Brasa Jovem prepara adolescentes
Além das diversas oficinas (Espiritualidade, Sustentabilidade, Inglês, Violão e Informática) em andamento - pensadas, criadas e executadas por voluntários e estudantes dedicados - novos parceiros se unem a nós apresentando e interagindo com temas que são incorporados nas discussões de formação dos jovens de maneira crítica referentes às diversas situações do nosso cotidiano.
Alguns desses exemplos que ocorreram neste semestre foram as palestras interativas, sendo a primeira sobre "Relacionamentos e Questões de Gênero", com dinâmicas e discussões sobre vínculos, autoestima, preconceitos, convívios saudáveis e abusivos, por Litza Amorim, doutoranda em Educação e membro da Associação Brasileira de Pedagogia Espírita.
Na sequência, tivemos a presença da Alcilene Moraes Nunes quando trabalhamos o tema “Preconceito, desafios e histórias de vida”. Ela compartilhou sua história de vida, suas dificuldades e como superou o preconceito que enfrenta por ter parte do corpo queimada. Mesmo não tendo as mãos, em função de um acidente de infância, não desistiu de seu sonho de ser costureira e ter seu próprio alteie de costura.
Outro importante momento inserido em uma sequência de estudos sobre o tratamento correto do lixo e dos resíduos, onde abordamos também o reaproveitamento e o desperdício, foram as palestras interativas sobre "O Caminho dos Resíduos na cidade de São Paulo", ministrada pela empresa Loga de coleta seletiva e a da zoonoses: um bate papo que incluiu a análise in loco das pragas urbanas presentes no lixo quando manejado erroneamente, e as possíveis doenças que seus vetores trazem ao nosso cotidiano familiar e social, ministrada pela equipe da Gestora Regional Norte Eliana Melo, do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis - PAVS, da Secretaria Municipal de Saúde.
Um quarto e importante encontro foi a palestra e bate papo de Bruno Batista, Engenheiro Ambiental, Coordenador dos Projetos Ecocidades e Saberes Ambientais, com o tema: As Águas que passam em nosso Território - Principais Desafios. Igualmente inserido em uma sequência de estudos sobre a Água, desde o seu ciclo natural, a análise dos Biomas brasileiros, os rios e bacias no Estado de São Paulo, e por fim, as discussões referentes à captação, uso e descarte urbano, principalmente na região Norte, à qual pertence nosso núcleo sócio educacional de Batuíra na Vila Brasilândia.
O Projeto Brasa Jovem preocupa-se em inserir nossa comunidade em um contexto em que a garotada se converta em agentes de transformação sócio ambiental e cidadã, buscando a dilatação do entendimento dos diversos aspectos de nossa realidade empírica, de atuação enérgica e de consciência ética e moral cristã, visando sobretudo o bem, em suas manifestações íntima tanto quanto coletiva.
Texto de Cristiane Giannini