Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação
Você está aqui: Página Inicial / Unidades / Centro de Educação Infantil

Centro de Educação Infantil

Vamos continuar transportando crianças... para o futuro!

Introdução

A frase acima, como um verdadeiro slogan de campanha, foi a escolhida para encabeçar as festividades de comemoração do jubileu de prata do nosso Centro de Educação Infantil Batuíra, em Outubro de 2009.

Maior motivo para esta escolha está no fato dessa frase aludir ao maior dentre os maiores objetivos do CEI Batuíra, que acolhe crianças de 2 a 4 anos de idade, qual seja, o de conduzi-las, na presente encarnação, a novas oportunidades de Conhecimento e vivências, considerada aqui, logicamente, a perspectiva de evolução delineada pela Doutrina Espírita.

Para nós... ” A criança é o Espírito eterno que reinicia sua aprendizagem no mundo, trazendo consigo ao renascer uma bagagem de experiências multimilenárias e, ao mesmo tempo, carregando consigo o germe da perfeição. Seu objetivo é evoluir, desenvolver suas potencialidades interiores, o germe da perfeição que carrega em si mesma, como herança Divina”. (O Evangelho Segundo o Espiritismo /Allan Kardec).

Tendo esse cenário como pano de fundo, o grande desafio seria o de conseguir criar uma imagem que pudesse transmitir o conteúdo do trabalho realizado neste um quarto de século, e nada melhor que as qualidades artísticas de nossas próprias crianças, que apesar de sua aparente natureza ingênua, guarda uma força expressiva poderosíssima.

Emprestamos, assim por dizer, um lindíssimo caminhão desenhado por uma delas para a Mostra Pedagógica de 2009, como símbolo concreto de algo associado a ação de transporta. Estava criada assim a nossa plataforma pedagógica: Cuidar e Educar, alimentando Virtudes.

Missão: Educar e Cuidar, alimentando Virtudes

Dentre as mais diversas definições de Educação existentes, de diversos autores renomados nas áreas da Educação e da Pedagogia, adotamos como eixo orientador de todo o nosso trabalho, um conceito retirado dos primeiros parágrafos do “ Plano proposto para a melhoria da Educação Pública“ , de 1828, da lavra de Denizard Hippolyte Leon Rivail (depois conhecido mundialmente por Allan Kardec / 1804-1869 ) , diretor de escola da Academia de Paris e discípulo predileto de Pestalozzi (1746- 1827) , este seguramente o maior pedagogo do período de transição entre os séculos XVIII - XIX. Este conceito, de profundo significado, se transformou assim em nosso desafio, a ser buscado, com todo os esforços, por nossa equipe, passando a ser perseguido em nossas ações diárias, como o facho de um farol que ilumina os caminhos dentre a escuridão do mar.

Eis aqui a frase cunhada pelo professor Rivail , literalmente:

“A Educação é a arte de formar os homens; isto é, a arte de fazer eclodir neles os germes da virtude e abafar os do vício; de desenvolver sua inteligência e lhes dar instrução própria às suas necessidades; enfim de formar o corpo e de lhe dar força e saúde. Numa palavra, a meta de educação consiste no desenvolvimento simultâneo das faculdades morais, físicas e intelectuais."
(vide: Textos Pedagógicos, pág.15, da 2a.edição de Dezembro /1999 / Editora Comenius)

Resumo das atividades principais

O Centro de Educação Infantil (Creche) Batuíra desenvolve atividades educacionais voltadas especificamente para crianças na faixa etária de 2 a 4 anos, diariamente, de segundas às sextas-feiras, das 7:30 às 17:30 horas. Desde 1984, com seu trabalho, contribui para a construção da identidade social e cultural das crianças de Brasilândia, periferia da zona norte do município de São Paulo.

Concepção de criança para o CEI Batuíra

“A criança é o Espírito eterno que reinicia sua aprendizagem no mundo, trazendo consigo ao renascer uma bagagem de experiências multimilenárias e, ao mesmo tempo, carregando consigo o germe da perfeição. Seu objetivo é evoluir, desenvolver suas potencialidades interiores, o germe da perfeição que carrega em si mesma, como herança Divina...”

Através de sua Missão: Educar e Cuidar, alimentando Virtudes, numa ação complementar às famílias daquela comunidade, seu maior objetivo é o de proporcionar às crianças nele matriculadas, condições adequadas que promovam: educação, proteção, segurança, alimentação, cultura, saúde e lazer, com vistas à inserção, prevenção, promoção e proteção à infância.

Atendemos à comunidade moradora da região de Vila Brasilândia. Esta região, conforme dados colhidos em matéria publicada em 24/08/2003 pela Revista da Folha, dentre 96 zonas do município de São Paulo, encontra-se na 91a posição, ou seja, é um dos piores locais para os jovens de São Paulo. Este ranking de IDH-Índice de Desenvolvimento Humano considera:

  • Percentual da população jovem
  • Crescimento populacional entre 1991 e 2000
  • Percentual de mães adolescentes
  • Mortalidade por homicídios de 15 a 84 anos
  • Jovens que não frequentam a escola
  • Coeficiente de viagens por lazer
  • Índice de mobilidade

Relativamente às atividades de Alimentação, as crianças recebem 3 refeições principais, a saber: café da manhã, almoço, jantar. Adicionalmente também lhes é oferecido um suco como hidratação, além de um lanche à tarde,configurando-se assim um total de 5 refeições.

Em termos de Higiene, todas elas praticam a higiene contínua das mãos e do rosto, entre as diversas atividades, além de escovação dental após as 3 refeições principais; caso necessário,é oferecida a possibilidade de banho completo, com troca de roupa.

O foco principal, no entanto, do trabalho do CEI (Creche) está centrado nas atividades pedagógicas que são oferecidas às crianças. Estas atividades obedecem ao Referencial Curricular Nacional, do Ministério da Educação, o qual define os conteúdos e objetivos programados para o desenvolvimento integral das identidades das crianças, a ser alcançado através do trabalho em diversos eixos educativos nos âmbitos de: Conhecimento de Mundo / Formação pessoal e social e Saúde.

Todas estas atividades pedagógicas são programadas cuidadosamente, definindo-se momentos diversos, que se interagem entre o Brincar e o Aprender, destacando-se principalmente as atividades lúdicas com reforço através de brinquedos, histórias, fantasia e teatro, desenho, massinha e artes em geral. Espaços pedagógicos específicos como Biblioteca, Sala de Artes e Videoteca, aumentam as oportunidades educativas para as crianças. Quanto ao eixo educativo do Movimento, são programados momentos alternativos com jogos ao ar livre, aulas de judô e de educação física e brincadeiras orientadas e /ou livres no playground.

O Projeto Pedagógico é o nosso rumo, nossa direção, enfim um processo permanente de reflexão e discussão dos problemas do Centro de Educação Infantil (Creche), na busca de alternativas viáveis à efetivação de sua intencionalidade, já que buscar uma nova organização para a escola constitui uma ousadia para os educadores, pais, alunos e funcionários.

As crianças são divididas em 6 salas, por faixa etária, de forma a receberem atividades pedagógicas calibradas para seu nível de maturidade mental, físico e emocional.

A equipe que trabalha no CEI Batuíra é composta de 18 funcionários contratados pela CLT, entre Diretora, Coordenadora Pedagógica, professoras, além das equipes de Higiene e Alimentação. Como complemento ao trabalho desenvolvido pelas funcionárias contratadas, temos diversos voluntários das áreas de Pedagogia, Contos & Histórias, Esportes, Música, Artes que complementam assim o planejamento pedagógico.

Por fim, na área de Saúde, contamos com uma Auxiliar de Enfermagem em tempo integral, contratada pela CLT assessorada por 3 médicOs pediatras e 2 dentistas, profissionais esses todos voluntárias, que garantem um atendimento médico-dentário a todas elas, ao longo do ano, além de otorrino e oftalmologista.

Todas as crianças recebem medicamentos homeopáticos como prevenção contra diversas distúrbios como por exemplo, anemias, verminoses , problemas de pele , amigdalite,gripe,raquitismo, além de vacinas ministradas por profissionais do Posto de Saúde Terezinha, nosso parceiro da área de Saúde, e também aplicação de Flúor anti-cárie.

Grupo Espírita Batuíra
Filial 02: Centro de Educação Infantil Batuíra

Rua Jorge Pires Ramalho, no 70 - Brasilândia – São Paulo
CEP 02.846-190 -Fone 3924-4933
CNPJ 61.989.000/0002-31
e - mail : crechebatuira@terra.com.br

Responsáveis (Organograma do CEI Batuíra)

  • Diretora: Sandra Maria Ramos
  • Coordenadora Pedagógica: Iara Mendes da Silva

Corpo de Educadores

  • 8 Professoras
  • 1 Auxiliar de Supervisão
  • 1 Auxiliar de Enfermagem
  • 3 Cozinheiras
  • 2 Auxiliares de Limpeza
  • 1 Porteiro

Grupo de Direção do CEI Batuíra (Organograma do GEB)

  • Elena Roquette (RH, Nutrição, Higiene e Saúde)
  • Sandra Lúcia Salvitti (Área Pedagógica)
  • Ronaldo Lopes (Finanças & Gestão Convênio com PMSP/SME)
  • Sonia Judite Lopes (Gestão Famílias, Voluntários e Coordenadora do Grupo de Direção)

Apêndice: um pouco de nossa história

O Centro de Educação Infantil (Creche) Batuíra foi fundado em 3 de outubro de 1984, em homenagem ao grande mestre Allan Kardec.

Seu embrião nasceu na verdade alguns meses antes dessa data, quando a Diretoria do Grupo Espírita Batuíra, conforme proposta do então vice-presidente Sr. Douglas Bellini, datada de 08/05/1984, aprovou a criação de uma Comissão Pró-Creche para estudar a implantação de uma Creche na Unidade assistencial de Vila Brasilândia, planejando detalhadamente sua organização, funcionamento operacional, administração operacional e contábil, assistência médico-dentária, cardápios, etc.

Essa comissão era formada por 9 pessoas, a saber: os casais Orlando e Aldina, Marco Antonio e Cristina, Hermógenes e Diva, Ronaldo e Sonia, todos capitaneados pelo Sr. Douglas. Esta comissão visitou 3 Creches, de diferentes portes, de forma a melhor embasar o projeto de implantação. A Diretoria do GEB aprovou a implantação da Creche em sua reunião de 03 de julho de 1984.

Desde então a Creche ocupa as instalações do 1° andar do prédio principal de Brasilândia, além de 2 áreas externas, descobertas, de playground, totalizando cerca de 800m2 no total.
No evento de inauguração da Creche tão somente duas crianças efetivamente matriculadas se fizeram presentes, um mês depois esse número já subia para 24 crianças, crescendo a 40 crianças face ao convênio assinado com a Prefeitura de São Paulo em 12/08/1985. A organização das atividades, nos primeiros anos, foi distribuída da seguinte forma:

  • Hermógenes (área jurídica),
  • Diva (área pedagógica),
  • Orlando (compras e manutenção),
  • Aldina (alimentação),
  • Dr. Marco Antonio (área de Saúde),
  • Cristina (evangelização infantil),
  • Sonia (parte operacional) e Ronaldo(Diretor do departamento).

O convênio foi sendo renovado a cada 3 anos, chegando-se às atuais 110 crianças.

Em 2014, ano em que o Grupo Espírita Batuíra comemorou em 15 de janeiro de 2014 seu jubileu de 50 anos de fundação, nossa Creche, exatamente em 3 de outubro de 2014, comemorou 30 anos de vida. De 1984 até hoje passaram por ela cerca de 1.800 crianças. Durante exatos 25 anos, de 1984 a 2011, atendeu sempre a crianças da faixa etária de 2 a 6 anos e 11 meses. Desde 2011, no entanto, a faixa etária atendida, de acordo com o convênio da P.M.S.P., dedica-se à faixa de 2 a 4 anos, quando então, a partir daí, as crianças são encaminhadas para a rede de ensino municipal.