Maria Pia retornou ao Mundo Espiritual.
Maria Pia Brito de Macedo, ou simplesmente Maria Pia, nasceu em 15 de dezembro de 1921. Conta ela, no livro "GEB: 50 Anos de Mais Luz", de autoria de Geraldo Ribeiro da Silva, que, em 1968, quando procurou o médium Spartaco Ghilardi pela primeira vez, ele lhe mostrou o caminho do estudo da Doutrina Espírita. No ano seguinte, quando o procurou pela segunda vez, ele lhe apresentou o caminho da persistência.
Após esses dois contatos, ela passou a estudar a Doutrina Espírita com afinco e, rapidamente, tornou-se uma das principais agentes do ensino e da difusão da Doutrina Espírita na Casa de Pedra de Batuíra.
Iniciou o estudo da Doutrina Espírita, "começando pelo começo", como gostava de afirmar, estudando O Livro dos Espíritos, nas reuniões de segunda feira, à noite, no GEB, ao lado de Spartaco, Savério, Claudio, Geraldo, Olímpio, Janet Duncan e tantos outros. Foram nove anos de estudo, que lhe garantiram uma base sólida dos princípios espíritas, pois, segundo ela, para compreender a Doutrina é preciso estudá-la.
Formada em Letras Clássicas e Português, foi professora de Português e Inspetora Federal do Ministério da Educação e Cultura. Viúva, deixa cinco filhos, netos e bisnetos. Educar foi sua paixão. O lar, igualmente. Nele ela encarava uma oportunidade de por em prática a educação.
No GEB, Maria Pia foi uma das líderes na implantação do COEEM - Centro de Orientação, Educação e Estudos Mediúnicos. Fez parte da equipe que montou o Curso Básico de Espiritismo. Durante vários anos, foi coordenadora geral do trabalho de Fluidoterapia, depois que a titular, D. Neyde G. Oliva, mudou-se para São Carlos (SP).
Em 2006 foi eleita membro do Conselho de Administração do Grupo Espírita Batuíra, tendo permanecido no cargo apenas uma gestão.
Retornou dia 25 de Agosto, às 5 horas da manhã, aos 94 anos de idade, ao Mundo Espiritual. Para Maria Pia, a Doutrina Espírita é libertadora, dinâmica e aberta aos novos conhecimentos.
Extraído da edição "GEB: 50 Anos de Mais Luz" .