600 famílias atendidas na maior Distribuição do GEB
A 115ª Distribuição Semestral é o 58º Festival Antonio Gonçalves da Silva – Batuíra, patrono do GEB. Desde a inauguração da Casa, nunca falhamos nenhum ano, mesmo agora em meio à pandemia e todas as dificuldades dela decorrentes.
Para realizá-la, todas as regras sanitárias foram respeitadas, inclusive imprimindo uma nova dinâmica de atendimento. Nos anos anteriores, a Distribuição era feita somente em um único domingo, reunindo os representantes das famílias assistidas e os batuirenses, transformando-se em uma verdadeira festa da caridade.
Neste novo formato, face as restrições sanitárias e para evitar aglomeração, as famílias foram atendidas em quatro finais de semana.
Os voluntários, em menor número que anteriormente, mas com o mesmo entusiasmo e amor, continuaram a ser a peça chave para o sucesso da Distribuição.
O diretor da Unidade Luiz Mello acolhe e explica aos voluntários do GEB a nova dinâmica de atendimento da Distribuição.
O número de beneficiados aumentou consideravelmente em relação a anos anteriores pela crescente necessidade observada em Vila Brasilândia - onde o número de desempregados é muito grande.
E para chegarmos até eles, contamos com a ajuda de líderes comunitários, que conseguem mapear com precisão as famílias em situação de maior vulnerabilidade.
Além dos alimentos e demais itens de primeira necessidade, todos levaram para casa roupas e sapatos, que cada família pode escolher na própria Unidade Dona Aninha, em Brasilândia, segundo suas necessidades e as numerações do figurino.
Essa iniciativa permitiu, igualmente, uma outra inovação: eliminou a montagem prévia de kits pelas voluntárias de nossa outra unidade, o Espaço Apinagés, porque geraria aglomeração. E produziu uma satisfação maior aos assistidos, que puderem, eles mesmos, fazerem suas escolhas de vestuário e calçados.
Como tradicionalmente é feito em dezembro, a criançada recebe um brinquedo para alegrar os festejos natalinos juntamente com a cesta de alimentos, os vestuários, os calçados, os itens de higiene. Este ano foram distribuídos 1.100 brinquedos.
Eis o resumo desta verdadeira festa da caridade:
- Colaboraram: Simone Queiroz (texto) e Giuli Figueira (fotos).