Brasa Jovem e as lições da natureza
Na oficina de Meio Ambiente e Sustentabilidade os conteúdos são teóricos e práticos. Um exemplo disso foi uma visita ao Jardim Damasceno, na própria região da Vila Brasilândia: mais do que um passeio, foi uma aula a céu aberto. Uma das monitoras da Oficina de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Eliana Rizzini Fuchs, que acompanhou o grupo, fez um relato da "expedição".
Jardim Damasceno - Trilha na Serra da Cantareira
No dia 25 de maio, 15 integrantes do projeto Brasa Jovem foram acompanhados por nós, orientadores voluntários da Oficina de Meio Ambiente e Sustentabilidade, para conhecer a trilha na Serra da Cantareira (Jardim Damasceno), ao lado do Parque Linear do Canivete, um dos maiores parques lineares da Região Norte.
Nesse trabalho de campo, fomos acompanhados pelo monitor Bruno Batista de Souza, educador do Espaço Cultural Jardim Damasceno, que fez um rico resgate da história do território e dos desafios socioambientais que a comunidade enfrenta no dia a dia. Os jovens estiveram o tempo todo animados e participativos, fazendo, na hora do lanche, uma roda de conversa para tirar algumas dúvidas sobre a trilha.
Eles observaram as conexões entre a área verde e a área urbana, assim como a nascente límpida do córrego Canivete, protegida pela mata, mas que, em parte do seu trajeto, recebe uma carga poluidora provocada pelo lançamento de resíduos sólidos. Observaram também o desmatamento, o comprometimento da biodiversidade, entre outros impactos negativos e positivos.
Ao longo da trilha, fomos recolhendo os resíduos jogados na mata, para serem analisados pelos jovens e confrontados com o tempo de decomposição desses materiais.
Esse contraste entre a mata e a cidade trouxe aos jovens uma mistura de impressões e reflexões para serem estudadas nas próximas oficinas - que incluem, além do conhecimento ecológico, a busca de soluções criativas e sustentáveis para alguns problemas observados.
A mensagem maior que fica desta visita é a necessidade urgente de sensibilizar o jovem para ser um agente de mudança na direção de um mundo melhor.
Ainda pela Oficina de Meio Ambiente e Sustentabilidade, os jovens são incentivados a mexer na terra, entendendo o ciclo de semeadura e colheita. Para tal, eles aprendem a construir hortas e jardins, além de exercitar virtudes e vários aprendizados para a vida. Agora, é o monitor Adão Luiz Castanheiro Martins quem nos conta detalhes sobre os progressos que vêm sendo feitos.
- Relato de Eliana Rizzini Fuchs – monitora do Brasa Jovem
Horta e Jardinagem
Na Oficina de Horta e Jardinagem, os jovens preparam o solo, montam canteiros, fazem a semeadura de várias espécies de hortaliças, plantam mudas de ervas medicinais e aromáticas, temperos, hortaliças e PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais), além de montar um minhocário pra reciclar resíduos orgânicos.
Os jovens aprendem a importância de conservar os recursos naturais como solo e água, que todos os seres vivos são importantes e que tudo está interconectado na natureza. Reconhecem a importância do solo para a vida das plantas, de diversos animais e para o homem, especialmente para a produção dos alimentos.
Aprendem a produzir o composto orgânico, usando resíduos orgânicos gerados em casa e descobrem como implantar e cuidar de uma horta em pequenos espaços, obtendo alimentos seguros e saudáveis.
Queremos despertar na turma o interesse e o respeito pela natureza, mostrar que todos os seres vivos são importantes e que tudo está interconectado - cada um é responsável pela conservação do meio ambiente. O objetivo principal é sensibilizar os jovens para o uso consciente e responsável de todos os recursos naturais.
- Texto de Adão Luiz Castanheiro Martins - monitor do Brasa Jovem