Livro retrata a história do Grupo Espírita Batuíra
O livro, conforme ele mesmo diz, resgata a história do Grupo Espírita Batuíra, que este ano completa suas bodas de ouro. A obra é resultado de um trabalho de pesquisa, na qual Geraldo leu muitas atas e documentos históricos da casa. Diz que contou com colaboração da família, colegas e amigos que militam no GEB. Sem eles, diz em tom de modéstia, não teria ido muito longe, no objetivo pretendido.
Geraldo enfatiza que o livro não tem a pretensão de cobrir toda a história do GEB, até porque muitas coisas realizadas na casa não foram devidamente registradas em atas das reuniões de diretoria.Para justificar as limitações do seu trabalho declara que as pessocas com as quais conversou, nem sempre lembravam com precisão fatos ocorridos muitos anos atrás.
Geraldo levou mais de um ano juntando informações para a sua produção, fazendo questão de esclarecer que não se dedicou nesse período somente a essa tarefa; continuou atendendo normalmente a todos seus compromissos.
Qualquer que seja a crítica que o livro venha receber, ele tem o mérito de nos trazer informações que estavam esquecidas de muitas pessoas que trabalham na Casa de Pedra de Batuíra. Outro mérito é que a obra com quase 230 páginas, com certeza será útil às futuras gerações, porque sabemos que o passado está integrado ao presente e ao futuro.
Texto: Iraci Maria P. Branchini
Flagrantes do Lançamento da Obra no Theatro São Pedro.
Fotografias: Agradecimento especial ao Dr. Ricardo Pastori