XVI Encontro de Educadores da EEIJ
O encontro, sob a supervisão das coordenadoras Moema H. Melani, Sylvana M. Fioretti e Maria Fernanda de C, Almeida, reservou muita surpresa e alegria para os educadores presentes, unindo música, reflexão e depoimentos.
Com a suspensão das reuniões presenciais em razão da pandemia, a EEIJ se ajustou a nova tecnologia e seus educadores trabalharam com as crianças de forma virtual, mantendo o mesmo propósito de transcendência, baseada no desenvolvimento das potencialidades do Espírito. O objetivo é o desenvolvimento moral do Ser, o estímulo ao sentimento de religiosidade e assimilação da Filosofia Espírita, proporcionando aos educandos uma perspectiva filosófica de amplitude espiritual aproximando-os do Evangelho e abrindo caminho para a evolução.
Um vídeo reuniu depoimentos de crianças e educadores e foi um ponto alto do encontro virtual, provocando mais emoção ao encontro.
Em Auxílio à Criança
A coordenação selecionou texto "Em auxílio à Criança", de Emmanuel, psicografado por Francisco Cândido Xavier e publicado na revista da O Reformador, da FEB, em outubro de 1953, abaixo reproduzido.
Cada educadora interpretou um trecho da mensagem de Emmanuel. Foi uma leitura interativa feita por Norma, Thelma, Tereza, Marcia, Denair, Érica, Moema, Sylvana e Maria Fernanda.
O encerramento foi com a leitura por Moema Melani do poema "De mãos unidas", de Maria Dolores, psicografado por Francisco C. Xavier:
Não temas, alma querida! . . .
O vendaval que se escuta
é a terra que vibra em luta
nos dias de transição . . .
Prossegue ao clarão da fé,
varando os campos sombrios
e os tremendos desafios
que agitam a multidão.
Aqui se fala de guerra,
ali, é ódio avançando,
além, as provas em bando
arrancam duro clamor! . . .
Entretanto, continua
de ânimo firme e atento,
plantando em cada momento,
a paz que precede o amor.
Sê ouvido em que se extingue
a gritaria do insulto,
a força do braço oculto
que serve sem reclamar . . .
Sê a palavra calmante
em que a discórdia termina,
a compreensão que ilumina
em qualquer tempo e lugar.
Prossegue, trabalha, aprende,
age e auxilia alma boa,
se alguém te fere, perdoa,
ante as trevas faze luz! . . .
Não vais a sós . . . Muito somos . . .
E na imensa caravana
de socorro à vida humana
o guia excelso é Jesus.