Amai-vos e instrui-vos!
“Espíritas! amai-vos, eis o primeiro ensinamento. Instruí-vos, eis o segundo” ensinou o Espírito de Verdade, em mensagem ditada em 1860, em Paris, que Kardec inseriu no item cinco, do capítulo sexto de O Evangelho Segundo o Espiritismo.
Perdão, remédio para o coração foi o tema que o Dr. Marco Antonio Pereira dos Santos trouxe para o encerramento do ciclo, ao substituir o convidado Sergio Felipe de Oliveira, médico e pesquisador das áreas de Neurociência, Medicina e Espiritualidade, impedido de participar por questões de saúde.
As palavras amor e perdão nos dão o auto perdão – que é perdoar a si mesmo – é se sentir-se como irmão de si próprio, e estender o perdão aos que conosco convivem, explicou Marco Antonio. Ao perdoar eu livro o coração de influências espirituais e orgânicas das nossas emoções. Somos uma teia de emoções – continuou – a cada emoção que sentimos todas as nossas células refletem emoção. A cada perdão praticado, evitamos o nosso coração de ter um infarto ou um AVC, ensinou.
O ambiente da reunião foi preparado com a apresentação inicial dos músicos Leandro Gomes e Sandra Carvalhaes, harmonizando e preparando o recinto com músicas alegres e poesia.
Sábado
A tradicional reunião dos sábados da Mocidade Espírita Batuíra, entrou no calendário do XV Ciclo de Palestras Espíritas do GEB.
A palestra do sábado (13) coube a Walteno Santos da Silva, que falou sobre Os jovens e a missão dos Espíritas.
Walteno trabalha na área de evangelização, mocidade e unificação espírita. Morador de São Bernardo do Campo, colabora com o Centro Espírita Maria de Nazareth. Exerce a função de secretário da União das Sociedades Espíritas - USE estadual.
Conversou com a plateia, que contou com a presença dos jovens da Mocidade do GEB, sobre a importância de termos os conceitos espíritas bem fundamentados para discutirmos temas ligados à juventude, caso contrário, a discussão será sob bases materialistas.
Coube à pianista Jussara Marcina de Oliveira, que na seleção do repertório incluiu O Caderno, canção que ficou famosa na voz de Toquinho, com seu talento, harmonizar e preparar o ambiente para a palestra.
Sexta-Feira
Na sexta-feira (12), a palestra foi Desafios familiares sob a luz do Evangelho.
Angela Bianco, que é diretora do Departamento de Família e Eventos da União das Sociedades Espíritas – USE-SP – recomendou olharmos a desarmonia no lar como uma oportunidade de nos transformarmos, entendendo e aceitando o outro. “Família é um aprendizado do amor”, disse.
A apresentação musical ficou ao cargo da Daniela Rocha, que com sua voz suave e acordes no violão, harmonizaram o ambiente da reunião.
Quinta-Feira
Na quinta-feira (11), Pedro Cavalheiro falou sobre Mediunidade antes e depois do Evangelho para uma plateia composta principalmente de participantes do COEEM, Centro de Orientação, Estudo e Educação Mediúnica, do Grupo Espírita Batuíra.
Cavalheiro, que é artista plástico e professor universitário em gestão ambiental e esperanto, lembrou que “são responsabilidades do médium a conduta reta, o estudo, o bom exemplo, tendo em Chico Xavier, um ótimo exemplo a seguir em nossa vida.
Coube ao Coral Interlúdio, do GEB, por conta das vozes vibrantes e afinadíssimas, dar ao ambiente a harmonização necessária para a realização do encontro.
Quarta-Feira
Quarta-feira: período da tarde!
O segundo dia do XV Ciclo de Palestras Espíritas do GEB ofereceu uma dupla oportunidade de aprendizado e reflexão
Às 14h30, recebemos o psiquiatra Marcus Renato Ribeiro, presidente da Associação Médico Espírita de São Paulo.
Dr. Marcus desenvolveu um tema ligado à saúde: “Servir para curar-se: uma jornada de cura da alma”. Disse: “Quando eu olho para o que a vida me apresenta e entendo - por mais que eu não compreenda naquele momento - que de alguma forma aquilo há de ter uma finalidade justa e boa para o meu crescimento, eu saio da rebeldia e cultivo a resignação”.
A abertura musical ficou a cargo do pianista Ricardo Hage, que com sua música suave e delicada, deu equilíbrio e harmonizou o ambiente.
Quarta-Feira: período noturno
A palestra foi de Américo Sucena, engenheiro, escritor e diretor da Associação Espírita Mãos Unidas.
Com o título Sede Perfeitos, a exposição trouxe o ensinamento dado por Jesus: “Sede perfeitos, como perfeito é o vosso Pai celestial”. Sucena nos convidou a desenvolver virtudes, como a paciência, tolerância.... A nos esforçarmos a parar de reclamar, e a sintonizar com os ideais de Jesus sempre!
Na reunião das 20h, a parte artística coube a Caio Augusto, que tocou o coração da plateia cantando e executando músicas ao piano.
Abertura foi na Unidade da Brasilândia
Tania Cavalcante, da equipe da Brasilândia . Marco Antonio Pereira dos Santos.
Foi no domingo, 7 de abril, às 10h, que se iniciou o XV Ciclo de Palestras Espíritas do GEB, no horário em que se realizam as palestras dominicais destinadas ao público de Brasilândia e de seu entorno.
A largada para uma semana inteira de oportunidades de aprendizado e reflexão foi na Unidade Dona Aninha, em Vila Brasilândia, com a palestra de Marco Antonio Pereira dos Santos.
O tema desenvolvido por Marco Antonio foi “Jesus, médico das almas”. Ele listou 4 “remédios” com os quais o Mestre cura as feridas de nossos espíritos: 1o. Amor - 2o. Fé - 3o. Perdão - 4o. Caridade
A apresentação artística foi de Moacyr Camargo, que emocionou o público com sua voz doce e repertório cheio de lindas mensagens de amor e de fé.
O auditório da Unidade Dona Aninha, em Brasilândia, ficou repleto para acompanhar a abertura do XV Ciclo de Palestras.
Momentos do XV Ciclo de Palestras Espíritas
Todas as palestras completas estão em nosso Canal do GEB no YouTube