Visita ao Memorial Spartaco Ghilardi
Quem o conheceu, não o esquece. Quem nunca o viu, mesmo assim o admira pela história que escreveu com trabalho e dedicação ao Grupo Espírita Batuíra. Um pouco da trajetória familiar e do mandato mediúnico de Spartaco Ghilardi, principal fundador do GEB, está contado no Memorial Spartaco Ghilardi, na Unidade Apinagés, em Perdizes.
Em 12 maio de 2019, Spartaco completaria 105 anos, e para homenageá-lo, integrantes do Grupo de estudos de O Evangelho Segundo o Espiritismo visitaram o Memorial. Foi uma das atividades de encerramento das turmas, após dois anos de estudo da obra.
Para muitos alunos, foi a primeira no Memorial, que contém fotos, documentos e livros que, remontam a história do médium e do próprio Grupo Espírita Batuíra, nesses mais de 55 anos de fundação.
O grupo contou com a presença do Diretor Doutrinário e 1º. Vice-presidente do Batuíra, Geraldo Ribeiro, que relembrou fatos da vida de Spartaco, com quem conviveu por cerca de 30 anos. Ele contou inúmeros casos envolvendo a mediunidade do amigo, usada sempre a serviço do próximo.
Alunos, como Sueli Batista e Maria Alice Cruz, adoraram a atividade.
- Aprendemos muito sobre o que sr. Spartaco fez. Foi ótimo. Acho que todos que frequentam o Grupo Espírita Batuíra deveriam visitar o Memorial – disse Sueli.
- As histórias contadas pelo Geraldo deram um colorido especial ao encontro porque nos transportaram àquela época vivida. Adorei saber das cartinhas que Spartaco escrevia! Que carinho! Que dedicação! Que exemplo – contou Alice.
Para Norma Rosa foi mais que um compromisso na agenda das turmas. Foi sua terceira visita ao Memorial, agora como facilitadora do grupo de estudos do ESE.
- Acho ótima a ideia do espaço, tudo feito com muito capricho, desde as fotos e livros, até o papel do bombom que Sr. Spartaco deu à esposa com o nome dela, Zita. Cada visita me trouxe um aprendizado diferente.
Visite o Memorial Spartaco Ghilardi
Agende com Sandra Salvitti, pelo telefone: 97205-13-33
- Texto de Simone Queiroz
- Publicado no Batuíra Jornal nº 136