Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

EEIJ

Educação Espírita Infantojuvenil proporciona aos educandos uma perspectiva filosófica de amplitude espiritual, aproximando-os do Evangelho e abrindo caminho para a evolução.

 

EEIJ: Transcendência pelo desenvolvimento das potencialidades do Espírito

A Educação Espírita Infantojuvenil se orienta no propósito de transcendência, baseada no desenvolvimento das potencialidades do Espírito. Tem por objetivo o desenvolvimento moral do Ser, o estímulo ao sentimento de religiosidade e assimilação da Filosofia Espírita, proporcionando aos educandos uma perspectiva filosófica de amplitude espiritual aproximando-os do Evangelho e abrindo caminho para a evolução.


As atividades com os Grupos de Pais, objetiva sensibilizá-los em seu papel de educadores, focando os relacionamentos dentro da família, debatendo assuntos da atualidade sob a luz do Espiritismo, possibilitando troca de experiências ligadas à vivência com os filhos e participação em palestras sobre temas de interesse comum.

 

O Trabalho

Atividade existente no GEB desde a sua fundação em 1964 e que atualmente atende semanalmente cerca de 300 crianças e jovens dispostos em dois núcleos: Núcleo Doutrinário Spartaco Ghilardi, localizado no bairro de Perdizes e Núcleo Assistencial, no bairro de Vila Brasilândia.

O trabalho de Educação Espírita Infantojuvenil divide-se em: Escola de Moral Cristã (que funciona tanto no Núcleo Doutrinário em Perdizes, como no Núcleo Assistencial em Vila Brasilândia e educação espírita infantil junto ao Centro de Educação Infantil CEI Batuíra. 

Paralelamente ao trabalho com as crianças, surgiu, em 1986, um acompanhamento junto às famílias, denominado Grupo de Pais, devido à percepção da necessidade de também os pais serem envolvidos por uma temática moral e uma maior compreensão do papel da EEIJ.

Nas atividades da EEIJ, tanto na Caiubi, quanto na Brasilândia, nossos alunos e seus pais permanecem conosco em uma hora e meia de atividades, visando seu fortalecimento moral (através de estudos doutrinários), intelectual (através de atividades pedagógicas) e físico (através de alimentação fornecida pelo GEB em Vila Brasilândia). Ao iniciar as atividades diárias com pais e filhos oferecemos também a oportunidade de receberem o passe e participarem da prece envolvendo a todos em elementos fluídicos harmônicos.


Idade dos participantes:

de 4 completos até 16 anos.

A organização das turmas não guarda relação com a capacidade de escrita que a criança já tenha desenvolvido.

Os conteúdos trabalhados podem ser desenhados, escritos, cantados, dramatizados, etc. O princípio da solidariedade é amplamente vivenciado através da troca de experiências entre os elementos do grupo, sendo que, o aprendizado se torna fruto da relação onde os mais adiantados ajudam os companheiros a progredir.

Objetivos e Princípios Filosóficos

O centro da educação é a criança, e não o ensino, sendo que, os conceitos não são dados prontos e acabados, mas vivenciados, cedendo a transmissão do conhecimento lugar a sua construção.

Para a assimilação e desenvolvimento dos conteúdos, trabalha-se com o educando participando ativamente do seu próprio processo educativo, traçando suas metas e agindo na execução de seus objetivos, promovendo um ensino globalizado com base na cooperação, sob a orientação de um ou mais educadores.

Ação Pedagógica

Para efetivarmos o nosso trabalho junto às crianças e jovens, contamos com a colaboração  de cerca de 80 voluntários, nossos educadores, que dedicam semanalmente 2 horas de seu tempo para proporcionar aos nossos educandos condições de aprendizado e busca de crescimento e evolução.

Dentre estes voluntários temos: Administradores de Empresa, Advogados, Arquitetos, Artistas Plásticos, Assistentes Sociais, Dentistas, Donas de Casa, Enfermeiras, Fonoaudiólogos, Músicos, Nutricionistas Pedagogos, Professores, Profissionais de Educação Física, Profissionais Liberais e Psicólogos.

Para fortalecê-los no papel de educadores, promovemos encontros pedagógicos de atualização anuais, reuniões, cursos, workshops que os levem a refletir e aprimorar sua prática junto aos educandos.

 

Aviso Importante: 

A Coordenação da EEIJ informa que as inscrições para matrícula na Escola de Moral Cristã podem ser feitas durante todo o ano letivo: de janeiro à novembro.


Em 2022 as atividades serão presenciais e o início está previsto para o mês de março.

Locais, horários e informações:

  • UNIDADE CAIUBI (Rua Caiubi nº 1306-Perdizes)
Horários
Sábados Das 9h00 às 10h30
Domingos Das 10h00 às 11h30
UNIDADE BRASILÂNDIA (Rua Jorge Pires Ramalho, 90 - V. Brasilândia)Horário
Domingos Das 9h00 às 11h00