56 anos de mais luz!
No último dia 15 de janeiro foi comemorado a data de fundação do GEB de uma forma festiva e alegre, com a simplicidade de sempre. O Coral Interlúdio brilhou com suas lindas canções. Ao final, depois de cantar parabéns, foi servido um delicioso bolo feito pela padaria da unidade Brasilândia.
56 anos de trabalho, trabalho e trabalho, como recomendou Batuíra, mentor e patrono do Grupo Espírita que leva o seu nome.
Continua sendo a casa que tem se notabilizado pelo estudo, divulgação e prática da Doutrina Espírita, no seu tríplice aspecto: filosófico, científico e religioso.
Na reunião da tarde desse dia, Geraldo Ribeiro da Silva, primeiro vice-presidente e diretor de doutrina, fez vibrante palestra comemorativa, recordando fatos marcantes da vida do GEB.
Lembrou que a casa é amável, alegre, feliz; quem chega, sente-se logo como se a ela pertencesse há muitos anos. E, emendou, quem sabe isso não seja verdade! Talvez, antes de encarnar, cada um de nós não tenha estagiado na instituição de Batuíra no plano espiritual. Por isso, acentou, é que Spartaco Ghilardi dizia para as pessoas: "Você é do grupo".
Geraldo comentou ainda que a sua fundação se deveu a um grupo de abnegados espíritas, capitaneados pelo médium Spartaco Ghilardi. Segundo Spartaco, a casa, que naquele instante se materializava na Terra, já existia no mundo espiritual há mais de 40 anos.
Geraldo, ao final, assim se expressou: "Penso que nós, no Batuíra, formamos uma família unida, fraterna e determinada a superar desafios. Nosso mentor espiritual deu-nos o exemplo".
No período noturno, coube ao presidente Ronaldo Martins Lopes reunir-se com os amigos, frequentadores, voluntários, conselheiros e diretoria do GEB para uma conversa agradável e repleta de informações sobre os 56 anos de atividades da casa.
Ronaldo iniciou dizendo que se pudesse ele aduziria a seguinte frase ao logotipo do GEB: Uma obra dos Espíritos. Ressaltou a ajuda concreta dos Espíritos durante todos esses anos de existência.
Citando a obra "Spartaco: História de um médium", de autoria de Geraldo Ribeiro da Silva, Ronaldo se reportou ao seu prefácio, escrito pela médium Nancy Puhlmann Di Girolamo, amiga de Spartaco.
Nancy se alude às referências contidas na obra sobre o que Spartaco faz a pessoas como o Dr. Luiz Monteiro de Barros, a quem ele chama de "meu mestre de doutrina espírita" e Nair Ambra Ferreira, a quem ele considera sua "orientadora inicial de minha mediunidade", levando, segundo ela, a ponderar sobre a interligação humana enovelada na bondade divina que otimiza oportunidades e aproxima pessoas, em favor da evolução de todos.
Ronaldo ressaltou a importância dessa interligação humana enovelada ao comentar a iniciativa da fundação do GEB. Lembrando que esta casa já existia há mais de 40 anos no mundo espiritual, ao se materializar na Terra em 1964, enovelava a interligação humana de 62 dedicados amigos fundadores para a sua real concretização.
Segundo Ronaldo, a iniciativa de fundá-la já vinha sendo objeto de cogitação, no mundo espiritual, por Dr. Bezerra de Menezes. Reforçada aqui na Terra por Francisco Cândido Xavier. Chico, que dedicava longa amizade a Spartaco, entendia que ele precisa ter uma casa própria para poder ajudar mais os necessitados.
Em 31 de janeiro de 1964, em mensagem psicografada por Chico, o Dr. Bezerra afirmava que Batuíra aceitara o convite para ser o mentor espiritual do novo centro. E a mensagem, categórica dele afirmava: "o Grupo Espírita Batuíra era agora uma instituição inarredável, definitivamente consolidada na Terra".
Lembrou Ronaldo a frase de Spartaco: as pedras se encontram. Encontramos no GEB uma oportunidade muito grande de trabalharmos em favor de todos no processo de reeducação e de evolução de cada um.
Com a doutrina temos o conhecimento de que não morremos. O entendimento do enovelamento apontando por Nancy Puhlmann é o de que a bondade divina realmente otimiza as oportunidades e aproxima as pessoas e possibilita a todos nós a tarefa simplesmente de levar adiante o que foi trazido para nós.
GEB em números
Ronaldo ainda destacou alguns números do relatório de atividades de 2019, que se encontra em redação final, afirmando que a nossa casa tem hoje mais de 1 mil e 200 voluntários em todos os setores. Salientou que a unidade da Caiubi ofereceu mais de 900 palestras utilizando-se de um corpo de 135 palestrantes. Atendeu 467 participantes em grupos de estudos, curso básico e COEEM. O Lar Transitório, na Bela Vista, prestou assistência a 1 mil 500 necessitados no ano.
Na Brasilândia, foram atendidas 2 mil e 200 crianças na creche, mais 600 famílias nas distribuições semestrais, sendo que 43 delas são famílias adotadas. Foram distribuídas mais 29 toneladas de alimentos, cerca de 27 mil peças roupas diversas, quase 8 mil pares de sapatos e 700 cobertores. Foram servidos mais de 70 mil pratos de sopa aos mais necessitados e as rondas noturnas entregaram cerca de 25 mil lanches e mais de 5 mil peças de roupas para os moradores de ruas.
Douglas Musset Bellini, presidente do Conselho de Administração, agradeceu a todos os que somaram esforços para constituir esta casa maravilhosa, que nos abriga e que está sempre com a porta aberta para aqueles que vêm pedir o alimento da alma e do corpo.
Parabenizo todos os diretores atuais e os anteriores e vibro aos futuros que somarão conosco, no intuito de que a nossa casa ilumine além de Perdizes, como dizia o Newton Boechat, em seu poema "Ilumina o quarteirão", mas que também brilhe a Bela Vista e a nossa querida e amada Brasilândia.
Que possamos ter nesta semana de comemoração muito respeito ao Antonio Gonçalves da Silva Batuíra, este mentor que assumiu a responsabilidade de ser o fiador espiritual de nossa casa.
Finalmente, disse Douglas, homenageio igualmente a todos os diretores, na figura de Spartaco Ghilardi, este trabalhador incansável que nos serve de modelo para a continuidade do trabalho e do respeito, a fim de que a nossa casa de pedra de Batuíra continue atender a todos aqueles que vêm bater em nossa porta.
Coral Interlúdio
O Coral Interlúdio, sob a batuta da maestrina Eliana Galassi, trouxe alegria com as lindas canções apresentadas.
Douglas e Ronaldo puxaram o parabéns a você em homenagem aos 56 anos do Grupo Espírita Batuíra.
Todos os presentes cantaram, alegremente, o parabéns a você para comemorar os 56 anos do GEB
Ao final, um delicioso bolo da padaria da Brasilândia foi oferecido aos presentes.
Fotos: Ruy Gatto