Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação
Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Distribuição de Natal: 309 famílias - 1893 pessoas atendidas.

Distribuição de Natal: 309 famílias - 1893 pessoas atendidas.

A 101ª distribuição semestral de Natal do Grupo Espírita Batuíra realizada dia 14 de Dezembro, na Unidade Assistencial Dona Aninha, distribuiu 15 toneladas de alimentos, 6.222 brinquedos, 1675 pares de calçados e mais de 27 mil peças de roupas para 309 famílias cadastradas no programa “Família Assistida”, beneficiando 1.893 pessoas moradoras em Vila Brasilândia e em seu entorno. Saiba mais.

Distribuição Semestral: um trabalho de centenas de voluntários

Imersos no clima natalino e alicerçados na fraternidade ensinada pelo mestre Jesus, voluntários e diretores do Grupo Espírita Batuíra realizaram a 101ª Distribuição Semestral, na Unidade Núcleo Assistencial Dona Aninha, em Vila Brasilândia, no dia 14 de dezembro, evento que marca a finalização das comemorações do jubileu de ouro da entidade.

Este é um trabalho que exige a colaboração de muitas mãos caridosas, que permitem a concretização e o sucesso da Distribuição. Trabalhadores e voluntários se dividem em diversas atividades no Espaço Apinagés e em Vila Brasilândia para que tudo seja perfeitamente bem preparado e oferecido aos assistidos da Casa.

Vamos conhecer um pouco sobre os “bastidores” da Distribuição Semestral:

Espaço Apinagés

Nesta unidade, uma equipe de “fadinhas” recebe e recupera todas as doações de roupas e brinquedos encaminhadas ao GEB, fazendo triagem das peças de roupas para o bazar, Ronda Noturna, em atendimento aos moradores de rua, e Distribuição Semestral.

No caso da Distribuição, as fadinhas elaboram planilhas com as informações completas coletadas pelas equipes de visitação da Brasilândia, contendo o número de integrantes das famílias, quantidade de homens, mulheres e crianças, além das medidas das roupas e sapatos de cada um deles.

As voluntárias do grupo precisam higienizar, costurar, preparar as embalagens, pintar os brinquedos, comprar pilhas, já que, muitos desses produtos, chegam em más condições de conservação. “Usamos as nossas varinhas de condão para recuperar as roupas e brinquedos que recebemos”, afirma Arlete Guimarães, coordenadora da triagem do Espaço Apinagés.

Arlete destaca que este trabalho funciona como uma terapia para as voluntárias. “Como não trabalhamos na unidade aos fins de semana, muitas vezes levamos os itens para casa. Eu mesma levo as bonecas para minha casa, banho-as e lavo os seus cabelos com shampoo. Outra voluntária leva os bichos de pelúcia e também os lava”, diz Arlete.

Segundo a trabalhadora, o espaço recebeu mais de 6000 itens de brinquedos, durante o ano, o que equivale a cerca de seis brinquedos por criança. Para esta Distribuição, as atividades foram finalizadas apenas na sexta-feira anterior ao evento.

Recebimento das doações de alimentos

    

No caso das doações de frutas, legumes, verduras e mantimentos, os produtos podem ser enviados diretamente para Vila Brasilândia ou retirados pelo caminhão do GEB nos locais que estiverem armazenados.

Semanalmente, às quintas-feiras, uma equipe de aproximadamente oito pessoas se dirige ao Ceasa (Central Estadual de Abastecimento) de São Paulo, com o caminhão da Casa, onde recolhe as frutas, legumes e verduras. Todos os alimentos são levados e separados de acordo com a necessidade do GEB, seja para a doação dos assistidos, seja para a produção da sopa fraterna. O restante é doado para outras quatro instituições da região da Brasilândia. “Somos muito abençoados. Dividimos com outras entidades os alimentos não utilizados por nós”, agradece Carlos Fonterrada, responsável por estas atividades no GEB.

De acordo com Fonterrada, para a 101ª Distribuição, a ida ao Ceasa aconteceu no sábado pela manhã, onde foram retiradas as cebolas, bananas e batatas e levadas para o empacotamento em Vila Brasilândia. O restante dos mantimentos já foi recebido durante a semana.

Jorge Chrypko, responsável pelo empacotamento, informa que, desta vez, a Casa recebeu, de última hora, tangerinas e 500 quilos de frutas variadas, como maçãs, mangas, melões, laranjas e peras, de excelentes qualidades, frutas que foram incorporadas aos kits distribuídos aos nossos assistidos.

Padaria

Para que os voluntários tivessem prontos os lanches e as baguetes para a Distribuição, uma equipe de cinco pessoas trabalhou na confecção desses alimentos, a todo o vapor, durante a madrugada.

Roberto Tadeu Pereira, que é funcionário e professor do curso de panificação, conta que estava “há mais de 24 horas no ar”, já que, no dia anterior, esteve na Brasilândia às 6 horas e retornou às 22 horas junto com os voluntários da padaria. Segundo ele, o clima é bastante divertido durante a madrugada, mas de bastante atenção para que tudo dê certo. “É tanta correria que é impossível ter sono. Este é um trabalho que fazemos com muito amor, carinho e dedicação. É uma união muito gostosa”, ressalta.

Cozinha

Também no fim da madrugada, o trabalho da cozinha já era iniciado. Às 04h30, Maria Cecília, que trabalha há 36 anos neste setor, chegou à Brasilândia, para lavar as canecas, preparar a água dos 15 litros de café e ferver os 20 litros de leite que seriam servidos durante a Distribuição. Aos poucos, foram chegando os demais voluntários da equipe para unir esforços e atender aos trabalhadores e assistidos.

Segundo Maria, além desses voluntários, há uma equipe que prepara o pão com manteiga e outra que serve os assistidos. Ela acredita que o grupo conta com um aparato espiritual muito grande para, inclusive, saber intuitivamente a quantidade adequada que devem usar na elaboração das bebidas. “À medida que trabalhamos aqui, aprendemos cada vez mais. Esta casa é de Jesus e é Ele quem supervisiona todos os trabalhos e nos ensina o quanto precisamos ter amor para oferecermos a ajuda material e espiritual necessária”, acrescenta Maria.

Empacotamento

  

No sábado, 35 voluntários se dividiram nas atividades de descarregamento do caminhão com os pacotes de roupas e brinquedos retirados da Apinagés e na embalagem das frutas e legumes.

Neste encontro, segundo Luiz Carlos Félix, diretor do Projeto de Artes Brasa – Meninos da Brasilândia, todo o elenco participou do empacotamento e fez uma apresentação no início dos trabalhos, oportunidade em que cantaram e tocaram músicas natalinas.

Domingo é dia de Distribuição

  

Como de costume, foi feita uma prece de boas vindas ao dia da Distribuição Semestral, que representa a congregação de forças e a grande festa do batuirense.

Assim que os portões foram abertos, os assistidos foram recebidos carinhosamente por alguns voluntários, que os direcionavam ao salão, onde participariam de uma pequena palestra proferida por algumas voluntárias da Casa.

Márcia Zaninotti, uma das voluntárias do grupo, salienta que os principais temas tratados dizem respeito à família, ao papel da casa espírita e ao evangelho. “Jesus veio para trazer a lei do amor, perdão e doação”, dizia ela durante a exposição, que contou com a interação dos assistidos presentes.

Depois de passarem pelo salão, as famílias seguiam para o refeitório, onde recebiam o lanche preparado pelas equipes da cozinha e da padaria. Depois de se alimentarem, os assistidos iniciavam o percurso supervisionado e acompanhado por um grande número de voluntários para recolher os kits de roupas, sapatos, brinquedos e alimentos.

“Tudo o que recebemos ajuda muito. Só peço que Deus possa abençoar todos vocês”, enfatizou Kátia Regina Cintra, representante de uma família de 16 integrantes.

Tanto os voluntários quanto as famílias assistidas se alegram com esta oportunidade. O sorriso nos rostos e os abraços trocados são os gestos mais comuns percebidos neste evento.

“Este é o exercício da caridade e uma oportunidade de praticarmos a reforma íntima”, destaca Luciana Leite, voluntária que esteve pela primeira vez na Distribuição. “Nós recebemos tanto. É o mínimo que podemos fazer”, completa a sua companheira voluntária, Valdirene Canhestro.

  

Ação de Natal entre Amigos

Após o atendimento das 1893 pessoas de 309 famílias, os voluntários se reuniram no salão para comemorar o sucesso de mais uma Distribuição Semestral.

O presidente do Conselho de Administração do GEB, Douglas Musset Bellini, anunciou a quantidade das doações realizadas e destacou o baixo número de ausências observadas nesta edição: Apenas 18 famílias, o que equivale a 5,8% de abstinência, número bem abaixo do verificado em outras Distribuições, que já chegou a até 25%. “Isso significa que a fome ainda campeia na região e as necessidades persistem”, avalia.

Bellini ainda lembrou que, ao longo deste ano, os 50 anos do GEB foram comemorados com diversas atividades doutrinárias, campanhas, palestrantes convidados, além do evento de lançamento do livro “GEB 50 Anos de Mais Luz” no Theatro São Pedro.

Coral Interlúdio

Os presentes foram brindados com a apresentação de músicas pelo Coral Interlúdio, do GEB, que emocionou e contagiou a todos com músicas que remetem ao espírito natalino. “Essas canções de Natal nos ajudam a nos harmonizarmos e resgatarmos o nascimento de Jesus”, ressalta Eliana Galassi, regente do coral.

Após cantar e tocar cinco músicas e terminar a apresentação com a Canção da Alegria Cristã, Bellini presenteou Eliana com uma linda reprodução de Romero Britto denominada “Coral”, que ela recebeu em nome do Coral Interlúdio, que completou, neste ano, 10 anos de criação.

“Queremos agradecer a todos que participaram desta Distribuição Semestral. Em 2015, esperamos que haja a continuidade deste trabalho”, finalizou Bellini.

Texto: Talita Caetano - Fotos: Felipe Roquette e Jorge Chrypko

Notícias
Doações fazem a diferença 11/06/2017
Edição eletrônica 25/05/2017
Participe! 03/05/2017
Imagens do Ciclo de Palestras 11/04/2017
XI Ciclo de Palestras Espíritas foi um sucesso 09/04/2017
Versão eletrônica disponível neste site 03/04/2017
Começa em Abril! 13/03/2017
160 anos de O Livro dos Espíritos 03/03/2017
53 anos de fundação 14/02/2017
GEB celebra 53 anos de fundação 12/01/2017
Fim do recesso. Retomamos todas as atividades da Casa 19/12/2016
Apresentações de Natal do Coral Interludio 18/12/2016
Inscrições para o Grupo de Estudos A Gênese 18/12/2016
Distribuição de Natal 11/12/2016
20 Anos de Batuíra Jornal 10/12/2016
Distribuição Semestral acontece neste domingo 07/12/2016
EEIJ: emoção no encerramento do ano letivo de 2016 07/12/2016
Nosso Projeto. Sua Obra 15/11/2016
Epístolas de Paulo à luz do Espiritismo 15/11/2016
Lar Transitório completa 14 anos de existência 19/10/2016
Para não se esquecer de Yvonne Pereira 19/10/2016
Destaques da edição 18/10/2016
Educação e Amor 18/10/2016
Colabore! 23/09/2016
Yvonne Pereira: uma heroína silenciosa 22/09/2016
Heloisa Pires no GEB 22/09/2016
Maria Pia retornou ao Mundo Espiritual. 25/08/2016
Batuíra Jornal 06/08/2016
Crianças da EEIJ visitam o Memorial Spartaco Ghilardi 26/06/2016
15 toneladas de alimentos são entregues aos assistidos do GEB na Brasilândia 12/06/2016
Memorial Spartaco Ghilardi: justa homenagem 25/05/2016
Nova edição do Batuíra Jornal 25/05/2016
45 anos distribuindo amor e caridade 10/05/2016
O Livro dos Médiuns – Inscrição Aberta 08/05/2016
104ª Distribuição Semestral: Expresse sua solidariedade! 01/05/2016
Gripe H1N1 - Previna-se! E evite a propagação da doença. 01/05/2016
Semeando amor e solidariedade! 10/04/2016
Ciclo de Palestras foi um sucesso. 10/04/2016
Edição eletrônica do Batuíra Jornal 08/04/2016
Além das fronteiras da Brasilândia 08/04/2016
Batuíra Jornal: edição eletrônica 10/02/2016
Unidade Brasilândia: encontros preparatórios para entrevista de emprego 28/01/2016
52 anos de atividades permanentes 11/01/2016
103ª Distribuição Semestral: Natal solidário para 344 famílias assistidas. 13/12/2015
Entrevistas para o Curso Básico de Espiritismo 29/11/2015
Edição eletrônica do Batuíra Jornal 25/11/2015
Participe da 103ª Distribuição de Natal na Brasilândia 15/11/2015
Grupo de Estudos A Gênese: Inscrições abertas 15/11/2015
Em uma tarde especial, Festiva faz sucesso! 05/10/2015
GEB publica Folder com novo modelo de gestão. 16/09/2015
Inscrições abertas para o grupo de estudos do livro O Céu e o Inferno 15/09/2015
Mutirão Jurídico na Brasilândia: Acesso à Justiça e Novos Voluntários. 11/09/2015
Reserve sua agenda: Domingo, 04 de Outubro, das 13 às 17 horas. 02/09/2015
Lar Transitório Batuíra: 13 anos de contínuo trabalho 31/08/2015
A celebração dos 150 anos da obra O Céu e o Inferno 27/08/2015
Batuíra Jornal de julho/agosto: Leia a versão eletrônica 18/08/2015
GEB realiza primeiro atendimento jurídico-fraterno externo 03/08/2015
Distribuição Semestral: Acolhimento e Amor ao Próximo. 23/06/2015
Unidade da Brasilândia recebe alunos do Curso Básico de Espiritismo 22/06/2015
Alimentos, roupas, cobertores e calçados para os assistidos do GEB em Vila Brasilândia. 14/06/2015
Novos grupos de estudos do livro "O Evangelho Segundo Espiritismo" 17/05/2015
Dentistas orientam crianças para adequada escovação de dentes 13/04/2015
Curso de Auxiliar de Escritório na Unidade Brasilândia 24/03/2015
Grupo de Estudos de O Livro dos Médiuns: Entrevistas 19/03/2015
Novos dirigentes do GEB para o triênio 2015/2018 18/03/2015
Curso de Teatro: Grupo Brasa Meninos de Brasilândia 02/03/2015
GEB recebe doação da SODEXO na campanha para o Dia Mundial da Alimentação 04/02/2015
Livro retrata a história do Grupo Espírita Batuíra 02/02/2015
Marlene Nobre retornou à pátria espiritual 05/01/2015
50 anos de estudo de O Livro dos Espíritos 22/12/2014
Distribuição de Natal: 309 famílias - 1893 pessoas atendidas. 14/12/2014
Assistidos do GEB recebem nova doação da Sodexo. 12/12/2014
101ª Distribuição Semestral: Ação de Natal Entre Amigos 10/11/2014
Curso de Iniciação à Informática é inaugurado em Vila Brasilândia 07/11/2014
Livro GEB 50 Anos de Mais Luz e concerto sinfônico no Theatro São Pedro 13/10/2014
Lar transitório completa 12 anos 26/09/2014
Unidade Brasilândia inaugura Dispensário de Medicamentos 26/09/2014
Assistidos aplaudem Mutirão de Orientação Jurídico na Brasilândia 26/09/2014
EEIJ: Crianças florescendo na escola presente 19/08/2014
Intercâmbio entre Casas Espíritas: Káritas e Batuíra se ajudam mutuamente. 04/08/2014
Doe Leite em Pó. As crianças da Brasilândia agradecem! 30/07/2014
Cursos profissionalizantes na Unidade da Brasilândia 08/07/2014
Inscrições abertas para o Curso de Informática e Auxiliar de Escritório na Unidade Brasilândia 03/07/2014
100ª Distribuição Semestral 08/06/2014
Centenário de nascimento de Spartaco Ghilardi 05/05/2014
A Água Pede Ajuda! 24/03/2014
Curso de Auxiliar de Escritório na Brasilândia 23/03/2014
GEB se confraterniza com casas espíritas vizinhas, em comemoração ao seu 50º aniversário de fundação. 05/02/2014
Inscrições abertas para curso de Educação Espírita Infantojuvenil 27/01/2014
GEB comemora 50 anos de fundação. 05/01/2014
Distribuição de Natal atendeu 301 famílias em Vila Brasilândia 09/12/2013
Cursos profissionalizantes da Brasilândia empregam 68% dos participantes. 19/11/2013
Festiva foi um sucesso! 07/10/2013
Mutirão Cidadão orientou comunidade na Unidade Brasilândia 02/08/2013
Batuíra Jornal Edição 100: Hora da Retrospectiva 31/07/2013
Therezinha Oliveira retornou ao Mundo Espiritual 29/07/2013
Festiva 2013: festa de congraçamento do GEB 26/07/2013
98ª Distribuição Semestral: nove toneladas de alimentos e quase 25 mil peças de roupas entregues. 10/06/2013
Cursos profissionalizantes gratuitos de modelagem industrial de blusas e costureira(o) na Unidade da Brasilândia. 10/06/2013
Curso gratuito para formação de auxiliar de escritório 10/06/2013
Mocidade comemora 40 anos de existência 10/06/2013
Doação online para a campanha Coração Solidário 24/05/2013
Doe cobertores e alimentos para 98º Distribuição Semestral 10/05/2013
Zita Ghilardi retornou à pátria espiritual 06/05/2013
Estudo do livro O Evangelho Segundo Espiritismo: inscrições abertas. 10/04/2013
Ciclo de Palestras Espíritas 04/04/2013
Mais uma Distribuição Semestral 04/04/2013
Palestras na Brasilândia 01/03/2013
Apolo Oliva Filho retorna à Pátria Espiritual 19/02/2013
Corte e Costura promove integração 08/02/2013
GEB: 49 anos de fidelidade à Doutrina Espírita 09/01/2013
Fim do ano de 2012 no GEB 28/11/2012
Notícias - Mais…