Ciclo de Palestras Espíritas
Cada dia da semana um palestrante, com um tema diferente, mas com foco em nosso aprimoramento e entendimento da Doutrina Espírita, apresentou-se no auditório da Unidade Caiubi.
A abertura do VII Ciclo de Palestras Espíritas ficou a cargo do médico e conselheiro do GEB Marco Antonio Pereira dos Santos que trouxe o tema “Os Dez Mandamentos de Jesus”. Ao escolher dez versículos do Evangelho de Jesus (todas as citações estão contidas em O Evangelho Segundo o Espiritismo, de Allan Kardec) o orador apresentou o que ele denominou de os dez mandamentos de Jesus, que resume a filosofia renovadora e revolucionária das idéias do Cristo.
No segundo dia do Ciclo, a educadora Heloisa Pires falou sobre a atualidade dos ensinamentos de Jesus e o engenheiro Pedro Nakano mostrou a visão científica-espiritual, desde a criação até a eternidade.
No terceiro dia, em homenagem ao nascimento de Francisco Cândido Xavier, o engenheiro Américo Sucena trouxe aspectos da vida do médium e a presidente da USE – União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo Julia Nezu fez um relato da produção literária de Chico.
O quarto dia, na parte da tarde, o público acompanhou o Dr. Manoel Aquino Resende, sobrinho de Eurípedes Barsanulfo, trabalhador do centro espírita Casa do Caminho em Ibiúna (SP) que falou sobre sua vivência no campo mediúnico. No período noturno, foi a vez da psicóloga Ercilia Zilli, presidente da Associação Brasileira de Psicólogos Espíritas – ABRAPE brindar os presentes com a visão simbólica da Parábola do Filho Pródigo.
O quinto dia foi reservado para a autora de vários livros, coleções de estudos e cursos espíritas, a educadora Terezinha Oliveira que trouxe reflexões importantes em torno da mediunidade.
Na sexta-feira foi a vez de Nadia Marcondes Luz, que falou sobre o tema Chico Xavier e Dona Aparecida: o amor domou o fogo selvagem. O assunto é objeto de sua obra recém-lançada denominada “Fogo Selvagem, Alma Domada”, que tem como personagem d. Aparecida Conceição Ferreira, fundadora do Hospital do Pênfigo, em Uberaba (MG). D.Aparecida foi contemporânea de Chico Xavier, seu grande amigo e incentivador.
No sábado à noite, a palestra ficou sob a incumbência da professora e médium de psicografia Rita Foelker, de Jundiaí (SP) que fez reflexões sobre a humildade, com o tema “Ser humilde é bem mais fácil”.
No domingo, como encerramento do VII Ciclo de Palestras do GEB, o escritor e mestre em filosofia social Regis de Morais apresentou o tema “A força das palavras na vida espiritual”.
De acordo com Geraldo Ribeiro, 1º Vice-presidente e Diretor Doutrinário do GEB, o ciclo de palestras é uma ótima oportunidade de reunir trabalhadores e voluntários da casa num único evento. - É a possibilidade da integração e do encontro fraterno entre grande número de voluntários da casa, que muitas vezes só ocorre nas festivas. No Ciclo de Palestras a festiva é diferente. Em vez da diversão, os trabalhadores da casa se reúnem em torno do aprendizado da Doutrina Espírita - explica Geraldo.
Feira do Livro
Paralelamente ao VII Ciclo de Palestras, a Feira do Livro Espírita foi um sucesso e facilitou o acesso dos frequentadores do GEB à literatura espírita a preços mais módicos. A Feira disponibilizou cerca de 900 títulos diferentes e o público ainda encontrou obras dos palestrantes escritores.
Segundo Adriano Marim, um dos diretores do GEB e administrador da livraria, o público apreciou vários atrativos na feira. - Nosso principal destaque foi o livro O Evangelho Segundo o Espiritismo, edição comemorativa dos 150 anos de lançamento, editado recentemente pela Federação Espírita Brasileira - revelou Marim.
Programação Artística
O Coral Interlúdio, sob a regência da maestrina Eliana Corazza, fez a abertura da programação artística do VII Ciclo de Palestras Espíritas do GEB apresentando peças de vários compositores e sendo muito aplaudido pelos presentes.
Durante toda a semana houve uma programação artística realizada antes da apresentação das palestras no auditório, contando com a colaboração de voluntários que se revezaram nesta tarefa.