Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação
Você está aqui: Página Inicial / Atividades / Educação & Cultura / Cursos Profissionalizantes

Cursos Profissionalizantes

O GEB oferece à comunidade de entorno de Vila Brasilândia e aos membros das famílias assistidas, cursos de formação profissional e oficinas de trabalhos manuais adequados às suas necessidades.

Objetivo

Preparar jovens e adultos carentes da comunidade de entorno de Vila Brasilândia para o mercado de trabalho, através da oferta de cursos de formação profissionalizante, de forma planejada, continuada e totalmente gratuita, que lhes permitam adentrar ao mercado de trabalho, conseguindo com isso a geração de renda que promova a melhoria de qualidade de vida de seus familiares.

Parcerias e trabalho voluntário que dão resultado

Graças ao empenho de abnegados voluntários e à celebração de parcerias que produzem resultados (como as estabelecidas com o SENAI, SENAC, Green Treinamento, a Prefeitura de São Paulo, entre outras) o GEB conta com cursos e oficinas para treinamento e preparação de jovens e adultos.

 

Curso Básico de Informática

Este curso, patrocinado pela empresa Green Treinamento, assegura aos jovens carentes melhores condições para concorrer por vagas dentro da nova realidade que o mercado de trabalho exige.

As aulas são realizadas na Unidade Brasilândia, somente aos sábados, com dois anos de duração

Curso de Panificação/Confeitaria

Este curso, que funciona em parceria com o SENAI, prepara alunos, em quarenta dias de aula e treinamento, transformando-os em profissionais, que são absorvidos no mercado de trabalho específico.

São realizados seis cursos por ano na Unidade Brasilândia.

Os produtos produzidos em nossa Padaria (mais de cem mil unidades entre pães e produtos de confeitaria por ano) são servidos gratuitamente tanto nos lanches aos alunos de Vila Brasilândia, como na sopa fraterna e nos demais eventos da Casa de Batuíra.

Curso de Auxiliar de Escritório 

 

O Curso de Auxiliar de Escritório é realizado em parceria com o SENAC e objetiva preparar jovens entre 14 a 21 anos de idade para o mercado de trabalho.

São oferecidas noções básicas que vão desde a confecção do currículo até a forma de apresentar-se e comportar-se em uma entrevista de emprego. Esse curso proporciona ao jovem, ainda, reforço em Português e Matemática, além de propiciar a oportunidade de aprender a desenvolver projeto em grupo.

Curso de Costureira(o) de Máquina Reta e Overloque

Conveniado com o SENAI, tem como objetivo preparar profissionais para entrar no mercado de trabalho e garantir seu próprio sustento e de sua família. São realizados três cursos por ano.

Curso de Modelista de Roupas

Curso em convênio com o SENAI, destinado a uma maior capacitação dos alunos que já fizeram o Curso de Costureira(o) de Máquina Reta e Overloque ou que comprovadamente saibam costurar, preparando-os para ingresso no mercado de trabalho de forma mais especializada.

Oficina de Corte e Costura

Trata-se de um espaço de aprendizagem com o formato de um curso de corte e costura, que ensina toda a técnica para a confecção de todos os tipos de roupas para adultos e crianças.

Visa a capacitar as mulheres de Vila Brasilândia e de seu entorno para a confecção do vestuário da sua própria família, como, igualmente, habilitá-las no preparo de roupas sob medida, reparos em roupas já prontas, ampliando a possibilidade de obter renda para ajudar na manutenção da família.

A oficina foi desenvolvida por voluntárias com o objetivo de oferecer uma ocupação e uma forma de obter rendimentos para as mulheres da região, principalmente atendendo pessoas que não têm condições de sair de casa para buscar um trabalho formal.

Oficina de Artesanato

Desenvolvida por voluntários, na Oficina de Artesanato, jovens e adultos carentes de Vila Brasilândia, aprendem atividades como crochê, tricô, pintura em tecido e confecção de bijuterias, entre outras, que lhes proporcionam a possibilidade de aumentar a renda familiar e melhor atender suas necessidades materiais.

Recursos humanos utilizados

  • Voluntários que trabalham na supervisão geral, na condução das oficinas, na organização cotidiana, etc.
  • Para os cursos profissionalizantes os professores são indicados para ministrar aulas, sem nenhum custo, pelas entidades e escolas parceiras participantes do programa.

Informações e Local de funcionamento dos cursos e oficinas:

  • UNIDADE BRASILÂNDIA (Rua Jorge Pires Ramalho nº 70 – Vila Brasilândia)