GEB completa 60 anos de fundação!
O Coral Interlúdio, sob a regência da maestrina Eliana Galassi, fez a abertura comemoração, preparando e harmonizando o ambiente, com músicas maravilhosas.
O Olhar de Jesus
Logo após, Marco Antonio Pereira dos Santos, presidente do Conselho de Administração do GEB trouxe uma reflexão profunda com o tema “O Olhar de Jesus”, emocionando a plateia numerosa que compareceu ao evento. A integra da palestra está neste site no acessando o ícone "Palestra ao Vivo - #GEBnaWEB".
Os Fundadores
Em 19 de novembro de 1960, pela mediunidade de Francisco C. Xavier, o médium Chico Xavier, transmitiu uma mensagem do Dr. Bezerra de Menezes para o médium Spartaco Ghilardi, que mudaria a vida de cada um de nós pelos anos seguintes.
Destacamos o teor um trecho da mensagem:
"Spartaco, meu filho... tudo caminha para que a família espiritual decida pela formação de um lar próprio, a fim de que as nossas tarefas sejam desdobradas..."
Em 15 de janeiro de 1964, na residência dos pais de Spartaco Ghilardi, na rua Rosa e Silva 247, no bairro de Santa Cecília, os presentes celebravam o surgimento de uma nova casa espírita, ponte entre a terra e o céu, tal como recomendava Dr. Bezerra de Menezes em 1960.
Embora já existisse no plano espiritual há cerca de 40 anos como instituição de socorro aos Espíritos necessitados, naquele dia materializava-se na Terra o Grupo Espírita Batuíra, com o apoio incondicional de 62 pessoas e a proteção dos benfeitores espirituais.
Homenagem
Um dos pontos altos da celebração foi a homenagem feita a Hermenegildo Pastori, um dos fundadores da casa de Batuíra no dia 15 de janeiro de 1964. “Seu” Hermenegildo, como é conhecido entre todos, é um incansável trabalhador do GEB. Por mais de três décadas foi o coordenador da reunião evangélico doutrinária aos domingos no Núcleo Doutrinário Spartaco Ghilardi e responsável pela equipe de desobsessão da casa.
Em 1991 criou e coordenou até pouco tempo atrás a reunião de educação da mediunidade na Unidade Dona Aninha, em Vila Brasilândia. Pertenceu à equipes de orientação fraterna e foi o responsável pela implantação da reunião de desobsessão na Casa de Cuidados Lar Transitório Batuíra.
Hermenegildo, fiel aos compromissos assumidos, aos 91 anos de idade, somente as limitações do corpo físico agora o afastaram do serviço diário do GEB. Mas o seu Espírito continua ágil e atuante como nunca. Casado com D. Dinorah, com quem teve cinco filhos: Deborah, Ricardo, Reinaldo, Eliane e Fernando, nove netos e oito bisnetos.
Com a música do pianista Eduardo Lemos, que levou todos os presentes a cantarem parabéns a você, foi servido um delicioso bolo no saguão da Unidade.
Linha do Tempo
Um painel com 5,50 metros de comprimento foi inaugurado ao final da celebração no saguão do núcleo da Caiubi. Ele retrata resumidamente os 60 anos de história do GEB contada através de seus trabalhos em favor do próximo e da divulgação da Doutrina Espírita.
A linha do tempo começa com Batuíra, nosso patrono, Dr. Bezerra de Menezes, Francisco Cândido Xavier e Spartaco Ghilardi e vem até os nossos dias de hoje.
Uma trajetória que mergulha na história que se iniciou em 1964 na constituição do Núcleo Doutrinário Spartaco Ghilardi, na Unidade Assistencial Dona Aninha e no Centro de Educação Infantil Batuíra, em Vila Brasilândia, no Espaço Apinagés, em Perdizes e na Casa de Cuidados Lar Transitório Batuíra, na Bela Vista.
Uma história construída sobre uma base sólida, em uma pedra angular que permite que continuemos o nosso trabalho de acolhimento e de amor ao próximo, mesmo enfrentando a diversidade de vicissitudes.
Para ter acesso à linha do tempo é só direcionar a câmera do celular para o QR Code ao lado para ter acesso ao Instagram do GEB e passear pela linha do tempo da casa de pedra de Batuíra.