Unidade Brasilândia: encontros preparatórios para entrevista de emprego
Os workshops foram realizados nos dois últimos sábados de dezembro último, com o intuito de oferecer aos alunos uma perspectiva mais prática de uma entrevista de emprego.
Flavio Della Torre, voluntário da informática e um dos organizadores do projeto, conta que a ideia surgiu de uma conversa que ele teve com um seu cliente, em uma reunião: “Ele me disse que tinha dificuldade de entrevistar jovens para qualquer vaga na empresa. Pontuou algumas coisas, como a falta de postura e até uma linguagem correta por parte dos entrevistados, mostrando despreparo, não só com a formação, mas com a educação”.
Dicas de comportamento
O primeiro workshop foi ministrado pela psicóloga especializada em Recursos Humanos, Ana Paula Moreira, que trabalha em uma das maiores empresas de varejo do país. A profissional trouxe dicas de comportamento diante das dinâmicas propostas nos processos seletivos de uma forma bastante prática, simulando algumas entrevistas e testes e orientando a postura e a segurança que o jovem deve ter durante todas as etapas do processo.
Na oportunidade, os alunos passaram por uma dinâmica de grupo, fizeram uma redação, preencheram uma ficha cadastral e, aqueles que se voluntariaram, participaram de uma simulação de entrevista de emprego. Todas as etapas foram acompanhadas de feedback e orientação.
“A simulação das etapas tem o objetivo de apresentar aos jovens situações reais que eles enfrentarão na busca por uma oportunidade no mercado de trabalho. O espaço propicia a vivência das situações, o esclarecimento de dúvidas e a orientação”, explicou Ana Paula, que percebeu a atenção, interesse e dedicação dos alunos durante o encontro.
Dicas de como se vestir
Alunos demonstraram vivo interesse. As instrutoras.
No sábado seguinte, o projeto Estilo Social ministrou o segundo workshop, cujo objetivo foi o de colaborar com a construção da imagem pessoal dos jovens, inclusive a orientação sobre a vestimenta adequada para uma entrevista de emprego, exigida pelo mercado de trabalho.
Simone Morillo, uma das voluntárias do projeto, esclareceu que o grupo é formado por profissionais da área de moda e estilo, que dão dicas sobre montagem do visual dos candidatos para entrevistas de emprego, a partir de peças de roupas e acessórios que lhes foram doados. No final do encontro, os jovens puderam levar essas roupas e acessórios para casa.
Simone conta que a equipe utiliza material da idealizadora do projeto, Helena Montanarini, que pesquisou por muitos anos os estilos de cada um. Segundo ela, as pessoas com a mesma característica têm muitos elementos em comum, seja na maneira de se vestir, interesses em música, artistas, leitura, dentre outros.
“Tivemos um resultado fantástico, com a participação de todos os jovens, que demonstraram muito interesse e absorveram todo conteúdo ensinado. Ficamos muito felizes com o resultado”, avaliou Simone.
Superando as expectativas
Sylvia Bruin, coordenadora dos cursos em Vila Brasilândia, comenta que as atividades superaram as suas expectativas. “Eu tinha certa preocupação em envolver também os meninos numa atividade como essa e me surpreendi, porque eles entraram na proposta, montaram seus visuais, assim como as meninas, e aproveitaram bastante! As voluntárias que desenvolveram as atividades também eram muito articuladas, simpáticas. Enfim, foi uma manhã muito produtiva!”
A iniciativa deu tão certo que se pretende planejar esses workshops ao final de cada turma de informática, abrindo-os para a participação dos alunos dos demais cursos profissionalizantes da casa, já que as dicas são úteis para todos que estão à procura do primeiro emprego, como explica Flavio Della Torre. “Vale ressaltar que durante o curso de informática os alunos preparam seus currículos e são orientados a cadastrá-los em alguns sites de empregos”, complementa.
- Texto: Talita Caetano - Fotos: Flávio Della Torre