Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação
Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Distribuição Semestral: Acolhimento e Amor ao Próximo.

Distribuição Semestral: Acolhimento e Amor ao Próximo.

O outro lado da distribuição semestral: pessoas semeando alegria, solidariedade, acolhimento e exercício de amor ao próximo, com muita emoção. Leia.

“Hoje é dia de festa, de alegria e de sorriso no rosto. Vamos trabalhar com disciplina, afabilidade, doçura e muito amor no coração. Vamos fazer desta a melhor distribuição para que as famílias saiam felizes daqui hoje”. Com essa mensagem de incentivo, o segundo vice-presidente do GEB, Luiz Mello, deu as boas vindas aos voluntários da 102ª Distribuição Semestral, realizada no dia 14 de junho, na Unidade Assistencial Dona Aninha, em Vila Brasilândia.

Sob uma manhã de sol tranquila e envolvente, antigos e novos voluntários arregaçaram as mangas e partiram para o trabalho. Jovens, idosos, mulheres grávidas e crianças adentraram ao local, onde foram recebidos carinhosamente pelas equipes do GEB, que os direcionavam para a pequena palestra no salão, seguindo para a cozinha, onde saborearam um reforçado café da manhã, e para o circuito aos arredores da Unidade, com o objetivo de receberem as doações de roupas, calçados, cobertores e mantimentos, de forma personalizada para cada integrante das famílias.

Abraços e sorrisos eram distribuídos de forma recíproca, como um reflexo do sentimento de gratidão pela oportunidade da assistência recebida.

Exemplos de superação

Os passos vagarosos e movimentos apoiados pelo ombro da amiga, de um lado, e pelo auxílio da bengala, de outro, não tiraram a alegria e o bom humor do deficiente visual Abílio Rangel, de 73 anos. Pai Abílio, como é chamado, conta que esta foi a primeira vez que participou da distribuição e que a limitação em sua saúde não o impede de se sentir feliz: “Estou andando e falando, do que posso reclamar?”

Pai Abílio, que mora sozinho, diz ser muito religioso e não se esquecer de nenhum familiar em suas orações. “Na medida em que fazemos o bem para o próximo, também recebemos o bem”, afirma. “Só posso ‘cair duro para trás’ de tão feliz que estou hoje”, agradece.

O ombro que serve de apoio a Pai Abílio é da também assistida Selma Bispo Soares, que reside com outras cinco pessoas na região de Vila Brasilândia. Selma não é parente de Pai Abílio, mas o ajuda nos afazeres domésticos e fez questão de o acompanhar na distribuição, antes mesmo de ela própria receber a sua doação, também pela primeira vez. “Tudo o que ganhamos de bom coração, sempre nos faz muito bem”, ressalta.


A Luta pela Vida

Dentre tantos assistidos aguardando atendimento, uma mulher de fibra compunha a fila de espera. Os mais de nove meses de gestação não impediram a carismática Taiana Dias França Pires, com 32 anos, de participar da distribuição pela primeira vez. Acompanhada de seu filho de um ano e nove meses, entre uma contração e outra, Taiana conta que, assim que chegasse em casa com as doações, separaria o pouco que tinha de enxoval para se dirigir ao hospital, onde daria à luz a pequena Emanuela dali a dois dias. A jovem, que cuida sozinha do filho, garante que se apega em Deus, de onde tira suas forças para viver. “Não devemos fazer o mal para ninguém porque Deus só nos faz o bem”, avalia.


Conhecimento atrelado à prática

    

Como uma das frentes do GEB, os cursos doutrinários visam à orientação do conhecimento e do incentivo à vivência espírita a partir da prática do amor e da caridade exemplificados pelo mestre Jesus.

Pensando nisso, o GEB implementou um reforço na divulgação da distribuição semestral, cujo trabalho foi apresentado em diversas frentes da Casa, como no Curso Básico de Espiritismo e no COEEM – Centro de Orientação, Estudos e Educação Mediúnica.

Luiza Marinangelo, que faz o Curso Básico, decidiu participar da distribuição e disse que “ajudar na prática é uma experiência muito positiva”. Já a aluna do COEEM, Maria Cristina Cimino, destaca que esta é uma oportunidade de conhecer outras pessoas e de se informar sobre outros trabalhos. “Dessa forma, vamos nos envolvendo, sentindo-nos mais úteis e abrindo caminhos para novos trabalhos”, salienta Maria Cristina.

Além do pão material, o objetivo do GEB por meio de seus trabalhos assistenciais é contribuir com a promoção social dos assistidos. Marco Antônio Pereira dos Santos, médico, membro do Conselho Deliberativo, palestrante e filho dos fundadores da Casa, Wanda do Nascimento Santos e Antônio Pereira dos Santos, explica que cresceu no Batuíra e acompanha desde a primeira edição da Distribuição Semestral, quando a atividade era feita na unidade Caiubi. Santos ressalta que o Núcleo Assistencial Dona Aninha foi a primeira sociedade espírita a se instalar em Vila Brasilândia, tendo em vista a necessidade desta região, onde se tornou uma grande potência.

“Sempre tivemos como lema o aspecto do trabalho, da caridade e do atendimento à população carente, sempre baseado no oferecimento do pão material e espiritual, libertando-a do ciclo de miséria a partir do apoio que aqui encontram”.

Santos comemora a grande quantidade de pessoas que foram atendidas e que conseguiram se reerguer. “Trabalho com uma enfermeira que foi assistida pelo GEB, que fez o curso técnico e se desenvolveu profissionalmente. Além disso, temos outros tantos casos de assistidos que fizeram nossos cursos profissionalizantes e que, hoje, estão em melhores condições do que aqui chegaram. Para se ter uma ideia, já formamos aproximadamente 200 padeiros nesta região”.

Com lágrimas nos olhos, o coordenador geral do COEEM, Claudio de Florio, relata outro exemplo de história com final feliz: A pedido da diretoria do GEB, Florio comenta que foi designado a realizar o convite aos frequentadores da fluidoterapia em Vila Brasilândia para participarem da Distribuição Semestral. Como parte das informações, o coordenador mencionou as atividades desenvolvidas pelo Lar Transitório, quando, naquele momento, foi interrompido por um senhor sentado na primeira fileira do salão, que lhe contou ser ex-interno desta unidade e admitiu que, hoje, está recuperado. “Ele nos disse que teve tratamento de 1º mundo. Quando conseguimos recuperar os assistidos, é uma grande vitória. São esses depoimentos que nos fazem perceber o quanto este trabalho vale a pena”, avalia.

Mais assistidos, mais voluntários

A 102ª Distribuição Semestral atendeu 329 famílias, o que corresponde a 1600 pessoas atendidas, um dos maiores números comparados às últimas edições do evento. Luiz Mello explica que o número de voluntários igualmente aumentou e atribui o crescimento no número de atendimentos a dois fatores: Maior sensibilização por parte dos colaboradores e acompanhamento das necessidades, tendo em vista as dificuldades que o país está enfrentando.

“Acredito que a família batuirense está mais pronta nesta edição. Aperfeiçoamos a divulgação, a organização, as técnicas de trabalho e nos apresentamos cada vez mais amorosos. Por isso, podemos nos basear na conhecida frase: ‘Quando o trabalhador está pronto, o trabalho aparece”, explica Mello.

O segundo vice-presidente afirma que a Distribuição é uma apoteose, uma festa que une os dois planos – espiritual e material – e gera benefícios aos irmãos menos favorecidos. “Nós que coordenamos sentimos a forte presença da espiritualidade, a verdadeira responsável por esta tarefa, que sustenta a Casa, onde são abrigadas inúmeras possibilidades para a nossa evolução moral e espiritual”.

“Hoje, temos líderes que correspondem com as melhorias que o GEB busca. Esta é a força da renovação que a família batuirense precisa”, completa.

Novos chamados

Ronaldo Lopes, presidente executivo do GEB, lembra que a Distribuição é realizada há 51 anos e foi iniciada a partir de uma inspiração divina dos fundadores da Casa. O trabalho foi continuado pelas pessoas que vieram depois, que já começam a preparação da próxima Distribuição logo no dia seguinte à entrega das doações aos assistidos.

Para a atividade deste ano, Lopes destaca a grande presença de novos voluntários. “Para o empacotamento, por exemplo, contamos com o auxílio de 115 pessoas, na maioria jovens. Muitos deles, há cinco anos, nem sabiam o que era o Batuíra".

O presidente comenta que a sua esperança é despertar o sentimento de compromisso nesses novos voluntários, incentivando-os a continuidade deste trabalho pelos próximos anos. “Espero que percebam a oportunidade que o plano espiritual está oferecendo a eles nesta reencarnação, com a possibilidade de resgatarem o seu passado e rearranjarem o seu futuro, acrescida da oportunidade ímpar de abandonarem os problemas e reclamações e caminharem para a frente. Hoje, essas pessoas estão sendo assistidas e entrando em um mundo novo”, destaca.

Nova composição da diretoria

Durante o encerramento da distribuição, Douglas Bellini, presidente do Conselho de Administração e Fiscal, agradeceu pelo empenho de todos e frisou que o presente objetivo do GEB é aflorar futuros diretores. Como primeira medida para tal fim, Bellini informou que a Casa possui uma nova gestão, com novas legislações e designações. Agora, as unidades estão sendo administradas separadamente por diretores adjuntos e assessores.

Ser imortal e ser batuirense

Ao final da distribuição, Marco Antonio Pereira dos Santos compartilhou com os presentes a experiência que teve mais cedo com Spartaco Ghilardi, que lhe sugeriu duas questões: O que é ser imortal e o que é ser batuirense.

Sob discurso emocionado, Santos afirmou que, para a primeira questão, teve facilidade de encontrar a resposta. Segundo ele, todos nós somos compostos por matéria e espírito, este acompanhado de inúmeras potencialidades.

Quanto a ser batuirense, Santos afirmou que encontrou a resposta em uma filipeta de livro, que dizia sobre a importância de se conhecer a doutrina e o compromisso com a caridade, solidariedade e união.

“Então, só posso lhes dizer que vivenciar os ideais do Cristo é ser espírita, sob a égide de Batuíra, que nos deu a bússola do trabalho”, resume.

Durante a prece final, Ronaldo Lopes destacou a importância da perseverança e do exercício da caridade para a Distribuição semestral: “Temos de perceber que este trabalho funciona como uma gota no oceano. Quando temos no coração a doutrina e vestimos a camisa de Jesus, fazemos como um pássaro que leva uma gota de água para apagar um incêndio na floresta. Como nos indica o sermão da montanha proclamado por Jesus, que possamos sempre nos lembrar de amar o nosso próximo”, finaliza Lopes.

 

    

  • Texto: Talita Caetano - Fotos: Flavio Della Torre, Danilo Ramos e Ricardo Pastori.





Notícias
Nabor retorna à pátria espiritual 10/07/2017
Os números do GEB em 2016 28/06/2017
Doações fazem a diferença 11/06/2017
Edição eletrônica 25/05/2017
Participe! 03/05/2017
Imagens do Ciclo de Palestras 11/04/2017
XI Ciclo de Palestras Espíritas foi um sucesso 09/04/2017
Versão eletrônica disponível neste site 03/04/2017
Começa em Abril! 13/03/2017
160 anos de O Livro dos Espíritos 03/03/2017
53 anos de fundação 14/02/2017
GEB celebra 53 anos de fundação 12/01/2017
Fim do recesso. Retomamos todas as atividades da Casa 19/12/2016
Apresentações de Natal do Coral Interludio 18/12/2016
Inscrições para o Grupo de Estudos A Gênese 18/12/2016
Distribuição de Natal 11/12/2016
20 Anos de Batuíra Jornal 10/12/2016
Distribuição Semestral acontece neste domingo 07/12/2016
EEIJ: emoção no encerramento do ano letivo de 2016 07/12/2016
Nosso Projeto. Sua Obra 15/11/2016
Epístolas de Paulo à luz do Espiritismo 15/11/2016
Lar Transitório completa 14 anos de existência 19/10/2016
Para não se esquecer de Yvonne Pereira 19/10/2016
Destaques da edição 18/10/2016
Educação e Amor 18/10/2016
Colabore! 23/09/2016
Yvonne Pereira: uma heroína silenciosa 22/09/2016
Heloisa Pires no GEB 22/09/2016
Maria Pia retornou ao Mundo Espiritual. 25/08/2016
Batuíra Jornal 06/08/2016
Crianças da EEIJ visitam o Memorial Spartaco Ghilardi 26/06/2016
15 toneladas de alimentos são entregues aos assistidos do GEB na Brasilândia 12/06/2016
Memorial Spartaco Ghilardi: justa homenagem 25/05/2016
Nova edição do Batuíra Jornal 25/05/2016
45 anos distribuindo amor e caridade 10/05/2016
O Livro dos Médiuns – Inscrição Aberta 08/05/2016
104ª Distribuição Semestral: Expresse sua solidariedade! 01/05/2016
Gripe H1N1 - Previna-se! E evite a propagação da doença. 01/05/2016
Semeando amor e solidariedade! 10/04/2016
Ciclo de Palestras foi um sucesso. 10/04/2016
Edição eletrônica do Batuíra Jornal 08/04/2016
Além das fronteiras da Brasilândia 08/04/2016
Batuíra Jornal: edição eletrônica 10/02/2016
Unidade Brasilândia: encontros preparatórios para entrevista de emprego 28/01/2016
52 anos de atividades permanentes 11/01/2016
103ª Distribuição Semestral: Natal solidário para 344 famílias assistidas. 13/12/2015
Entrevistas para o Curso Básico de Espiritismo 29/11/2015
Edição eletrônica do Batuíra Jornal 25/11/2015
Participe da 103ª Distribuição de Natal na Brasilândia 15/11/2015
Grupo de Estudos A Gênese: Inscrições abertas 15/11/2015
Em uma tarde especial, Festiva faz sucesso! 05/10/2015
GEB publica Folder com novo modelo de gestão. 16/09/2015
Inscrições abertas para o grupo de estudos do livro O Céu e o Inferno 15/09/2015
Mutirão Jurídico na Brasilândia: Acesso à Justiça e Novos Voluntários. 11/09/2015
Reserve sua agenda: Domingo, 04 de Outubro, das 13 às 17 horas. 02/09/2015
Lar Transitório Batuíra: 13 anos de contínuo trabalho 31/08/2015
A celebração dos 150 anos da obra O Céu e o Inferno 27/08/2015
Batuíra Jornal de julho/agosto: Leia a versão eletrônica 18/08/2015
GEB realiza primeiro atendimento jurídico-fraterno externo 03/08/2015
Distribuição Semestral: Acolhimento e Amor ao Próximo. 23/06/2015
Unidade da Brasilândia recebe alunos do Curso Básico de Espiritismo 22/06/2015
Alimentos, roupas, cobertores e calçados para os assistidos do GEB em Vila Brasilândia. 14/06/2015
Novos grupos de estudos do livro "O Evangelho Segundo Espiritismo" 17/05/2015
Dentistas orientam crianças para adequada escovação de dentes 13/04/2015
Curso de Auxiliar de Escritório na Unidade Brasilândia 24/03/2015
Grupo de Estudos de O Livro dos Médiuns: Entrevistas 19/03/2015
Novos dirigentes do GEB para o triênio 2015/2018 18/03/2015
Curso de Teatro: Grupo Brasa Meninos de Brasilândia 02/03/2015
GEB recebe doação da SODEXO na campanha para o Dia Mundial da Alimentação 04/02/2015
Livro retrata a história do Grupo Espírita Batuíra 02/02/2015
Marlene Nobre retornou à pátria espiritual 05/01/2015
50 anos de estudo de O Livro dos Espíritos 22/12/2014
Distribuição de Natal: 309 famílias - 1893 pessoas atendidas. 14/12/2014
Assistidos do GEB recebem nova doação da Sodexo. 12/12/2014
101ª Distribuição Semestral: Ação de Natal Entre Amigos 10/11/2014
Curso de Iniciação à Informática é inaugurado em Vila Brasilândia 07/11/2014
Livro GEB 50 Anos de Mais Luz e concerto sinfônico no Theatro São Pedro 13/10/2014
Lar transitório completa 12 anos 26/09/2014
Unidade Brasilândia inaugura Dispensário de Medicamentos 26/09/2014
Assistidos aplaudem Mutirão de Orientação Jurídico na Brasilândia 26/09/2014
EEIJ: Crianças florescendo na escola presente 19/08/2014
Intercâmbio entre Casas Espíritas: Káritas e Batuíra se ajudam mutuamente. 04/08/2014
Doe Leite em Pó. As crianças da Brasilândia agradecem! 30/07/2014
Cursos profissionalizantes na Unidade da Brasilândia 08/07/2014
Inscrições abertas para o Curso de Informática e Auxiliar de Escritório na Unidade Brasilândia 03/07/2014
100ª Distribuição Semestral 08/06/2014
Centenário de nascimento de Spartaco Ghilardi 05/05/2014
A Água Pede Ajuda! 24/03/2014
Curso de Auxiliar de Escritório na Brasilândia 23/03/2014
GEB se confraterniza com casas espíritas vizinhas, em comemoração ao seu 50º aniversário de fundação. 05/02/2014
Inscrições abertas para curso de Educação Espírita Infantojuvenil 27/01/2014
GEB comemora 50 anos de fundação. 05/01/2014
Distribuição de Natal atendeu 301 famílias em Vila Brasilândia 09/12/2013
Cursos profissionalizantes da Brasilândia empregam 68% dos participantes. 19/11/2013
Festiva foi um sucesso! 07/10/2013
Mutirão Cidadão orientou comunidade na Unidade Brasilândia 02/08/2013
Batuíra Jornal Edição 100: Hora da Retrospectiva 31/07/2013
Therezinha Oliveira retornou ao Mundo Espiritual 29/07/2013
Festiva 2013: festa de congraçamento do GEB 26/07/2013
98ª Distribuição Semestral: nove toneladas de alimentos e quase 25 mil peças de roupas entregues. 10/06/2013
Cursos profissionalizantes gratuitos de modelagem industrial de blusas e costureira(o) na Unidade da Brasilândia. 10/06/2013
Curso gratuito para formação de auxiliar de escritório 10/06/2013
Mocidade comemora 40 anos de existência 10/06/2013
Doação online para a campanha Coração Solidário 24/05/2013
Doe cobertores e alimentos para 98º Distribuição Semestral 10/05/2013
Zita Ghilardi retornou à pátria espiritual 06/05/2013
Estudo do livro O Evangelho Segundo Espiritismo: inscrições abertas. 10/04/2013
Ciclo de Palestras Espíritas 04/04/2013
Mais uma Distribuição Semestral 04/04/2013
Palestras na Brasilândia 01/03/2013
Apolo Oliva Filho retorna à Pátria Espiritual 19/02/2013
Corte e Costura promove integração 08/02/2013
GEB: 49 anos de fidelidade à Doutrina Espírita 09/01/2013
Fim do ano de 2012 no GEB 28/11/2012
Notícias - Mais…