Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação
Você está aqui: Página Inicial / Doutrina Espírita

Doutrina Espírita

"O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática, ele consiste nas relações que se estabelecem entre nós [encarnados] e os espíritos [desencarnados ou alma dos mortos]; como filosofia, compreende todas as consequências morais que procedem dessas mesmas relações” (1) , definição de Allan Kardec.

A Doutrina dos Espíritos foi inicialmente codificada em 1857, em Paris, França, e pode ser definida como “uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal” (1).

Allan Kardec é considerado o codificador dos ensinamentos dos Espíritos e compilou o Espiritismo nos seguintes livros:

  • O Livro dos Espíritos: princípios da doutrina espírita — "sobre a imortalidade da alma , a natureza dos espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo os ensinos dados por espíritos superiores com o concurso de diversos médiuns" (2).
  • O Livro dos Médiuns: guia dos médiuns e dos evocadores — "ensino especial dos espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o mundo invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os tropeços que se podem encontrar no Espiritismo" (3).
  • O Evangelho Segundo o Espiritismo: "a explicação das máximas morais do [Jesus] Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida" (4).
  • O Céu e o Inferno: a justiça divina segundo o Espiritismo — "exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual , sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc; seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte" (5).
  • A Gênese: os milagres e as predições segundo o Espiritismo — "a Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e Concordante dos espíritos. A ciência é chamada a constituir a gênese de acordo com as Leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela abrogação delas. Para deus , o passado e o futuro são o presente" (6).

 

Referências bibliográficas

  1. KARDEC, A. O que é o Espiritismo, Preâmbulo. Editora FEB.
  2. KARDEC, A. O Livro dos Espíritos, folha de rosto. Editora FEB.
  3. KARDEC, A. O Livro dos Médiuns, folha de rosto. Editora FEB.
  4. KARDEC, A. O Evangelho Segundo o Espiritismo, folha de rosto. Editora FEB.
  5. KARDEC, A. O Céu e o Inferno, folha de rosto. Editora FEB.
  6. KARDEC, A. A Gênese, folha de rosto. Editora FEB.