Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação
Você está aqui: Página Inicial / Atividades / Assistência e Promoção Social / Orientação Jurídica

Orientação Jurídica

O grupo de orientação jurídico-fraterna tem como valores a inclusão social, o resgate da dignidade e da cidadania por meio da conscientização e educação com fraternidade, aceitando o momento evolutivo de cada um e exercitando de forma imparcial e ética a resignação e a reflexão.

Objetivo

Auxiliar e orientar às famílias assistidas pelo GEB em assuntos diversos como: documentação (RG, CPF, Certidão de nascimento, etc), INSS-LOAS, reconhecimento de paternidade e pensão de alimentos, vagas em escolas públicas e outros encaminhamentos.

Inclusão Social e Acolhimento Fraterno

Alinha-se, portanto, sob a alçada desse Grupo de Orientação Jurídico-Fraterna, um ponto fundamental de trabalho: o do acolhimento fraterno aos irmãos que buscam por uma orientação e encaminhamento para solução de problemas jurídicos e outros relacionados.

A atividade de atendimento jurídico-fraterno é realizada por profissionais especializados em advocacia e tem como objetivo auxiliar às famílias  assistidas pelo GEB, informando-as em assuntos diversos tais como:

    • Obtenção/solicitação de documentação (RG, CPF, Certidão de nascimento).
    • INSS-LOAS.
    • Informações sobre processos de reconhecimento de paternidade e pensão de alimentos.
    • Orientação em como matricular os filhos na obtenção de vagas em escolas públicas.
    • Encaminhamentos para: UNINOVE (atendimento jurídico gratuito), atendimento pela UTE-Unidade de Terapia Espiritual do GEB e INSS.

Com relação aos encaminhamentos realizados para cada caso atendido e aos objetivos traçados para cada família assistida é necessária uma rede de contatos e parcerias com outras organizações governamentais e não governamentais, tais como: cartórios, universidades, ministério público, conselho tutelar entre outros que realizam efetivamente as providências necessárias para solução de alguns dos conflitos e problemas identificados pelas equipes do Jurídico.

Orientação obedece às normas da OAB

Denomina-se o serviço como sendo de Orientação Jurídica e Encaminhamento, em cumprimento às normas vigentes do Conselho Federal da OAB e da OAB-SP, onde os atendimentos restringem-se somente a um esclarecimento e orientação; em havendo a necessidade de um aprofundamento jurídico da questão identificada, ou seja, representação em juízo, os assistidos são encaminhados a órgãos autorizados a realizar tais atendimentos.

Na entrevista inicial com os interessados são analisados detalhadamente os seguintes quesitos que poderão dar ensejo aos objetivos de trabalho desse atendimento jurídico-fraterno.

    • Situação do casal e dos filhos: temas relacionados a direito de Família.
    • Situação da moradia: questões relacionadas a saneamento básico obrigatório, despejo e zonas de risco e também resolução de conflitos entre vizinhos.
    • Educação: Identificação da necessidade de inserção das crianças em escola com regime de urgência.
    • Atendimento médico: necessidade e ausência de algum agendamento/atendimento em órgão público de saúde.
    • Drogas: existência de problemas relacionados ao uso de drogas, manuseio e outros relacionados, para eventual encaminhamento.
    • Benefícios recebidos: mapeamento de benefícios do governo recebidos e que possivelmente poderão ser concedidos.
    • Ações judiciais pendentes: mapeamento e compreensão de eventuais ações já existentes e em andamento como autor ou réu.
    • Dívidas: questões relacionadas a dívidas financeiras pendentes e eventual negociação de pagamento;
    • Outras questões que possam ser objeto de mediações e conciliações.

Local e Horário de Atendimento

  • UNIDADE BRASILÂNDIA (Rua Jorge Pires Ramalho nº 70 – Vila Brasilândia)
ORIENTAÇÃO JURÍDICO-FRATERNAHorárioObservação para Atendimento
Sábados - Quinzenal 9h15 às 12h15 O atendimento é dividido em uma hora e quinze minutos para consultas de pessoas em geral da comunidade e, cerca de duas horas para atendimentos às famílias assistidas.