Copa do Mundo e União dos Povos
Desde o início do ano a coordenação da EEIJ havia pensado em unir o evento da copa do mundo de futebol com o trabalho desenvolvido pelas crianças, aos domingos, na Unidade Spartaco Ghilardi.
Com a proximidade do início dos jogos as ideias foram surgindo entre todas as educadoras e o projeto materializou-se.
Sabendo que este evento é feito para uma competição e um vencedor, as educadoras aproveitaram este fato para lembrar que é um momento de alegria, de confraternização e de união entre os povos. Existem diferentes culturas, línguas, costumes e isto é muito rico em termos de aprendizado.
Organizamos de forma que cada grupo (classe) fizesse uma atividade de acordo com seu nível de entendimento e que unindo todos eles, transmitisse uma mensagem de amor e esperança. O objetivo do projeto é uma reflexão sobre o evento “copa do mundo” – união entre os povos – para o progresso da humanidade e o ensinamento de Jesus que é “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”, esclareceram os coordenadores da EEIJ.
O projeto foi integrado aos temas que já estavam sendo desenvolvidos em cada sala como diversidade, as diferenças, o respeito ao próximo, os sentimentos e a importância dos bons relacionamentos para uma vida feliz.
O resultado, depois da preparação e elaboração de todo o material foi um tablado verde com as linhas do campo de futebol e as bandeirinhas com todos os países participantes da copa, nas laterais. Dentro de campo tinham alguns jogadores porque não seria possível colocar todos, e no centro do campo foi montado um quebra cabeça em forma de coração com muitos rostinhos (recortados de revistas) de pessoas de várias raças, idades, sexo.
E também no centro, em cima e ao lado do coração colocamos o mapa mundi feito de isopor pintado de azul com os continentes colados em feltro verde. A turma da pré-mocidade fez uma pesquisa sobre algumas curiosidades de alguns países e apresentaram para todos.
Durante a apresentação do trabalho foi cantada por todos os alunos e educadoras a música “Imagine” numa versão em português e adaptada pela Vera, que acompanhou no violão.
O que pudemos avaliar de todo o processo é que foi um trabalho muito emocionante e gratificante para todos, expressaram os integrantes da equipe de trabalho de domingo da EEIJ - Escola de Moral Cristã do GEB.