Unidade da Brasilândia recebe alunos do Curso Básico de Espiritismo
- Equipe de recepção da Unidade Assistencial Dona Aninha, em Vila Brasilândia, dá as boas-vindas aos alunos.
A visita dos alunos é uma experiência que já faz parte do calendário de atividades do Curso Básico, explica o coordenador Fernando Santin. “Normalmente, essa visita ocorre em um momento em que as classes já se encontram entrosadas. Além disso, é nesse instante que muitos ‘se encontram’, pois conseguem reconhecer a dimensão e a responsabilidade do GEB e também ver e sentir de perto os trabalhos da Casa. Por isso, considero que a visita funciona como um divisor de águas”, acrescenta Santin.
O organizador explica que a visita é previamente marcada no início do ano e, quando está se aproximando a data, os monitores do Curso Básico fazem a divulgação nas classes, convidam os alunos e parentes e informam o número aproximado de confirmações para que a equipe da recepção e do GEB possa organizar o trabalho. Depois, combinam o encontro e o transporte, podendo ser oferecida a van que sai da Unidade Caiubi.
“Neste dia, o encontro é uma verdadeira festa e vivemos um ambiente de bastante alegria”, comemora. Após a chegada e a prece inicial promovida pelos voluntários da Casa, os alunos do curso são divididos em grupos e percorrem os vários trabalhos da Unidade.
Experiência compartilhada
A cada ano a visita está cada vez mais organizada. O fato de existir uma equipe de recepção que faz a visita monitorada torna a experiência muito mais rica, já que são passados detalhes e transmitidas as experiências de trabalhar no local, provoca emoção e contagia as pessoas.
E o resultado não poderia ser outro. Os alunos manifestam suas ótimas percepções e demonstram interesse em participar de alguma atividade, o que vai ao encontro do objetivo da visita guiada: Apresentar os trabalhos da Casa, dar oportunidade de trabalho para novos trabalhadores e fazer a ligação do conhecimento da doutrina espírita e sua prática.
“A visita é sempre tão boa que pretendemos organizar em aulas novas turmas para visitas, ao longo do ano, para aqueles que não puderam comparecer na data por algum motivo”, planeja Santin.
Texto: Talita Caetano.