Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação
Você está aqui: Página Inicial / Notícias / GEB: 49 anos de fidelidade à Doutrina Espírita

GEB: 49 anos de fidelidade à Doutrina Espírita

Neste mês de Janeiro de 2013 celebramos 49 anos de fundação do GEB. A história do Grupo Espírita Batuíra, cuja fundação o Sr. Spartaco Ghillardi teve papel definitivo, se confunde com a própria trajetória desse médium que deu inquestionável contribuição à difusão da doutrina espírita no País.

 

 

Uma platéia atenta acompanhou a singela reunião que celebrou os 49 anos de fundação do Grupo Espírita Batuíra, no dia 15 de janeiro. Alegria, descontração e emoção transbordaram no ambiente onde a Dra. Marlene Nobre trouxe mensagem de esperança e de fé ao discorrer sobre o tema “Fidelidade a Deus.”

Ao relembrar os difíceis momentos vividos pelos discípulos de Jesus, que enfrentaram vicissitudes e intensos sofrimentos para divulgar o evangelho, mas que não negaram em momento algum a fidelidade a Deus, a Dra. Marlene traçou um paralelo com o momento atual vivido pela nossa sociedade, lembrando que o Espiritismo veio nos trazer a fé raciocinada e nos indicar um novo caminho.

Não podemos perder o rumo, o norte, não perder os propósitos espirituais e com fidelidade a Deus, disse ela. Espiritualidade é a ligação com Deus. O que importa é o destino que damos as nossas ações, aos nossos compromissos de hora a hora, acrescentando, só pelo amor vale a vida, só pela amizade  vale a vida.

Não nos iludamos com as facilidades materiais do mundo, pois ele tem um significado importante para a nossa evolução espiritual. A fidelidade a Deus continua. Límpida, clara, mesmo com as nossas imensas dificuldades. Vale a pena lembrar os humildes discípulos do mestre Jesus, mesmo com inomináveis padecimentos físicos, continuaram sua caminhada até o fim fiéis a Deus.  Embalados pelo Espiritismo, que possamos ser fiéis com o Cristo em nossa caminhada evolutiva, ressaltou.

 

CASOS

 

Descontraída, Dra. Marlene contou alguns episódios que vivenciou ao lado dos médiuns Chico Xavier e Spartaco Ghillardi,um dos fundadores do GEB. Foi o caso de um garoto que caiu em um poço desativado na cidade de Uberaba, por ocasião de uma peregrinação na qual ambos participavam. Quando vieram nos contar do ocorrido, disse ela nos reunimos em torno do poço, todos orando, para salvar o garoto. Uma corda foi atirada ao poço para tentar içar o menino. Chico permanecia em oração. Spartaco, com sua mediunidade de efeitos físicos, também estava em prece. De repente, o menino gritou: puxe a corda ...e foi salvo. Um detalhe: a corda só tinha nove metros de comprimento para uma profundidade de 12 metros do poço. Ninguém explicou, contou ela entre sorrisos da platéia, o trabalho que os Espíritos tiveram para “emendar” os faltantes 3 metros da corda para o salvamento. E revelou: muitos anos depois, quando fazia uma palestra em Bebedouro (SP), um senhor maduro se aproximou e se identificou: - Dra. Marlene, eu sou o menino do poço.

Em outro momento da palestra, a Dra. Marlene narrou uma passagem de sua vida que não havia ainda revelado em nenhum livro ou confidenciado a ninguém sobre a criação da Associação Médico-Espírita de São Paulo. Os médicos, disse ela, vinham sempre tomar passe com o Spartaco, logo às primeiras horas da manhã. Bezerra de Menezes e Batuíra, por meio da mediunidade de Spartaco, lembraram que os médicos não estavam ali por acaso e que deveriam criar uma associação que reunissem médicos espíritas. Contou que em 31 de dezembro de 1965 teve um sonho com o Dr. Bezerra, onde, em uma moviola, exibia cenas como se fosse um filme de sua vida. Eu já estava cansada, não conseguia mais acompanhar todas aquelas cenas ali apresentados. Aí o Dr. Bezerra disse: preciso que você saiba que o Dr. Luiz Monteiro de Barros está presente, em espírito. E recomendou: se você receber uma correspondência do Dr. Luiz não hesite, chegou o momento. Em 1966, o Dr. Bezerra disse ao Spartaco que era para fundar a AME-SP. Foi então que recebi uma carta do Dr. Luiz Monteiro de Barros com um convite para uma reunião de médicos para a criação da AME-SP. Não tive dúvidas, compareci imediatamente à reunião e em Janeiro de 1968 o meu marido Freitas Nobre redigia os estatutos de sua fundação.

Ronaldo Lopes, ao encerrar a reunião festiva, agradeceu a colaboração da Dra. Marlene Nobre, que mesmo com uma agenda apertada, manteve-se fiel aos vínculos afetivos com o fundador da casa de Batuíra, não hesitando de aqui comparecer para celebrar conosco os 49 anos de fundação do GEB.

 

Flashes

 


O presidente executivo Ronaldo Lopes fez uma singela homenagem ao segundo-tesoureiro Sr. Savério Latorre, igualmente um dos primeiros fundadores do GEB, inclusive tendo sido seu presidente por exatos 36 anos e que hoje mantém sua fidelidade à Doutrina, sendo por isso considerado por todos os batuirenses como o seu presidente de honra.

 

 

  • Ronaldo fez, também, questão de ressaltar a presença de outro pioneiro da história do GEB, que foi responsável pela edificação das unidades Caiubi e Brasilândia, o Sr. Orlando Carvalho, que se mudou para Portugal e, graças à orientação do Sr. Spartaco, fundou o Grupo Espírita Batuíra de Portugal,em Algés, nos arredores de Lisboa.

 

Filha de peixe...

Ronaldo destacou também a presença da Sra. Lélia, filha do Dr. Reynaldo Kuntz Busch que implantou a área de Saúde no Batuíra na época de sua fundação, além de ser o 2º Vice Presidente da primeira Diretoria. Além disso se fez presente ao evento, igualmente, a jovem Maricy, filha do casal Lena e David Berezowsky. Ele foi o 2º Tesoureiro da primeira Diretoria e Lena, sua esposa, desde aquela época é a responsável maior pelo Dispensário de Medicamentos da Unidade Brasilândia. Na foto ao lado, singela homenagem dos dirigentes atuais à primeira diretoria do GEB em 1964: Savério Latorre, presidente; Ermelino Latorre, 1º vice-presidente; Reinaldo Kuntz Busch, 2º vice-presidente; Djalma de Deus Silva, 1º secretário; Laércio Tóffoli, 2º secretário; Garibaldo Muoio, 1º tesoureiro; David Berezowsky, 2º tesoureiro; Lygia Taranto P. de Melo, 1ª vogal; Zita Ghilardi, 2ª vogal; Ana Garcia Santos Segundo, 3ª vogal. Spartaco Ghilardi, diretor de doutrina; Carolina Pereira Sabbag, assistencial e Apolo Oliva Filho, relações públicas e palestras.

 

Geraldo Ribeiro, primeiro vice-presidente e diretor de doutrina, ao ressaltar a celebração dos 49 anos de existência do GEB, traçou um interessante paralelo sobre a evolução do GEB. Disse que fez uma contabilidade: comparou cada uma das atividades exercidas nas quatro unidades Caiubi, Brasilândia, Apinagés e Lar Transitório com cada ano de vida do GEB e chegou à conclusão que as atividades já ultrapassam o número de 49 anos de fundação.

 

 

Aniversário não pode ficar sem a comemoração de bolo. Produzido pela padaria da unidade de Brasilândia, um delicioso bolo foi oferecido a cada um dos presentes à reunião de celebração dos 49 anos do GEB.

 

 

 

 

Auditório do GEB ficou repleto. Diretores, conselheiros, colaboradores, voluntários, amigos e simpatizantes da casa de Batuíra viveram uma noite alegre e muito proveitosa, onde puderam festejar os 49 anos com a mensagem de fé e de esperança trazida pela nossa palestrante Dra. Marlene Nobre.

 

 

 

Luiz Mello, segundo vice-presidente, foi escolhido para entregar um ramalhete de flores à palestrante como preito de agradecimento por sua atenção e presença na Casa de Batuíra na data em que se comemora 49 anos de fundação.

 


Fotos: Danilo Ramos


  • Perfil da Dra. Marlene Nobre, palestrante convidada para a comemoração dos 49 anos do GEB
A Dra. Marlene Rossi Severino Nobre, nascida em Severínia (SP), médica-ginecologista, aposentada, especializada na prevenção do câncer, foi casada com o deputado Freitas Nobre, mãe de dois filhos, é presidente da Associação Médico-Espírita do Brasil – AME e da AME-Internacional e se autodefine como uma espírita desde o berço. Diretora responsável da Folha Espírita (jornal fundado em São Paulo no ano de 1974 pelo seu marido ex-deputado Freitas Nobre), participou ativamente do movimento espírita ao lado de Chico Xavier e do Sr. Spartaco Ghillardi, do GEB, entre outros. Divulgadora constante da Doutrina Espírita no Brasil e no mundo é reconhecida como uma das grandes batalhadoras  contra a liberação do aborto. Veja seu artigo sobre o tema publicado nas páginas 26/27 da Revista Saúde & Espiritualidade, pelo link http://pt.calameo.com/read/000143697c4061e33655d .

Notícias
Doações fazem a diferença 11/06/2017
Edição eletrônica 25/05/2017
Participe! 03/05/2017
Imagens do Ciclo de Palestras 11/04/2017
XI Ciclo de Palestras Espíritas foi um sucesso 09/04/2017
Versão eletrônica disponível neste site 03/04/2017
Começa em Abril! 13/03/2017
160 anos de O Livro dos Espíritos 03/03/2017
53 anos de fundação 14/02/2017
GEB celebra 53 anos de fundação 12/01/2017
Fim do recesso. Retomamos todas as atividades da Casa 19/12/2016
Apresentações de Natal do Coral Interludio 18/12/2016
Inscrições para o Grupo de Estudos A Gênese 18/12/2016
Distribuição de Natal 11/12/2016
20 Anos de Batuíra Jornal 10/12/2016
Distribuição Semestral acontece neste domingo 07/12/2016
EEIJ: emoção no encerramento do ano letivo de 2016 07/12/2016
Nosso Projeto. Sua Obra 15/11/2016
Epístolas de Paulo à luz do Espiritismo 15/11/2016
Lar Transitório completa 14 anos de existência 19/10/2016
Para não se esquecer de Yvonne Pereira 19/10/2016
Destaques da edição 18/10/2016
Educação e Amor 18/10/2016
Colabore! 23/09/2016
Yvonne Pereira: uma heroína silenciosa 22/09/2016
Heloisa Pires no GEB 22/09/2016
Maria Pia retornou ao Mundo Espiritual. 25/08/2016
Batuíra Jornal 06/08/2016
Crianças da EEIJ visitam o Memorial Spartaco Ghilardi 26/06/2016
15 toneladas de alimentos são entregues aos assistidos do GEB na Brasilândia 12/06/2016
Memorial Spartaco Ghilardi: justa homenagem 25/05/2016
Nova edição do Batuíra Jornal 25/05/2016
45 anos distribuindo amor e caridade 10/05/2016
O Livro dos Médiuns – Inscrição Aberta 08/05/2016
104ª Distribuição Semestral: Expresse sua solidariedade! 01/05/2016
Gripe H1N1 - Previna-se! E evite a propagação da doença. 01/05/2016
Semeando amor e solidariedade! 10/04/2016
Ciclo de Palestras foi um sucesso. 10/04/2016
Edição eletrônica do Batuíra Jornal 08/04/2016
Além das fronteiras da Brasilândia 08/04/2016
Batuíra Jornal: edição eletrônica 10/02/2016
Unidade Brasilândia: encontros preparatórios para entrevista de emprego 28/01/2016
52 anos de atividades permanentes 11/01/2016
103ª Distribuição Semestral: Natal solidário para 344 famílias assistidas. 13/12/2015
Entrevistas para o Curso Básico de Espiritismo 29/11/2015
Edição eletrônica do Batuíra Jornal 25/11/2015
Participe da 103ª Distribuição de Natal na Brasilândia 15/11/2015
Grupo de Estudos A Gênese: Inscrições abertas 15/11/2015
Em uma tarde especial, Festiva faz sucesso! 05/10/2015
GEB publica Folder com novo modelo de gestão. 16/09/2015
Inscrições abertas para o grupo de estudos do livro O Céu e o Inferno 15/09/2015
Mutirão Jurídico na Brasilândia: Acesso à Justiça e Novos Voluntários. 11/09/2015
Reserve sua agenda: Domingo, 04 de Outubro, das 13 às 17 horas. 02/09/2015
Lar Transitório Batuíra: 13 anos de contínuo trabalho 31/08/2015
A celebração dos 150 anos da obra O Céu e o Inferno 27/08/2015
Batuíra Jornal de julho/agosto: Leia a versão eletrônica 18/08/2015
GEB realiza primeiro atendimento jurídico-fraterno externo 03/08/2015
Distribuição Semestral: Acolhimento e Amor ao Próximo. 23/06/2015
Unidade da Brasilândia recebe alunos do Curso Básico de Espiritismo 22/06/2015
Alimentos, roupas, cobertores e calçados para os assistidos do GEB em Vila Brasilândia. 14/06/2015
Novos grupos de estudos do livro "O Evangelho Segundo Espiritismo" 17/05/2015
Dentistas orientam crianças para adequada escovação de dentes 13/04/2015
Curso de Auxiliar de Escritório na Unidade Brasilândia 24/03/2015
Grupo de Estudos de O Livro dos Médiuns: Entrevistas 19/03/2015
Novos dirigentes do GEB para o triênio 2015/2018 18/03/2015
Curso de Teatro: Grupo Brasa Meninos de Brasilândia 02/03/2015
GEB recebe doação da SODEXO na campanha para o Dia Mundial da Alimentação 04/02/2015
Livro retrata a história do Grupo Espírita Batuíra 02/02/2015
Marlene Nobre retornou à pátria espiritual 05/01/2015
50 anos de estudo de O Livro dos Espíritos 22/12/2014
Distribuição de Natal: 309 famílias - 1893 pessoas atendidas. 14/12/2014
Assistidos do GEB recebem nova doação da Sodexo. 12/12/2014
101ª Distribuição Semestral: Ação de Natal Entre Amigos 10/11/2014
Curso de Iniciação à Informática é inaugurado em Vila Brasilândia 07/11/2014
Livro GEB 50 Anos de Mais Luz e concerto sinfônico no Theatro São Pedro 13/10/2014
Lar transitório completa 12 anos 26/09/2014
Unidade Brasilândia inaugura Dispensário de Medicamentos 26/09/2014
Assistidos aplaudem Mutirão de Orientação Jurídico na Brasilândia 26/09/2014
EEIJ: Crianças florescendo na escola presente 19/08/2014
Intercâmbio entre Casas Espíritas: Káritas e Batuíra se ajudam mutuamente. 04/08/2014
Doe Leite em Pó. As crianças da Brasilândia agradecem! 30/07/2014
Cursos profissionalizantes na Unidade da Brasilândia 08/07/2014
Inscrições abertas para o Curso de Informática e Auxiliar de Escritório na Unidade Brasilândia 03/07/2014
100ª Distribuição Semestral 08/06/2014
Centenário de nascimento de Spartaco Ghilardi 05/05/2014
A Água Pede Ajuda! 24/03/2014
Curso de Auxiliar de Escritório na Brasilândia 23/03/2014
GEB se confraterniza com casas espíritas vizinhas, em comemoração ao seu 50º aniversário de fundação. 05/02/2014
Inscrições abertas para curso de Educação Espírita Infantojuvenil 27/01/2014
GEB comemora 50 anos de fundação. 05/01/2014
Distribuição de Natal atendeu 301 famílias em Vila Brasilândia 09/12/2013
Cursos profissionalizantes da Brasilândia empregam 68% dos participantes. 19/11/2013
Festiva foi um sucesso! 07/10/2013
Mutirão Cidadão orientou comunidade na Unidade Brasilândia 02/08/2013
Batuíra Jornal Edição 100: Hora da Retrospectiva 31/07/2013
Therezinha Oliveira retornou ao Mundo Espiritual 29/07/2013
Festiva 2013: festa de congraçamento do GEB 26/07/2013
98ª Distribuição Semestral: nove toneladas de alimentos e quase 25 mil peças de roupas entregues. 10/06/2013
Cursos profissionalizantes gratuitos de modelagem industrial de blusas e costureira(o) na Unidade da Brasilândia. 10/06/2013
Curso gratuito para formação de auxiliar de escritório 10/06/2013
Mocidade comemora 40 anos de existência 10/06/2013
Doação online para a campanha Coração Solidário 24/05/2013
Doe cobertores e alimentos para 98º Distribuição Semestral 10/05/2013
Zita Ghilardi retornou à pátria espiritual 06/05/2013
Estudo do livro O Evangelho Segundo Espiritismo: inscrições abertas. 10/04/2013
Ciclo de Palestras Espíritas 04/04/2013
Mais uma Distribuição Semestral 04/04/2013
Palestras na Brasilândia 01/03/2013
Apolo Oliva Filho retorna à Pátria Espiritual 19/02/2013
Corte e Costura promove integração 08/02/2013
GEB: 49 anos de fidelidade à Doutrina Espírita 09/01/2013
Fim do ano de 2012 no GEB 28/11/2012
Notícias - Mais…