Dentistas orientam crianças para adequada escovação de dentes
Trenzinho, bolinha e vassourinha. Muito além de representarem o diminutivo de objetos conhecidos, estes serviram de referência às técnicas de higiene bucal ensinadas por dentistas e estudantes da profissão às crianças da Família Assistida, em Vila Brasilândia, no dia 07 de março.
A ideia de orientar e promover a saúde bucal surgiu como uma forma de incentivar a escovação das crianças pertencentes à Família Assistida, sob a forma de recreação educativa, como atividade complementar à orientação promovida pela equipe da Educação Infantil, em Vila Brasilândia, sobre saúde e higiene, dentre outros temas, durante os encontros internos com as crianças.
Pensando em profissionalizar a orientação, foi feito um convite ao professor do curso de odontologia da Faculdade de Ciências de Guarulhos (FACIG) e também dentista voluntário no GEB, Dr. Paulo Delgado, que prontamente confirmou sua participação e de uma equipe de 10 voluntários, composta por uma especialista em pediatria e alunos da faculdade, além da colaboradora Márcia Porto, que atua na área de prótese do GEB.
Para as crianças adquirirem o hábito da escovação dos dentes, os voluntários da Educação Infantil e os dentistas providenciaram as escovas e os cremes dentais, por meio da aquisição e do recebimento de doações desses materiais.
Escovas a postos
Cerca de 50 crianças encheram o salão da creche, que estava enfeitado de bexigas, figuras de dentes e bichos de pelúcia com a arcada dentária a mostra. Em seguida, uma animada e interativa palestra foi ministrada por Delgado, que apresentou um filme educativo, com desenhos e músicas, e utilizou macro modelos odontológicos, explicando as técnicas do trenzinho, da bolinha e da vassourinha, em alusão aos movimentos praticados por estes objetos.
Depois de assistirem às apresentações, as crianças receberam o kit de higiene bucal e escovaram os dentes, orientados, individualmente, pelos voluntários da área odontológica.
“Usando desenhos, músicas e uma psicologia totalmente pediátrica, transformamos brincadeira em aprendizado, que esperamos que seja levado para sempre. E presenteá-los com um kit de higiene bucal fecha como incentivo para a prática do que foi ensinado”, destaca Delgado.
As crianças ficaram bastante empolgadas com a novidade. Inclusive, muitas prometeram que ensinariam suas famílias a escovarem os dentes. “Sabemos que esse tipo de orientação é extremamente raro dentro de seus lares e lugares de convívio social. Então, sentimos-nos na responsabilidade de espalhar a informação e promover a saúde nessas pequenas criaturas”, ressalta o professor.
Delgado reconhece que este tipo de trabalho beneficia tanto os profissionais quanto os alunos: “O contato direto com as crianças nos lembra a parte mais pura da nossa profissão e temos a certeza de que plantamos uma semente de "saúde" em pequenas vidas que, muitas vezes, não têm outra maneira de adquirir essas instruções. Além disso, sempre levamos a esperança dessa semente se dissipar dentro dos seus lares, criando uma corrente que possa ir contra um problema de saúde básica que arrebata a população, principalmente de baixa instrução social”, salienta.
De acordo com o professor, a intenção, agora, é planejar as próximas ações e sofisticar os kits de higiene, contando com o patrocínio da empresa Colgate, e atender, talvez, um número maior de crianças. “Pretendemos levantar dados estatísticos para identificarmos de maneira mais especifica o problema que atinge com maior incidência esse grupo de crianças, para, posteriormente, aplicarmos uma solução mais direta, tratando o problema que já se instalou nessas famílias”, complementa.
Delgado ainda acrescenta: “Espero que esta tenha sido a primeira de muitas. Afinal, missão dada é missão cumprida”, comemora.
- Texto e Fotos de Talita Caetano.