Comemoração dos 55 anos de fundação do GEB
O Coral Interlúdio fez emocionante apresentação na abertura da festa comemorativa, em um auditório inteiramente tomado pelos frequentadores, voluntários, diretores e amigos do GEB.
A maestrina Eliana Galassi regeu, mais uma vez, o afinadíssimo Coral Interlúdio. O público vibrou com as lindas canções apresentadas no auditório da Caiubi.
Geraldo Ribeiro, primeiro vice-presidente e diretor de doutrina, comandou o evento e compôs a mesa comemorativa. Da esquerda para a direita: Anália Guilardi, Douglas, Julia Nezu, Geraldo, Ronaldo e Robson.
Ao pronunciar a prece de abertura o presidente Ronaldo Lopes lembrou, com muito carinho, dos membros fundadores da Casa, que sob a liderança do médium Spartaco Ghilardi, sob a inspiração de Bezerra de Menezes e de Batuíra, revelada pela mediunidade do querido Francisco Cândido Xavier, tudo fizeram para implantar no coração de Perdizes, em 15 de janeiro de 1964, o Grupo Espírita Batuíra, referência de estudos da Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec e de obras assistenciais que acolhem os mais necessitados nesta cidade de São Paulo.
Julia Nezu explorou com muita precisão os conceitos trazidos por Allan Kardec no livro O que é o Espiritismo, que em 2019 completa 160 anos de seu lançamento em 1859, em Paris. Ela traçou um paralelo muito conciso sobre o que é seguir os parâmetros da doutrina Espírita segundo Kardec, fazendo lúcida comparação com conteúdos e ritos totalmente em desacordo com a doutrina que muitas organizações que se dizem "espírita" agasalham em suas rotinas.
Julia, que é também presidente do Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo, esclareceu uma polêmica sobre o verdadeiro nome do professor Rivail, que adotou o pseudônimo de Allan Kardec.
Segundo ela, após pesquisa realizada junto à certidão de nascimento expedido em França, o nome que ali consta é Denisard Hippolyte Léon Rivail e não Hipolyte Leon Denisard Rivail, explicando que o Centro de Cultura da qual ela é presidente já adotou oficialmente a primeira opção como a correta.
O maciço público presente à comemoração dos 55 anos do GEB aplaudiu a apresentação da palestrante.
Douglas Musset Bellini, presidente do Conselho de Administração, fez a prece de encerramento do evento. Para finalizar em grande estilo, Douglas, com a presença da maestrina Eliana Galassi ao piano, comandou um grande coro da platéia que vibrou com a Canção da Alegria, de autoria de Leopoldo Machado, escritor, educador e espírita brasileiro, preferida de Spartaco e de sua esposa Zita Guilardi.
Ao término do evento, o público foi quem ganhou presente no aniversário do GEB. Foram distribuídos sete livros da Doutrina Espírita, sorteados entre os presentes ao evento.
Um delicioso bolo preparado com muito carinho e amor pelos integrantes da padaria da Unidade Assistencial Dona Aninha, de Vila Brasilândia, foi servido, marcando assim, com muita alegria, os festejos dos 55 anos do Grupo Espírita Batuíra.
Bolo preparado pela padaria da Unidade Assistencial Dona Aninha, em Vila Brasilândia, fez enorme sucesso.
Rosely distribui livro sorteado. Anália, filha de Spartaco e Zita. Simone homenageia Julia Nezu.
- Fotos: Ruy Gatto