16 Anos. Viva o Lar Transitório!
O aniversário teve bolo, refrigerante, mas principalmente palavras de agradecimento a todos, encarnados e desencarnados, que ajudaram - e ajudam- na realização de um trabalho tão importante. O médico Eduardo Barato, diretor geral do Lar, relembrou a história da casa e as palavras de Spartaco Ghilardi, fundador do GEB, na data da inauguração, em 2002.
Ele disse que estávamos assinando um contrato com data de início, mas não de fim. A manutenção do Lar é um compromisso de todos nós. Precisamos de toda a ajuda que a espiritualidade nos oferece, e hoje 16 anos depois, vemos quanto aprendemos e lutamos – afirmou Barato.
O doador do terreno onde o Lar funciona, Francisco Lucas Neto, presente à comemoração relembrou como sua vontade de construir uma casa de ajuda a pessoas doentes casou perfeitamente com o desejo do Grupo Espírita Batuíra de erguer um espaço de acolhimento transitório para moradores em situação de rua.
- Não sinto como se tivesse feito algo especial. Sinto que a espiritualidade apenas encontrou alguém para começar o trabalho. Um compromisso que conta com verdadeiros guerreiros, envolvidos pelo sopro divino, que os faz continuar a obra.
Os presidentes da Diretoria Executiva e do Conselho de Administração, respectivamente, Ronaldo Lopes e Douglas M. Bellini, destacaram as peças mais importantes do Lar Transitório Batuíra.
Assistidos do Lar são o grande objetivo deste trabalho – disse Douglas. Agradeço a vocês e todos que já passaram por aqui, que ajudaram a colocar cada tijolo para que essa casa cumprisse seu papel – afirmou Ronaldo.
Os atuais moradores, os ocupantes dos 13 leitos oferecidos, também participaram da comemoração. Aprenderam um pouco mais da história dessa casa, que graças à dedicação e ao amor de funcionários, voluntários e benfeitores espirituais, tornou-se um verdadeiro lar para eles.
- Texto e Fotos de Simone Queiroz.