vista pelo sr. José Lucas Neto. 

 

Nesse local, o Lar foi construído, e acabou sendo destinado somente a homens, que representam mais de 90% dos moradores em situação de rua. Na época, o sr. Spartaco Ghilardi, fundador do GEB, disse a todos que se envolveram nesse trabalho, que eles estavam assinando um contrato em branco. Tinha início, mas ninguém sabia quando terminaria ou a quem passariam o bastão.

- Na época, não tínhamos a percepção do tamanho do trabalho. Hoje, com o desenvolvimento das sessões de desobsessão percebemos a dimensão do que é feito lá, pois os assistidos do plano físico chegam com seus acompanhantes espirituais. Para cada leito que temos na unidade física, na espiritualidade existem vários leitos dando atendimento aos necessitados desencarnados. Isso nos dá uma visão muito mais ampla do que a que tínhamos no início. Com esse trabalho, o Lar está fazendo o saneamento da região onde está instalado. Ele tem esse papel de iluminar a região e trazer um ambiente mais harmônico, auxiliando as famílias que vivem numa região tão sofrida - afirma o médico.

 

Em sua opinião, todo dia é possível aprender com o trabalho desenvolvido no Lar, e não há o que temer desde que o grupo continue firme nos mesmos propósitos indicados pela espiritualidade ao sr. Spartaco: atender aos necessitados que não têm quem cuide deles quando estão mais fragilizados por passarem por traumas. E é isso que o Lar faz. Dá acolhimento a quem necessita.

- Cuidamos e plantamos sementes oferecidas pela Doutrina Espírita. Semeamos amor para que eles possam repensar suas vidas e, num momento traumático, aproveitem para largar do álcool e das drogas, e se reconciliem com os seus familiares. A partir daí, a escolha é da pessoa. Se ela não estiver preparada para fazer a mudança agora, a semente foi lançada e pode brotar mais lá na frente - explica.

Essa é também a opinião de Rosa Zulli, assistente social, e gerente de Serviço do Lar. Segundo ela, em um ambiente saudável e de muita dedicação e respeito, onde atuam 11 profissionais e 40 voluntários, é possível ao assistido resgatar sua autonomia, além de restaurar sua autoestima, num processo em que reavalia e reorganiza a sua vida através de atendimentos psicossociais, de saúde e atividades socioeducativas.

- Meu sentimento é de imensa gratidão pela oportunidade de participar desde o início desse projeto. Além da realização profissional por um trabalho tão completo e de tanta qualidade, existe o mais importante que é todo o aprendizado dos verdadeiros valores da vida - pondera.

Bolo de aniversário

 

 Em festa de aniversário não pode faltar o tradicional bolo, que foi servido para os presentes.

A comemoração simples e cheia de afeto e amor se deu no domingo, dia 29 de agosto, às 9 horas da manhã, de forma híbrida: presencialmente reuniu os assistidos, beneméritos e equipe responsável pelo Lar Transitório.

Pela plataforma online os colaboradores, amigos, diretores e conselheiros do GEB puderam acompanhar a celebração de mais um ano de trabalho. 

Os assistidos puderam seguir pela plataforma especial a presença dos convidados online.

  • Texto de Rita Cirne 
  • Publicado no Batuíra Jornal nº 145

 


Imagem no tamanho completo: 101.7 KB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download

Leia a versão eletrônica

Batuíra Jornal do bimestre já está disponível, com os seguintes destaques: conheça os assistidos que hoje são voluntários do GEB; hora de estudar: trabalhadores reúnem-se para troca de conhecimento; olhos de ver: doação de óculos já atendeu 800 pessoas; vem aí mais uma Distribuição Semestral; o que funciona no GEB no recesso de fim de ano. Faça o download acessando a aba Batuíra Jornal neste site. Saiba mais.

Leia nesta edição

Lar Transitório completa 17 anos de existência. Na Brasilândia: novos voluntários e alunos em Vila Brasilândia no Curso de Informática. Suely Caldas Schubert fez palestra no GEB. No Baú de Memórias, conheça a história do poço de Vila Brasilândia. Faça o download acessando a aba Batuíra Jornal neste site. Saiba mais

Leia nesta edição

56 anos de fundação: no aniversário do GEB, os pilares da Doutrina Espírita e a alegria de uma casa que se renova todos os dias; Brasa Mais: conheça o projeto de assistência às crianças em Vila Brasilândia; de volta à sala de aula: 2020 traz oportunidades de estudo das obras de Kardec. Faça download pela aba Batuíra Jornal. Saiba mais.

Leia nesta edição

GEB completa 57 anos de amor ao próximo e de fidelidade à Doutrina Espírita. Tempo de aprender e estudar online o Espiritismo. Na Brasilândia, Centro de Educação Infantil retoma atividades presenciais. Brasa Mais dobra o número de crianças no projeto de assistência ao fortalecimento de vínculos. Faça o download acessando a aba Batuíra Jornal, neste site. Saiba mais.

Leia nesta edição

O GEB retoma parcialmente suas atividades doutrinárias na Unidade Spartaco Ghilardi; na Unidade Dona Aninha, em Brasilândia, treinamentos, cursos e acolhimento. Leia também: doação de imóveis permitirá a ampliação das atividades da Casa, entre outras notícias. Faça o download acessando a aba Batuíra Jornal, neste site.

Leia nesta edição

Curso de Orientação Maternal celebra 50 anos de dedicação a mães e bebês: mais de 16 mil atendimentos. Lições da natureza inspiram os jovens do Brasa Jovem. Arranjos florais criados por assistidos do Lar Transitório fazem sucesso em nosso Bazar, entre outras notícias. Faça o download acessando a aba Batuíra Jornal, neste site.

Leia nesta edição

O GEB em Vila Brasilândia reabre suas portas para o tratamento do alcoolismo com o grupo Alcoólicos Anônimos. Doutrina e Mediunidade: inscrições abertas para as novas turmas do Curso Básico e o COEEM. Distribuição de dezembro atende 236 famílias com cesta básica e brinquedos. Faça o download acessando a aba Batuíra Jornal, neste site.

Leia nesta edição

A volta da distribuição da sopa fraterna em Brasilândia; 21 anos de funcionamento do Lar Transitório; Alunas do curso de costura tornam-se voluntárias. E muito mais! Acesse a aba Batuíra Jornal e faça o download.

Livro GEB 50 Anos de Mais Luz e concerto sinfônico no Theatro São Pedro

Evento de lançamento do livro “GEB 50 Anos de Mais Luz”, de autoria de Geraldo Ribeiro da Silva e concerto da Orquestra Juvenil Heliópolis, em comemoração ao Jubileu de Ouro do Grupo Espírita Batuíra, reuniu, na tarde do dia 12 de Outubro deste ano, mais de quinhentas pessoas no Theatro São Pedro, na Barra Funda, em São Paulo, em um clima de muita emoção. Saiba mais.

Era um pouco mais das 15 horas de domingo quando se abriram as portas do Theatro São Pedro, uma das relíquias preservadas da arquitetura paulistana que floresceram entre o final do século XIX e começo do século XX, para receber os convidados do Grupo Espírita Batuíra que vieram prestigiar o lançamento do livro “GEB 50 Anos de Mais Luz”, de autoria de Geraldo Ribeiro da Silva, primeiro vice-presidente da entidade.

O foyer do Theatro estava decorado para o evento, com banners, flores e estantes com a obra do autor. Um a um os convidados foram formando uma extensa fila para receber o autógrafo do autor, que não só era generoso em suas observações como carinhoso na forma de expressão aos seus leitores.

Para Claudio Luiz de Flório, diretor financeiro do GEB, a obra encerra o registro histórico de todos os acontecimentos que se desenrolaram por esses 50 anos, muitos dos quais esquecidos ou não sabido por muitos recém chegados, e oferecido a todos nós pelo resultado do trabalho incansável do Geraldo, que nos contemplou com relatos, registros e histórias inesquecíveis.

Literatura, Música & Cinema

Como parte integrante da comemoração do jubileu de ouro, o Grupo Espírita Batuíra programou, também, a apresentação da Orquestra Juvenil Heliópolis, que encantou os espectadores que lotaram a plateia e os balcões do Theatro São Pedro.

Sob a regência da competente maestrina Claudia Feres, a orquestra formada por 55 jovens da comunidade de Heliópolis e de seu entorno, localizados na zona sul de São Paulo, executaram obras de Beethoven, Sibelius, Vivaldi, Ketèlby, Dvorák e finalizaram o espetáculo com um número especial reunindo Ary Barroso, Tom Jobim e Zequinha de Abreu, para delírio da plateia.

Ao final do concerto, o presidente executivo Ronaldo Lopes e o presidente do Conselho de Administração Douglas Musset Bellini presentearam com uma placa comemorativa ao evento a Orquestra Juvenil Heliópolis, na figura de seu spala Lucas Moraes e a regente maestrina Claudia Feres, como uma forma de perpetuar o aplauso e o agradecimento por parte da família Batuíra neste mágico instante de comemoração dos 50 anos do GEB.

Ronaldo abriu sua participação logo em seguida à apresentação da orquestra, visivelmente emocionado, lembrando-se de uma passagem do livro "Devassando o Invisível" de Yvonne Pereira, onde ela cita o espírito de Chopin que nos afirma que a "música é o ponto culminante, o ápice da sensibilidade das Artes no nosso planeta".

Em seguida enfatizou que havia apertado as mãos de cada um na entrada, mas que ali repetia o gesto incluindo nesse agradecimento os representantes do plano espiritual ali presentes. Por isso ele se dirigia a todos com o máximo de respeito e com muita alegria. Comentou que o significado do evento era o de presentear a todos, por um lado, com a magnífica apresentação da Orquestra de Heliópolis, e por outro, com o livro de 50 anos do GEB, escrito com muito suor e inspiração pelo nosso Geraldo. Lembrou que a comemoração deste jubileu terá a duração de um ano inteiro: já no início de 2014 homenageamos os fundadores, depois a primeira Diretoria eleita em 1964, da qual dois representantes ali estavam, Sr. Savério Latorre e Sr. Davi Berezowsky, além do Sr. Hermenegildo Pastore e Sra. Lena Berezowsky, também fundadores, a quem pediu uma salva de palmas. Além disso, ao longo deste ano obsequiamos nossos frequentadores com duas palestras mensais a cargo de oradores famosos.

Finalizou lembrando sobre a importância do significado do slogan "Passado e Futuro, na mesma direção", parte integrante do logotipo de 50 anos. Disse ele que temos o privilégio de sermos espíritas, brasileiros e batuirenses; recebemos esta Casa, todos que aqui estamos, de mãos beijadas de um grupo de espíritos valorosos que se uniram há 50 anos em torno do médium Sr.Spartaco Ghilardi, cujo centenário de nascimento foi igualmente comemorado em Maio desse ano. Este slogan ressalta nossa responsabilidade e compromisso, não só dos diretores e conselheiros, mas de cada um de nossos frequentadores, até o mais pequenino deles, em levar o ideal do GEB para a frente, sempre na mesma direção imaginada pelos nossos fundadores, por mais dez, vinte, cinquenta, duzentos anos à frente, não sabemos quanto. Mas que, graças à lei de reencarnação, estaremos voltando, todos nós, para dar continuidade  à essa obra maravilhosa.

Douglas, por sua vez, ao ratificar o discurso de Ronaldo, disse que a parceria realizada com o Instituto Baccarelli, responsável pela OJB, tinha tudo a ver: o Instituto promove pela música e o GEB, pelos cursos profissionalizantes, um verdadeiro programa de reinserção social de ampla parcela da juventude de nossa sociedade. E fez um coro com mais de 500 vozes: viva o Batuíra!

Como “gran finale”, foi exibido, pela primeira vez, um pequeno documentário realizado pelo cineasta e voluntário da Casa Fernando Schultz, proprietário, junto de seu irmão Paulo, da Catalisadora Audiovisual, mostrando o intenso trabalho de ação social desenvolvido pelo Grupo Espírita Batuíra junto da vibrante comunidade de Vila Brasilândia e de seu entorno, bem como aos excluídos moradores de rua da região central de São Paulo, promovendo transformações e oferecendo-lhes um futuro melhor por meio da autoestima e da cidadania, seguindo a máxima cristã de amai o próximo com a si mesmo.

Orquestra Juvenil Heliópolis

A Orquestra Juvenil Heliópolis faz parte do programa Orquestra do Amanhã, do Instituto Baccarelli, que proporciona a crianças e adolescentes, que já iniciaram o aprendizado musical pelo Coral da Gente, o estudo de instrumentos sinfônicos. Tem como regente titular a maestrina Claudia Feres e direção artística do renomado maestro brasileiro Isaac Karabtchevsky.

Na Orquestra, os alunos do Instituto Baccarelli praticam seus instrumentos em formação sinfônica, fazem ensaios de naipe, de seção e tutti, além de experiência de realizarem concertos em palcos profissionais, como o Centro Cultural de São Paulo. A Orquestra já se apresentou no Criança Esperança da TV Globo, em 2011. Atualmente, a orquestra é formada por 55 músicos, oriundos da comunidade de Heliópolis, em São Paulo, e de outras regiões do Estado.

Claudia Feres - Maestrina

Nascida em São Paulo. Bacharel em composição e regência pela UNICAMP e Mestre em música pela Northwestern University de Chicago, nos Estados Unidos. Estudou com Eleazar de Carvalho, Fábio Mechetti, Henrique Gregori, Teri Murai, Victor Yampolsky, Ronald Zolman, Gustav Meier, Robert Gutter e Jorma Panula.

Apresentou-se frente à Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Amazonas Filarmônica, entre outras. Venceu o concurso para jovens regentes promovido pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Participou do International Institute for Conductors em Kiev, onde regeu a Orquestra Sinfônica Nacional da Ucrânia.

Foi regente titular e diretora artística da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina, regente adjunta da Orquestra Sinfônica de Santo André. É diretora artística do Projeto "Música e Cidadania" da Escola de Música de Jundiaí, onde coordena a Orquestra de Câmara de Repertório e é Regente principal da Orquestra Juvenil de Heliópolis, do Instituto Baccarelli.

Flagrantes

    

    

 

Fotografias: Divulgação OIJ e Dr. Ricardo Pastori

Livro retrata a história do Grupo Espírita Batuíra

O livro GEB: 50 Anos de Mais Luz, de autoria de Geraldo Ribeiro da Silva, é sucesso junto ao público. Trata-se de importante documento histórico, indispensável para quem quer conhecer a vida do Grupo Espírita Batuíra, desde a sua fundação, em 1964. Aproveite e adquira o seu exemplar na Livraria Novos Caminhos, no Núcleo Doutrinário Spartaco Ghilardi, na Rua Caiubi nº 1306.

    

O livro, conforme ele mesmo diz, resgata a história do Grupo Espírita Batuíra, que este ano completa suas bodas de ouro. A obra é resultado de um trabalho de pesquisa, na qual Geraldo leu muitas atas e documentos históricos da casa. Diz que contou com colaboração da família, colegas e amigos que militam no GEB. Sem eles, diz em tom de modéstia, não teria ido muito longe, no objetivo pretendido.

Geraldo enfatiza que o livro não tem a pretensão de cobrir toda a história do GEB, até porque muitas coisas realizadas na casa não foram devidamente registradas em atas das reuniões de diretoria.Para justificar as limitações do seu trabalho declara que as pessocas com as quais conversou, nem sempre lembravam com precisão fatos ocorridos muitos anos atrás.

Geraldo levou mais de um ano juntando informações para a sua produção, fazendo questão de esclarecer que não se dedicou nesse período somente a essa tarefa; continuou atendendo normalmente a todos seus compromissos.

Qualquer que seja a crítica que o livro venha receber, ele tem o mérito de nos trazer informações que estavam esquecidas de muitas pessoas que trabalham na Casa de Pedra de Batuíra. Outro mérito é que a obra com quase 230 páginas, com certeza será útil às futuras gerações, porque sabemos que o passado está integrado ao presente e ao futuro.

Texto: Iraci Maria P. Branchini

Flagrantes do Lançamento da Obra no Theatro São Pedro.

    

    

    

    

Fotografias: Agradecimento especial ao Dr. Ricardo Pastori


Imagem no tamanho completo: 27.2 KB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download


Imagem no tamanho completo: 4.2 KB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download

Luta pela adoção premia um batuirense

O Prêmio Brasil Amigo da Criança foi concedido a Paulo Sergio Pereira dos Santos, presidente da ANGAAD – Associação Nacional de Grupo de Apoio à Adoção. Paulo guarda fortes laços com o GEB, onde ele passou a frequentar quando criança, após ser adotado por Antonio e Wanda Pereira dos Santos – ela, a primeira diretora da Escola de Moral Cristã do GEB. Saiba mais.

O processo de adoção de uma criança ainda é visto, muitas vezes, de uma forma romântica. Vê-se como um ato de amor e de caridade que sempre vai dar certo, independentemente das histórias de vida que se cruzam e da grande expectativa que envolve as crianças adotadas e seus futuros pais. A realidade é bem diferente. Nem sempre a família está preparada. E em casos de crianças maiores, que passaram por abrigos, o desafio pode ser ainda maior, porque elas já trazem um histórico de vida que requer mais atenção e compreensão.

Mas existe uma entidade nacional que reúne grupos de apoio à adoção justamente para aparar essas arestas e trabalhar em prol da convivência familiar, sempre em sintonia com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Trata-se da ANGAAD – Associação Nacional de Grupo de Apoio à Adoção, que, neste ano em que completa 22 anos de existência, ganhou um estímulo muito especial.  Chamado de “Construindo Histórias e Transformando Vidas”, o projeto da entidade para a formação de profissionais, que visa adoções bem-sucedidas, foi uma das 18 iniciativas que receberam, no dia 19 de novembro, o Prêmio Brasil Amigo da Criança 2021 do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Presidente e fundador da entidade, Paulo Sérgio Pereira dos Santos guarda fortes laços com o Grupo Espírita Batuíra, que ele passou a frequentar quando criança, após ser adotado por Antonio e Wanda Pereira dos Santos – ela, a primeira diretora da Escola de Moral Cristã do GEB. Paulo Sérgio também foi integrante da Mocidade Espírita Batuíra. O primeiro grupo de apoio à adoção na cidade de São Paulo, o Acalanto, nasce a partir de sua família e da experiência na adoção de crianças. E, claro, sob inspiração dos preceitos espíritas.

O prêmio

Paulo Sérgio afirma que o Prêmio Brasil Amigo da Criança representa muito para a entidade, pois é a primeira vez que o Estado brasileiro reconhece o trabalho desenvolvido nesses 22 anos.

– Fomos premiados na categoria Fortalecimento de Capacidades Protetivas da Família. É o reconhecimento de um esforço que fazemos para que as adoções sejam legais, seguras e para sempre. Trouxemos especialistas internacionais para dar esse treinamento e também profissionais que atuam tanto no serviço técnico de varas da infância e da juventude, quanto no sistema de acolhimento institucional, que são os abrigos – explica Paulo Sérgio.

Segundo ele, os treinamentos buscam passar um quadro bastante realista das situações de adoção, em que há muitas dores a serem trabalhadas. São dificuldades naturais, diante de emoções provocadas, às vezes, pelo trauma do rompimento com a família biológica da criança. Há também o lado dos pais, que querem adotar e sofrem pelo luto da infertilidade.

– Minha história de vida contribuiu muito para que eu desenvolvesse esse trabalho. Minha família tem uma vivência particular com a adoção. Eu fui adotado e, além dos meus pais – que tiveram quatro filhos biológicos e quatro adotivos –, eu e meus irmãos também temos filhos adotivos. Eu fui o primeiro a ser adotado pelos meus pais e admiro a coragem deles ao fazer uma adoção inter-racial na década de 70. Isso foi numa época em que as pessoas não perguntavam se eu era o filho adotado, mas indagavam se eu era o ‘negrinho’ que minha mãe tinha pego para criar – explica.

Paulo Sérgio acrescenta que o pacote afetivo de sua família foi intenso e lhe deu a base para que tivesse o seu projeto de vida estabelecido e influenciasse o projeto social que ele desenvolveu na ANGAAD. Conta, ainda, que sua esposa não tinha a experiência da adoção em sua família, mas abraçou a causa ao seu lado e hoje eles têm 11 filhos: três biológicos e oito por adoção. Ele explica que conheceu a esposa Sueli na Mocidade Espírita Batuíra e, juntos, começaram a pensar, na década de 80, na necessidade de que fossem criados grupos de apoio à adoção. Nessa empreitada, tiveram como companheiros de caminho Roberto Mesquita, Ricardo Pastore, Walter Bataglia, Iara Longano, entre outros.

Hoje, há mais de 200 grupos de apoio espalhados pelo Brasil e o trabalho desses grupos não ajudou só as crianças e as famílias que buscavam adoção: também influenciou as políticas públicas do país e deu suporte para que fosse instituída, por exemplo, a licença-maternidade para a mãe adotiva, em 2002.  Outra ação positiva que Paulo Sérgio ressalta foi o trabalho que resultou na alteração do Estatuto da Criança e do Adolescente, em 2017, estabelecendo novos critérios e prazos ao processo de adoção, e criando regras para abreviar a adoção no Brasil.

Para Paulo Sérgio, o desafio dos movimentos sociais hoje é dar um alinhamento ao atendimento da infância e juventude.

– A adoção pode dar visibilidade às crianças que estão invisíveis nos abrigos e não estão tendo o direito de viver em família. Estamos vivendo um momento de muita violência contra a mulher e contra a criança. O poder público tem quer ser cobrado para protegê-las – conclui.

Paulo Sérgio é irmão do médico Marco Antonio Pereira dos Santos, membro do Conselho de Administração do Grupo Espírita Batuíra. Para ele, o prêmio recebido por Paulo Sérgio, em nome da Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção, representa o sonho de sua família na luta pelos menores abandonados nesse país.

 – O prêmio nos leva a refletir que, às vezes, uma mensagem simples, nascida num grupo familiar, pode alcançar uma dimensão nacional, como está acontecendo hoje – pondera Marco Antonio.

Agrada a Deus quem estende a mão a uma criança abandonada, porque compreende e pratica a sua lei.” (Evangelho Segundo o Espiritismo, capítulo XIII, item 18)

 

  • Texto: Rita Cirne
  • Publicado no Batuíra Jornal nº146

Mais de duas centenas de participantes

Com um número expressivo de participantes inscritos, o COEEM iniciou suas atividades para o biênio 2018-2019 no primeiro dia de março deste ano. O Grupo Espírita Batuíra desenvolve há 40 anos as atividades do Centro de Orientação, Estudo e Educação Mediúnica com foco no estudo teórico e na prática da mediunidade, seguindo as diretrizes seguras lastreadas na doutrina codificada por Allan Kardec. Saiba mais.

Coordenação e monitores preparados para atender os 229 matriculados para o COEEM 2018-2019 no GEB.

Foi uma agradável surpresa para a coordenação geral o significativo número de interessados em participar do biênio 2018-2019 do COEEM.

Foram 229 matrículas efetivadas, sendo 61 para o período diurno e 132 para o noturno as quintas-feiras na Unidade Doutrinária Spartaco Ghilardi, na Caiubi. Outras 36 estão frequentando o COEEM, aos sábados, na Unidade Dona Aninha, em Brasilândia.

Para Claudio Luiz de Flório, seu responsável no GEB, essa crescente demanda confirma a relevante importância que os frequentadores da Casa demonstram pelo estudo e a prática segura da mediunidade segundo os princípios da Doutrina Espírita.

Para atender essa acentuada procura, explicou, constituímos um grupo adicional para período noturno, adequando e ocupando todo o espaço disponível da Unidade Caiubi. Contudo, ainda com todo esse esforço, lamentamos não ter podido atender todos os inscritos que nos procuraram.

Mediunidade

Ao falar sobre a importância da mediunidade, Claudio enfatizou que embora a mediunidade seja uma faculdade natural inerente ao homem, educá-la faz com que o seu emprego, o seu uso, a transforme em equilibrada ou nociva.

Seu uso é de responsabilidade de quem a possui, isto é, do médium. Se esta responsabilidade existe é porque o uso da mediunidade está subordinado ao livre-arbítrio do médium, tonando-se, portanto, uma faculdade moral.

Daí a necessidade premente de educar a mediunidade, principalmente nos Centros Espíritas que representam a Doutrina Espírita, não nos esquecendo de seus principais postulados em que destaca a sua função progressista e moralizadora da Humanidade pelos ensinos que pode apresentar.

Foi assim que surgiu a necessidade das casas espíritas organizarem uma orientação metódica, fundamentada e criteriosa para a preparação de pessoas que apresentem predisposições mediúnicas acentuadas ou que se interessem pelo exercício dessa faculdade. Esse trabalho, genuinamente espírita, deveria enfeixar na sua orientação o esclarecimento teórico fundamental da mediunidade, associado a uma orientação prática segura e gradativa.

Com essas características inovadoras há 40 anos surgiu o COEEM – Centro de Orientação, Estudo e Educação Mediúnica no Grupo Espírita Batuíra, formalizando esse programa de estudo teórico e prático para atingir a todos os interessados, proporcionando uma diretriz segura baseada na doutrina codificada por Allan Kardec, oferecendo aos médiuns a bússola orientadora para a prática da mediunidade.

O COEEM, explica Claudio, desenvolvendo-se em reuniões com grupos menores de participantes, de forma sistemática e gradativa, alternando o embasamento teórico com a aplicação prática dos temas abordados, facilita o conhecimento do fenômeno mediúnico, além de esclarecer a participação do médium nesse processo em desenvolvimento.

A importância da educação mediúnica não está diretamente ligada ao fenômeno em si, mas no processo que visa ao desenvolvimento intelectual e moral do médium.   Ela é de suma importância para que o médium possa, por meio de seu livre-arbítrio, exercer com a melhor qualidade possível a sua tarefa. Esta é nossa missão no COEEM, concluiu.

Mais enxovais para os bebês de Vila Brasilândia

O período da pandemia, com tanto desemprego, tem imposto ainda mais carências à nossa Vila Brasilândia. Isso foi sentido também no Curso de Orientação Maternal, criado pelo Grupo Espírita Batuíra há 47 anos, na unidade Vila Brasilândia. Saiba mais.

Pedro, Mateus, Nina, Maria Eduarda, Sofia e muitos outros estão a caminho... O nascimento de uma criança para novas experiências e oportunidades na Terra é sempre motivo de contentamento, mas também de preocupação, quando as condições não parecem satisfatórias, quando materialmente falta até o básico. O período da pandemia, com tanto desemprego, tem imposto ainda mais carências à nossa Vila Brasilândia, e isso foi sentido também no Curso de Orientação Maternal, criado pelo Grupo Espírita Batuíra há 47 anos – embora, mesmo antes, atividades semelhantes já fossem desenvolvidas por Ana Segundo, a dona Aninha.

São normalmente nove encontros, em que as futuras mamães têm lições sobre os cuidados na gestação, com o bebê e planejamento familiar. Ao final, recebem como brinde um enxoval para o filhinho que vai nascer. A pandemia, no entanto, inverteu a prioridade. Não é possível reunir o grupo, mas a necessidade do enxoval mostra-se ainda maior, e o GEB arregaçou as mangas.

Mara Colloca, coordenadora do trabalho, explica que nos últimos meses percebe-se um movimento maior de mulheres pedindo ajuda para vestir os bebês que estão esperando.

– Antes, de alguma forma, a família, os vizinhos se ajudavam, mas o coronavírus afetou profundamente o bairro e está muito difícil para todos. Então percebemos um aumento na procura pelo enxoval – explica Mara.

Ela entra em contato com as gestantes - a partir do oitavo mês de gravidez - que deixam o telefone e informações pessoais na portaria do GEB. Marca um encontro presencial para conhecer mais profundamente a situação da família, as alegrias e as dificuldades. Nesse dia, a futura mamãe sai com o enxoval nas mãos

Em paralelo à crescente necessidade em Vila Brasilândia, o que se viu nos últimos meses foi a mobilização dos batuirenses para atender essas famílias que estão aumentando de tamanho. Mara revela que cresceu significativamente o número de doações de itens necessários para os primeiros tempos de vida.

– Pessoas que fazem crochê, tricô e costuras entenderam a urgência do momento e, assim, recebemos mais doações do que era de costume antes da pandemia. Muita gente está passando mais tempo em casa por causa da pandemia e pode se dedicar a esse tipo de trabalho. Com isso, estamos conseguindo atingir mais famílias. Em junho e julho, entregamos 40 enxovais completos.

Sobras de linha e retalhos de pano se transformam em peças de roupa. Mãos em movimento nas agulhas e máquinas de costura tecem peças, mas são, principalmente, exemplos de amor e atenção ao próximo. Como se pode ver nas fotos, é tudo arrumado e embalado com o maior capricho. As mães levam para casa peças novas e também uma boa quantidade de roupinhas usadas – mas absolutamente íntegras, bem conservadas. Além disso, recebem sapatinhos, fraldas, toalhas de banho, sabonete, pomada antiassadura, paninhos de boca, cobertas e mantas.

Neste inverno rigoroso que temos tido este ano, uma doação de roupas para crianças de 2 a 4 anos também chegou às mãos da equipe do Curso de Orientação Maternal. Isso permitiu atender, ainda, filhos maiores das gestantes. Que alegria e alívio para mães, meninos e meninas!

 

Quando a pandemia arrefecer e as condições sanitárias permitirem, o tradicional Curso de Orientação Maternal voltará. Mas, agora, a urgência material não pode esperar. E quanto mais doações chegarem, mais crianças poderão ser atendidas.

Para quem quiser participar dessa corrente do bem, as doações de roupinhas e outros itens de enxoval podem ser entregues na Unidade Apinajés, do Grupo Espírita Batuíra, que fica na rua Apinajés, 591, em Perdizes.

  • Texto de Simone Queiroz
  • Publicado no Batuíra Jornal nº 145

 


Imagem no tamanho completo: 202.9 KB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download


Imagem no tamanho completo: 1.0 MB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download

Maria Pia retornou ao Mundo Espiritual.

Maria Pia Brito Macedo, aos 94 anos de idade, que tanta contribuição prestou ao Grupo Espírita Batuíra e uma de suas mais queridas voluntárias, retornou no dia 25 de agosto à Pátria Espiritual. O velório foi realizado no Cemitério Araçá e o sepultamento aconteceu às 11h do dia 26, no Cemitério da Consolação. Saiba mais.

Maria Pia Brito de Macedo, ou simplesmente Maria Pia, nasceu em 15 de dezembro de 1921. Conta ela, no livro "GEB: 50 Anos de Mais Luz", de autoria de Geraldo Ribeiro da Silva, que, em 1968, quando procurou o médium Spartaco Ghilardi pela primeira vez, ele lhe mostrou o caminho do estudo da Doutrina Espírita. No ano seguinte, quando o procurou pela segunda vez, ele lhe apresentou o caminho da persistência.

Após esses dois contatos, ela passou a estudar a Doutrina Espírita com afinco e, rapidamente, tornou-se uma das principais agentes do ensino e da difusão da Doutrina Espírita na Casa de Pedra de Batuíra.

Iniciou o estudo da Doutrina Espírita, "começando pelo começo", como gostava de afirmar, estudando O Livro dos Espíritos, nas reuniões de segunda feira, à noite, no GEB, ao lado de Spartaco, Savério, Claudio, Geraldo, Olímpio, Janet Duncan e tantos outros. Foram nove anos de estudo, que lhe garantiram uma base sólida dos princípios espíritas, pois, segundo ela, para compreender a Doutrina é preciso estudá-la.

Formada em Letras Clássicas e Português, foi professora de Português e Inspetora Federal do Ministério da Educação e Cultura. Viúva, deixa cinco filhos, netos e bisnetos. Educar foi sua paixão. O lar, igualmente. Nele ela encarava uma oportunidade de por em prática a educação.

No GEB, Maria Pia foi uma das líderes na implantação do COEEM - Centro de Orientação, Educação e Estudos Mediúnicos. Fez parte da equipe que montou o Curso Básico de Espiritismo. Durante vários anos, foi coordenadora geral do trabalho de Fluidoterapia, depois que a titular, D. Neyde G. Oliva, mudou-se para São Carlos (SP).

Em 2006 foi eleita membro do Conselho de Administração do Grupo Espírita Batuíra, tendo permanecido no cargo apenas uma gestão.

Retornou dia 25 de Agosto, às 5 horas da manhã, aos 94 anos de idade, ao Mundo Espiritual. Para Maria Pia, a Doutrina Espírita é libertadora, dinâmica e aberta aos novos conhecimentos.

Extraído da edição "GEB: 50 Anos de Mais Luz" .

Marlene Nobre retornou à pátria espiritual

A médica Marlene Nobre, 77, fundadora e presidente do Grupo Espírita Caibar Schutel, na capital paulista; presidente do Lar do Alvorecer, em Diadema (SP); presidente das Associações Médico-Espíritas do Brasil e Internacional e diretora responsável pela Folha Espírita retornou na segunda-feira, dia 05 de janeiro de 2015, pela manhã, ao plano espiritual, vítima de infarto. Saiba mais.

 Dra. Marlene Nobre durante palestra no GEB.

A médica Marlene Nobre, 77, fundadora e presidente do Grupo Espírita Caibar Schutel, na capital paulista; presidente do Lar do Alvorecer, em Diadema (SP); presidente das Associações Médico-Espíritas do Brasil e Internacional e diretora responsável pela Folha Espírita retornou hoje pela manhã ao plano espiritual, vítima de infarto. Ela se encontrava em férias com a família em Ilha Bela, litoral Norte de São Paulo, e retornaria hoje à Capital paulista.

Conferencista e uma das principais lideranças do Movimento Espírita no País, Marlene também é autora de vários livros, dentre eles Chico Xavier, meus pedaços do espelho, seu mais recente lançamento, pela FE Editora.

O velório de Marlene foi realizado na terça-feira (dia 06), a partir das 10h, no Funeral Home, à rua São Carlos do Pinhal, 376, Sala Roma, Bela Vista, na capital paulista. O enterro aconteceu na quarta-feira, 7 de janeiro, às 10h, no Cemitério do Araçá, à avenida Doutor Arnaldo, 666, Cerqueira César.

Marmita e cesta básica solidárias. Doe e faça parte deste ato de amor!

Cerca de 300 marmitas diárias são produzidas e distribuídas aos mais necessitados na Unidade Dona Aninha, em Vila Brasilândia, face ao agravamento da crise sanitária do covid19. Cestas básicas com alimentos e itens de higiene amparam centenas de famílias assistidas. Faça sua doação e ajude o GEB nesta ação humanitária de ajuda ao próximo. Clique e saiba mais.

Marmita solidária

Neste ano de pandemia, no qual o GEB continua a acompanhar as diretrizes das organizações sanitárias mantendo suas atividades presenciais restritas, a Unidade Assistencial Dona Aninha reinventou-se e com criatividade prossegue no acolhimento àqueles que necessitam do alimento quotidiano para sua sobrevivência na região da Vila Brasilândia.

A intensificação dos casos de contaminação do coronavírus nesses últimos meses em São Paulo ampliou, ainda mais, as necessidades dos moradores dessa região carente da Capital.

    

A produção diária de marmitas, que veio substituir a tradicional sopa fraterna que a Casa entrega ininterruptamente nesses 57 anos de existência, praticamente dobrou, atingindo a distribuição de cerca de 300 unidades por dia.

  

O cardápio é diversificado é muito saboroso e nutritivo. O ingredientes são arroz, feijão, calabresa, carne moída, salsicha, macarrão. A cada dia um prato diferente, feito com muito carinho e amor por uma equipe de pessoas muito entusiasmada e dedicada. Acompanha a marmita uma sobremesa e um delicioso pãozinho produzido pela padaria do GEB.

Cesta básica fraterna

Para ampliar o atendimento das famílias assistidas que passam por sérias dificuldades econômicas em face do agravamento da pandemia, o GEB estabeleceu um programa de distribuição mensal de cestas básicas que ampara aproximadamente 300 famílias.

Moradores do Jardim Paulistano, na zona oeste de São Paulo, entorno da região da Brasilândia recebem cestas básicas.

Os principais itens da cesta são: arroz, feijão, açúcar, café, fubá, sal, óleo de cozinha, macarrão e molho de tomate. São incluídos, também, conforme a disponibilidade legumes, frutas e peças de roupas diversas. São agregados também um pacote de higiene com água sanitária, detergente, álcool gel, sabão, sabonete, papel higiênico, escovas e creme dental.

   

A grande recompensa é o sorriso e o agradecimento comovido de cada família ao receber a cesta mensal.

Faça parte desta ajuda solidária. Doe!

Sua doação em gêneros alimentícios (arroz, feijão, açúcar, café, fubá, sal, óleo de cozinha, macarrão) e itens de higiene (água sanitária, detergente, álcool gel, sabão, sabonete, papel higiênico, escovas e creme dental) é importante e vai ajudar muito. As doações podem ser entregues em nossa unidade Apinajés - Rua Apinajés nº 591, no bairro de Perdizes, nos seguintes dias e horários: segundas, quartas e sextas-feiras das 9horas da manhã às 15horas.  

Você pode nos ajudar também fazendo doação em nossa conta corrente:

Marmitas saborosas e nutritivas

As marmitas distribuídas pela unidade da Brasilândia, que já eram uma referência em qualidade e bom paladar, sempre aferido pelos nossos assistidos, estão ainda mais saborosas e nutritivas, graças às novas fontes de legumes, verduras e frutas a elas agregadas. Saiba mais.

Todo esse cuidado advém de uma parceria que a Unidade Assistencial Dona Aninha estabeleceu com a Associação Prato Cheio, uma organização não governamental, certificada como OCISP – organização da sociedade civil de interesse público, que promove acesso à alimentação adequada para pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social e oferecem, também, treinamento para as instituições cadastradas.

Cursos rápidos de seleção e coleta de alimentos, de rota solidária, de opções vegetarianas de prato principal, de armazenamento de alimentos que envolvem temperatura de estocagem, validade e embalagem apropriada de alimentos manipulados foram oferecidos pela Associação aos nossos funcionários e voluntários, dando a eles oportunidade de qualificação e formação profissional, refletindo no melhor aproveitamento dos alimentos, principalmente os de origem hortifruti que são arrecadados no Ceasa.  

  

A melhoria está retratada na alegria dos assistidos que recebem diariamente a marmita na porta da Unidade e tem sido, em grande parte, a única refeição do dia para muitos moradores da região e do entorno da Vila Brasilândia. As porções têm sido muito generosas e uma embalagem acaba alimentando mais de uma pessoa. Alguns dos beneficiados chegaram a comentar que além de deliciosa, a comida tem ajudado a alterar o hábito alimentar e melhorado a saúde de muita gente.

   

No refeitório da Unidade Dona Aninha, em Brasilândia, todo dia são preparadas cerca de 300 marmitas para serem entregues aos moradores mais necessitados daquela região e do seu entorno.

Logo pela manhã, a fila em busca da marmita solidária é grande em frente da Unidade Assistencial Dona Aninha. Para muitos, é a única refeição do dia. Doada com muito amor pelo Grupo Espírita Batuíra. 

Memorial Spartaco Ghilardi: justa homenagem

Já está aberto aos voluntários, frequentadores e colaboradores do Grupo Espírita Batuíra o Memorial Spartaco Ghilardi, reunindo valioso acervo, que resgata a história do médium fundador de nossa casa. O Memorial está localizado no Espaço Apinajés (rua Apinajés, 591 - Perdizes). Aberto às 2a, 3a e 4a feiras, das 14h30 às 16h30. Para grupos, é necessário agendar a visita. Saiba Mais.

Foi inaugurado oficialmente no dia 12 de maio, o Memorial Spartaco Ghilardi, que reúne o acervo deixado pelo médium.

O nome Spartaco, como sabemos, se identifica com o Grupo Espírita Batuíra, do qual ele foi o principal fundador. Falar o nome dele é trazer à nossa lembrança o Grupo Espírita Batuíra, e vice-versa.

A ideia de se criar o memorial já vinha sendo cogitada desde que Spartaco retornou à pátria espiritual, em 29 de outubro de 2004. Entretanto, ela só ganhou força, a partir de maio de 2013, quando sua esposa, D. Zita, também se juntou a ele na espiritualidade.

Agora, o Memorial está pronto, e pode ser visitado por todos aqueles que tiverem interesse em recordar ou conhecer um pouco da vida do médium. O projeto mostra uma sequência de fotos, remontando a vida do médium, os amigos, seu segundo lar – o Grupo Espírita Batuíra - além de documentos pessoais, e sua biblioteca, rica em dedicatórias de autores espíritas famosos.

Sabemos da dificuldade que existe no pensamento do brasileiro, quando o objetivo é documentar a memória de alguém. Nossa cultura não valoriza esse tipo de iniciativa que, em outros países, é prática comum. No meio espírita, então, as opiniões divergem bastante. Uns acham que é um culto ao personalismo; outros um estímulo ao orgulho e à vaidade; outros ainda que os recursos poderiam ser mais bem aplicados se fossem destinados aos pobres.

Todos esses argumentos têm, em certa medida, seus fundamentos e devem ser respeitados. Mas, é preciso pensar no futuro. O futuro não prescinde do passado para nortear nossas ações no presente.

Geraldo Ribeiro, primeiro vice-presidente e coordenador do trabalho de implantação do Museu, destaca a importância de sua instituição asseverando que se a história não for documentada, como aqueles que estão chegando depois de nós poderão orientar seus passos? Onde irão buscar referências? Portanto, precisamos conhecer aqueles que renunciaram a vida neste mundo, por muito amarem àqueles que passam por provações ou expiações difíceis. Não é sem outro motivo, que já existem vários memoriais que homenageiam líderes espíritas importantes. Spartaco, para nós, é um deles. Desse modo, entendemos ser esta uma justa homenagem a esse Espírito notável, que tanto nos ajudou e ajuda-nos até hoje.

Inauguração

O Memorial Spartaco Ghilardi reúne valioso acervo, que resgata a história do médium fundador de nossa casa. Todos temos motivo para visitá-lo. Quem conheceu Spartaco, vai poder matar as saudades. Quem não o conheceu, ganha a oportunidade de aprender um pouco do que ele realizou durante 90 anos de vida na terra. A inauguração foi em 12 de maio, quando Spartaco completaria 102.

  

A cerimônia contou com a presença de familiares de Spartaco e de d. Zita, com quem ele foi casado durante 59 anos, e que teve papel fundamental para a existência do GEB. As filhas do casal, Rina e Anália Ghilardi cortaram a fita, abrindo oficialmente o memorial, e mesmo antes disso, já haviam contribuído decisivamente para iniciativa do Grupo Espírita Batuíra, ao doarem farto material que guardavam do pai. Enfim, as relíquias de família se transformaram num acervo público.

Anália e Rina estavam emocionadas e agradecidas: “Senti-me outra vez no quarto dos meus pais, principalmente por causa da estante, onde minha mãe ,que gostava muito de ler, guardava seus livros. Quase pude vê-los ali outra vez”, contou Anália.

“Sinto-me muito feliz ao confirmar a admiração que todos têm por meu pai. É mesmo um privilégio ser sua filha. Quando eu era criança, me estranhava ouvi-lo chamar a todos de meus filhos. Hoje percebo que todos aqui somos irmãos em Cristo, e também em Spartaco”, disse Rina.

Acervo

  

O público vai encontrar mais de 400 livros da biblioteca de Spartaco, fotografias que registram a história do GEB, documentos pessoais, como a certidão de nascimento emitida na Itália em 12 de maio de 1914, cartões de Natal e bilhetes escritos à esposa Zita, que comprovam o profundo amor e a admiração que uniam o casal. Um dos móveis existentes na sala, como adiantou Anália, veio da casa dos Ghilardi.

O material começou a ser reunido primeiramente por Yvan Calvo, antiga frequentadora do GEB, mas a tarefa foi continuada e terminada por Sandra Salvitti, e o casal Ruy e Efigênia Gatto, com a contribuição da arquiteta Alessandra Dias Capella na adequação do acervo ao espaço. O primeiro vice-presidente do GEB Geraldo Ribeiro coordenou a equipe de trabalho.

Douglas Bellini, presidente do Conselho de Administração do GEB afirma que o Memorial é uma justa e merecida homenagem a Spartaco, e cumpre um papel importante em nossa casa: “Não se trata de idolatrar a figura do nosso Spartaco, mas é importante que as futuras gerações o conheça e também o trabalho que ele realizou, e reconheçam nele um exemplo, um modelo. A inauguração do Memorial é mais uma etapa vencida”.

   

Singela cerimônia

 A cerimônia teve a participação do Coral Interlúdio, que entre outras músicas, cantou uma que Spartaco gostava particularmente – Canção da América (Milton Nascimento) – e cujos versos se harmonizam perfeitamente à ideia da homenagem:

 

“Amigo é coisa para se guardar 

No lado esquerdo do peito 

Mesmo que o tempo e a distância digam “não”

Mesmo esquecendo a canção 

O que importa é ouvir

A voz que vem do coração

Pois seja o que vier, venha o que vier

Qualquer dia, amigo, eu volto

A te encontrar

Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar.”


Funcionamento Memorial Spartaco Ghilardi: 

2a, 3a e 4a feiras, das 14h30 às 16h30

Para visitas em grupo, é necessário favor agendar com Sandra Salvitti, pelo celular: 97205-1333.

Flagrantes

 

 

 

  

Texto: Geraldo Ribeiro e Simone Queiroz - Fotografia: Ruy Gatto

Mensagens de acolhimento e reflexão

O GEB permanece fechado em razão do COVID-19. Porém, com as portas do coração abertas. Todas as equipes de trabalho desta casa, nos dias e horários de suas reuniões, têm feito preces por você e por todas as pessoas necessitadas. Participe unindo-se, mentalmente, à reunião que você frequenta, no mesmo dia e horário que ela é realizada. Clique e leia a mensagem.

Aos nossos frequentadores!

Em obediência à determinação do Governo e Ministério da Saúde, o Grupo Espírita Batuíra permanecerá fechado até segunda ordem, dependendo das decisões que serão tomadas pelas autoridades citadas.

Entretanto, queremos tranquilizar a você, que o nosso Grupo continua com as portas do coração abertas.

Todos os dias, os grupos de trabalho se reúnem, cada pessoa em seu lar, lendo o Evangelho de Jesus, mensagens espíritas e fazendo as reflexões necessárias. Em seguida, fazem as vibrações e irradiações, visando ao bem-estar físico e espiritual de seus frequentadores.

O Espiritismo nos ensina que os bons pensamentos e os bons sentimentos têm reflexos positivos na saúde de todos nós.

Busquemos, então, utilizar esses recursos, irradiando-os em prol da saúde espiritual do planeta.

A partir de hoje e, enquanto estivermos sob o impacto do coronavírus, vamos publicar, diariamente, uma mensagem espírita para sua reflexão.

 

Sois a luz

Vós sois a luz do mundo. – Jesus. (Mateus, 5:14.)

Quando o Cristo designou os seus discípulos, como sendo a luz do mundo, assinalou-lhes tremenda responsabilidade na Terra.

A missão da luz é clarear caminhos, varrer sombras e salvar vidas, missão essa que se desenvolve, invariavelmente, à custa do combustível que lhe serve de base.

A chama da candeia gasta óleo do pavio.

A iluminação elétrica consome a força da usina.

E a claridade, seja do sol ou do candelabro, é sempre mensagem de segurança e discernimento, reconforto e alegria, tranquilizando aqueles em torno dos quais resplandece.

Se nos compenetramos, pois, da lição do Cristo, interessados em acompanhá-lo, é indispensável a nossa disposição de doar as nossas forças na atividade incessante do bem, para que a Boa Nova brilhe na senda de redenção para todos.

Cristão sem espírito de sacrifício é lâmpada morta no santuário do Evangelho.

Busquemos o Senhor, oferecendo aos outros o melhor de nós mesmos.

Sigamo-lo, auxiliando indistintamente.

Não nos detenhamos em conflitos ou perquirições sem proveito.

Vós sois a luz do mundo – exortou-nos o Mestre – e a luz não argumenta, mas sim esclarece e socorre, ajuda e ilumina.

  • Fonte Viva, cap. 105, Emmanuel, psicografia de Francisco C. Xavier.


Caindo em si

Caindo, porém, em si... (Lucas, 15:17)

Este pequeno trecho da parábola do filho pródigo desperta valiosas considerações em torno da vida.

Judas sonhou com o domínio político do Evangelho. Interessado na transformação compulsória das criaturas; contudo, quando caiu em si, era demasiado tarde, porque o Divino Amigo fora entregue a juízes cruéis.

Outras personagens da Boa Nova, porém, tornaram a si, a tempo de realizarem salvadora retificação.

Maria de Magdala pusera a vida íntima nas mãos de gênios perversos, todavia, caindo em si, sob a influência do Cristo, observa o tempo perdido e conquista a mais elevada dignidade espiritual, por intermédio da humildade e da renúncia.

Pedro, intimidado ante as ameaças da perseguição e sofrimento, nega Mestre Divino; entretanto, caindo em si, ao se lhe deparar o olhar compassivo de jesus, chora amargamente e avança, resoluto, para a sua reabilitação no apostolado.

Paulo confia-se a desvairada paixão contra o Cristianismo e persegue, furioso, todas as manifestações do Evangelho nascente; no entanto, caindo em si, perante o chamado sublime do Senhor, penitencia-se dos seus erros e converte-se num dos mais brilhantes colaboradores do triunfo cristão.

Há grande massa de crentes de todos os matizes, nas mais diversas linhas da fé, todavia, reinam entre eles a perturbação e a dúvida, porque vivem mergulhados nas interpretações puramente verbalistas da revelação celeste, em gozos fantasistas, em mentiras da hora carnal ou imantados à casca da vida a que se prendem desavisados. Para eles, a alegria é o interesse imediatista satisfeito e a paz é a sensação passageira de bem-estar do corpo de carne, sem dor alguma, a fim de que possam comer e beber sem impedimento.

Cai, contudo, em ti mesmo, sob a bênção de Jesus e, transferindo-te, então, da inércia para o trabalho incessante pela tua redenção, observarás, surpreendido, como a vida é diferente.

  •  Fonte Viva, cap. 88, Emmanuel, psicografia de Francisco C. Xavier

 

Má-Vontade

Não vos comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas. – Paulo. (Efésios, 5:11.)

Má-vontade gera sombra.

A sombra favorece a estagnação.

A estagnação conserva o mal.

O mal entroniza a ociosidade.

A ociosidade cria a discórdia.

A discórdia desperta o orgulho.

O orgulho acorda a vaidade.

A vaidade atiça a paixão inferior.

A paixão inferior provoca a indisciplina.

A indisciplina mantém a dureza de coração.

A dureza de coração impõe a cegueira espiritual.

A cegueira espiritual conduz ao abismo.

Entregue às obras infrutuosas da incompreensão, pela simples má-vontade pode o homem rolar indefinidamente ao precipício das trevas.

  • Pão Nosso, cap. 67, Emmanuel, psicografia de Francisco C. Xavier

 


Mocidade 50 anos: Escola de Almas

A Mocidade Espírita Batuíra celebra a marca de 50 anos de existência no GEB. Desde 1973, desenvolve um trabalho dedicado ao estudo da Doutrina Espírita voltado inteiramente ao público jovem, buscando repercutir junto dele temas atuais e inquietantes para essa faixa etária, sob uma visão do Espiritismo. Clique e conheça mais!

27 de maio de 1973. Nesta data, o Grupo Espírita Batuíra dava mais um passo em seu compromisso de divulgar a Doutrina Espírita, auxiliando encarnados e desencarnados em nossa grande missão de vida: a reforma íntima.

 Jovens participantes do grupo atual da Mocidade, que se divide entre encontros presenciais e virtuais todos os sábados.

Atualmente, as reuniões da Mocidade acontecem aos sábados, das 18h às 19h30. Os participantes têm a partir dos 16 anos. A maioria chega depois de integrar a Educação Espírita Infantojuvenil e a pré-Mocidade. O principal requisito, portanto, é o desejo de estudar a Doutrina Espírita e, à luz dela, refletir sobre tantos temas inquietantes nessa fase da vida.

O atual coordenador é Daniel Steagall, 29 anos. As primeiras lições do Espiritismo, ele aprendeu em casa, já que é a quarta geração de espíritas na família, e no próprio Batuíra, onde já vinha na barriga da mãe. Daniel acredita que manter alta a participação é mais fácil na prática do que parecia na teoria:  - As pessoas hoje estão buscando se instruir à luz do Espiritismo e percebo que muitos jovens após a Mocidade se engajam em outros trabalhos nas áreas doutrinária e assistencial, como o COEEM, o Curso Básico e Brasa Jovem (em Brasilândia). Para mim, ser coordenador da Mocidade é uma oportunidade única para exercitar a disciplina e para desenvolver novos estudos de temas doutrinários. Também representa trabalho, amizade e crescimento.

 Além das reuniões semanais, a turma da Mocidade colabora com o Brasa Jovem, projeto desenvolvido na Unidade Dona Aninha, em Vila Brasilândia, em que os participantes têm oficinas que visam à disseminação de valores éticos e cristãos, e estimulam o engajamento em ações de melhoria do bairro e da sociedade de modo geral.

Atrair os jovens para o estudo da Doutrina Espírita em tempos de internet, de redes sociais abundantes e, mais recentemente, da nascente inteligência artificial exige uma metodologia especial, nada fácil e diversa. A Mocidade Espírita do GEB trabalha com esse desafio imposto pelo século 21. 

 As portas estão sempre abertas a novos integrantes, mesmo de outros estados e países, já que é possível acompanhar as reuniões também online.

Um pouco de história:

 Até 1973, os jovens frequentadores do Grupo Espírita Batuíra se reuniam para o estudo da Doutrina sob orientação do Departamento de Infância e Juventude, dirigido por Wanda do Nascimento Santos. Foi dela a ideia de criar um segmento especial para os que atingiam a maioridade. A proposta foi logo aprovada por Spartaco Ghilardi, médium notável e principal fundador de nossa Casa, que, ao lado da esposa Zita, esteve presente na cerimônia de fundação. Aproximadamente quarenta jovens participaram do evento inaugural - entre eles, Geraldo Ribeiro, atualmente 1º. vice-presidente do GEB, e que havia sido convidado por Wanda para ser o primeiro coordenador da Mocidade.

Entrevistas

Geraldo Ribeiro da Silva, atual primeiro vice-presidente e diretor de doutrina do GEB,  foi o primeiro coordenador da Mocidade. Nesta entrevista ele relembra os primeiros passos da criação da Mocidade.

BJ: O que foi combinado entre D. Wanda Santos, Spartaco e você, na criação da Mocidade?

GR: É bom esclarecer que minha primeira tarefa no GEB foi dar aula de moral cristã para as criancinhas. Depois, lembro que, num fim de semana, D. Wanda Santos – diretora da Escola de Moral Cristã - promoveu um Encontro de Evangelizadores, visando ao aperfeiçoamento da equipe. Na oportunidade, ela me pediu para falar sobre o tema Comunicação Humana. No final do encontro, ela me chamou de lado e me convidou para criar e dirigir a Mocidade, pois, segundo ela, os jovens precisavam de um espaço para estudar a Doutrina Espírita.

A proposta foi levada para o Sr. Spartaco, que a acolheu com entusiasmo. Aí, entrou no grupo mais uma colaboradora, D. Neyde Oliva (esposa do prof. Apolo). D. Wanda, D. Neyde e o Sr. Spartaco definiram as diretrizes para o funcionamento da Mocidade. Uma dessas diretrizes era ter pessoas mais experientes, cooperando com os jovens no estudo da Doutrina Espírita e do Evangelho. Eu fiquei responsável pelo planejamento, definindo objetivos, temas a serem estudados, sequência; organização do departamento em setores (secretaria, estudo, eventos sociais, arte etc.), de modo a aproveitar o talento de cada um deles dentro do departamento.

Só depois de tudo preparado, é que a proposta foi levada para apreciação e aprovação da diretoria do GEB. A reunião foi presidida pelo Dr. Reynaldo K. Busch, 1º vice-presidente. Lembro que o Douglas Bellini, 2º vice-presidente, estava presente, e enalteceu a criação do novo departamento, enxergando-o como um meio de preparar jovens para o futuro da Casa.

BJ:  O Espiritismo está “envelhecendo”, dizem, juntamente com seus frequentadores. Nesse cenário, qual é a importância da mocidade?

GR: Embora o cenário mostre um pouco isso, que os mais velhos estão no poder ou na direção de muitos trabalhos, acho que os jovens estão tendo oportunidades de trabalhar dentro das Casas Espíritas. Hoje, em nossa diretoria, temos vários diretores que outrora participaram da Mocidade. Eu, por exemplo, sou um deles. Meu filho Gabriel, ex-diretor da Mocidade, é atualmente diretor jurídico; auxiliando-o na área, tem a Marina Ginjo, também ex-coordenadora. Dr. Marco Antonio é presidente do Conselho de Administração. Dr. Ricardo Pastori é membro do Conselho etc.

Guto Melani, Ricardo Pastori, Paulo Sérgio, Marco Antonio e Geraldo Ribeiro: coordenadores da Mocidade em várias épocas.

BJ: O que mudou na sua vida ter sido o primeiro coordenador? Como isso marcou sua trajetória de estudo da Doutrina e no GEB?

GR: Mudou muita coisa. Tive que estudar mais, pois sabia que estava diante de um grupo forte e já conhecedor do Espiritismo. Vários eram estudantes universitários e oriundos de famílias espíritas. Eu me considerava pouco preparado doutrinariamente para assumir uma função de tanta responsabilidade. Além de estudar mais, tive que ouvir mais e não me colocar numa condição superior. Percebi que administrando o grupo com bom senso, humildade e aproveitando o potencial de cada um, os resultados seriam bons para todos. Dentro do GEB, passei a ter mais visibilidade, pois o coordenador da Mocidade tinha, na época, assento nas reuniões de diretoria. Esse fato me ajudou a ter mais consciência do papel das instituições espíritas no estudo, na divulgação e prática da Doutrina Espírita.  Procurei, como coordenador da Mocidade, inserir isso nos movimentos de mocidades espíritas da região; acho que deu bons frutos. Hoje, a Mocidade continua desenvolvendo sua função de preparar jovens para o futuro. Como membros da diretoria do GEB, devemos apostar no potencial jovem e não querer nos perpetuar nos cargos.

  

Jovens sempre motivados e integrados nos trabalhos assistenciais realizados pelo Grupo Espírita Batuíra.

O segundo coordenador da Mocidade Espírita Batuíra, com mandato a partir de 1980, foi o médico Marco Antonio Pereira dos Santos. Atualmente, além de palestrante, é o presidente do Conselho de Administração do Grupo Espírita Batuíra. Quando a Mocidade foi criada, em 1973, ele já era estudante de medicina. Ao se formar, assumiu a coordenação do grupo, sucedendo Geraldo Ribeiro da Silva. Acompanhe a entrevista que o Batuíra Jornal fez com o Dr. Marco Antonio sobre aqueles primeiros tempos, os desafios atuais e a importância da participação de jovens nos grupos de estudo.

BJ: Como segundo coordenador da Mocidade, qual foi seu papel/orientação na época?

Marco: De 1973, quando a Mocidade foi fundada, a 1979, o período do Geraldo na coordenação coincidiu com a minha formação médica. Eu vinha a São Paulo às vezes, nos fins de semana, então poderia frequentar ou não a Mocidade, mas estava fazendo curso médico que me exigia bastante trabalho nos hospitais para minha formação. O trabalho do Geraldo foi muito importante. Nós tínhamos mais de 30 jovens nessa época e foram anos importantes na estruturação da Mocidade na casa, aprovada pelo seu Spartaco. Em 1980, já trabalhando como residente no Hospital das Clínicas, e já casado, eu vim pra São Paulo definitivamente. Aí, até 1985, eu assumi como o segundo coordenador da Mocidade Espírita Batuíra. Minha ênfase, na época, foi estudar, além das obras clássicas da Doutrina Espírita, os livros de André Luiz. Como médico, eu atraí também alguns outros colegas da área médica para o grupo. Estudamos Missionários da Luz, Nos Domínios da Mediunidade, Vida e Sexo, que o Chico Xavier tinha acabado de escrever em 1979.

BJ: Como se deu a escolha de seu nome para suceder o Geraldo e como se viu diante dessa responsabilidade?

Marco: Eu já era vice-coordenador junto com o Geraldo e esse trabalho conjunto, no primeiro mandato dele, era supervisionado pelo seu Spartaco. Foi natural assumir o cargo assim que eu voltei pra São Paulo e casei já com a Cristina. Minha mãe (Wanda Santos), sendo responsável pela evangelização nesse período, claro, confiava que nós, da família, também pudéssemos ter alguma atividade dentro do Grupo Espírita Batuíra. Assim, eu já me achei com conhecimento doutrinário e também vivência pessoal para assumir o cargo. Depois, também meu irmão, Paulo Sérgio, foi coordenador do grupo.

BJ: Quais eram as demandas dos jovens naquela época que, na sua opinião, diferem das de hoje?

Marco: Na era pré-internet, o mundo tinha mais contato presencial. O movimento espírita tinha muitos jovens em várias casas. Tínhamos congressos da USE, palestras com vários oradores convidados. No Batuíra também. Criamos, na nossa gestão, o Mês do Moço, quando os jovens ficam responsáveis pelas palestras, tradição que se mantém até hoje, com o objetivo de dar visibilidade ao jovem na casa. Era, e ainda é, uma oportunidade para que eles treinassem como oradores, e iniciassem a experiência como divulgadores. A Mocidade era um elemento de reunião, nós éramos, além da Mocidade, também evangelizadores. A maioria de nós trabalhava também como evangelizador na Vila Brasilândia ou na Caiuby. Minha mãe, junto com dona Neide Oliva, sua filha Eurídice, sempre foram muitos dedicadas à educação infantil. Eu admirava a coragem daquelas senhoras nos anos 80 e 90, em Vila Brasilândia, com mais de quatrocentas crianças nas diferentes classes. Então, era preciso contar com a Mocidade na evangelização, nas distribuições. A gente fazia uma Mocidade muito dinâmica. Havia essa alegria de sairmos juntos, irmos ao cinema juntos, comíamos pizza no sábado à noite. Havia um contato mais próximo entre as pessoas e muitos casamentos, inclusive, ocorreram. Vários casais foram se formando ao longo do tempo dentro do Batuíra, eu mesmo e a Cristina, em função desse contato mais próximo.

BJ: Qual a importância de grupos de Mocidade não só no GEB, mas em casas espíritas?

Marco: É o momento único em que o jovem, antes de assumir seus compromissos profissionais, escolares, graduação ou pós-graduação, pode se aprofundar nos assuntos, nos textos, palestras, estudos. A disponibilidade se reduz à medida que os compromissos da vida vão chegando. Eu diria que o tempo da Mocidade é super importante. Alguns desses jovens já têm compromissos mediúnicos, então é um período que deve ser bem aproveitado.

BJ: De que forma os pais podem estimular os filhos a se engajarem em grupos de estudo religioso?

Marco: É um desafio difícil para os pais hoje. As próprias casas espíritas não têm uma metodologia que atraia o jovem em seus dilemas do dia a dia. Os veículos de comunicação bombardeiam 24 horas os nossos jovens com informações conflitantes com os nossos valores e práticas. Os amigos na escola têm grande influência sobre eles e essa influência contraria qualquer abordagem mais profunda dos conflitos próprios da adolescência. Portanto, os pais têm grande dificuldade em influenciar seus filhos na frequência da casa espírita.

Mocidade: celeiro de trabalhadores

Centenas de jovens integraram as turmas que se formaram ao longo dessas cinco décadas. Jovens que hoje são pais, avós, alguns já até regressaram à pátria espiritual. É por eles, pelos atuais frequentadores e todos os demais que ainda virão, que vale a pena comemorar esses 50 anos ininterruptos de trabalho e dedicação.

Daniel Steagall lembra os objetivos do grupo: - Além de preparar os jovens para lidar com as adversidades e as conquistas do cotidiano, e desenvolver laços de amizade e cumplicidade, é formar futuros trabalhadores da Casa Espírita.

E isso tem sido cumprido à risca. Muitos frequentadores se engajam em outras atividades como voluntários, conscientes da importância de servir e se dedicar ao próximo nas mais diferentes frentes que a casa oferece, abraçando o lema de nosso patrono Batuíra: trabalho, trabalho e trabalho.

 Atualmente, só na Diretoria Executiva e no Conselho de Administração do GEB, há cinco ex-coordenadores da Mocidade:

  • Marco Antonio Pereira dos Santos - presidente do Conselho de Administração
  • Geraldo Ribeiro da Silva, 1º. vice-presidente executivo
  • Ricardo Pastori – membro do Conselho de Administração
  • Gabriel Branchini da Silva – diretor jurídico
  • Marina Ginjo – assistente do Departamento Jurídico

 

Ricardo Pastori, médico, filho de um dos fundadores de nossa casa, Hermenegildo Pastori, passou pela Escola de Moral Cristã e entrou para a Mocidade aos 18 anos. Hoje, além de integrar o Conselho de Administração, faz parte da equipe médica e de desobsessão do Lar Transitório e da UTE (Unidade de Terapia Espiritual), na unidade Dona Aninha, em Vila Brasilândia. Também colabora com a equipe de palestrantes nas reuniões públicas na Unidade Spartaco Ghilardi, e nas da Fluidoterapia no Lar Transitório. Já atuou como evangelizador infantil e, ainda, como monitor do Curso Básico e do COEEM (Centro de Orientação, Estudo e Educação Mediúnica).

 - A motivação para o engajamento dos jovens no trabalho voluntário advém, com certeza, do estudo da Doutrina, que desperta em nós o desejo de ser útil e solidário. Além disso, a Mocidade Batuíra exerceu profunda influência em mim, compartilhando com amigos muito queridos o estudo da Doutrina Espírita e as atividades assistenciais, onde identifiquei caminhos que seguiria em minha vida – conta o Dr. Ricardo.

Gabriel Branchini da Silva classifica o período em que esteve na Mocidade como “anos incríveis”, marcados por muita união e aprendizado: - Além dos encontros regulares, convidávamos oradores experientes, inclusive de fora do GEB, para debater com os jovens os temas espíritas mais complexos. Após o período na Mocidade, passei a fazer palestras até ser convidado, há mais de sete anos, para participar da Diretoria Executiva como assessor jurídico. Em 2021, assumi como diretor jurídico, após o desencarne do saudoso Tufi Jubran. Seja nas atividades doutrinária, seja no serviço assistencial, a Mocidade tem mostrado ao longo dos anos seu valor, sua alegria de participar, estudar, aprender e ensinar.

 Luiz Augusto Melani, engenheiro mecânico, foi coordenador entre 1994 e 2000, e hoje é diretor de uma fábrica na Alemanha. Tem 50 anos. Mesmo distante fisicamente do GEB, conta que, em casa com a esposa e filhos, estuda o Espiritismo, um hábito herdado não só da própria família, mas também baseado em tudo o que aprendeu a amar desde os tempos da Mocidade. O trabalho voluntário também: - Trabalhei na escola... junto com minha mãe, Moema Melani, como monitor no COEEM e, ainda, no programa da Família Assistida, em Brasilândia. Mexe muito com meu coração lembrar o que fazíamos… Foram muitas lições de amor ao próximo, sem falar nas amizades sólidas que construí com pessoas maravilhosas, como Marquinho (Marco Antonio dos Santos), Geraldo (Geraldo Ribeiro da Silva) e Ricardo Pastori, que era o coordenador da Mocidade quando comecei a frequentá-la, e a quem depois eu sucedi. Que pessoa fantástica!

Outra trabalhadora que a Mocidade ajudou a formar para os trabalhos do GEB é Rosely Marotta, assessora das diretorias de Mediunidade e de Cultura Espírita, coordenadora do setor de Passes, além de palestrante e facilitadora do Grupo de Estudos do Evangelho Segundo o Espiritismo. Ela tinha 16 anos quando ingressou na Mocidade, na década de 1990. - Representou minha primeira oportunidade de estudo aprofundado da Doutrina Espírita. Foi pela Mocidade que recebi uma oportunidade de trabalho na "Casa de Batuíra". Eu e meu esposo, que também participava, fizemos amizades muito especiais que conservamos até hoje. Gratidão eterna.

Por tantos relatos, está claro que estimular a formação espírita-cristã em crianças e jovens é como pavimentar um caminho de estudo e trabalho, amparando mudanças de atitude e renovação de sentimentos.

É isso que o Grupo Espírita Batuíra vem fazendo há décadas, desde a fundação da Escola de Moral Cristã para crianças e, posteriormente, a Mocidade. Duas frentes de um projeto único, que teve e tem a colaboração de inúmeros voluntários e, sem dúvida, contou com a dedicação e o amor de Wanda do Nascimento Santos, que em 1970 tornou-se diretora do Departamento de Infância e Juventude.

Paulo Sergio Pereira dos Santos, um dos filhos de dona Wanda, que foi coordenador da Mocidade (1985-1991) e trabalhou como evangelizador infantil, faz uma reflexão de que as mocidades são hoje o grande desafio para o movimento espírita, ao observar-se o distanciamento dos jovens da casa espírita:

-  As casas buscam soluções para retomá-los, reorientá-los e prepará-los para uma série de situações num mundo mais complexo do que eu vivi na minha juventude.

 Destaca quantos trabalhadores foram formados nos projetos do GEB voltados a crianças e jovens que, na verdade, são um grande programa de evangelização das famílias.

- Desejo que o Grupo Espírita Batuíra, esta casa querida nossa, receba todas as vibrações positivas para que este projeto de Mocidade prossiga por um longo tempo. Aos que nos precederam, todo o nosso carinho e agradecimento pelo que nos ajudaram a construir.

Depoimentos

  • Publicado na edição do Batuíra Jornal - Edição comemorativa dos 50 anos da Mocidade.

 

 

 

Mocidade comemora 40 anos de existência

O grupo da Mocidade Espírita Batuíra completou, em Maio deste ano, 40 anos de existência e comemorou a data com uma festiva reunião na Unidade Caiubi, reunindo dirigentes, frequentadores, amigos e familiares dos integrantes do grupo.

A Mocidade Espírita Batuíra é um grupo de jovens que se reúne todos os sábados, das 18h às 19h30, no Núcleo Doutrinário "Spartaco Ghilardi", na Unidade Caibui (rua Caiubi nº 1306) para estudar e debater temas da Doutrina Espírita e do Evangelho de Jesus, além de temas atuais desta faixa etária.

Um pouco de história

A Mocidade Espírita Batuíra foi fundada em 1973 no Grupo Espírita Batuíra.

Ao revisitar a edição do Batuíra Jornal nº 40, editado em Julho/Agosto de 2003, há uma reportagem sobre a comemoração dos 30 anos da Mocidade, que serve como um importante registro histórico da vida do GEB.

Neste texto, há uma declaração da Sra. Wanda do Nascimento Santos, que nos idos de 1973 fazia parte havia 13 anos da coordenação de moral cristã e uma das idealizadoras da criação do grupo de jovens no GEB. Ela afirmou naquela ocasião: eu considerava que já era hora dos jovens terem o seu espaço. Vi no Geraldo Ribeiro, conta ela, uma pessoa que poderia coordenar este trabalho. Geraldo, que hoje é o primeiro vice-presidente e diretor de Doutrina do GEB,  foi o primeiro coordenador do grupo da Mocidade.

O jornal daquele ano traz, ainda, uma declaração feita pelo Sr. Spartaco Ghilardi, que estava entre nós aqui no planeta Terra e era o diretor de Doutrina do GEB sobre a atividade da Mocidade. Ele disse: "estamos dando continuidade a uma tarefa interrompida em vidas passadas e temos de resgatar aqueles que precisam de nossa ajuda, como fomos um dia amparados por outros, pois evoluir é o nosso objetivo".

 

 

 

 

Mocidade Espírita: 50 anos!

Foi dada a largada para as comemorações dos 50 anos da Mocidade Espírita Batuíra. A data de fundação foi em 27 de maio de 1973, e agora, 5 décadas depois, este importante espaço de estudo e reflexões dos jovens do Grupo Espírita Batuíra criou um calendário de eventos para celebrar o trabalho ininterrupto. Saiba mais!

A primeira atividade organizada pela Mocidade foi uma reunião pública, no último dia 15 de abril, em que estiveram presentes os médicos Marcus Renato Castro Ribeiro, psiquiatra, e Fabio Nasri, endocrinologista e geriatra, para tratar do processo de adoecimento e cura do corpo, da mente e do espírito. O doutor Marcus é o atual presidente da AME, Associação Médico Espírita e sucedeu ao doutor Fábio.

Marcus Renato se disse emocionado e grato em estar na sede Grupo Espírita Batuíra, uma vez que a Associação Médico Espírita nasceu por orientação do principal fundador de nossa casa, Spartaco Ghilardi.

Os médicos Marcus Renato Castro Ribeiro, psiquiatra, e Fabio Nasri, endocrinologista e geriatra no evento da Mocidade.

Os dois médicos exploraram o tema Saúde e Doença, trazendo a experiência profissional que acumulam, em consonância com os conceitos ensinados pela Doutrina Espírita. Assim, reforçaram que não se pode abrir mão de tratar o corpo físico, onde a doença se manifesta, mas que é fundamental tratar o espírito, onde efetivamente começa o processo de adoecimento. E para tal, ratificaram a importância do passe, da água fluidificada, da prece, e principalmente dos esforços empreendidos pelo doente para sua melhoria moral.

Fábio Nasri citou estudos mostrando como sentimentos e comportamentos tão negativos como a raiva e a hostilidade podem ter como desfecho doenças coronarianas. Enquanto que o otimismo e a esperança têm impactos positivos sobre doentes crônicos.

Os dois palestrantes ainda responderam perguntas feitas pela plateia, interessada em saber sobre como a fé e a religiosidade atuam com instrumentos de saúde e de cura.

Quem não pode comparecer à reunião, pode assistir à palestra dos médicos Marcus Renato Castro Ribeiro e Fabio Nasri no nosso canal no Youtube. (acesse o link: https://www.youtube.com/live/Pf7JcYr8Pq0?feature=share)

Para o dia 27 de maio, a Mocidade planeja novo evento, promovendo um encontro de gerações entre coordenadores e participantes do grupo nesses 50 anos. Você poderá conferir mais adiante aqui no site, nas nossas unidades e pelos grupos de WhatsApp do GEB a programação completa.

  • Texto e foto: Simone Queiroz
Notícias
Amai-vos e instrui-vos! 14/04/2024
Alterações no Estatuto Social 03/04/2024
GEB celebra os 160 anos de “O Evangelho Segundo Espiritismo” 24/03/2024
Contas do Exercício de 2023 aprovadas 20/03/2024
Edição recheada de emoção! 04/03/2024
Eleita nova diretoria do GEB para o triênio 2024/2027 07/02/2024
GEB completa 60 anos de fundação! 15/01/2024
60 Anos do GEB 07/01/2024
Acolhimento e muito amor na 119ª Distribuição 10/12/2023
É ato de amor solidário! Colabore! 15/11/2023
Leia nesta edição 05/10/2023
Mocidade 50 anos: Escola de Almas 30/05/2023
Edição comemorativa 28/05/2023
Colabore com a Distribuição Semestral! 06/05/2023
Serviço de Passe ganha reforço 05/04/2023
Boa Leitura! 03/04/2023
Temas atuais à luz do Espiritismo 12/03/2023
10 anos ininterruptos de amor fraterno! 05/03/2023
Sua doação faz a diferença! 27/02/2023
Encontro de Educadores da EEIJ 14/02/2023
Leia nesta edição 20/12/2022
Seguindo a lição de Jesus! 13/12/2022
Quinto curso de limpeza na Brasilândia 19/11/2022
Colabore com nossos assistidos! 11/11/2022
Brasa Jovem prepara adolescentes 03/11/2022
Palestras Públicas e Fluidoterapia 31/10/2022
Douglas Bellini e o GEB 16/10/2022
Boa Leitura! 29/08/2022
Saúde mental é tema de workshop no Brasa Jovem 17/08/2022
Com amor, estendendo a mão a quem precisa! 31/07/2022
50 anos acolhendo mães e filhos 31/07/2022
Brasa Jovem e as lições da natureza 31/07/2022
Oficinas do Lar Transitório dão frutos 31/07/2022
Leia nesta edição 10/06/2022
A festa da meninada 15/05/2022
Ajude-nos em nossa missão de fraternidade e solidariedade 07/05/2022
O GEB cresce movido a amor 05/04/2022
Atividades doutrinárias presenciais 05/04/2022
Brasilândia: retorno com muito amor! 05/04/2022
Leia nesta edição 29/03/2022
58 anos de existência 18/01/2022
Unidade Spartaco Ghilardi - Caiubi 29/12/2021
Na Brasilândia, um farol chamado Unidade Dona Aninha 27/12/2021
Unidade Doutrinária Spartaco Ghilardi 27/12/2021
CEI Batuíra de braços abertos 27/12/2021
O Lar Transitório continua sendo mais que uma casa, é um lar! 27/12/2021
Luta pela adoção premia um batuirense 27/12/2021
Tempo de renovar as esperanças e fortalecer a fé 21/12/2021
600 famílias atendidas na maior Distribuição do GEB 12/12/2021
XVI Encontro de Educadores da EEIJ 24/10/2021
Novo diretor jurídico 29/09/2021
Contas de 2020 aprovadas pela AGO 29/09/2021
Brasa Mais: um olhar para o futuro 11/09/2021
Mais enxovais para os bebês de Vila Brasilândia 10/09/2021
GEB colabora com a vacinação contra a covid 10/09/2021
Lar Transitório completa mais um ciclo de amor 29/08/2021
GEB sempre presente 25/08/2021
Segundo encontro de facilitadores 15/08/2021
Marmitas saborosas e nutritivas 11/08/2021
De volta à pátria espiritual 10/08/2021
Concluída a 114ª Distribuição na Brasilândia 27/07/2021
Tufi Jubran retorna à pátria espiritual 11/07/2021
Ronda Noturna: amor e acolhimento 03/07/2021
Comunidades da Brasilândia são atendidas 03/07/2021
Concluída a 114ª Distribuição na Brasilândia 27/06/2021
Edição histórica 20/05/2021
Gratidão ao idealizador do GEB 10/05/2021
Curso prepara jovens para o mercado de trabalho 09/05/2021
Um facho de luz a iluminar vidas 04/05/2021
Comemoração pela Web 02/05/2021
Cinquentenário da Unidade da Brasilândia 29/04/2021
Doações podem ser feitas pelo PIX 16/04/2021
Participe desta ação de amor e fraternidade! 10/04/2021
Marmita e cesta básica solidárias. Doe e faça parte deste ato de amor! 27/03/2021
Leia nesta edição 27/02/2021
GEB convoca AGO 22/01/2021
GEB: 57 anos de fundação 15/01/2021
2020: Lar Transitório em tempo de Covid19 31/12/2020
2020: #GEBnaWeb 30/12/2020
2020: ano de aprendizado e mudanças 20/12/2020
Distribuição de Natal: 2 mil pessoas, 400 famílias atendidas 15/12/2020
Hermógenes Augusto Batalha Siqueira 30/11/2020
74ª AGO aprova contas de 2019 11/10/2020
Edital de Convocação 01/10/2020
Edição online 21/09/2020
Brasilândia oferece Cursos Profissionais à Distância 05/09/2020
18 anos de cuidados, fraternidade e amor! 29/08/2020
Brasa Mais: Fortalecendo vínculos em tempos de COVID 20/08/2020
Da sopa para marmitex: com criatividade, ajuda permanente! 15/07/2020
Sua doação faz a diferença 12/07/2020
Estudo virtual começa dia 3 de agosto 04/07/2020
Quarentena, sim. Em oração, sempre! 20/06/2020
Amor e solidariedade 16/06/2020
Tudo pronto! 284 famílias serão acolhidas pela 112ª Distribuição 14/06/2020
Nossa fraternidade não pode falhar! Colabore! 20/05/2020
Contribuições de Associados em tempos do COVID -19 17/05/2020
Mensagens de acolhimento e reflexão 12/05/2020
Amor e solidariedade em tempos de COVID 19 18/04/2020
Doe seus créditos da Nota Fiscal Paulista para o GEB 02/04/2020
Preces e vibrações em nosso próprio lar 30/03/2020
Estude a Doutrina Espírita 25/03/2020
Atividades Suspensas 25/03/2020
Leia nesta edição 09/03/2020
Educandário do Amor, uma colônia espiritual 08/03/2020
56 anos de mais luz! 16/01/2020
Inscrições abertas para oficinas de violão e teatro. 15/01/2020
Brasilândia: Inscrições abertas para Cursos Profissionais 13/01/2020
Brasilândia: cursos profissionalizantes em 2020 13/12/2019
Amor e solidariedade 08/12/2019
Festival da Caridade 08/12/2019
Edição eletrônica disponível 30/11/2019
40 anos dos Samaritanos 24/10/2019
Am@r digital 13/10/2019
Suely Caldas Schubert no GEB 12/10/2019
Leia nesta edição 12/10/2019
15 anos do Coral Interlúdio 12/10/2019
17 anos de Lar Transitório 29/08/2019
Terceira Idade aplaude Coral Interlúdio 29/08/2019
Ronda Noturna: amor num café com leite quente 09/08/2019
Visita ao Memorial Spartaco Ghilardi 09/08/2019
Lar Transitório: A volta aos bancos escolares 09/08/2019
Acesse a edição eletrônica 05/08/2019
AGO aprova contas de 2018 19/06/2019
Doações que transformam vidas 11/06/2019
73ª Assembléia Geral Ordinária 10/06/2019
Grupo de estudo: faça sua inscrição 31/05/2019
Está pronto o novo prédio em Brasilândia 29/05/2019
Colabore! 02/05/2019
Brasilândia de cara nova 27/04/2019
Aprender para mudar 17/04/2019
Edição eletrônica disponível 13/04/2019
XIII Ciclo de Palestras Espíritas encerrado. Sucesso! 08/04/2019
Zelo pela Doutrina dos Espíritos 07/04/2019
Do Outro Lado da Vida 06/04/2019
Saúde, Espiritismo e Mediunidade 05/04/2019
Reflexões sobre o Cristianismo e o Espiritismo 04/04/2019
Animais e Física Quântica sob a ótica da Espiritualidade 04/04/2019
Ciclo de Palestras: Amai-vos e Instruí-vos. 02/04/2019
Semana de estudos da Doutrina Espírita no GEB 01/04/2019
Participe! 13/03/2019
Cursos profissionalizantes em Brasilândia 12/03/2019
Inscrições abertas 12/03/2019
Novo prédio na Brasilândia 09/02/2019
Versão eletrônica já disponível neste site 08/02/2019
Educação Espírita Infantojuvenil: Inscrições abertas 24/01/2019
Comemoração dos 55 anos de fundação do GEB 14/01/2019
13 de janeiro de 2019: Palestra comemorativa 28/12/2018
Brasilândia: Cursos profissionalizantes em 2019 12/12/2018
358 famílias atendidas na Distribuição de Natal 10/12/2018
Inscrições Abertas para o Grupo de Estudos 08/12/2018
É domingo a 109ª Distribuição Semestral do GEB 05/12/2018
Emoção no encerramento do ano da Escola de Moral Cristã do GEB 28/11/2018
Colabore! 22/11/2018
Leia a versão eletrônica 22/11/2018
Coral Interlúdio – 14 anos 20/11/2018
Integração de voluntários da Fluidoterapia 13/11/2018
Oficinas de Vida Nova 15/10/2018
Simonetti retornou ao mundo espiritual 04/10/2018
Edição eletrônica 04/10/2018
Wanda retorna à pátria espiritual 04/10/2018
16 Anos. Viva o Lar Transitório! 01/09/2018
Inscrições Abertas. Vagas Limitadas! 30/08/2018
Edição eletrônica 23/07/2018
Grupo de Estudos - Inscrições Abertas 18/07/2018
Obras em Vila Brasilândia avançam! 17/07/2018
Ricardo Bernardes Ferreira retorna ao mundo espiritual 07/07/2018
Copa do Mundo e União dos Povos 28/06/2018
David Rechulsky Berezovsky retornou à pátria espiritual 21/06/2018
Curso de Auxiliar de Escritório 12/06/2018
Cursos de Costureira (o) e Modelista na Brasilândia 12/06/2018
108ª Distribuição Semestral na Brasilândia 11/06/2018
Obras na Unidade Brasilândia 25/05/2018
Encontro de Voluntários da Família Assistida 25/05/2018
Edição eletrônica disponível 25/05/2018
Mostre sua Vontade de Ajudar! 15/05/2018
Sucesso! 09/04/2018
Acesse a versão eletrônica 09/04/2018
De hoje a domingo, reflexões importantes no XII Ciclo de Palestras 05/04/2018
Palestras desta quarta-feira 04/04/2018
XII Ciclo de Palestras 03/04/2018
Participe! 30/03/2018
Nova diretoria do GEB 21/03/2018
Savério Latorre retornou à Pátria Espiritual 16/03/2018
Obras na Brasilândia avançam 13/03/2018
Cursos de Costureira(o) e Modelista na Brasilândia 12/03/2018
Mais de duas centenas de participantes 08/03/2018
Atualidade da casa e reflexões para o futuro 09/02/2018
Creche do GEB recebe material escolar da Prefeitura de São Paulo 07/02/2018
Primeira etapa de trabalho 30/01/2018
Começam as obras em Vila Brasilândia 17/01/2018
54 Anos do GEB 15/01/2018
Edição extra: 40 anos de COEEM 14/12/2017
307 Famílias Atendidas 11/12/2017
COEEM comemora 40 anos 08/12/2017
Criançada da EEIJ da Vila Brasilândia 06/12/2017
Edição Eletrônica 03/12/2017
Justa homenagem 09/10/2017
Lar Transitório comemora 15 anos 27/09/2017
O assunto é: depressão! 26/09/2017
Dialogando e aprendendo 26/09/2017
Destaques da edição 25/09/2017
Colabore! 20/09/2017
Vídeos das Palestras da Semana Espírita 2017 22/08/2017
Mocidade Espírita convida 11/08/2017
Edição eletrônica 04/08/2017
Nabor retorna à pátria espiritual 10/07/2017
Os números do GEB em 2016 29/06/2017
Doações fazem a diferença 11/06/2017
Edição eletrônica 25/05/2017
Participe! 04/05/2017
Imagens do Ciclo de Palestras 11/04/2017
XI Ciclo de Palestras Espíritas foi um sucesso 10/04/2017
Versão eletrônica disponível neste site 04/04/2017
Começa em Abril! 13/03/2017
160 anos de O Livro dos Espíritos 04/03/2017
53 anos de fundação 14/02/2017
GEB celebra 53 anos de fundação 12/01/2017
Fim do recesso. Retomamos todas as atividades da Casa 19/12/2016
Apresentações de Natal do Coral Interludio 18/12/2016
Distribuição de Natal 12/12/2016
20 Anos de Batuíra Jornal 10/12/2016
Distribuição Semestral acontece neste domingo 07/12/2016
EEIJ: emoção no encerramento do ano letivo de 2016 07/12/2016
Nosso Projeto. Sua Obra 15/11/2016
Epístolas de Paulo à luz do Espiritismo 15/11/2016
Lar Transitório completa 14 anos de existência 19/10/2016
Para não se esquecer de Yvonne Pereira 19/10/2016
Destaques da edição 18/10/2016
Educação e Amor 18/10/2016
Colabore! 23/09/2016
Yvonne Pereira: uma heroína silenciosa 22/09/2016
Heloisa Pires no GEB 22/09/2016
Maria Pia retornou ao Mundo Espiritual. 25/08/2016
Batuíra Jornal 06/08/2016
Crianças da EEIJ visitam o Memorial Spartaco Ghilardi 27/06/2016
15 toneladas de alimentos são entregues aos assistidos do GEB na Brasilândia 13/06/2016
Memorial Spartaco Ghilardi: justa homenagem 26/05/2016
Nova edição do Batuíra Jornal 25/05/2016
45 anos distribuindo amor e caridade 10/05/2016
O Livro dos Médiuns – Inscrição Aberta 08/05/2016
104ª Distribuição Semestral: Expresse sua solidariedade! 02/05/2016
Gripe H1N1 - Previna-se! E evite a propagação da doença. 01/05/2016
Semeando amor e solidariedade! 10/04/2016
Ciclo de Palestras foi um sucesso. 10/04/2016
Edição eletrônica do Batuíra Jornal 09/04/2016
Além das fronteiras da Brasilândia 08/04/2016
Batuíra Jornal: edição eletrônica 10/02/2016
Unidade Brasilândia: encontros preparatórios para entrevista de emprego 28/01/2016
52 anos de atividades permanentes 11/01/2016
103ª Distribuição Semestral: Natal solidário para 344 famílias assistidas. 13/12/2015
Edição eletrônica do Batuíra Jornal 25/11/2015
Participe da 103ª Distribuição de Natal na Brasilândia 16/11/2015
Grupo de Estudos A Gênese: Inscrições abertas 16/11/2015
Em uma tarde especial, Festiva faz sucesso! 05/10/2015
GEB publica Folder com novo modelo de gestão. 17/09/2015
Inscrições abertas para o grupo de estudos do livro O Céu e o Inferno 15/09/2015
Mutirão Jurídico na Brasilândia: Acesso à Justiça e Novos Voluntários. 11/09/2015
Reserve sua agenda: Domingo, 04 de Outubro, das 13 às 17 horas. 03/09/2015
Lar Transitório Batuíra: 13 anos de contínuo trabalho 31/08/2015
A celebração dos 150 anos da obra O Céu e o Inferno 27/08/2015
Batuíra Jornal de julho/agosto: Leia a versão eletrônica 19/08/2015
GEB realiza primeiro atendimento jurídico-fraterno externo 03/08/2015
Distribuição Semestral: Acolhimento e Amor ao Próximo. 23/06/2015
Unidade da Brasilândia recebe alunos do Curso Básico de Espiritismo 23/06/2015
Alimentos, roupas, cobertores e calçados para os assistidos do GEB em Vila Brasilândia. 15/06/2015
Novos grupos de estudos do livro "O Evangelho Segundo Espiritismo" 18/05/2015
Dentistas orientam crianças para adequada escovação de dentes 14/04/2015
Curso de Auxiliar de Escritório na Unidade Brasilândia 24/03/2015
Grupo de Estudos de O Livro dos Médiuns: Entrevistas 19/03/2015
Novos dirigentes do GEB para o triênio 2015/2018 18/03/2015
Curso de Teatro: Grupo Brasa Meninos de Brasilândia 02/03/2015
GEB recebe doação da SODEXO na campanha para o Dia Mundial da Alimentação 04/02/2015
Livro retrata a história do Grupo Espírita Batuíra 02/02/2015
Marlene Nobre retornou à pátria espiritual 05/01/2015
50 anos de estudo de O Livro dos Espíritos 22/12/2014
Distribuição de Natal: 309 famílias - 1893 pessoas atendidas. 14/12/2014
Assistidos do GEB recebem nova doação da Sodexo. 12/12/2014
101ª Distribuição Semestral: Ação de Natal Entre Amigos 10/11/2014
Curso de Iniciação à Informática é inaugurado em Vila Brasilândia 07/11/2014
Livro GEB 50 Anos de Mais Luz e concerto sinfônico no Theatro São Pedro 14/10/2014
Lar transitório completa 12 anos 26/09/2014
Unidade Brasilândia inaugura Dispensário de Medicamentos 26/09/2014
Assistidos aplaudem Mutirão de Orientação Jurídico na Brasilândia 26/09/2014
EEIJ: Crianças florescendo na escola presente 19/08/2014
Intercâmbio entre Casas Espíritas: Káritas e Batuíra se ajudam mutuamente. 05/08/2014
Doe Leite em Pó. As crianças da Brasilândia agradecem! 31/07/2014
Cursos profissionalizantes na Unidade da Brasilândia 09/07/2014
Inscrições abertas para o Curso de Informática e Auxiliar de Escritório na Unidade Brasilândia 03/07/2014
100ª Distribuição Semestral 09/06/2014
Centenário de nascimento de Spartaco Ghilardi 06/05/2014
A Água Pede Ajuda! 24/03/2014
Curso de Auxiliar de Escritório na Brasilândia 23/03/2014
GEB se confraterniza com casas espíritas vizinhas, em comemoração ao seu 50º aniversário de fundação. 05/02/2014
Inscrições abertas para curso de Educação Espírita Infantojuvenil 27/01/2014
GEB comemora 50 anos de fundação. 05/01/2014
Distribuição de Natal atendeu 301 famílias em Vila Brasilândia 09/12/2013
Cursos profissionalizantes da Brasilândia empregam 68% dos participantes. 19/11/2013
Festiva foi um sucesso! 07/10/2013
Mutirão Cidadão orientou comunidade na Unidade Brasilândia 03/08/2013
Batuíra Jornal Edição 100: Hora da Retrospectiva 31/07/2013
Therezinha Oliveira retornou ao Mundo Espiritual 29/07/2013
Festiva 2013: festa de congraçamento do GEB 27/07/2013
98ª Distribuição Semestral: nove toneladas de alimentos e quase 25 mil peças de roupas entregues. 10/06/2013
Cursos profissionalizantes gratuitos de modelagem industrial de blusas e costureira(o) na Unidade da Brasilândia. 10/06/2013
Curso gratuito para formação de auxiliar de escritório 10/06/2013
Mocidade comemora 40 anos de existência 10/06/2013
Doação online para a campanha Coração Solidário 25/05/2013
Doe cobertores e alimentos para 98º Distribuição Semestral 10/05/2013
Zita Ghilardi retornou à pátria espiritual 07/05/2013
Estudo do livro O Evangelho Segundo Espiritismo: inscrições abertas. 10/04/2013
Ciclo de Palestras Espíritas 04/04/2013
Mais uma Distribuição Semestral 04/04/2013
Palestras na Brasilândia 02/03/2013
Apolo Oliva Filho retorna à Pátria Espiritual 20/02/2013
Corte e Costura promove integração 08/02/2013
GEB: 49 anos de fidelidade à Doutrina Espírita 09/01/2013
Fim do ano de 2012 no GEB 28/11/2012
Brasilândia retoma trabalho do AA 27/02/2023
XIV Ciclo de Palestras foi um sucesso 06/04/2023
20 de Setembro de 2022, às 19h30 13/09/2022
Aprovados as contas e o relatório de atividades de 2021 21/09/2022
Mocidade Espírita: 50 anos! 20/04/2023
Lar Transitório completa 20 anos 30/08/2022
Nova diretoria do GEB para o triênio 2021-2024 03/02/2021
Novo presidente do Conselho de Administração do GEB 28/09/2022
Douglas retorna à pátria espiritual 12/09/2022
59 Anos: Encontro de Gerações 17/01/2023
80ª A.G.O aprova contas de 2022 do GEB 26/07/2023
Notícias - Mais…