Lar transitório completa 12 anos
No calendário espírita 29 de agosto é a data de nascimento de Dr. Bezerra de Menezes, médico que se notabilizou por sua dedicação aos pobres e, no Movimento Espírita, por trabalhar intensamente em defesa da união dos espíritas.
Na fundação do Grupo Espírita Batuíra, Dr. Bezerra de Menezes (Espírito) teve participação decisiva. Através da mediunidade de Chico Xavier, enviou várias mensagens incentivando a criação e manutenção da Casa de Pedra de Batuíra.
No Grupo Espírita Batuíra, os espíritos Bezerra e Batuíra são lembrados frequentemente. Nas distribuições semestrais realizadas pela casa, desde seus primórdios, uma delas homenageia Bezerra e outra, Batuíra.
Batuíra e Bezerra, quando encarnados, foram grandes amigos, um divulgando o Espiritismo em São Paulo e o outro no Rio de Janeiro.
A data de inauguração do Lar Transitório, que tem o nome de Batuíra, é a data de nascimento de Bezerra. Acaso? Não. Tudo foi planejado para que esses dois irmãos espirituais e muito queridos de todos nós fossem homenageados pela nossa instituição.
Neste último dia 29 de agosto, o Lar Transitório Batuíra completou 12 anos de existência. A comemoração foi simples, como era o desejo de seu diretor, Dr. Eduardo Barato, membro da diretoria do GEB.
Na comemoração, Dr. Eduardo foi econômico, limitando-se a cumprimentar todas as pessoas presentes e agradecer a colaboração dos funcionários e voluntários que compareceram em grande número. Segundo ele, desde cedo, quando realizava a visita tradicional aos assistidos, já sentia a presença dos Benfeitores Espirituais abraçando todos os colaboradores da casa.
Em seguida, pediu ao presidente do GEB, Ronaldo Lopes, para dizer algumas palavras. Ronaldo, então, destacou o cinquentenário do GEB e, por conta desse fato, os eventos realizados na casa até agora: comemoração no dia 15 de janeiro (data de fundação do GEB), palestras especiais ao longo do ano, reuniões com casas espíritas vizinhas, etc. Mencionou também a comemoração dos 150 anos de lançamento do Evangelho Segundo o Espiritismo. Lembrou ainda o Espaço Apinajés, que neste ano também completa 12 anos e a creche 30.
Em seguida, Dr. Eduardo convidou Dr. Francisco Lucas Neto - presente no evento, com a esposa e filhos - para um diálogo fraterno. Ele foi o doador do terreno que hoje abriga o Lar Transitório. Dr. Eduardo revelou ao Dr. Francisco que se encontra com ele de tempo em tempo (referindo-se às várias encarnações). E continuou, dizendo que há 2000 anos esses encontros começaram e permanecem até hoje.
Quando Dr. Eduardo perguntou ao Dr. Francisco se poderia nos ajudar em outros projetos, ele declarou que sim, para em seguida arrematar que é ajudando que somos ajudados.
A diretoria se fez representar no ato, além do seu presidente, por Claudio Luiz de Florio, Geraldo Ribeiro da Silva e o conselheiro Ricardo Pastori.
Após comovente prece, Dr. Eduardo deu por encerrada a pequena festa comemorativa dos 12 anos de existência do Lar Transitório.
Texto de Geraldo Ribeiro