Corte e Costura promove integração
O Grupo Espírita Batuíra, através do Núcleo Assistencial Dona Aninha, na Unidade da Vila Brasilândia, já realizou, em convênio com o SENAI, 13 Cursos de Formação de Costureiras.
Passaram por lá mais de 200 alunas que, nessa condição, se encontram agora aptas ao mercado de trabalho. É o GEB exercendo a função cristã da inclusão social. Durante o treinamento são ensinadas várias técnicas como, por exemplo: manusear máquinas retas e overloque, costurar em linhas curvas e retas com diferentes larguras, pespontar, pregar bolsos e zíperes, aplicar normas de segurança, etc.
A parte final do curso envolve o aprendizado de uma linha de produção. Isso desenvolve as competências de planejamento, organização, qualidade, produtividade e tudo aquilo que diz respeito aos processos normais do dia a dia de uma empresa de confecções tradicional. Dentro desse aspecto, as alunas têm prestado enorme auxílio à nossa Casa.
Recentemente, após o GEB ter recebido uma doação de peças cortadas, elas produziram mais de 500 peças de roupas entre bermudas e agasalhos para crianças, material que foi entregue aos assistidos na 97ª Distribuição Semestral realizada em 09 de dezembro último.
Frequentemente elas atendem as necessidades da CEI Batuíra - a creche, costurando lençóis e colchonetes para as crianças. Também foram responsáveis pela confecção do enxoval entregue aos assistidos do Lar Transitório, num total de 40 peças de roupas entre calças e blusas de moletom.
Essas ações mostram que nossa casa encontra-se no caminho certo, ao proporcionar às alunas não só o aprendizado de uma profissão, mas também os fundamentos da Doutrina Espírita no exercício do amor ao próximo.