Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação
Você está aqui: Página Inicial / Quem somos / História / Savério

Savério

Saverio Latorre nasceu em 08 de março de 1924, na cidade de Bari, Itália. Chegou ao Brasil em 1925, com quase dois anos de idade. Retornou à Pátria espiritual em 16 de março de 2018.

Casou-se com Carmen Galves Latorre, com quem teve uma filha, Ana Mádia. Sua esposa Carminha, como era chamada, veio a desencarnar em 1979. Savério casou-se em segundas núpcias com Ana Garcia Segundo, a Dona Aninha, que também desencarnou anos depois. Desde então residia com a filha e netos.

Primeiro presidente 

Savério foi um dos fundadores e o primeiro presidente do Grupo Espírita Batuíra. Um homem simples, objetivo, bom coração e diligente na arte de administrar, foi eleito em 21 de março de 1964 e presidiu o GEB por 36 anos.

Na presidência do GEB, comportou-se de maneira sensata, colocando o papel efetivo de administrador, delegando aos diretores as tarefas que lhes competiam executar.

Quando foi eleito presidente da diretoria executiva do Grupo Espírita Batuíra, em 21 de março de 1964, Savério jamais imaginava que o presidiria por 36 anos. 

Sua dedicação sempre foi digna de nota. Não relaxou em nenhum instante com seus compromissos. Sempre muito atento à saúde financeira do GEB, mantendo-a rigorosamente em ordem.

Devido a problemas de saúde, Savério deixou a presidência no ano 2000. Porém, permaneceu atuante, até os seus últimos dias em vida, na diretoria executiva, desempenhando o papel de segundo tesoureiro.

Nunca gostou de ficar distante da Casa de Pedra de Batuíra, que viu nascer e tanto amou.

   

Um homem simples, objetivo e de bom coração, fez da Brasilândia uma de suas paixões no GEB.

Certa vez, perguntado sobre qual a maior dificuldade em administrar o GEB, respondeu: O que acho mais difícil é unir as pessoas, já que o GEB é um grupo grande e meu trabalho, juntamente com o Spartaco, e os demais companheiros de diretoria, é tentar conciliar esse grupo todo, para que possamos viver em harmonia, ajudando as pessoas que nos procuram.

E completou: Sinto-me feliz por ser útil ao Grupo Espírita Batuíra. Esta declaração resume bem o seu sentimento pela Casa a que serviu desde a sua fundação.

  • Extraído da obra “Grupo Espírita Batuira – 50 Anos de Mais Luz”, página 92, de autoria de Geraldo Ribeiro da Silva.