A celebração dos 150 anos da obra O Céu e o Inferno
Em comemoração à data de publicação, o GEB promoveu durante todo o mês de agosto último um ciclo de palestras especiais, com temas relacionados ao livro.
Para Geraldo Ribeiro, vice-presidente e diretor de doutrina, a nossa instituição, consciente da importância dessa obra maravilhosa, resolveu homenageá-la. Para tanto, a área doutrinária selecionou sete temas que foram apresentados nas reuniões públicas de domingo e quarta-feira do mês de agosto deste ano. E arremata: “Para quem não leu essa obra, fica aqui nossa recomendação para que o faça o mais breve possível”.
Algumas das capas de publicações da obra no Brasil
O foco dos temas apresentados foi o conteúdo da obra lançada em 1865, em Paris, por Allan Kardec, composta de duas partes: na primeira, retrata um exame crítico sobre as crenças vigentes à época e suas incoerências com o conhecimento atual.
Assim, na primeira parte, o livro contempla a tese do futuro e o nada; a preocupação que todos têm com a morte; a problemática que envolve a crença num céu, inferno e purgatório. Ainda na primeira parte são analisados temas palpitantes como as penas eternas e as penas futuras; o conceito de anjos e demônios e a influência deles no nosso cotidiano.
O autor da obra finaliza essa unidade com um tema que toca bem de perto a nós, espíritas: a evocação das almas daqueles que outrora habitaram a terra. São analisadas teses a favor e contra a evocação. E a pergunta que é colocada em pauta é: Qual a mais conforme com a justiça de Deus?
Na segunda, dezenas de diálogos de Espíritos, os quais narram suas impressões que trazem do além-túmulo.. As dissertações dos Espíritos impressionam a todos nós pelo conteúdo, lógica e detalhes embutidos em suas revelações, levando- nos a refletir bastante sobre a nossa conduta na existência atual.
Na folha de rosto da edição de O Céu e o Inferno ou A Justiça Divina segundo o Espiritismo o autor destaca uma citação de Ezequiel (33:11): "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva".
Convidados Especiais
Sete palestrantes desfilaram todas as quartas-feiras e domingos do mês de Agosto no auditório da Unidade Doutrinária Spartaco Ghilardi (Caiubi).
A escritora espírita Heloisa Pires trouxe-nos o tema O Futuro e o Nada. João Lourenço Navajas discorreu sobre os Enigmas da Morte. O professor José Antonio Luiz Balieiro falou sobre o Céu e o Inferno. A psicóloga Ercilia Zilli trouxe uma visão inovadora sobre as Penas Eternas e a Justiça Divina. Antonio Carlos Perri de Carvalho, ex-presidente da FEB, apresentou um tema fascinante: Anjos e demônios: Mito ou Verdade? O escritor Regis de Morais encantou os presentes ao demonstrar o que aprendemos com os Espíritos. O psicólogo Mario Mass, encerrando o ciclo comemorativo, dissertou, com muita propriedade, sobre Provas e Expiações sob a ótica da Doutrina Espírita.
Programação Cultural
Para celebrar os 150 anos do lançamento da obra O Céu e o Inferno, todas as palestras foram antecedidas com uma programação cultural. Estiveram presentes os talentosos Moacyr Camargo, Cecília Augusto, Duilio Mandetta, Jussara Oliveira, Adriana Spernega e o nosso Coral Interlúdio, do GEB.