Gratidão ao idealizador do GEB
Na foto central, Spartaco e sua esposa Zita Ghilardi, flagrante colhido durante uma distribuição semestral na Brasilândia.
Spartaco Ghilardi nasceu no dia 12 de maio de 1914, na província de Viareggio, região da Toscana, costa Atlântica, no sul da Itália. Seus pais - imigrantes italianos - residiam em São Paulo, quando em 1914 retornaram à terra natal, para rever parentes e amigos, com previsão de breve permanência. Sua mãe viajara grávida. Com a eclosão da guerra, Spartaco terminou nascendo no continente europeu.
Na sua trajetória mediúnica, costumava participar de reuniões privativas em casas de amigos. Nessas reuniões, quando inspirado pelos Benfeitores Espirituais, dava orientação para fundar centros espíritas. Foi em uma reunião espírita realizada, em sua casa, na Rua Rosa e Silva, em S. Paulo, que veio a orientação da Espiritualidade Maior para que fosse edificada uma instituição espírita, regularmente constituída, pois a mesma já existia no mundo espiritual havia 80 anos. Nascia assim, em 15 de janeiro de 1964, o Grupo Espírita Batuíra.
No dia 29 de outubro de 2004, às 13h20, no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, aos 90 anos de idade, Spartaco Ghilardi, um dos maiores médiuns deste País, retornou à pátria espiritual, deixando uma grande lacuna no meio espírita e muita saudade entre aqueles que lhe compartilharam a presente encarnação. .