Mutirão Cidadão orientou comunidade na Unidade Brasilândia
Em uma iniciativa pioneira do Grupo Espírita Batuíra, por meio de seu grupo permanente de Orientação Jurídica-Fraterna que atende na Unidade Assistencial Dona Aninha, na Vila Brasilândia e com o apoio de profissionais e operadores do Direito, estudantes e bacharéis, o Mutirão Cidadão atendeu os moradores da comunidade da Brasilândia e de seu entorno.
O Mutirão Cidadão teve como objetivo orientar as famílias em assuntos diversos, principalmente documentação (RG, CPF, Certidão de Nascimento etc), questões relacionadas com o INSS-LOAS, reconhecimento de paternidade e pensão de alimentos, questões trabalhistas, vagas em escolas públicas entre outros possíveis encaminhamentos.
Voluntários: ajuda inestimável!
O grupo de Orientação Jurídica-Fraterna do Grupo Espírita Batuíra acolheu voluntários como profissionais e operadores do Direito, estudantes e bacharéis, que com sua experiência pessoal e profissional, aliada à boa vontade e o desejo de servir, muito contribuiram para o sucesso do mutirão. Foram 27 voluntários advogados de diversas áreas e especializações e o trabalho realizado foi cinco vezes o volume de atendimentos de um sábado normal, com mais de 57 atendimentos concluídos.
As pessoas que buscaram orientação passaram, inicialmente, por uma triagem, e depois, encaminhadas a uma das salas de atendimento das seguintes áreas: Direito cível, previdenciário, trabalhista, criminal e exercício da cidadania. Os objetivos foram atender as importantes necessidades da comunidade local, por meio da promoção do acesso à cidadania e justiça, a partir de encaminhamentos direcionados especificamente, a temas prioritários para a comunidade de Vila Brasilândia, como orientação a acesso aos serviços públicos de assistência social e judiciária; e promover o incremento e a melhoria do atendimento regular do setor jurídico do GEB junto à comunidade local.
A coordenação do mutirão destacou que, embora sendo um projeto piloto, seu êxito ficou evidente pelos comentários positivos dos atendidos e pela participação solidária dos voluntários. Assim, a edição do próximo ano do mutirão deverá ser mais abrangente, atendendo número maior de pessoas da comunidade e contando com o apoio de novos voluntários.
Colaboração: Jorge Sá Miranda Fotos: Danilo Ramos