Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação
Você está aqui: Página Inicial / Unidades / Lar Transitório

Lar Transitório

Na região da Bela Vista, em um verdadeiro trabalho modelar, desde 2002, foi instalada a filial 4 do GEB, a Casa de Cuidados Lar Transitório Batuíra, para atendimento de pessoas em situação de exclusão social, principalmente moradores de rua recém-egressos de cirurgias hospitalares, que necessitam, após a alta, de cuidados pós-operatórios.

Ainda o primeiro tijolo não havia sido colocado na construção do Lar Transitório, mas a casa de cuidados muito antes já era pensada no plano espiritual.

Assim começa a linda e inspiradora história da Casa de Cuidados Lar Transitório Batuíra, localizada no bairro da Bela Vista, na cidade de São Paulo.

Os atuais treze leitos disponíveis recebem moradores de rua convalescentes, ou seja, que foram submetidos a cirurgias e que não têm para onde ir, quando saem do hospital.

Mas, os cuidados físicos são apenas uma parte do trabalho feito no Lar. Quando chegam à Casa, os assistidos recebem um kit de higiene, com sabonete, desodorante, creme, escova e fio dental, a fim de resgatar hábitos saudáveis desprezados pela crueza das ruas, agravada muitas vezes pelo vício em álcool e, principalmente, em drogas, como o crack.

Os pacientes são vistos sob um olhar global. Recebem também acompanhamento psicológico, jurídico e social, de forma que quando deixam os limites da Casa estejam preparados para enfrentar a vida aqui fora outra vez.  Além de tudo isso, os assistidos são beneficiados pelos trabalhos espirituais desenvolvidos pela Casa, como a fluidoterapia e as sessões de desobsessão.

 

Um pouco de história.

Quando Chico Xavier deu orientação ao Sr. Spartaco Ghilardi para a criação da casa espírita e cujo patrono seria Batuíra, indicou também que deveria ser criada uma unidade assistencial para atendimento aos pobres e necessitados.

Assim, foi plantada a semente do Lar Transitório, que floresceria com a ajuda material de várias pessoas, uma doou o terreno, outras a mão de obra e o material para construção do prédio. A cada conquista, o plano espiritual ia orientando e ajudando para uma nova vitória.

O Lar ficou pronto em seis meses no ano de 2002. Em 2006, apenas quatro anos após a sua fundação, o terreno ao lado foi adquirido pelo GEB, o que permitiu a ampliação das instalações e a oferta de mais leitos com mais conforto.

Reinserção Social

Com a adoção de atividades diversas, como a artística, promove-se aos assistidos a socialização, exercita-se a paciência e a criação, caminhando para a construção de nova vida futura.

O Grupo Espírita Batuíra mantém convênio para sua Casa de Cuidados Lar Transitório, desde 2003, com a Prefeitura Municipal de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, para o atendimento de 10 leitos . Este convênio cobre cerca de 60% dos custos totais de operação da Casa de Cuidados Lar Transitório Batuíra.

 

 

 

Convênio   

     

Clique aqui e entre conheça mais as atividades desenvolvidas pela Casa de Cuidados Lar Transitório Batuíra.