Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação
Você está aqui: Página Inicial / Quem somos / História / Maria Pia

Maria Pia

Maria Pia Brito de Macedo

No dia 25 de agosto de 2016, às 5h da manhã, retornou à pátria espiritual D. Maria Pia Brito de Macedo, que teve participação marcante na área doutrinária do Grupo Espírita Batuíra. Líder e trabalhadora respeitada não só pelos seus conhecimentos espíritas, mas também pelo seu carisma. Impressionava a todos sua inteligência e suas observações justas, calcadas no pensamento de Kardec.

Maria Pia nasceu em 15 de dezembro de 1921. Ela contava que, quando procurou o médium Spartaco Ghilardi pela primeira vez, para uma consulta espiritual, ele lhe mostrou o caminho do estudo da Doutrina Espírita. No ano seguinte, quando o fez pela segunda vez, ele lhe apresentou o caminho da persistência. Depois que recebeu essas orientações, passou a estudar o Espiritismo com método, seriedade e persistência, tendo se tornado em pouco tempo, uma referência no Grupo Espírita Batuíra.

Iniciou o estudo da Doutrina Espírita, “começando pelo começo”, isto é, pelo O Livro dos Espíritos, a primeira e a principal obra do pentateuco espírita. Por quase dez anos estudou sistematicamente O Livro dos Espíritos, ao lado de Savério Latorre, Spartaco, Claudio de Florio, Orlando Carvalho, Janet Duncan, entre outros.

Formada em Letras Clássicas e Português, foi professora de Português e Inspetora Federal do Ministério da Educação e Cultura. No G. E. Batuíra, Maria Pia participou participou ativamente na implantação do COEEM. Foi membro da comissão que criou o Curso Básico de Espiritismo. Coordenou o trabalho de Fluidoterapia de 1985 a 2000. Entretanto, mesmo fora da coordenação, nunca deixou de cooperar com essa frente de trabalho, pela qual nutria extremo carinho. Foi uma expositora brilhante, suas palestras eram de uma precisão ímpar. Poucos sabiam expor um tema tão bem ordenado e com segurança quanto ela.

Maria Pia foi membro do Conselho de Administração do GEB na gestão 2006/2009. Com seu retorno para o plano espiritual, um grande vazio se instalou na alma de todos nós. O mundo espiritual está em festa, ganhou uma figura notável, enquanto aqui sua memória permanece viva. Deixa filhos, netos e bisnetos... e muita saudade.


Texto de Geraldo Ribeiro publicado no Batuíra Jornal nº 119