2020: #GEBnaWeb
Eu estudo, tu estudas, ele estuda... todos nós estudamos. Estudar é verbo que se conjuga em todas as pessoas no Grupo Espírita Batuíra. Se esta já era vocação em nossa casa, na pandemia os batuirenses encontraram no estudo do Espiritismo uma saída construtiva para viver, entender e se adaptar às restrições do momento.
Este foi um movimento crescente a cada mês e se deu por via de mão dupla: o interesse dos frequentadores e também a decisão da casa de oferecer opções de estudo e informação.
Todos os trabalhos doutrinários - Escola de Moral Cristã, reuniões mediúnicas, Fluidoterapia, Mocidade Espírita, reuniões domingueiras de Vila Brasilândia, COEEM, cursos e grupos de estudo – se organizaram de diferentes maneiras, fortalecendo os laços e focando na leitura e reflexão.
Duas vezes por semana ( quartas-feiras às 20h e domingos às 10h), o GEB disponibiliza palestras ao vivo, que ficam gravadas e são vistas também posteriormente por centenas de pessoas.
Uma de nossas conquistas foram as palestras nas plataformas digitais. Foram mais de 41 mil visualizações só em 2020.
O ano de 2020 terminou com a apresentação de 56 palestras online, em nosso canal exclusivo, na plataforma Youtube. Desde a primeira apresentação em 31 de maio até a última deste ano, chegamos a mais de 41 mil visualizações. Um sucesso! Algumas delas já registram mais de 1700 visualizações, o que é muito superior à capacidade de nossa auditório físico
Rosely Marotta, assessora da Unidade Doutrinária, comenta sobre a importância das palestras no novo formato:
– Elas preencheram um espaço importante em nossa Casa. Tenho retorno muito positivo de frequentadores de setores que ficaram sem funcionar na pandemia, como o de passes, por exemplo, e que se “alimentam” desse encontro virtual.
Tudo isso só foi possível graças ao trabalho incansável da equipe técnica, formada por Robson Ferreira, Jorge Chrypko e Elias de Souza Neto, respectivamente, presidente do Conselho Fiscal, 2º Tesoureiro e diretor-adjunto Administrativo da Unidade Doutrinária.
E, claro, à adaptação dos palestrantes a esta nova forma de comunicar as lições de Jesus.
Grupos de Estudos
O GEAK, Grupo de Estudos das Obras de Allan Kardec, ao longo de 2020, recebeu 414 inscrições para o estudo dos diversos livros da codificação.
Com um percentual de 10 por cento de desistência no correr do ano, as turmas que se tornaram online, a partir de 15 de abril, tiveram presença média de 90 por cento dos frequentadores nas salas virtuais.
O coordenador do GEAK, Marcos Longarço, defende que se a pandemia impõe o distanciamento social, por outro lado, nos trouxe novas ideias:
– Quando houver possibilidade, os encontros presenciais serão retomados, fazem muita falta, como diz a maioria dos frequentadores. Mas é certo que as turmas passarão a ser híbridas, podendo ser acompanhadas ao mesmo tempo pela internet. Isso beneficia pessoas que encontravam dificuldades pelo trabalho, trânsito, família para ir ao GEB, e acabavam desistindo ou nem se inscreviam. Já os livros que foram iniciados de forma virtual assim continuarão, porque dessa forma driblamos a falta de espaço físico na casa – diz Marcos.
E tem uma novidade! A constatação da chegada de novos frequentadores de outras religiões, ávidos em conhecer mais a Doutrina Espírita, gerou a ideia de criar um novo curso no GEB, o Grupo Preparatório para Estudos dos Livros da Doutrina Espírita, que terá início no ano que vem.
Com duração prevista de dois meses, a proposta é ensinar conceitos fundamentais do Espiritismo que irão facilitar o entendimento das obras básicas. As aulas serão somente virtuais, às terças-feiras, das 18h30 às 19h45. Importante destacar que não se trata de substituir o Curso Básico, que dura um ano e se aprofunda mais na compreensão dos pilares da doutrina.
Curso Básico
O Básico, aliás, foi o mais rápido neste 2020 em se adaptar às reuniões virtuais. Para se ter uma ideia, 159 pessoas se inscreveram para cursar nas unidades Spartaco Ghilard e Dona Aninha, e logo no início entenderam que as aulas presenciais não seriam mais possíveis. Em Vila Brasilândia, a dificuldade de acesso à internet, infelizmente, levou ao fechamento das turmas. Nas Perdizes, o curso transcorreu como se fosse presencial, e terminou o ano com 100 alunos.
COEEM
O COEEM (Centro de Orientação, Estudo e Educação Mediúnica), cujas reuniões são compostas de uma parte teórica e outra prática, precisou adaptar o programa. As reuniões online fortaleceram os conceitos doutrinários e evangélicos, deixando o conteúdo específico relativo à mediunidade para o ano de 2021.
Às portas de 2021
Geraldo Ribeiro, diretor doutrinário do GEB, lembra que 2020 foi de desafios, mas que as esperanças se renovam para 2021. Ainda começaremos as atividades pela internet, mas, assim que possível, segundo ele, retomaremos os encontros presenciais. E já está pronta a programação de palestras:
– Em 2021, celebramos 160 anos da publicação de O Livro dos Médiuns, assim vamos privilegiar temas desta obra nas palestras do ano que vem.
A pandemia trouxe como consequência tornar o Espiritismo mais procurado. A Doutrina ajuda a termos os pés no chão, a pensarmos com esperança. Mostrar que a vida continua e não termina com o corpo. Em princípio, temi por retrocesso por conta da quebra na frequência das casas espíritas, mas o tempo mostrou que a tecnologia assumiu seu posto e tem nos ajudado a dar a volta por cima.
- Texto de Simone Queiroz
- Publicado no Batuíra Jornal n° 142.