Unidade Doutrinária Spartaco Ghilardi
Sem atividades presenciais para evitar focos de propagação do vírus, na Unidade Doutrinária, a imensa maioria dos trabalhos passou a ser feita de forma remota.
Grupos de estudo e palestras online preencheram a necessidade de nos mantermos em contato constante com os preceitos do Espiritismo e, assim, nos fortalecendo para os desafios que se apresentaram e ainda se apresentam.
Para o diretor da unidade, Geraldo Ribeiro, que é também 1º vice-presidente e diretor doutrinário do GEB, apesar de tudo, 2021 foi um ano de muitas realizações em nossa instituição.
– Os números mostram que não ficamos parados. Fomos capazes de nos reinventar. Inovamos! Por conta disso, e com o concurso da tecnologia, avançamos muito na disseminação dos conhecimentos espíritas, do Evangelho de Jesus e na prática da caridade.
É verdade que, para isso, tivemos que aprender novas ferramentas de trabalho, indispensáveis para avançar no tempo e alcançar um maior contingente de pessoas.
Mas esse esforço valeu a pena! A tecnologia nos ajudou a abrir a nossa mente e, dessa forma, divisar um novo horizonte: o horizonte de que tudo é possível àquele que ousa, tem vontade, fé no futuro, fé em Deus. Então vamos a um balanço do que foi realizado pelas frentes de trabalho ligadas à Unidade Doutrinária.
A tecnologia nos ajudou a abrir a nossa mente e, dessa forma, divisar um novo horizonte: o horizonte de que tudo é possível àquele que ousa, tem vontade, fé no futuro, fé em Deus.
Escola de Moral Cristã
Manteve aulas online conduzidas por 27 educadores a 65 crianças e adolescentes, aos sábados e domingos, além da unidade Dona Aninha, em Vila Brasilândia, aos domingos. Pais, educadores e coordenadores das três equipes de trabalho reuniram-se também por plataforma digital em outubro, para avaliação do ano.
Mocidade Espírita Batuíra
Realizou virtualmente estudos no mesmo dia e horário dos presenciais de antes da quarentena (sábados, às 18h), com frequência média de 15 jovens por reunião.
Curso Básico de Espiritismo
Reuniu em três turmas 147 alunos e 33 monitores. A coordenação do curso utilizou a plataforma digital para realizar as aulas às quartas-feiras, nos períodos da tarde e da noite, e ainda aos sábados à tarde.
COEEM - Centro de Orientação, Estudo e Educação Mediúnica
Iniciou em março o segundo ano dos encontros com cerca de 100 participantes, 32 monitores e um coordenador-geral. As reuniões vêm sendo realizadas às quintas-feiras, nos períodos da tarde e da noite. Com a impossibilidade do encontro presencial, o conteúdo foi adaptado ao formato virtual.
Fluidoterapia
Desenvolveu as reuniões também de forma remota, mantendo o elo entre trabalhadores, nos mesmos dias e horários dos encontros quando presenciais, às segundas, quartas e quintas-feiras, das 18h às 19h. A frequência média dessas reuniões tem sido de cerca de 80 pessoas.
Grupo de Estudos Allan Kardec (GEAK)
Reuniu, ao longo de 2021, 323 participantes e 70 facilitadores, nos 17 grupos de estudos das obras de Codificação (Allan Kardec), Evolução em dois mundos (André Luís) e Paulo e Estevão (Emmanuel). Com os encontros online, foi possível matricular interessados que moram em outras cidades e mesmo em outros países. Em julho, o grupo de facilitadores se reuniu em plataforma digital para discutir formatos que deixem sempre interessantes as aulas online.
Palestras Públicas
Em 2021, foram 100 palestras, sendo 10 realizadas por oradores convidados e 90 por oradores internos do GEB.
O cronograma de palestras vem sendo cumprido à risca por meio do canal do GEB no Youtube, obedecendo os tradicionais horários de duas de nossas reuniões públicas: às quartas-feiras, às 20h, e domingos, às 10h. Em 2021, foram 100 palestras, sendo 10 realizadas por oradores convidados e 90 por oradores internos do GEB. O trabalho mobilizou o Comitê de TI (Tecnologia da Informação), formado por Robson Ferreira, Jorge Chrypko, Elias Souza Neto e Adriano Marim. As palestras apresentam, em média, 700 visualizações, tendo algumas ultrapassado mil acessos.
As demais reuniões públicas – às quartas e sextas-feiras à tarde, na unidade da rua Caiubi, e domingo de manhã, em Vila Brasilândia – sábados, 18 horas – seguiram suas programações com palestras gravadas e transmitidas a alguns frequentadores assíduos, por meio do aplicativo Whatsapp.
Em 25 de setembro, realizou-se o Encontro de Palestrantes do GEB, com a presença de 65 pessoas na plataforma digital. Os participantes discutiram temas pertinentes ao trabalho, as dificuldades de falar para pessoas à distância e o uso dos recursos digitais para se manter a propagação dos ideais cristãos.
Estudo e Prática da Mediunidade
As atividades mediúnicas representaram, inquestionavelmente, um desafio ao longo de todo o período da pandemia. A impossibilidade de a reunião ser feita presencialmente obrigou os coordenadores dos diversos trabalhos a fazer ajustes e adaptações.
Na reunião de Desenvolvimento da Mediunidade o esforço foi manter o elo entre os trabalhadores e a continuidade do estudo, importante no dia a dia dos médiuns. Às segundas e terças-feiras à tarde, e segunda-feira à noite, o encontro foi no Whatsapp, por onde eram enviados os textos de leitura e palestras gravadas. No grupo de terça-feira à noite, a reunião se concentrou na plataforma Zoom. A frequência média em cada equipe esteve em torno de 50 participantes por reunião.
No GEB, as reuniões de Desobsessão funcionam com duas equipes. Nesse tempo de pandemia, a Equipe A, liderada pelo Sr. Hermenegildo Pastori, recebia a indicação de leituras de textos espíritas para que cada integrante, no mesmo dia e horário, lesse e fizesse vibrações. Já a Equipe B, liderada por Geraldo Ribeiro, escolheu a plataforma Zoom para realizar as reuniões online.
Em abril, realizou-se o V Encontro de Líderes das reuniões de desenvolvimento da mediunidade, desobsessão e psicografia das unidades Spartaco Ghilardi, Dona Aninha e Lar Transitório, com a participação de 19 pessoas em plataforma digital. O objetivo foi o de trocar experiências quanto ao formato e desenvolvimento das reuniões mediúnicas ao longo da pandemia.
As atividades de Passes não funcionaram ao longo do ano pela impossibilidade do trabalho presencial. Entretanto, no encontro de passistas, em 13 de novembro, discutiram-se os preparativos para o retorno ao trabalho presencial, em 2022.
A Orientação Fraterna, depois de longos meses sem operação, retomou as atividades em 22 de novembro, com atendimento presencial, das 17h às 19h, de segunda a sexta, exceto às quintas-feiras.
Manutenção e administração
Mesmo sem atividades presenciais e circulação de público na unidade Spartaco Ghilardi, a diretoria-adjunta administrativa realizou importantes trabalhos voltados para a conservação predial e organização para a retomada de atividades em 2022:
- Previsão orçamentária para a compra de materiais de uso geral, móveis e equipamentos
- Manutenção elétrica
- Manutenção hidráulica
- Manutenção dos equipamentos de comunicação e audiovisual
- Fornecimento de recursos audiovisuais para as reuniões remotas de diretoria/conselhos.
Perspectivas para 2022
Tivemos tantas oportunidades de aprendizado em 2021, que só podemos esperar um ano novo com chances renovadas de crescimento e entendimento das situações sob outros ângulos. Isso inclui, segundo Geraldo Ribeiro, os laços afetivos:
– As pessoas, que antes só entendiam os laços afetivos presencialmente, descobriram que é possível amar uns aos outros, mesmo estando distantes. As mensagens afetivas se expandiram muito nesse período de pandemia. Diante do risco de perder a vida corporal, as pessoas estreitaram os laços de amizade. Os valores espirituais alcançaram maior projeção.
As palestras, os cursos e os estudos em grupos se multiplicaram na nossa Casa Espírita. A tendência para o próximo ano é continuar nesse ritmo. A perspectiva é de um crescimento acentuado de pessoas, buscando na Casa Espírita o alimento que lhes faz falta para uma vida feliz.
- Texto: Simone Queiroz
- Publicado no Batuíra Jornal nº 146