Família Assistida
Objetivo
Atender de forma planejada, continuada e gratuita as famílias selecionadas pelos critérios de precariedade econômica, desagregação familiar e situação de risco, fornecendo-lhes, quinzenalmente, gêneros básicos necessários a sua manutenção, durante um período médio de seis a nove meses.
Assista a uma Família
Desde 1972, essa atividade faz parte dos objetivos assistenciais do GEB.
A cada quinze dias a família, previamente selecionada após um processo de entrevista de triagem, avaliação de necessidades e possibilidade de recondução, de maneira digna, para o convívio na sociedade, é visitada por uma equipe de voluntários.
A equipe analisa as necessidades básicas dessa família e a encaminha à Unidade Assistencial Dona Aninha para que se procure uma solução ou atenuação de seus problemas, de tal maneira que ela possa ser reconduzida a um ambiente mais salubre, produtivo e socialmente justo.
Paralelamente, alguns membros dessas famílias são encaminhados para os cursos de orientação e formação profissional que são oferecidos pelo GEB, realizados em parceria com entidades como SENAI e SENAC, de modo que eles possam, após capacitação e treinamento, adentrar ao mercado de trabalho e viver com seus próprios recursos.
Além disso, uma equipe multidisciplinar oferece orientação nas áreas de Higiene e Saúde, Formação Profissional e Administração do Lar.
Os assistidos são ainda acompanhados semanalmente através de um programa de avaliação, coordenado por uma equipe de voluntários.
Atividades que promovem o Ser Humano
Alternadamente, a cada quinze dias as Famílias Assistidas se deslocam até a Unidade Brasilândia, onde desenvolve de forma planejada, continuada e totalmente gratuita, uma série de atividades, conforme sua faixa etária.
Eis algumas das atividades exercidas pelos membros dessas Famílias Assistidas, coordenados por equipes treinadas e capacitadas, formadas sempre por voluntários.
CRIANÇAS
- Aprimoramento das atividades motoras através de desenhos e trabalhos manuais.
- Aulas de Educação Moral
- Incentivo por intermédio de jogos e brincadeiras visando ao reconhecimento da criança em seu grupo social, atividades lúdicas com os brinquedos da brinquedoteca.
- Formação do espírito de religiosidade.
JOVENS
- Palestras com profissionais de reconhecida reputação em seus campos de atividade sobre motivação, incentivo à empregabilidade, formação do caráter, relacionamento interpessoal, combate ao alcoolismo e dependência de drogas, atitude moral e de bons costumes, comportamento familiar, noções de economia.
- Visitas monitoradas a espaços culturais e museus da cidade, objetivando o incentivo ao conhecimento e à cidadania.
- Atividades interativas, usando como ferramenta recursos audiovisuais, visando à integração do jovem à sociedade.
- Oportunidade de frequência aos Cursos de Informática e Oficina de Interpretação/Teatro mantidos pela entidade.
- Formação do espírito de religiosidade.
MÃES E PAIS
- Reuniões interativas visando ao resgate do indivíduo na sociedade como um cidadão pleno.
- Palestras com profissionais gabaritados sobre saúde da mulher, acompanhamento médico, tratamento do alcoolismo e dependência de drogas, relacionamento interpessoal, depressão, relacionamento familiar com noções sobre as consequências criminais das agressões dos companheiros às suas mulheres, incentivo à procura de emprego, economia doméstica, melhor aproveitamento de alimentos.
- Encaminhamento para as consultas médicas e odontológicas fraternas.
- Encaminhamento, em caso de necessidade, ao Atendimento Jurídico Fraterno.
- Oportunidade de frequência aos Cursos de Informática, Padeiro e Confeiteiro, Costureira de Máquina Reta e Overloque, Modelista de Roupas, Oficinas de Corte e Costura e Artesanato mantidos pelo GEB.
- Formação do espírito de religiosidade.
- Acompanhamento, através de equipes específicas de voluntários, a fim de que no período em que as famílias passam no programa, possam, de maneira individual, ser incentivadas a tomar atitudes proativas visando à melhoria da sua condição social.
Apoio Material Para Valorização da Família
As famílias assistidas recebem, quinzenalmente, de forma gratuita, cesta com gêneros alimentícios, incluindo leite em pó, cuja quantidade varia de acordo com o número de componentes da família.
São também fornecidos, sem quaisquer ônus, utensílios domésticos, brinquedos, artigos de cama e mesa, fraldas, produtos de higiene pessoal, agasalhos, roupas, calçados e cobertores.
Voluntários que fazem a Diferença!
O programa Família Assistida conta com cerca de oitenta voluntários que se dividem em duas equipes: uma de visitação externa e outra de atendimento interno.
|
---|
FAMÍLIA ASSISTIDA | Horários | Observações de Trabalho |
---|---|---|
Sábados | 8h30 às 12h30 | Reuniões Internas nos primeiros e terceiros sábados de cada mês. |
Sábados | 8h00 às 13h00 | Visitação Externa nos segundos e quartos sábados de cada mês. |
Sábados | 8h00 às 13h00 | Triagem e Acompanhamento: primeiros e terceiros sábados de cada mês. |
Sábados | 8h30 às 12h30 | EEI: Grupo de Apoio Dona Aninha às crianças das famílias assistidas. |