Brasilândia de cara nova
Iniciada em 16 de janeiro de 2018, a ampliação da Unidade Dona Aninha, em Vila Brasilândia, foi entregue para uso dos assistidos e frequentadores em 25 de abril de 2019, data em que o GEB celebra 48 anos da colocação da pedra fundamental da Unidade. É o GEB atualizando sua proposta de amor no tempo e nas necessidades, que mudam com o passar dos anos.
No simbolismo da entrega da chave, construindo um futuro com tijolos e muito amor
O presidente Ronaldo Lopes, após prece de agradecimento, recebeu das mãos do presidente do conselho de administração Douglas Bellini, coordenador da comissão de obras, a chave do prédio que, em ato contínuo, a repassou para o diretor da unidade Luiz Mello.
Luis Mello, em pé, explicou que a data e o horário para a entrega da obra pronta foram escolhidos por um significado especial: há 48 anos, no dia 25 de abril de 1971, às 10 horas, neste mesmo local, foi lançada a pedra fundamental do núcleo assistencial de Brasilândia, com a presença do médium Spartaco Ghilardi e membros da diretoria do GEB da época.
Coube ao conselheiro Marco Antonio Pereira dos Santos emocionar os presentes ao trazer a beleza e a riqueza dos versos de Gibran Kalil Gibran contido no poema “Dádiva”, bem como a lembrança da mensagem de Batuíra, inserida no livro “Coragem”, psicografado por Chico Xavier, onde recorda as palavras do apóstolo Paulo sobre a caridade, ao dar ênfase “que sem amor, permaneceremos ilhados em nossa própria inferioridade, inabilitados para qualquer ascensão à felicidade verdadeira com as bênçãos da Luz.”
Douglas, por sua vez, assinalou que com a entrega simbólica das chaves da nova edificação, estava descontinuando a atividade de todos os integrantes do grupo para a construção da obra, agradecendo a confiança da diretoria e do conselho em entregar a ele a coordenação para a construção de mais uma casa em nosso torrão do amor, que é a Brasa, deixando na saudade e no marco, mais uma obra na casa de pedra de Batuíra, que com certeza já estava erigida há muito tempo no mundo espiritual, como nos informou o nosso querido Spartaco.
A comissão de obras que trabalhou neste empreendimento foi composta por Douglas Bellini, Jailton da Silva, ambos do Conselho de Administração e Luiz Mello, Francisco Colloca e Hildebrando Júnior, todos da diretoria executiva.
Douglas já havia integrado a comissão formada em 1970 pelo GEB que analisou a instalação do núcleo assistencial em Brasilândia. Esteve presente, inclusive, na colocação da pedra fundamental da unidade em 25 de abril de 1971, ao lado de antigos companheiros, destacadamente Spartaco Ghilardi.
Amor + tijolos: Brasilândia de cara nova
O velho barracão deu lugar a este prédio de três pavimentos, com piso, janelas colocadas, pintado... uma beleza! A reforma em Vila Brasilândia, com envolvimento de nossa comunidade em doações e trabalho confirmou os propósitos do GEB, uma casa empenhada em levar o bem-estar aos mais necessitados. Como diz o lema: Nosso Projeto. Sua Obra!
Linha do Tempo
2018 - 16 de janeiro de 2018: Um dia após completar 54 anos de fundação, começa a reforma em Brasilândia com a retirada das telhas do velho barracão que ficava no fundo do estacionamento. Ele foi inteiramente removido para dar espaço ao novo prédio de três pavimentos entregue para uso em 25 de abril de 2019.
2018 Final de janeiro: Obras de fundação e bate estacas em pleno andamento.
2018 Março: Ferragens e preparação das estruturas em andamento.
2018 Maio: O chão do térreo ficou pronto. Com pé direito de 3,20 m, já dá pra imaginar a sensação de espaço e amplitude que teremos aí, quando tudo estiver pronto. No novo prédio, haverá espaço para depósitos e salas de aula.
2018 Junho: piso térreo, onde estava o antigo barracão. Neste mesmo mês, este espaço já foi utilizado para abrigar a 108ª Distribuição Semestral. Tudo com muito amor e carinho.
2018 Junho: Segundo pavimento interno já se encontrava preparado para a continuidade da obra.
2018 - Julho - Agosto - Colunas já estavam içadas para a construção do último pavimento da obra em Vila Brasilândia.
2018 - Outubro - Estruturas prontas. Começa o desenho da obra com três pavimentos.
2018 - Novembro - Dezembro: Começam os detalhes do acabamento interno.
2018 - Dezembro: Pavimento térreo da nova obra é usado para a 109ª Distribuição Semestral de Natal.
2019 - Janeiro: um ano após o início das obras, o antigo barracão já se transformou em um prédio de três pavimentos.
2019 - Fevereiro: Acabamento interno ganha ritmo acelerado.
2019 - Março: Vidros colocados. Últimos detalhes de acabamento. Tudo pronto para a entrega para uso na Brasilândia.
- Fotos: Francisco Colloca