Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação
Você está aqui: Página Inicial / Atividades / Doutrina Espírita / Estudo da Doutrina Espírita / Grupos de Estudos

Grupos de Estudos Allan Kardec - GEAK

O GEB promove o estudo sequencial de livros da codificação e da literatura da Doutrina Espírita, tais como: Evangelho segundo o Espiritismo, A Gênese, O Livro dos Espíritos, obras de André Luiz e Emmanuel.


Objetivo

O Grupo Espírita Batuíra oferece estudo sistemático sobre as obras espíritas codificadas por Allan Kardec, utilizando-se como metodologia o formato de grupos de estudos.

Objetiva-se não só uma visão da estrutura geral da sua obra, mas o aprendizado, discussão e aprofundamento nos detalhes dos capítulos integrantes de cada um dos livros da Codificação, de uma forma didática, com as vantagens da troca de experiências e conhecimentos do estudo em grupo.

Este modelo adotado tem apresentado resultados muito positivos, pois permite uma interatividade entre os participantes e absorção dos ensinos dos Espíritos contidos nas obras de Kardec.

Formatação dos Grupos de Estudos

 Reuniões semanais, com a duração de uma hora e meia até no máximo 2 horas, em grupos de 10 a 15 participantes, sob a coordenação de facilitadores voluntários.

Neste formato de grupos de estudos, os livros são lidos em sua totalidade e comentados entre os participantes, sob orientação de facilitadores voluntários, familiarizados com as obras estudadas, sendo, inclusive, possível utilizar-se de bibliografia auxiliar.

Os grupos de estudos são formados a partir de inscrições e renovados em períodos de 1 ou 2 anos, dando assim oportunidade de várias pessoas se familiarizarem com as obras de Allan Kardec.

O calendário estabelecido pelo GEB permite o funcionamento de grupos durante todo o ano. A cada dois meses, em média, sempre há algum dos grupos com inscrições abertas, o que permite aos interessados iniciar ou reciclar os estudos sobre os mais variados aspectos e ângulos doutrinários apresentados pelos livros da codificação Espírita.

Quem pode participar

Para fazer parte dos grupos de estudos não é necessário ser Espírita ou mesmo frequentador da Casa. Basta ter a vontade expressa de conhecer e estudar a Doutrina. As inscrições, quando abertas, podem ser feitas online, no site do GEB, ou na recepção do Unidade Doutrinária Spartaco Ghilardi, Rua Caiubi nº 1360.


Horários e Conteúdo Resumido dos Grupos de Estudos Allan Kardec - GEAK

 

O Livros dos Espíritos - Duração: 36 meses - Frequência: Contínuo

Estudo aprofundado de O Livro dos Espíritos. Conjuntamente, é sempre feita a leitura de um trecho de O Evangelho Segundo o Espiritismo.

Este grupo de estudos funciona desde o ano de1964, data da fundação do GEB, cujas características marcantes entre os seus participantes e facilitadores é o acolhimento e a fidelidade doutrinária.

É o único grupo que não exige inscrições dos participantes para sua frequência. É só se apresentar no dia e na hora da reunião para ser acolhido e participar.

Unidade Doutrinária Spartaco Ghilardi - Rua Caiubi nº 1306Reuniões às Segundas-Feiras
Período da Tarde: 14h30 às 16h Período Noturno: 20h às 21h30

 

O Livro dos Médiuns - Duração: 12 meses

Início das reuniões em Maio - As inscrições são realizadas em Março e Abril de cada ano.

Estuda, de forma sequencial, a obra de Allan Kardec, que trata das comunicações com os Espíritos. Abre as portas para o estudo da relação com os mundos dos Espíritos, servindo de base para o aprofundamento dos estudos das obras de André Luiz.

 

Unidade Doutrinária Spartaco Ghilardi - Rua Caiubi nº 1306Reuniões às Segundas-Feiras
Período da Tarde: 14h30 às 16h Período Noturno: 20h às 21h30

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo - Duração: 24 meses

Início das reuniões em Julho - As inscrições são realizadas em Junho e Julho - Período - 2 anos

Estudo sistemático do Evangelho Segundo o Espiritismo, a partir da origem no Antigo e Novo Testamento. Durante os primeiros 6 meses leva o participante a uma viagem ao tempo de Jesus e a sua ligação com as escrituras mais antigas.

O estudo, do Antigo e Novo Testamento, propicia o embasamento para uma compreensão mais abrangente das passagens que Allan Kardec relata no Evangelho Segundo o Espiritismo.

Forma turmas coesas e harmoniosas. O estudo do Evangelho reflete a convivência, tanto no grupo como fora dele. Serve de apoio moral para os trabalhadores da casa.

Unidade Doutrinária Spartaco Ghilardi - Rua Caiubi nº 1306Reuniões às Terças-Feiras
Período da Tarde: 14h30 às 16h Período Noturno: 20h às 21h30

 

O Céu e o Inferno - Duração: 12 meses.

Início das reuniões em Setembro - As inscrições são realizadas em Julho e Agosto de cada ano.

Estudo da obra de Allan Kardec que oferece uma visão prática da Doutrina, tanto no caráter filosófico como espiritual.

Na primeira parte da Obra, Allan Kardec estuda e comenta sua relação com os dilemas que Doutrina Espírita vive à época em seu debate com a Igreja Católica.

Na segunda parte deste livro, Allan Kardec expõe as características de vários Espíritos desencarnados nas várias condições em que se encontram, após o tipo de vida que tiveram na Terra, e sua evolução moral anterior.

Unidade Doutrinária Spartaco Ghilardi - Rua Caiubi nº 1306Reuniões às Segundas-Feiras
Período da Tarde: 14h30 às 16h Período Noturno: 20h às 21h30


A Gênese - Duração: 12 meses

Início das reuniões em Fevereiro - As inscrições são realizadas em Dezembro e Janeiro de cada ano.

Estuda a obra que trata das questões científicas da Doutrina Espírita. Através da correlação com as publicações da Revista Espírita, nos traz a luz a formação do pensamento de Allan Kardec e dos Espíritos em relação ao conhecimento científico da época.

 

Unidade Doutrinária Spartaco Ghilardi - Rua Caiubi nº 1306Reuniões às Terças-Feiras
Período da Tarde: 14h30 às 16h Período Noturno: 20h às 21h30

 

Mecanismos da Mediunidade - Duração: 24 meses

Início das reuniões em 20 de Agosto de 2018.

Estudo da obra que a convite do Espírito André Luiz, os médiuns Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira receberam os textos deste livro em noites de quintas e terças-feiras, na cidade de Uberaba, Estado de Minas Gerais. O prefácio de Emmanuel e os capítulos pares foram recebidos pelo médium Francisco Cândido Xavier. O prefácio de André Luiz e os capítulos ímpares foram recebidos pelo médium Waldo Vieira.

 

Unidade Doutrinária Spartaco Ghilardi - Rua Caiubi nº 1306 - Reuniões: Segundas-Feiras-Das 20h00 às 21h30

 

"Espíritas! amai-vos, este é o primeiro ensinamento. Instruí-vos, este o segundo."

Espírito de Verdade - Paris - 1860.