XI Ciclo de Palestras Espíritas foi um sucesso
O escritor Regis de Morais é recebido no GEB pela equipe coordenadora do XI Ciclo de Palestras para a sua abertura. Da esquerda para a direita, Regis de Morais, Rosely Marotta, Geraldo Ribeiro. Atrás, Ronaldo Lopes e Elias S. Neto.
Palestras doutrinárias relevantes
Para o Grupo Espírita Batuíra, que nestes 53 anos de existência vem cumprindo o seu papel como centro de referência e difusor da Doutrina Espírita, ao lado de trabalhos direcionados à assistência ao próximo, além de múltiplas atividades voltadas para a Educação da criança, do jovem, da gestante, das famílias carentes, e dos idosos, este XI Ciclo de Palestras Espíritas superou as expectativas e trouxe resultados extraordinários.
Foram 13 palestras com temáticas relevantes sob a ótica doutrinária codificada por Allan Kardec. Ronaldo Lopes, presidente do GEB, resumiu assim: foi uma revolução. O auditório da Unidade Spartaco Ghilardi esteve repleto durante toda a semana, incluindo as apresentações do período da tarde. Esse acréscimo de pessoas interessadas na Doutrina aumenta ainda mais as nossas responsabilidades, acentuou Ronaldo.
Domingo, dia 2 de abril.
Regis de Morais fez a abertura do Ciclo na Unidade Spartaco Ghilardi, na Caiubi, às 10 horas. No mesmo horário, na Unidade Assistencial Dona Aninha, em Vila Brasilândia, Adriano Marin foi o responsável pela palestra aos frequendadores daquela unidade, que se localiza na região oeste da capital.
Segunda-Feira, dia 03 de abril.
Trazer a experiência na área educacional da Escola Interativa implantada na cidade de Ribeirão Preto (SP) e fazer uma reflexão junto aos nossos frequentadores sob a ótica pedagógica do Espiritismo, foi a tarefa da educadora Adalgiza Campos Balieiro em sua exposição na parte da tarde. A noite, sob o comando de José Antonio Luiz Balieiro, educador da mesma Escola Interativa, trouxe uma visão clara do Espiritismo como revelação.
Terça-Feira, dia 04 de abril.
O engenheiro Américo Sucena, que também é colunista na Rádio Boa Nova, trouxe no período da tarde um tema de alta reflexão e encantou os presentes, quando discorreu sobre o grande propósito da vida, com ênfase nos ensinamentos dos
Espíritos. Na parte noturna do Ciclo, a psicóloga Ercília Zilli fez uma exposição rica e profunda sobre a nossa consciência no estado de sono e de sonho.
Quarta-Feira, dia 5 de abril.
Pedro Cavalheiro encantou o público presente à tarde no auditório da Caiubi com uma apresentação que iniciava com uma indagação: Revelação, por quê? Já no ciclo noturno, a professora e médica veterinária trouxe reflexões importantes com foco na reencarnação integrando a ciência e a espiritualidade.
Quinta-Feira, dia 6 de abril
O Dr. Marco Antonio, conselheiro e prata da Casa, foi extremamente inspirado pelos bons espíritos ao comentar com muita sabedoria e proficiência a questão nº 1000 de O Livro dos Espíritos. Sua palestra foi no período vespertino das 18 horas, horário reservado para o trabalho da Fluidoterapia. Para a noite, às 20 horas, o engenheiro Pedro Nakano trouxe informações preciosas sobre um tema relevante para todos nós, aos discorrer sobre Deus, Espírito e Matéria.
Sexta-Feira, dia 7 de abril
Heloísa Pires, filha do inesquecível filósofo Herculano Pires, com sua peculiar alegria e proficiência, deu uma verdadeira aula de sabedoria e consolação ao expor a temática da preparação para a morte, que não existe! no período da tarde. Como das vezes anteriores que esteve no GEB, Heloísa contagiou todos os presentes com sua impecável fluidez das palavras, que brotam de sua boca com tanta inteligência e compreensão.
Sábado, dia 8 de abril
O ex-presidente da Federação Espírita Brasileira, Dr. Antonio Cesar Perri de Carvalho fez, no sábado, às 18 horas, horário de reunião da mocidade espírita batuirense, uma vibrante e excelente reflexão sobre o Livro dos Espíritos e os ensinos predecessores de Paulo.
Domingo, dia 9 de abril
Para o encerramento do XI Ciclo de Palestras Espíritas, o GEB convidou o escritor e jornalista Orson Peter Carrara, da cidade de Matão, terra de Cairbar Schutel. Orson fez uma palestra ressaltando a importância do sacerdote espírita Padre Germano, que viveu antes do nascimento de Allan Kardec e foi um médium caridoso e atuante, apesar do ser um sacerdote da igreja católica.
Música encantou
Como nos eventos anteriores, complementando os estudos e as reflexões sobre os ensinos dos Espíritos, o evento trouxe, também, a musicalidade que, como uma oração, harmonizou o ambiente. Em cada palestra, quinze minutos antes, o Ciclo abriu espaço aos talentosos músicos.
Coral Interlúdio do GEB
Feira do Livro Espírita
Paralelo ao Ciclo de Palestras, o GEB realizou a Feira do Livro Espírita, oferecendo títulos diversos com excelente desconto. Os frequentadores puderam aproveitar esta oportunidade para adquirir e aprimorar suas bibliotecas particulares.
- Fotos: Flavio Della Torre, Ruy Gatto e Rosely Marotta.