Fundada em 2002, a Casa de Cuidados Lar Transitório Batuíra atende homens em situação de vulnerabilidade social, que após submetidos a cirurgias hospitalares, necessitam de cuidados para se recuperarem.
O Lar Transitório tem uma linda e inspiradora história, que começa muito antes da colocação do primeiro tijolo. Pensada e arquitetada no plano espiritual.
Os treze leitos disponíveis recebem assistidos que não têm onde passar o período de convalescença, quando saem do hospital.


Quando chegam à Casa, os assistidos recebem um kit de higiene, com sabonete, desodorante, creme, escova e fio dental, a fim de resgatar hábitos saudáveis desprezados pela crueza das ruas, agravada muitas vezes pelo vício em álcool e, principalmente, em drogas, como o crack.
São vistos sob um olhar global. Recebem, além dos cuidados físicos, acompanhamento psicológico, jurídico e social. Assim, quando deixam a unidade, têm maior preparo para enfrentar a vida aqui fora outra vez. Além disso, são beneficiados pelos trabalhos espirituais desenvolvidos pela Casa, como a fluidoterapia e as sessões de desobsessão.
Uma linda história
Quando Chico Xavier orientou Spartaco Ghilardi, principal fundador do Grupo Espírita Batuíra, sobre a criação da casa espírita, tendo Batuíra como patrono, indicou também que deveria ser erguida uma unidade assistencial para atendimento aos pobres e necessitados.
Assim, foi plantada a semente do Lar Transitório, que floresceria com a ajuda material de várias pessoas: uma doou o terreno, outras a mão-de-obra e o material para construção do prédio. A cada conquista, o plano espiritual ia orientando e ajudando para uma nova vitória.
O Lar ficou pronto em seis meses, em 2002. Apenas quatro anos após a sua fundação, o terreno ao lado foi adquirido pelo GEB, o que permitiu a ampliação das instalações e a oferta de mais leitos com mais conforto.
Reinserção social
A socialização dos assistidos é trabalhada diariamente por meio de vários tipos de terapias, que resgatam a autoestima, as lembranças boas do passado, exercitam a paciência, o perdão, a criatividade. E ajudam a planejar um futuro melhor.
A Casa de Cuidados Lar Transitório, desde 2003, mantém convênio com a Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. O contrato, que é de fundamental ajuda, no entanto, cobre parcialmente os custos totais de operação da unidade.
