Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação
Você está aqui: Página Inicial / Atividades / Doutrina Espírita / Estudo da Doutrina Espírita / Curso Básico de Espiritismo

Curso Básico de Espiritismo

Curso com duração de quarenta semanas, de março a novembro, permite uma visão geral dos livros da Codificação Espírita elaborada por Allan Kardec.

Objetivo:

Estudar os conceitos e princípios fundamentais da Doutrina Espírita.

O Curso

Implantado em agosto de 1994, o Curso Básico de Espiritismo atendeu a necessidade de esclarecimento a respeito dos conceitos fundamentais da Doutrina Espírita, preparando os alunos que o procurassem para buscas mais profundas e para reflexões que os ajudassem a entender a vida e vivê-la conforme as dimensões espirituais que têm.

Foi inicialmente programado para quatro meses de duração.  A experiência com as classes demonstrou a ansiedade crescente dos alunos por novos conhecimentos, ao mesmo tempo se repetia, a cada final de curso, a solicitação de mais tempo de diálogo sobre os temas propostos.

Em verdade, aquilo que a princípio parecia bastante para definir o Espiritismo segundo princípios, prática e parâmetros morais demonstrou-se insuficiente para a sede de conhecimento de quem entrava em contato com a Doutrina. Tornava-se necessário o aprofundamento tanto na teoria espírita quanto na aplicação às questões e desafios propostos pela vida. E isso requeria tempo.

Atendendo, pois, aos resultados da experiência, estendemos o Curso Básico para um ano letivo de duração.  Algumas aulas foram desdobradas, criaram-se outras e garantiram-se momentos para sínteses de fase, com oportunidade para a discussão das dúvidas remanescentes.

Não se alteraram os rumos do curso. Pretende, agora mais demoradamente, situar o Espiritismo entre outras doutrinas espiritualistas e, particularmente, em relação ao Cristianismo; distingui-lo de práticas mediúnicas como um fim em si mesmas;  falar da origem da Doutrina Espírita e das obras que compõem a Codificação;  esclarecer os princípios básicos em que se apóia, enfatizando a visão de Deus e o caráter evolutivo da Doutrina;  apresentar o código de moral espírita, representado pelas Leis Morais, mostrando a identificação da moral espírita com a moral de Jesus.

Com base nesses conhecimentos, o Curso propõe-se a examinar algumas questões como a do processo de transição “vida e morte”, a da saúde e enfermidade e a do papel da família. Aduziu, também, consideração sobre a convivência natural do homem com os Espíritos: a mediunidade, o auxílio decorrente da sintonia com Espíritos amigos e benfeitores, os inconvenientes gerados pela sintonia com Espíritos menos felizes ou desequilibrados.  Faz parte do conjunto das aulas uma visão do Centro Espírita, representado por diversas formas de serviço, mas, em verdade, procurando sempre servir.

Informando e dialogando, esclarecendo e refletindo sobre o Espiritismo e as relações deste com a vida, o Curso Básico não se propõe a apresentar receitas, substituindo o discernimento e as escolhas individuais. Caberá a cada um, utilizar os conhecimentos segundo sua adesão interna aos sinalizadores da Doutrina Espírita.

Conteúdo Programático do Curso Básico de Espíritismo

AtividadeTema
1ª Aula Materialismo, Espiritualismo, Espiritismo
2ª Aula Ensinos Espíritas I – Origem da D.E. – O trabalho da Codificação
3ª Aula

Ensinos Espíritas II – A Codificação

4ª Aula

Princípios Básicos da Doutrina Espírita I – Deus

5ª Aula Princípios Básicos da Doutrina Espírita II – O Espírito
6ª Aula Princípios Básicos da Doutrina Espírita III – Evolução
7ª Aula Moral Espírita I – Leis Morais
8ª Aula

Moral Espírita II – Espiritismo e Evangelho

9ª Aula

O Centro Espírita

10ª Aula

Fluidos e Fluido Vital

11ª Aula O Homem: Espírito, Perispírito e Corpo
12ª Aula Sintonia I – Prece, Irradiação, Passe
13ª Aula Mediunidade
14ª Aula

Sintonia II – Influenciação, Obsessão

15ª Aula

Fases da vida do Espírito – Transição

16ª Aula

A Vida no Mundo Espiritual

17ª Aula Espiritismo e Vida I – A Família
18ª Aula

Espiritismo e Vida II – Saúde e Enfermidade

Apêndice 1 A Prece
Apêndice 2

O Evangelho no Lar

Apêndice 3

Literatura Espírita

Apêndice 4 A Vida Surpreendente de “Batuíra”
Apêndice 5 Método de Elaboração da Doutrina Espírita